Buscar

GERENCIAMENTO DE PROJETO AV1.2

Prévia do material em texto

Ref.: 201502436195
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Você está explicando para um engenheiro-júnior a diferença entre projetos e operações. Qual dos itens a seguir é verdadeiro somente com relação às operações?
		
	
	Estão restritas a recursos limitados.
	
	São de grande relevância para as organizações.
	 
	São planejadas, executadas e controladas.
	
	São executadas por pessoas.
	 
	São contínuas.
	
Explicação:
Em comum,  os projetos e as operações são executados por pessoas, são executados com recursos limitados, precisam ser planejados, executados e controlados. Ambos visam atender objetivos da organização: os projetos objetivos específicos e as operações manter o próprio negócio. Um projeto é um esforço temporário e uma operação é um esforço contínuo. Assim, a alternativa "São contínuas" é a única característica que não é comum aos projetos e operações.
	
	 
	Ref.: 201502436180
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Dos itens a seguir, qual é a ordem lógica das fases correspondentes aos processos de gerenciamento de projetos?
		
	 
	Início, planejamento, execução, monitoração e controle, encerramento.
	
	Início, planejamento, monitoração e controle, execução.
	
	Planejamento, execução, monitoração e controle, encerramento.
	
	Planejamento, início, monitoração e controle, execução, encerramento
	
	Planejamento, início, execução, encerramento.
	
Explicação:
As quatro fases do ciclo de vida de um projeto também podem ser conhecidas como: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle. A definição das fases do ciclo de vida de um projeto está diretamente ligada ao tipo de produto a ser gerado. Embora muitos ciclos de vida de projetos possuam fase com nomes similares e requeira "deliverables" similares, poucos ciclos são idênticos.
1. Iniciação ¿ Reconhecer um projeto ou fase inicial, com comprometimento a sua execução preliminar. Estudar a viabilidade de realiza, determinar o objetivo a ser alcançado; juntamente com as expectativas dos usuários, clientes, direção e outros. Definindo o escopo geral do projeto, selecionando os integrantes e formalizando a constituição do projeto.
2. Planejamento¿ Manter o esquema de trabalho viável para atingir os objetivos. Detalhamento do escopo em resultados, prazos e recursos. Listando as atividades necessárias para atingir os objetivos. Sequenciar processos facilitadores com cronograma e orçamento viável conforme os recursos disponíveis, obtendo a aprovação dos envolvidos e interessados no projeto. Esta fase envolve a definição de uma metodologia de gestão de projetos a ser utilizada. Na prática, isso significa escolher as melhores estratégias tendo em vista os recursos mobilizados e os objetivos que devem ser perseguidos. Dessa maneira, é importante realizar os seguintes encaminhamentos: previsão de recursos; dimensionamento de custos; quadro de pessoal, definição de competências; elaboração de cronograma.
3. Execução¿ Coordenação de pessoas e recursos. Gerenciar a equipe, reunindo os integrantes para informar os envolvidos e interessados com o intuito de solucionar conflitos durante a execução. Assegurando os recursos necessários. Aqui executa-se o trabalho planejado. O gerente usa as informações surgidas na linha de base (default = padrão) para medir e controlar o desempenho da equipe, lembrando que quanto maior o tempo gasto maiores serão os cursos, e ênfase demasiada com o controle estenderá o cronograma.
4. Monitoramento e Controle¿ Assegurar o cumprimento dos objetivos, monitoramento e avaliação do progresso para melhoria das ações. Monitoramento dos desvios de atividades, tempo e custos; tomando ações corretas para harmonizar o executado e programado. Avaliando a necessidade de alterações diversas no projeto, e reprogramá-lo se necessário, ajustando o nível de recursos e proceder os ajustes necessários e obter a aprovação dos patrocinadores do projeto.
	
	 
	Ref.: 201502436144
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A respeito das diferenças entre projetos e operações, julgue as afirmações a seguir: I - Enquanto a operação usualmente não termina, com prazo indefinido, o projeto termina quando os objetivos são alcançados, ou quando não serão alcançados, ou quando a necessidade do projeto não mais existe. II - Enquanto nos projetos a finalidade é manter o negócio em funcionamento indefinidamente, as operações visam o atendimento de necessidades pontuais e específicas do negócio. III - Projetos envolvem trabalho temporário, produzindo resultado único, enquanto operações envolvem trabalho contínuo, produzindo o mesmo produto ou serviço. Em relação a essas afirmações, marque a única alternativa CORRETA:
		
	
	Apenas I e III são falsas.
	
	Apenas I e II são verdadeiras.
	
	I, II e III são verdadeiras.
	
	Apenas I e II são falsas.
	 
	Apenas I e III são verdadeiras.
	
Explicação:
Apenas a alternativa II está errada, pois  nos projetos visam o atendimento de necessidades pontuais e específicas do negócio. Já as operações tem por  finalidade é manter o negócio em funcionamento indefinidamente.
Segundo a definição formal retirada do PMI: Um projeto é um empreendimento único, com início e fim definidos, que utiliza recursos limitados e é conduzido por pessoas, visando atingir metas e objetivos pré-definidos estabelecidos dentro de parâmetros de prazo, custo e qualidade.
Com esta definição, pode-se chegar a um conceito rápido sobre projetos baseados em temporalidade e exclusividade. O projeto é algo realizado apenas uma vez e associado aos diversos fatores presentes na realização do mesmo a sua exclusividade é garantida.
Entretanto, operações são atividades continuadas, como por exemplo: a produção de carros, relógios, a impressão de livros. Esses exemplos são reflexos de projetos que já se encerraram e estão na fase de operação. A operação é iniciada após o termino do projeto, onde o produto resultante geralmente recebe o aceite para entrar nessa fase. Então, operações têm como objetivo produzir o mesmo resultado repetidas vezes e não possuem um inicio e fim definidos.
Basicamente essa é a diferença entre operações e projetos. Para melhor entendimento a tabela abaixo apresenta as diferenças entre ambos:
	Projetos
	Operações Continuadas
	Inicio e fim definidos
	Sem inicio e fim definidos.
	Temporário por natureza
	Continuo.
	Produz um só produto ou serviço
	Produz o mesmo produto ou serviço constante.
	O encerramento é definido por critérios específicos.
	Os processos não são encerrados.
 
 
	
	 
	Ref.: 201501375848
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Por que as organizações ganham em conhecer e aplicar as técnicas de gerenciamento de projetos?
		
	 
	garantia de melhoria dos resultados operacionais e financeiros, e cumprimentos de prazos e qualidade.
	
	garantia de que os controles de qualidade adotados levarão a aumento de produtividade.
	
	garantia de que os recursos serão utilizados no nível ótimo.
	
	garantia de que as perdas serão zeradas e as receitas maximizadas.
	
	garantia de que os custos fixos e variáveis serão controlados e as receitas aumentadas.
	
Explicação:
Os projetos são criados para atender objetivos específicos da organziação, em atendimento aos objetivos estratégicos, que visam a melhoria dos resultados operacionais e financeiros da empresa. A aplicação de técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos dá mais chance de serem bem sucedidos.
A garantia de que os custos fixos e variáveis serão controlados e as receitas aumentadas, a garantia de que os controles de qualidade adotados levarão a aumento de produtividade, garantia de que as perdas serão zeradas e as receitas maximizadas e que os recursos da empresa serão utilizados em nível ótimo necessitam da aplicação de técnicas e ferramentas de gestão da operação e não de gerenciamentode projetos.
 
	
	 
	Ref.: 201502080820
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Dentre as opções abaixo, marque aquela que NÃO apresenta exemplo de projeto:
		
	 
	Desenvolvimento ou aquisição de um sistema de informática.
	
	Desenvolvimento de um novo modelo de veículo.
	
	Criação de um medicamento inédito.
	
	Construção de um prédio.
	 
	Elaboração do relatório mensal de vendas.
	
	 
	Ref.: 201502067899
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com relação aos conceitos de gerenciamento de projetos, avalie as afirmações seguintes. I. O término do projeto é alcançado somente quando os objetivos do projeto são atingidos. II. Um esforço de trabalho contínuo é geralmente um processo repetitivo. III. O papel do gerente de projetos é semelhante ao de um gerente de operações. IV. A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um término definidos. V. Temporário não significa necessariamente de curta duração. Está correto o que consta APENAS em
		
	
	I e V
	 
	II, III e IV
	
	II e III
	
	I e IV
	 
	II, IV e V
	
	 
	Ref.: 201501502285
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A coluna abaixo apresenta os três métodos básicos para análise econômica de projetos. Associe os métodos as afirmativas.
MÉTODOS:
1. Método do Payback 
2. Método do Valor Presente 
3. Método da Taxa Interna de Retorno
AFIRMATIVAS:
( ) Este método informo o tempo de retorno necessário para recuperar o investimento inicial.
( ) Este método calcula a taxa de juros que torna igual ou nula a soma de todos os valores presentes de todas as entradas e a soma dos valores presentes de todas as saídas.
( ) Este método transporta todos os pagamentos (entradas e saídas) para a data zero. 
A alternativa que apresenta a sequência numérica correta é:
		
	
	2 - 3 - 1
	
	3 - 2 - 1
	
	1 - 2 - 3
	 
	1 - 3 - 2
	
	2 - 1 - 3
	
Explicação:
As abordagens do métodos para a análise econômnica dos projetos são;
Payback (tempo de retorno) - mede o prazo necessário para a organização recuperar o investimento inicial do projeto.
Valor presente líquido (VPL) ¿ transporta todas as receitas e custos estimados do projeto, descontados pela taxa mínima de atratividade (juros), para a data de início do projeto. 
Taxa interna de retorno (TIR) - calcula a taxa de juros que anula a soma de todas as receitas e custos estimados do projeto na data de início do projeto.
 
 
	
	 
	Ref.: 201501379262
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Podemos afirmar, que dentre os benefícios de se utilizar os conceitos modernos de gestão de projetos, destacamos:
 
		
	
	do escopo, dos requisitos, dos custos, do tempo, das frestrições, da qualidade, da comunicação, dos recursos humanos e dos fornecedores.
	 
	dos fatores críticos, do escopo, dos requisitos, do tempo, do prazo, dos riscos, da qualidade, da comunicação e das aquisições.
	
	integrada, dos requisitos, do escopo, do orçamento, do prazo, dos riscos, da qualidade, da comunicação e dos recursos humanos.
	
	por processo, do escopo, dos custos, do tempo, dos riscos, da qualidade, da comunicação, dos recursos humanos e das aquisições.
	 
	integrada, do escopo, dos custos, do prazo, dos riscos, da qualidade, da comunicação, dos recursos humanos e das aquisições.
	
Explicação:
	integrada, do escopo, dos custos, do prazo, dos riscos, da qualidade, da comunicação, dos recursos humanos e das aquisições.

Continue navegando