Buscar

Atenção Farmaceutica

Prévia do material em texto

ARIANE BARBIERO, CAMILLA KAUTZMANN RIBEIRO, DÉBORA CIVA, ISADORA ZIMMER, SIMARA VARGAS.
ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Novo Hamburgo, 2018
1 INTRODUÇÃO
 A monografia escolhida aborda sobre métodos contraceptivos, para proteger a mulher de uma possível gravidez não planejada, explicando os tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado de acordo com a necessidade e característica de cada pessoa, mostrando a eficácia, vantagens e desvantagens de cada método, além de proporcionar o entendimento do ciclo menstrual e a importância da atenção farmacêutica no esclarecimento de dúvidas e orientação correta, para garantir a adesão e eficácia terapêutica em relação á saúde do paciente.
 1.1 Público alvo: Destina-se á mulheres e homens em idade fértil
 1.2 Objetivos: Proporcionar esclarecimento, e sanar dúvidas sobre os métodos contraceptivos disponíveis e sobre o ciclo menstrual.
2 AUTORES
 Carla Maria Ranieri e Ritiarla Flavia da Silva.
 Alunas do curso de especialização em Farmacologia do Centro Universitário Filadélfia. Londrina PR.
3 atualidade do tema
 Este tema é de suma importância, pois apesar de toda informação e modernidade que existe hoje em dia, ainda há muitas pessoas que tem duvidas sobre a utilização dos métodos de contracepção, e também não sabem onde buscar o acesso a alguns métodos como exemplo a laqueadura, vasectomia e DIU, e ainda possuem muitas duvidas quanto à utilização dos métodos. Além das dúvidas sobre a utilização destes métodos, surgem muitas vezes dúvidas como: O anticoncepcional engorda? Será que é necessário realizar a desintoxicação do anticoncepcional realizando a pausa? A tabelinha e o coito interrompido são métodos seguros?
 Podemos ressaltar a importância da atenção farmacêutica nos esclarecimentos de duvidas em relação à utilização correta, sobre o ciclo menstrual entre outras que possam aparecer.
4 RESUMO
 A orientação em planejamento familiar é uma prática de essencial importância para qualquer pessoa, proporcionando informações corretas que levem em conta o seu papel sexual, sua história de vida, crenças e valores. O desconhecimento dos métodos contraceptivos pode conduzir a uma gravidez não planejada, muitas vezes resolvida com a solução não desejada do aborto ou levando a problemas na aceitação da criança nascida nestas circunstâncias. O ciclo menstrual é controlado por meio da glândula hipófise e pelo hipotálamo. O primeiro é o responsável por produzir os mais importantes hormônios femininos, como é o caso do endométrio, e a segunda, é a região do cérebro responsável pelo controle do sistema nervoso. Além disso, a progesterona é o que mantém o endométrio bem durante os períodos de gravidez.
 A prevenção da gravidez indesejada realiza-se pela aplicação dos métodos de controle de natalidade, reversíveis ou irreversíveis, mostrados a seguir. Entre eles, podemos destacar os métodos contraceptivos comportamentais, métodos de barreira, DIU, métodos hormonais e métodos cirúrgicos, a seguir falaremos um pouco mais sobre cada um:
 4.1 Contraceptivos comportamentais também conhecidos como métodos naturais, se baseiam em evitar a gravidez em período fértil do ciclo. Dentre eles, o mais conhecido é o da Tabelinha. Para poder fazer o uso deste método a mulher precisa conhecer os seus últimos 12 ciclos menstruais, para que possa controlar via calendário, as datas férteis, para que não ocorram relações sexuais com seu parceiro. Este método necessita ter um ciclo regular, com período de 28 dias, caso esteja dentro desse parâmetro, a tabelinha funciona de 28 em 28 dias, 3 dias antes e 3 dias depois do sangramento, poderá fazer sexo sem prevenção, já 14 dias após o 1 dia de sangramento, deverá optar por evitar a relação sexual, para que não ocorra a fertilização do óvulo e espermatozoide. A principal vantagem deste método é o custo zero, e a desvantagem é a baixa eficácia. O método de temperatura basal engloba a temperatura corporal da mulher, que varia de 36 á 36,5 graus, onde no período fértil esta temperatura aumenta. Este método exige que a mulher tenha no mínimo 6 horas de sono regular, sendo este método mais utilizado para estudos de fertilidade. O método do muco cervical é baseado na secreção vaginal, indicando no início do período fértil uma viscosidade maior, com elasticidade, branco, e sua consistência é de lubrificação e umidade. Suas vantagens é o custo zero, mas apresenta baixa eficácia, pois depende muito da disciplina da mulher. Temos também o Coito interrompido, que consiste quando o homem retira o pênis antes da ejaculação. Apresenta alto risco, pois pode haver a saída de espermatozoides antes da ejaculação, exige muita disciplina e autocontrole.
 4.2 Métodos de Barreira são aqueles que evitam a gravidez, por meio de impedimento do espermatozoide ao útero. O mais conhecido entre eles é o preservativo masculino, a camisinha. Consiste em um envoltório látex que cobre o pênis no momento do ato sexual, retendo o esperma na ocasião da ejaculação. Este método além de evitar a gravidez, evita DSTs, além de consistir o baixo custo, e acesso fácil à população, sendo oferecida na rede SUS. Já o preservativo feminino, consiste em um tubo, com uma extremidade fechada e outra aberta. É eficaz para combater a gravidez e DSTs, seu custo é mais elevado que o preservativo masculino. O Método diafragma consiste em um anel flexível, que deve ser colocado na vagina em até 2 horas antes da relação sexual, e só deve ser retirado após 8 horas, sendo este método pouco reconhecido no nosso país, e tendo alguns efeitos colaterais indesejáveis, tais como procriação de fungos e alergias. O método espermicida são substâncias químicas que formam uma espécie de barreira, impedindo a penetração dos espermatozoides. Seu uso deve ser concomitante ao preservativo ou diafragma.
 4.3 DIU consiste em uma pequena armação de plástico em formato de T, envolvidos com fio de cobre. Seu mecanismo de ação é destruir os espermatozoides presente na cavidade uterina. É o método mais utilizado em todo o mundo, pois apresenta uma boa eficácia, seu índice de falha é um dos mais baixos do mercado. 
 4.4 Métodos Hormonais constituem nos famosos fármacos. Constituem basicamente de estrogênios e progestinas, conhecidos como anticoncepcionais. Atuam inibindo a ovulação. No mercado há disponibilidade de vários tipos. O anticoncepcional hormonal oral é constituído em uma pílula, interrompendo o amadurecimento do óvulo, assim não ocorrendo à ovulação durante o ciclo. As pílulas são consideradas uma medida excelente de prevenção à gravidez, mas apresentam altos efeitos colaterais, que são conhecidos como enjoos, náuseas, retenção de líquido, acne, etc. As minipílulas não inibem a ovulação, possuem uma baixa dosagem de hormônios e precisam ser administradas desde o 1 dia do ciclo menstrual, durante o tempo que a mulher queira controlar a fertilidade. As minipílulas são o único método que pode ser utilizado na amamentação. A injeção mensal consiste em um hormônio natural, para administração parenteral intramuscular, com doses de longa duração. Nos métodos reversíveis é o que apresenta maior eficácia, mas também possuem efeitos colaterais como as pílulas, também podendo vir o sangramento. A injeção trimestral é utilizada por um período maior, de até 3 meses de eficácia, porém não consiste em tantos efeitos colaterais, pois em sua dosagem o estrogênio não está presente. Porém, ainda assim o principal efeito é o ciclo desregular, alterações de humor, e a demora do retorno da fertilidade. Precisamos destacar que este método tem um benefício que os outros não possuem a proteção contra o câncer de endométrio. O Método de adesivo contraceptivo é realizado através da liberação transdérmica contínua de hormônios. Sua aplicação é feita de 1 adesivo por semana, durante três semanas, dando uma pausa de 1 semana. Pode ser colado no braço, dorso, abdômen e glúteos.Temos também, o DIU medicado, que possui um reservatório de progesterona, precisando ser reposto anualmente. Seu uso pode ser avaliado em 99,98% de segurança. A pílula contraceptiva de emergência, conhecida como pílula do dia seguinte, deve ser utilizada no máximo 3 após a relação sexual, tomando 2 doses juntas, se tomado dentro deste prazo, sua eficácia é 99%, podendo assim evitar a gravidez indesejada e sem planejamento familiar. Sua função não é abortiva, seu mecanismo de ação é impedir que o espermatozoide encontre o óvulo.
 4.5 Métodos Cirúrgicos podem ser utilizados tanto no homem quanto na mulher, conhecido como anticoncepcional irreversível. Dentro deste método, temos a laqueadura, também conhecida como ligadura de trompas, ao qual bloqueia o caminho que o espermatozoide caminha até o óvulo. A vasectomia é a cirurgia feita no homem, que consiste em canais cortados. 
Após uma breve descrição dos métodos contraceptivos mais usados no mundo, devemos destacar a importância da atenção farmacêutica, que podemos definir como “é a provisão responsável da farmacoterapia, de maneira a alcançar resultados que melhorem a qualidade de vida do paciente”. Compreende assim, atitudes como valores éticos, compromissos com a prevenção de doenças, promoção e recuperação de saúde. É a interação direta do paciente com o farmacêutico, visando obter resultados satisfatórios na melhoria da qualidade de vida. Para que isso ocorra bem, a exigência de conhecimento, educação, responsabilidade e empenho estão diretamente ligados ao farmacêutico. A farmacoterapia adequada e a condição clinica de cada paciente, são elementos fundamentais para a prática farmacêutica, uma vez que a utilização de medicamentos é influenciada de forma econômica e social em nosso país. Para tanto, o farmacêutico como especialista no quesito medicamentos, interações medicamentosas, além do conhecimento específico, precisa ter didática ao interagir com o paciente, se havendo ou não a intervenção em uma prescrição médica. Seu papel essencial é para que ocorra e promova a segurança do uso correto dos medicamentos.
Este serviço amplia a garantia do farmacêutico em todos os produtos que influem na saúde, garantido então a boa dispensação dos medicamentos. 
PERGUNTAS NORTEADORAS
A monografia possui esclarecimentos sobre os métodos contraceptivos e os modos de utilização?
Há esclarecimento sobre a interação do uso concomitante do anticoncepcional com antibiótico, e em quais momentos o anticoncepcional poderá perder sua eficácia?
Há esclarecimento de como ter acesso ao DIU, vasectomia ou laqueadura? E quais critérios para poder realizar.
6 CONCLUSÃO/ANALIS CRÍTICA: Qualificar o artigo (dar sua opinião sobre ele): o artigo deve ser recomendado para leitura? Por quê?
 A monografia aborda um tema de grande importância, os métodos contraceptivos, dada sua grande variedade e importância, pois juntamente com esses métodos se tem questões relacionadas à saúde, a sociedade, economia e planejamento familiar.
 Como ressalta a monografia, a atenção farmacêutica é de suma importância no uso dos métodos contraceptivos, pois o contato com o paciente juntamente com o acompanhamento médico evita erros no seu uso, seja no uso de métodos comportamentais ou de contraceptivos orais; pois faz com que a prevenção da gravidez ou que os tratamentos de patologias associadas a hormônios sejam eficazes. Evita o aparecimento de efeitos indesejáveis e esclarece dos possíveis efeitos adversos relacionados aos contraceptivos, deixando claro ao paciente que para que se tenha a contracepção é necessário o uso correto e sem falhas e se as falhas ocorrerem os modos como deve agir em cada situação. 
 Deve ser recomendado para a leitura, pois esclarece questões inerentes ao uso dos métodos contraceptivos, falando sobre o sistema reprodutivo, explicando cada uma das classes dos hormônios sexuais, assim como seus mecanismos, seus efeitos e efeitos adversos no corpo humano. Explica sobre o ciclo menstrual, dos hormônios envolvidos e o que desencadeiam nesse processo. As características dos métodos também são abordadas, falando sobre os diferentes tipos e cuidados: os métodos comportamentais (como a tabelinha e o coito interrompido, enfatizando que requerem muitos cuidados); os métodos de barreira (preservativo masculino e feminino); DIU e os métodos hormonais, que são os fármacos à base de hormônios que são disponíveis em diversas formas farmacêuticas. No final enfatiza sobre o papel da atenção farmacêutica em pacientes que fazem uso de algum método.

Continue navegando