Buscar

AV ESTACIO - QUALIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GERENCIAMENTO DE PROJETOS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1701_A1_201804166103_V1
	
	
	
	
		Aluno: ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	Matr.: 201804166103
	Disc.: GEREN.DE PROJ. 
	2020.2 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		PMP é (assinale a alternativa correta)
	
	
	
	uma publicação contendo as diretrizes para o gerenciamento de projetos.
	
	
	um profissional pós-graduado em gerenciamento de projetos.
	
	
	um profissional especialista em gestão.
	
	
	uma publicação destinada à gestão.
	
	
	um profissional certificado em gerenciamento de projetos.
	
Explicação:
PMP (Project Management Professional/ Profissional em Gerenciamento de Projetos) é uma certificação internacional que tem por objtivo validar os conhecimentos e habilidades profissionais em gerenciamento de projeto. Esse certificado é obtido através de uma prova junto ao PMI (Project Management Institute). Não importa a formação do profissional do candidato, bem como se ele tem ou não um diploma de pós graduação.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Um grupo de projetos relacionados entre si, coordenados de forma a obter benefícios que não estariam disponíveis se fossem administrados isoladamente, é denominado de:
	
	
	
	Plano estratégico
	
	
	Portfólio.
	
	
	Projeto.
	
	
	Programa.
	
	
	Subprojeto
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O gerenciamento de integração é o grupo de processos que coordena e unifica os processos das demais áreas de conhecimento. A finalidade da integração é avaliar e selecionar a aplicação dos diversos processos, das dez áreas de conhecimento, para garantir que os objetivos do projeto serão alcançados. 
Diante deste contexto, é correto dizer que a área de conhecimento "Gerenciamento das partes interessadas" tem como objetivo:
	
	
	
	Gerenciar o engajamento do tempo. 
	
	
	Controlar as partes interessadas.
	
	
	Controlar os riscos.
	
	
	Controlar as aquisições.
	
	
	Garantir o engajamento das partes interessadas com os objetivos do projeto.
	
Explicação:
Gerenciamento das partes interessadas: 
Garantir o engajamento das partes interessadas com os objetivos do projeto.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A origem dos projetos está na necessidade em atender objetivos estratégicos das organizações tais como:
	
	
	
	Requisito legal e outros
	
	
	Necessidade de natureza social e ambiental
	
	
	Solicitação de clientes e avaço tecnológico
	
	
	Demanda de mercado e oportunidade de negócios
	
	
	Todas são verdadeiras
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em grandes empresas a gestão de portfólio é uma tarefa complexa uma vez que cabe ao gestor saber identificar, selecionar e priorizar os projetos que trarão os melhores resultados. De acordo com Castro e Carvalho (2010), alguns critérios devem ser considerados na seleção de projetos, EXCETO:
	
	
	
	O valor estratégico.
	
	
	A análise custo-benefício.
	
	
	A análise de risco.
	
	
	O retorno econômico.
	
	
	A aptidão natural do gestor de projeto.
	
Explicação: A aptidão natural não é citada pelos autores como critério para a seleção de projetos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos, abrangendo cinco grupos de processos, que são, respectivamente,
	
	
	
	planejamento, organização, monitoramento/controle, coordenação e direção.
	
	
	integração, escopo, execução, monitoramento e encerramento.
	
	
	iniciação, planejamento, execução, monitoramento/controle e encerramento.
	
	
	integração, escopo, recursos, comunicações e encerramento.
	
	
	iniciação, planejamento, escopo, custos e encerramento.
	
Explicação:
O PMBOK organiza os processos em 5 grandes grupos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.
Os processos de iniciação são utilizados para formalizar o início do projeto ou de uma nova fase de um projeto existente. Oficialmente, é aqui que é dado o ¿start¿ em um projeto.
O grupo de processos de planejamento é um dos processos mais complexos que existem. Ele é responsável pela avaliação de todas as variáveis que comporão o projeto e suas tratativas até o seu encerramento. Independentemente do tipo de projeto á ser realizado, as principais variáveis que são tratadas no planejamento são o escopo, o cronograma, os custos e a qualidade do produto.
O grupo de processos de execução é o principal responsável por consumir a maior parte do orçamento e tornar real o que foi imaginado. Trata-se da mais importante de todo o projeto, na medida em que além da materialização de todo o empreendimento, essa fase é fundamental para a avaliação do projeto, atualizar o planejamento, rever os riscos e, se necessário, mudar alguns planos do gerenciamento.
O monitoramento e controle é a etapa na qual é realizado o acompanhamento, a revisão e o controle do progresso e desempenho do projeto. Todas as áreas envolvidas são identificadas, avaliando a necessidade de mudanças. Como exemplo clássico pode-se mencionar o monitoramento e controle é na gestão dos riscos. Os riscos de um projeto podem ser alterados mediante algumas mudanças sutis em diversas áreas diferentes. Fatores mercadológicos, ações da natureza, decisões governamentais e o simples andamento das atividades podem alterar a ordem de prioridade dos riscos, podendo prejudicar ou beneficiar a sua gestão.
O grupo de encerramento é responsável por formalizar o final do projeto ou de uma fase, e registrar as lições aprendidas para uso futuro. Neste ocorre à criação de uma série de documentos e que tenham a aceitação do cliente e do patrocinador, além de uma revisão pós-projeto.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Qual é o método de análise de viabilidade de projetos que mede o prazo necessário para a organização recuperar o investimento inicial do projeto?
 
	
	
	
	Índice de benefício-custo.
 
	
	
	Valor presente líquido (VPL).
 
	
	
	Taxa interna de retorno (TIR).
 
	
	
	Payback (tempo de retorno).
 
	
	
	Análise de valor agregado.
	
Explicação:
O Payback ou tempo de retorno mede o prazo necessário para a organização recuperar o que foi investido no projeto. 
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Apesar de existirem varias configurações em que as pessoas podem ser organizadas para trabalhar em projetos, os tipos mais comuns de estruturas organizacionais são: funcional, projetizada e matricial. O tipo de estrutura organizacional é um fator que afeta a forma como o projeto é gerenciado, pois impacta, notadamente, a disponibilidade de recursos e as comunicações. Assim, com base nas estruturas organizacionais e suas influências no que se refere à autoridade e disponibilidade do gerente do projeto e de sua equipe, avalie as assertivas abaixo, para em seguida MARCAR a ÚNICA alternativa CORRETA. I. Na estrutura projetizada, os gerentes de projeto têm total autoridade sobre o projeto e seu pessoal é parcialmente dedicado ao desenvolvimento do projeto. II. Na estrutura matricial, os profissionais se reportam ao gerente funcional e ao gerente de projetos e este último é o responsável pela gestão do projeto. III. Na estrutura funcional, os gerentes de projeto, em geral, são os próprios gerentes funcionais, haja vista que os gerentes funcionais são ¿donos dos recursos¿ e responsáveis pela alocação de profissionais no projeto.
	
	
	
	D. II e III, apenas.
	
	
	C. I e III, apenas.
	
	
	E. I, II e III.
	
	
	B. II, apenas.
	
	
	A. I, apenas.
	
Explicação:
A alternativa I está errada, pois afirma que "  Na estrutura projetizada,
os gerentes de projeto têm total autoridade sobre o projeto e seu pessoal é parcialmente dedicado ao desenvolvimento do projeto". A primeira parte dessa afirmativa está correta, pois em uma estrutura projetizada, o gerente de projetos tem total autoridade sobre sua equipe e pelo desenvolvimento do projeto. Porém a segunda parte da afirmativa, a qual afirma que a equipe do projeto é parcialmente dedicado ao desenvolvimento do projeto não é verdadeira, pois a equipe do projeto tem dedicação exclusivo para com o trabalho do projeto.
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 25/08/2020 11:36:45.
		
	
	
	 
		
		
	GERENCIAMENTO DE PROJETOS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1701_A1_201804166103_V2
	
	
	
	
		Aluno: ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	Matr.: 201804166103
	Disc.: GEREN.DE PROJ. 
	2020.2 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Segundo o Guia PMBOK® (5ª edição), projeto é ¿esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo¿. São características do projeto todos os itens, exceto:
	
	
	
	Projeto é sinômo de processo. 
	
	
	Elaborado progressivamente ¿ Desenvolvido em etapas.
	
	
	Único - Produz um propósito único.
	
	
	Início e término definidos antes do início do trabalho.
	
	
	Resultado incerto.
	
Explicação:
Projeto e processo são diferentes. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Marque o que não é atributo de projeto?
	
	
	
	data de inicio definida
	
	
	não ter data término definida
	
	
	solicitação de recursos
	
	
	nenhuma das anteriores
	
	
	criação de um novo produto
	
Explicação:
Um projeto é um esforço temporário para atingir um objetivo exclusivo. Portanto, são atributos do projeto: ter data de início e fim definodos, trata-se  de um trabalho temporário, o término ocorre quando os objetivos são alcançados, ou não podem ou não serão atingidos, ou não existe mais a necessidade de sua execução, também os resultados são probalísticos. Diferente é um operação que não tem data de termino definida por se tratar de um trabalho contínuo para produção de um bem ou serviço. Sem  ter o fim definido uma operação só termina quando o produto é descontinuado ou a organização encerra sua operação.
 
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Qual alternativa representa o clico de vida do projeto?
	
	
	
	Escopo / Planejamento / Integração / Qualidade / Entrega.
	
	
	Escopo / Planejamento / Desenvolvimento / Entrega.
	
	
	Escopo / Prazo / Custo / Qualidade.
	
	
	Concepção / Escopo / Prazo / Qualidade / Entrega.
	
	
	Concepção / Crescimento / Maturidade / Declínio / Retirada da produção.
	
Explicação:
O ciclo de vida do produto é determinado pelas seguintes fases, basicamente associadas ao nível de quantidades produzidas:
· Concepção;
· Crescimento;
· Maturidade;
· Declínio;
· Retirada da produção.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Assinale a alternativa que NÃO identifica corretamente um exemplo de projetos nas organizações:
	
	
	
	Operacionalização das atividades de produção
	
	
	Elaboração de um plano de marketing da organização
	
	
	Estruturação de um novo sistema de avaliação de desempenho
	
	
	Desenvolvimento de novo produto ou serviço
	
	
	Construção de um empreendimento imobiliário
	
Explicação:
Por definição, um projeto é um esforço temporário que produz um produto, serviço ou resultado único. Já uma operação é um esforço com prazo indeterminado que visa produzir sempre o mesmo resultado. Assim, a única alternativa que não representa um projeto é a "Operacionalização das atividades de produção", pois é um esforço repetitivo.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O ciclo de vida de um projeto é composto por fases/etapas, as quais geralmente são sequenciais, mas também podem se sobrepor (acontecer ao mesmo tempo). De acordo com o PMBOK (2008), tal ciclo de vida pode ser adaptado de acordo com os aspectos exclusivos da organização, indústria ou tecnologia empregada. Mas é fato que todo projeto possui um início e fim definidos. No decorrer deste período, as atividades e entregas podem variar dependendo do projeto em execução. Com base no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas as informações a seguir.
I. O ciclo de vida do projeto define as fases que conectam o início de um projeto ao seu final.
PORQUE
II. A divisão de um projeto em etapas, ou seja, seu ciclo de vida auxilia a um melhor controle gerencial com ligação adequada com as operações da organização executora.
É correto o que se afirma em
	
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
Explicação:
O ciclo de vida de projeto define as fases do projeto que une o início de um projeto ao seu fim, por exemplo, quando uma organização visa iniciar um projeto, inicialmente ela deve avaliar se este é viável, onde o gerente de projeto pode definir o estudo da viabilidade como uma das primeiras fases do ciclo de vida do projeto. Vale lembrar que fases do ciclo de vida do projeto não é o mesmo que grupos de processos de gerenciamento de projeto. Abaixo alguns pontos importantes que precisamos ter conhecimento:
Transição de uma fase para outra: geralmente envolve e é definida por alguma forma de transferência técnica ou entrega. As entregas devem ser sempre revisadas e aprovadas para garantir que estejam completas e exatas. No entanto, é possível passar para outra fase sem essa revisão e aprovação, uma vez que os riscos não sejam significativos. Essa passagem de fases é uma prática chamada de sobreposição de fases, feita de forma seqüencial e é um exemplo da aplicação da técnica de compressão do cronograma denominada paralelismo.
Definição do ciclo de vida: não há uma única maneira e nem melhor método de escolher qual ciclo utilizar, cada organização tem suas políticas internas, podendo haver um único ciclo de vida para todos os projetos da empresa, ou então um ciclo para cada caso.
O que um ciclo de vida define:
- Trabalho técnico a ser realizado em cada fase;
- Quando as entregas devem ser geradas e como devem ser revisadas, verificadas e validadas;
- Quem está envolvido em cada fase e; 
- Como controlar e aprovar cada fase.
Ao descrever um ciclo de vida, ele pode ser tanto genérico quanto bem detalhado, podendo nesse caso incluir formulários, gráficos, lista de verificações, etc. Apesar dessas particularidades, os ciclos de vida do projeto têm algumas características em comum: as fases geralmente são seqüenciais e definidas por algum formulário de transferência de informações técnicas ou de entrega de componente técnico; os níveis de custo e pessoal no inicio são baixos, atingindo o valor máximo nas fases intermediárias, e voltam a cair conforme o projeto vai chegando ao seu final; no início, o nível de incertezas é maior, conseqüentemente os riscos de não atingir os objetivos ao qual o projeto se propôs também, as incertezas vão diminuindo conforme o projeto é desenvolvido e seu término se aproxima; no início do projeto, é mais alta a capacidade das partes interessadas influenciarem as características finais do produto e seu custo final.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Marque a alternativa correta em relação aos conceitos básicos do Gerenciamento de Projetos:
O projeto não tem um fim definido.
	
	
	A chamada 1ª onda ocorreu no século XX.
	
	
	Projeto pode ser replicado.
	
	
	O projeto é temporário.
	
	
	O sucesso do projeto depende somente da eficiência.
	
Explicação:
Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		São áreas de conhecimento de conhecimento no gerenciamento de projetos?                                                                              
	
	
	
	Escopo, Produto, Risco, Comunicação, Qualidade, Custo, Aquisições, Administração
	
	
	Escopo, Tempo, Risco, Comunicação, Processo, Custo, Integração, Aquisições, Recursos Humanos
	
	
	Escopo, Produto, Risco, Comunicação, Qualidade, Custo, Aquisições, Recursos Humanos
	
	
	Escopo, Tempo, Risco, Comunicação, Qualidade, Integração, Custo, Aquisições, Recursos Humanos
	
	
	Escopo, tempo, Risco, Comunicação, Integração, Qualidade, Custo, Fornecedores, Recursos Humanos.
	
Explicação:
Áreas fundamentais no gerenciamento de Projetos
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Como exemplo de projeto podemos citar, EXCETO
	
	
	
	fabricação de sandálias
	
	
	realização de uma viagem
	
	
	construção de uma casa
	
	
	redação de um livro
	
	
	instalação de uma nova planta industrial
	
Explicação:
Por definição, um projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. 
Assim, todas alternativas são bons exemplos de projetos, exceto a fabrição de sandálias, que é uma operação, pois é um esforço repetitivo que visa criar sempre o mesmo produto. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 25/08/2020 11:41:51.
		
	
	
	 
		
		
	GERENCIAMENTO DE PROJETOS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1701_A1_201804166103_V3
	
	
	
	
		Aluno: ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	Matr.: 201804166103
	Disc.: GEREN.DE PROJ. 
	2020.2 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Quais são as principais características dos projetos?
I. Eficiência no controle e otimização de cronogramas, já que as pessoas podem trabalhar em projetos de rotina, ao mesmo tempo, alternando entrre atividades de projweto e rotina quase que instantaneamente.
II. Evitar o pessimismo ou otimismo exagerado.
III. Recursos limitados à esfera departamental.
IV. Temporariedade, Individualidade do projeto ou serviço a ser desenvolvido pelo projeto, a complexidade e a incerteza.
	
	
	
	somente a III está correta
	
	
	somente a II e IV estão corretas
	
	
	somente a IV está correta.
	
	
	somente a II e III estão corretas
	
	
	somente a I, II e III estão corretas
	
Explicação:
Por definição, um projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Eficiência operacional, postura pessimista ou otimista e limitação de recursos estão associadados ao gerenciamento de projetos e não as suas características.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Um grupo de projetos relacionados entre si, coordenados de forma a obter benefícios que não estariam disponíveis se fossem administrados isoladamente, é denominado de:
	
	
	
	Subprojeto.
	
	
	Portfólio.
	
	
	Projeto.
	
	
	Programa.
	
	
	PMO.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		No âmbito de uma organização, há diversas propostas de projetos que precisam ser executadas. A seleção dos projetos que serão levados adiante pressupõe que a escolha de um projeto em detrimento de outro é baseada nos resultados dos estudos de viabilidade dos projetos. Normalmente, os projetos selecionados evidenciam sua viabilidade e estão associados a um ou mais objetivos estratégicos da organização. Considerando os conceitos apresentados, identifique os principais métodos de análise da viabilidade econômica dos projetos:
	
	
	
	Payback (tempo de retorno), Valor presente líquido (VPL), Taxa interna de retorno (TIR) e Índice de benefício-custo.
	
	
	Payback (tempo de retorno), Valor futuro líquido (VFL), Taxa externa de retorno (TER) e Índice de benefício-justo.
	
	
	Playback (tempo de projeto), Valor presente sólido (VPS), Taxa externa de contorno (TEC) e Índice de investimento-justo.
	
	
	Playback (tempo de projeto), Valor passado líquido (VPL), Taxa interna de recompra (TIR) e Índice de benefício-custo.
	
	
	Payback (tempo de retorno), Valor futuro líquido (VFL), Taxa externa de retorno (TER) e Índice de investimento-custo.
	
Explicação:
Os principais métodos de viabilidade econômica dos projetos são: Payback (tempo de retorno), VPL (Valor Presente Líquido), TIR (Taxa Interna de Retorno) e Índice de benefício-custo
	
	
	
	 
		
	
		4.
		De acordo com Young (2008), um projeto possui várias características. Assinale a alternativa que está errada:
	
	
	
	Normalmente não é um trabalho de rotina, mas pode incluir tarefas rotineiras
	
	
	É constituído de um conjunto de atividades que estão interligadas porque todas contribuem para o resultado desejado
	
	
	Não é focado no cliente e nas suas expectativas
	
	
	Tem um propósito específico que pode ser definido prontamente
	
	
	É único porque é praticamente improvável que seja repetido exatamente da mesma maneira pelo mesmo grupo de pessoas para dar os mesmos resultados
	
Explicação:
Resposta que está incorreta: Não é focado no cliente e nas suas expectativas. Está errado porque o projeto É sim focado no cliente e nas expectativas do cliente.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Qual o método utilizado na analise econômica de projetos que calcula a taxa de juros que torna igual ou nula a soma de todos os valores presentes de todas as entradas e a soma dos valores presentes de todas as saídas?
	
	
	
	Análise benefício x custos
	
	
	Payback
	
	
	Valor presente líquido
	
	
	Comitê de análise
	
	
	Taxa interna de retorno
	
Explicação:
As abordagens dos modelos econômicos para análise de viabilidade dos projetos são:
Payback (tempo de retorno) - mede o prazo necessário para a organização recuperar o investimento inicial do projeto.
Valor presente líquido (VPL) – transporta todas as receitas e custos estimados do projeto, descontados pela taxa mínima de atratividade (juros), para a data de início do projeto.
Taxa interna de retorno (TIR) - calcula a taxa de juros que anula a soma de todas as receitas e custos estimados do projeto na data de início do projeto.
Índice de benefício-custo – compara os benefícios monetários do projeto com os custos do projeto
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em relação às características e aos objetivos de projetos, assinale a opção correta:
	
	
	
	A flexibilidade quanto aos fins a serem atingidos com a execução de um projeto contribui com o processo de tomada de decisão.
	
	
	Cada projeto cria produto, serviço ou resultado único;
	
	
	No projeto, a data de início é flexível; o importante é a obtenção de seus objetivos;
	
	
	Nenhum projeto deve ser encerrado sem que seus objetivos tenham sido alcançados por completo;
	
	
	Na definição do projeto, estabelece-se o objetivo principal, relacionado à consecução de determinada(s) meta(s) e cuja execução pode ser indefinida no tempo;
	
Explicação:
Por definição, um projeto é um esforço temporário que cria um produto, serviço ou resultado único.Por ser temporário, um projeto tem prazo de início e término definido. Um projeto termina quando seu objetivo foi alcançado. Também pode ser encerrado quando o objetivo que justificou sua criação pela organização não mais existe
ou quando não tem como ser alcançado.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Considere as seguintes sentenças em relação a projetos I - Uma entrega é qualquer produto ou serviço, tangível e verificável, gerado pelo projeto.......... II - Os projetos são temporários e de curta duração.......... III- O ciclo de vida de um projeto representa as entregas que serão geradas pelo projeto.......... IV - Uma fase de um projeto possui um grupo de atividades relacionadas de forma lógica .......... São verdadeiras as sentenças:
	
	
	
	I , IV
	
	
	I, II, III
	
	
	II , III
	
	
	III, IV
	
	
	II, III, IV
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Qual organização definiu padrões válidos para as técnicas de gerenciamento de projetos?
	
	
	
	Escritório de projetos
	
	
	PMO
	
	
	ISO
	
	
	PMBOK
	
	
	PMI
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 25/08/2020 11:53:02.
		
	
	
	 
		
		
	GERENCIAMENTO DE PROJETOS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1701_A1_201804166103_V4
	
	
	
	
		Aluno: ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	Matr.: 201804166103
	Disc.: GEREN.DE PROJ. 
	2020.2 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Analisando o conceito de gerenciamento de projetos é correto afirmar que:
	
	
	
	Ao se detectar uma ação que ponha em risco o projeto, as mudanças necessárias devem ser feitas de maneira pontual e imediata, sendo inviável a realização de controles gerais ou integrados de mudanças.
	
	
	O PMI é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto.
	
	
	Quanto maior for a maturidade dos processos relacionados ao projeto, menor será a dificuldade e os riscos de executá-lo.
	
	
	A divisão do ciclo de vida de um projeto em fases prejudica a visão holística, uma vez que se desmembra o projeto em várias partes.
	
	
	O esclarecimento das expectativas ou requisitos do cliente caracteriza uma etapa importante da gestão de projetos, apesar de a consulta aos stakeholders não contribuir para clarificar as expectativas dos envolvidos.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Qual das opções abaixo é um grupo de processos definido no PMBOK?
	
	
	
	Operação
	
	
	Iniciação
	
	
	Implantação
	
	
	Produção
	
	
	Desenvolvimento
	
Explicação:
Os grupos de processos em gerenciamento de projetos representam o trabalho de gestão que deve ser feito em cada fase do ciclo de vida do projeto.
As fases do ciclo de vida genérico do projeto são: iniciação, planejamento, execução e encerramento.
Todas as demais alternativas não são fase do ciclo de vida do projeto.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Abaixo estão algumas características do ciclo de vida de projetos. Assinale a alternativa que NÃO contém uma dessas características:
	
	
	
	Organização e preparação
	
	
	Encerramento do projeto
	
	
	Execução do trabalho do projeto
	
	
	Ativos de processos
	
	
	Início do projeto
	
Explicação:
O ciclo de vida genérico do projeto é constituído das seguintes fases: iniciação, planejamento, execução e encerramento. Assim, os ativos organizacionais, que basicamente representam os procedimentos e normas estabelecidos pela organização, não se refere a uma fase do ciclo de vida do projeto.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Complete a afirmação: Um projeto é uma atividade ______________________ - seja quanto a funções, empregos e finalidades, seja quanto aos meios e formas de obtenção - ou a introduzir considerável mudança em algo já existente.
	
	
	
	Constante e repetitivo
	
	
	Temporário e repetitivo
	
	
	Temporária e singular
	
	
	Constante e singular
	
	
	Singular e repetitivo
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O ciclo de vida de um projeto é composto por fases ̸ etapas as quais geralmente são sequenciais mas também podem se sobrepor. A divisão de um projeto em etapas auxilia a um melhor controle gerencial. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica das fases do projeto de acordo com o PMBOK:
	
	
	
	As influências das partes interessadas, os riscos e as incertezas são maiores no final do projeto.
	
	
	Os níveis de custos e de pessoal são baixos no início, atingem um valor máximo enquanto o projeto é executado e caem rapidamente conforme o projeto é finalizado.
	
	
	No início de cada fase define-se o trabalho a ser feito e a equipe envolvida.
	
	
	Cada fase do projeto é marcado pela entrega de um ou mais produtos.
	
	
	O fim de cada fase é marcada pela revisão dos produtos e do desempenho do projeto até o momento.
	
Explicação: As influências das partes interessadas, os riscos e as incertezas são maiores no início do projeto.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Segundo o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos são agrupados em cinco grupos de processos. São eles:
	
	
	
	Serviços preliminares, Planejamento, Produção, Controle e Encerramento
	
	
	Serviços preliminares, Execução, Monitoramento & controle e Finalização
	
	
	Iniciação, Desenvolvimento, Execução, Monitoramento & controle e Encerramento
	
	
	Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento & controle e Encerramento
	
	
	Iniciação, Planejamento, Produção, Monitoramento & controle e Finalização
	
Explicação:
Quatro grupos de processos em gerenciamento de projetos representam o trabalho de gestão que deve ser feito em cada fase do ciclo de vida do projeto, ou seja, nas fases de iniciação, planejamento, execução e encerramento.
Já o grupo de processos de monitoramento e controle ocorre durante todo o ciclo de vida do projeto.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O projeto de determinado analista está no processo de Definição de Escopo e ele acaba de concluir a estrutura analítica do projeto (EAP). É correto, então, concluir que a EAP decompõe as entregas do projeto I - a um ponto em que é possível utilizar a identificação de alternativas para especificar como as atribuições do nível 2 podem ser feitas. II - a um ponto em que é possível identificar com facilidades as restrições e premissas do projeto. III - até o nível do pacote de trabalho, em que é possível documentar a análise do produto. IV - até o nível do pacote de trabalho, em que as estimativas de custo e tempo podem ser facilmente calculadas e as avaliações de controle de qualidade determinadas. É correto o que consta APENAS em:
	
	
	
	II e IV.
	
	
	III.
	
	
	II e III.
	
	
	IV.
	
	
	I.
	
Explicação:
O Guia PMBOK 5ª edição a EAP (Estrutura Analítica do Projeto) é definida como ¿O processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.¿ O principal benefício desse processo é o fornecimento de uma visão estruturada do que deve ser entregue. Assim, a EAP é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas. Desta forma, a EAP organiza e define o escopo total do projeto e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada. O trabalho planejado é contido dentro dos componentes de nível mais baixo da EAP, que são chamados de pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser usado para agrupar as atividades onde o trabalho é agendado, tem seu custo estimado, monitorado e controlado. No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado da atividade e não a atividade
propriamente dita.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Um empreendimento temporário ou uma sequência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular, dentro de restrições orçamentárias, é uma definição de:
	
	
	
	Projeto.
	
	
	Portfólio.
	
	
	Programa.
	
	
	Atividade.
	
	
	Produto.
	
Explicação:
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar  e gerar entregas exclusivas que podem ser produto, serviço ou resultado específicos. É temporário, por ter uma data prevista para iniciar e uma para terminar. 
Por exemplo: a reforma de uma casa é um projeto, tem data prevista para iniciar e para terminar, também tem entregas exclusivas, como pintura dos cômodos, reforma hidráulica e outros.
Segundo o Guia PMBOK, o sucesso de um projejto é medido pela qualidade do produto e do projeto, pela pontualidade, pelo cumprimento do orçamento e pelo grau de satisfação do cliente.
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 25/08/2020 11:55:36.
		
	
	
	 
		
		
	GERENCIAMENTO DE PROJETOS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1701_A1_201804166103_V5
	
	
	
	
		Aluno: ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	Matr.: 201804166103
	Disc.: GEREN.DE PROJ. 
	2020.2 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Tomar ações corretivas para harmonizar o trabalho executado com o que foi planejado faz parte de qual grupo de processos de gerenciamento de projetos?
	
	
	
	Execução
	
	
	Encerramento
	
	
	Monitoramento e Controle
	
	
	Seleção
	
	
	Planejamento
	
Explicação:
Um grupo de processos representa o trabalho de gestão de que ser feito ao longo do ciclo de vida do projeto.
O Grupo processos de monitoramento e controle tem por objetivo monitorar e avaliar o desempenho do projeto em relação ao planejado, tomar ações corretivas a fim de assegurar que seus objetivos do projeto serão atingidos.
O Grupo de processos de iniciação visa ações para dar início a um projeto ou fase do projeto.
O Grupo processos de planejamento objeitva ações para planejar um plano de trabalho viável para atingir os objetivos definidos para o projeto.
O Grupo processos de execução coordena as ações definidas para realizar o plano de trabalho e produzir as entregas e o produto final do projeto.
O Grupo processos de encerramento formaliza o encerramento do projeto ou fase do projeto.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O método Payback de avaliação de projetos é muito utilizado .Identifique a única alternativa verdadeira em relação a este método.
	
	
	
	O método gera uma medida de rentabilidade do investimento
	
	
	É o método de avaliação de projetos que melhor identifica o retorno do capital aplicado
	
	
	O método apresenta a vantagem de considerar todos os capitais do fluxo de caixa.
	
	
	Possibilita saber em quanto tempo após a implantação do projeto o gestor consegue seu investimento inicial de volta
	
	
	O método considera o valor do dinheiro no tempo
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Qual é a fase que exige a prova do produto do projeto, aprovação da gerência e satisfação do cliente?
	
	
	
	Escopo do projeto
	
	
	Encerramento do projeto
	
	
	Extensão do escopo
	
	
	Meio do projeto
	
	
	Execução do projeto
	
Explicação:
É na fase de encerramento do projeto que o produto final do projeto é aceito pelo cliente do projeto. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Um grupo de projetos relacionados entre si, coordenados de forma a obter os benefícios que não estariam disponíveis se fossem administrados isoladamente, é classificado como:
 
	
	
	
	Programa.
 
	
	
	Portfólio.
 
	
	
	Projetos.
 
	
	
	Processos.
	
	
	Operação.
 
	
Explicação:
Um programa é um grupo de projetos que estão relacionados entre si e que são coordenados de forma a obter os benefícios definidos e que não estariam disponíveis se fossem gerenciados isoladamente.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Preencha a lacuna com a alternativa correta:
A somatória das atividades dirigida ao sentido de um resultado específico é considerada como um ______________________.
	
	
	
	Projeto
	
	
	Plano das ideias
	
	
	Mapeamento
	
	
	Planejamento
	
	
	Monitoramento
	
Explicação:
Resposta: Projeto
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Das alternativas abaixo qual não se refere a um atributo do projeto?
	
	
	
	Não tem um objetivo definido
	
	
	É conduzido por meio de uma série de tarefas independentes
	
	
	Envolve certo grau de incerteza
	
	
	Apresenta um esquema de tempo específico
	
	
	Utiliza vários recursos para realizar as tarefas
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O projeto possui várias características (YOUNG, 2008). Assinale a alternativa que está errada:
	
	
	
	Envolve muitos elementos desconhecidos ¿ dentro do próprio trabalho, as habilidades das pessoas que fazem o trabalho e as influências externas sobre o projeto
	
	
	Com frequência é complexo porque o trabalho envolve pessoas de diferentes departamentos e até mesmo de locais distintos
	
	
	Precisa ser flexível para acomodar as mudanças à medida que o trabalho prossegue
	
	
	Tem restrições de custo, que devem ser claramente definidas e compreendidas para assegurar que o projeto permaneça viável em todos os momentos
	
	
	Não tem restrições de tempo claramente definidas e aprovadas ¿ uma data em que são exigidos os resultados
	
Explicação:
Resposta: Não tem restrições de tempo claramente definidas e aprovadas ¿ uma data em que são exigidos os resultados. Está errado porque ele deve ter tempo claramente definido.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		De acordo com o PMBOK quais as principais características de um projeto?
	
	
	
	o desenho de um conjunto de soluções definidas pelo gerente e pela equipe de projetos, as quais são postas em prática a partir de processos e atividades operacionais, repetitivas e sequenciadas.
	
	
	coordenação de um conjunto de pessoas destinadas a realizar atividades funcionais (repetitivas) e disciplinadas a partir do uso de um conjunto de documentos.
	
	
	um esforço coordenado para se alcançar objetivos e entregar produtos ou serviços exclusivos dentro de determinado período de tempo.
	
	
	um conjunto de atividades previsíveis sem prazo determinado, porém com escopo definido e as atividades são realizadas de maneira sequencial.
	
	
	um processo executado por meio de gerentes de projeto certificados pelo PMI que realizam atividades de coordenação de pessoal para alcance de objetivos estratégicos.
	
Explicação:
Comentários: A resposta correta é: um esforço coordenado para se alcançar objetivos e entregar produtos ou serviços exclusivos dentro de determinado período de tempo. Esta alternativa apresentou corretamente as duas principais características no tocante aos projetos: a temporalidade e a exclusividade do resultado final. Vejamos a definição para projetos, segundo o guia oficial PMBOK 5ª edição: Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 25/08/2020 11:56:52.
		
	
	
	 
		
		
	GERENCIAMENTO DE PROJETOS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1701_A1_201804166103_V6
	
	
	
	
		Aluno: ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	Matr.: 201804166103
	Disc.: GEREN.DE PROJ. 
	2020.2 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será
composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		As principais características de um projeto são, EXCETO:
 
	
	
	
	Não permite mudanças.
 
	
	
	Produz um produto, serviço ou resultado.
 
	
	
	Elaborado progressivamente.
 
	
	
	Início definido e término definidos.
 
	
	
	Resultado incerto.
 
	
Explicação:
As principais características de um projeto são: Início e término definidos, produz um produto, serviço ou resultado único, elaborado progressivamente, com um resultado incerto e permite mudanças ao longo do seu desenvolvimento.
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Quanto ao Ciclo de Vida de um Projeto, pode-se afirmar, como características de suas fases, exceto:
	
	
	
	Execução do trabalho do projeto: Lançamento do trabalho propriamente dito.
	
	
	Execução do trabalho do projeto: Quando todo o trabalho estiver concluído satisfatoriamente e não restar nenhum problema importante sem solução, então pode-se partir para a fase de encerramento do projeto.
	
	
	Encerramento: Encerramento informal do projeto pelos executores, com aprovação do cliente.
	
	
	Início do Projeto: Há a definição das necessidades e a concordância das pessoas com interesse nos resultados.
	
	
	Organização e preparação: Leva em consideração todas as restrições identificáveis. Deve-se também produzir um cronograma realista.
	
Explicação:
O objetivo desta fase é a entrega do produto final ao cliente, com a consolidação da documentação do projeto, desmobilização da equipe de trabalho e encerramento dos contratos com Fornecedores.
Na fase de encerramento do projeto, deve ser feita a “autópsia” de todo o processo e dos os acontecimentos relevantes registrados durante o desenvolvimento do projeto.
O Gestor deve analisar, em conjunto com o time, tudo o que correu bem e tudo o que poderia ser melhorado, de forma a repetir os acertos e corrigir os erros na ocasião de um próximo projeto.
O encerramento do projeto é acompanhado da geração do “Documento de Lições Aprendidas”, que será base do aprimoramento dos processos do Time, do Gestor e da Companhia.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		(ESPP - 2013) A aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos denomina-se:
	
	
	
	Gerenciamento Contábil Financeiro.
	
	
	Gestão do Conhecimento.
	
	
	Gestão de Risco.
	
	
	Encerramento do projeto
	
	
	Gerenciamento de Projetos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Identifique uma das característica das atividades de operação de uma organização?
 
	
	
	
	Elaborado progressivamente.
 
	
	
	Trabalho contínuo e, normalmente, repetitivo.
 
	
	
	Não permite mudanças.
 
	
	
	Produz um resultado único.
 
	
	
	Resultado incerto.
 
	
Explicação:
A operação de uma organização é um esforço contínuo, repetitivo e que produz sempre o mesmo resultado.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O _____________________ descreve somente os processos de gerenciamento de projetos. Embora os processos orientados a produtos estejam fora do escopo deste documento, eles não devem ser ignorados pelo gerente de projetos e a equipe do projeto. Os processos de gerenciamento de processos e os processos orientados a produtos sobrepõem-se e interagem ao longo do ciclo de vida de um projeto.
	
	
	
	PMO
	
	
	PMI
	
	
	PgMP
	
	
	Guia PMBOK
	
	
	PMP
	
Explicação: O Guia PMBOK descreve somente os processos de gerenciamento de projetos. Embora os processos orientados a produtos estejam fora do escopo deste documento, eles não devem ser ignorados pelo gerente de projetos e a equipe do projeto. Os processos de gerenciamento de processos e os processos orientados a produtos sobrepõem-se e interagem ao longo do ciclo de vida de um projeto.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O ciclo de vida de um projeto é composto por algumas fases que são alcançadas ao longo do tempo entre sua iniciação e finalização. Em relação a estas fases, analise as afirmativas abaixo: I - A fase de iniciação aborda, dentre outros aspectos, a análise de viabilidade dos recursos necessários para o projeto. II - A fase de planejamento aborda, dentre outros aspectos, o controle e re programação de atividades. III - A fase de execução aborda, dentre outros aspectos, a gestão das atividades a serem executadas. IV - A fase de finalização aborda, dentre outros aspectos, o levantamento de informações sobre o desempenho. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Somente a II e III estão corretas.
	
	
	Somente a I e III estão corretas.
	
	
	Somente a III e IV estão corretas.
	
	
	Somente a II e IV estão corretas.
	
	
	Somente a I e II estão corretas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A somatória das atividades dirigida ao sentido de um resultado específico é considerada como:
 
	
	
	
	Operação.
	
	
	Serviço.
	
	
	Atividade.
	
	
	Projeto.
	
	
	Trabalho.
	
Explicação:
Resposta: Projeto
Comentário:
Segundo a definição formal do PMI: Um projeto é um empreendimento único, com início e fim definidos, que utiliza recursos limitados e é conduzido por pessoas, visando atingir metas, e, objetivos pré-definidos, estabelecidos dentro de parâmetros de prazo, custo e qualidade. Com esta definição, pode-se chegar a um conceito rápido sobre projetos baseados em temporalidade e exclusividade. O projeto é algo realizado apenas uma vez e associado aos diversos fatores presentes na realização do mesmo a sua exclusividade é garantida, ou seja, é a somatória das atividades dirigidas ao sentido de um resultado específico.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Um portfólio é formado por um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos, agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atingir os objetivos de negócios estratégicos. Assim, assinale a opção CORRETA.
	
	
	
	O objetivo do gerenciamento de portifólios é ter visão estratégica dos projetos e contribuir para a minimização dos resultados com base nos recursos escassos;
	
	
	O gerenciamento de portfólio está intrinsecamente ligado à análise estratégica e gerenciamento financeiro apenas do nível estratégico da empresa;
	
	
	O gerenciamento de portfólio garante que os projetos e programas sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos;
	
	
	As estratégias e prioridades organizacionais não estão vinculadas entre os portfólios e programas;
	
	
	O PMO(Escritório de Projetos), muitas vezes assume o papel do Gestor de Portifólio, o que segundo PMBOK e inaceitável.
	
Explicação: Um portfólio refere-se a projetos, programas, subportfólios e operações gerenciados como um grupo para atingir objetivos estratégicos. Os projetos ou programas do portfólio podem não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados.
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 25/08/2020 12:16:41.
		
	
	
	 
		
		
	GERENCIAMENTO DE PROJETOS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1701_A1_201804166103_V7
	
	
	
	
		Aluno: ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	Matr.: 201804166103
	Disc.: GEREN.DE PROJ. 
	2020.2 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		(CESPE - 2013) Com base nos conhecimentos frequentemente aplicados na seleção e na definição de projetos a serem implantados em organizações, conforme seus objetivos e necessidades, assinale a opção correta.
	
	
	
	É dispensável que se faça constar, no portfólio
de uma empresa, a direção e o planejamento estratégico da organização.  
	
	
	Cada projeto é específico, sendo executado independemente do objetivo geral da entidade que o adota.  
	
	
	Todos os projetos componentes da carteira (portfólio) da organização devem ser interdependentes e diretamente relacionados entre si. 
	
	
	O portafólio, que agrupa um conjunto de projetos, facilita o gerenciamento dos trabalhos e o cumprimento dos objetivos estratégicos da organização.  
	
	
	Planejamento e operacionalização de projetos funcionam de forma independente na organização, não existindo relação direta entre esses processos. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O estudo de viabilidade investigará a exeqüibilidade, os modos de alcançar os objetivos, opções de estratégia e preverá os resultados prováveis, a partir de uma análise econômico-financeira, e riscos de cada curso de ação. O estudo de viabilidade divide-se em dois tipos de análise:
	
	
	
	Análise de Metas e Análise Qualitativa
	
	
	Análise de Custos e Análise de Retorno
	
	
	Análise de Metas e Análise de Riscos
	
	
	Análise Financeira e Análise Qualitativa
	
	
	Análise Econômica e Análise Qualitativa
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Considerando o ciclo de vida do gerenciamento do projeto, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
	1. Iniciação
	(   ) realiza o planejamento para entregar o escopo do projeto
	2. Planejamento
	(   ) faz o aceite final dos produtos/serviços (entregáveis de forma geral) do projeto ou de uma fase do projeto conduzindo-o para o fim ou para uma nova fase
	3. Execução
	(   ) planejamento das ações necessárias para realizar os objetivos e escopos do projeto com sucesso
	4. Monitoramento e Controle
	(   ) definição e autorização do início do projeto ou do início de uma fase do projeto
	5. Encerramento
	(   ) mede e monitora o andamento do projeto recomendando ações corretivas
 
	
	
	
	3, 2, 5, 1, 4
	
	
	3, 5, 1, 2, 4
	
	
	5, 3, 2, 1, 4
	
	
	3, 5, 2, 1, 4
	
	
	3, 5, 2, 4, 1
	
	
	
	 
		
	
		4.
		(CESGRANRIO - 2010 - ELETROBRÁS) As organizações, sejam as de caráter público ou privado, tomam decisões e implementam ações que lhes possibilitem alcançar seus objetivos. Essas ações, em função de suas peculiaridades, podem ser classificadas em atividades ou projetos, o que supõe a adoção de modelos distintos de gestão. Nessa perspectiva, considere as ações abaixo.
I - Implantação de um novo sistema de gestão financeira.
II - Obras de duplicação de uma rodovia.
III - Controle do consumo de energia para emissão de faturas de cobrança.
IV - Elaboração da folha de pagamento.
V - Construção de uma hidroelétrica.
VI - Atendimento ambulatorial em um hospital.
São identificadas como projetos APENAS as ações:
	
	
	
	III, IV e VI
	
	
	II, IV e VI
	
	
	II, III e V
	
	
	I, II e V
	
	
	I, III e IV
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No estudo de viabilidade de um projeto temos dois tipos de análises. que são conhecidos como análises
	
	
	
	Financeira e de Risco
	
	
	Econômica e Quantitativa
	
	
	Econômica e Qualitativa
	
	
	Quantitativa e de Risco
	
	
	Econômica e Financeira
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Uma vez selecionados, os projetos seguem para uma próxima etapa que se chama priorização. Segundo Vargas (2010), uma série de critérios pode ser empregada nesta fase. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses critérios:
	
	
	
	O grau de hierarquia do maior interessado no projeto.
	
	
	O conhecimento técnico pois, quanto maior o conhecimento técnico disponível, maior a facilidade de realizar o projeto e menor será o custo.
	
	
	A urgência, uma vez que projetos urgentes demandam ação e decisão imediata.
	
	
	Estratégicos, isto é, critérios diretamente relacionados com os objetivos estratégicos da organização.
	
	
	Riscos ou ameaças. Tal critério determina o nível de risco que a organização corre ao realizar o projeto.
	
Explicação: O grau de hierarquia não é citado pelo autor.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A estratégia empresarial constitui, um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de orientar as atividades gerais de uma empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo. Fazem parte do proceso de estruturação da estratégia organizacional os seguintes elementos:
	
	
	
	Controle financeiro e de estoque.
	
	
	Reduzir o nível de inadimplência, criar um novo programa de treinamento e desenvolvimento.
	
	
	Análise do ambiente externo e interno da organização, incluindo os recursos disponíveis, acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.
	
	
	Compra de equipamentos e contratação de pessoal.
	
	
	Diminuir a rotatividade de pessoal em 20% e aumentar a produtividade dos colaboradores em 5%.
	
Explicação: Ações continuadas que tem como objetivo produzir o mesmo resultado repetidas vezes é o conceito de operação.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Analise as afirmativas abaixo, assinalando "V" para as verdadeiras e "F" para as falsas:
I. As principais características de um projeto são a temporalidade, a individualidade do produto ou serviço a ser desenvolvido, a complexidade, o elevado custo e o grau de incerteza.
II. De acordo com a metodologia PMI, o gerenciamento do custo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto seja concluído dentro do orçamento aprovado.
III. Estimar prazo sabidamente insuficiente para a execução de um projeto, que terá de ser alterado após a assinatura do contrato, constitui prática inadequada.
IV. O grupo de monitoramento e controle constitui-se de processos para acompanhamento, revisão e regulação do progresso e do desempenho do projeto, para identificação de todas as áreas que demandam alterações no plano e para a iniciação dessas alterações
 
	
	
	
	F; V; V; V
	
	
	F; F; V; V
	
	
	F; V; V; F
	
	
	V; V; V; V
	
	
	F; V; F; V
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 25/08/2020 12:18:54.
		
	
	
	 
		
		
	GERENCIAMENTO DE PROJETOS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1701_A1_201804166103_V8
	
	
	
	
		Aluno: ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	Matr.: 201804166103
	Disc.: GEREN.DE PROJ. 
	2020.2 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Considere as afirmativas abaixo: l. O período de payback caracteriza-se por ser simples, intuitivo e levar em conta fluxos de caixa. ll. O período de payback caracteriza-se por ser simples, intuitivo e levar em conta lucros contábeis. lll. O período de payback caracteriza-se por ser simples, intuitivo e levar em conta a distribuição de fluxos de caixa no tempo.
	
	
	
	I e II são verdadeiras, lll é falsa.
	
	
	l e lll são verdadeiras, ll é falsa.
	
	
	l, ll e lll são falsas.
	
	
	ll e lll são verdadeiras, l é falsa.
	
	
	l, ll e lll são verdadeiras.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Os gerentes de projeto não são responsáveis por qual dos itens a seguir na maioria das empresas?
	
	
	
	NDA
	
	
	Identificar os requisitos do projeto
	
	
	Estabelecer objetivos de projeto claros e alcançáveis.
	
	
	Equilibrar as demandas de tempo, custo, escopo e qualidade.
	
	
	Selecionar os projetos a serem iniciados.
	
Explicação:
O gerente de projetos é quem garante que o projeto será concluído e os objetivos, alcançados. O gerente do projeto é quem define: objetivo geral do projeto, objetivos individuais, cronograma de atividades, responsabilidades e recursos. Sua principal
atribuição é evitar que as falhas inerentes aos processos aconteçam.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Conforme nossos estudos sobre operações: I. Operação é esforço que sempre gera o mesmo resultado. II. Operação possui hora e data determinada para acabar. III. Operação é um trabalho contínuo e, normalmente, repetitivo.
	
	
	
	A afirmativa III é falsa.
	
	
	A afirmativa I é falsa.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	A afirmativa II é falsa.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Quantos são os processos de GP?
	
	
	
	1
	
	
	5
	
	
	9
	
	
	3
	
	
	7
	
Explicação: Importante saber quantos são os processos de GP
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Qual é a diferença entre projetos e operações?
	
	
	
	A diferença varia conforme a natureza da operação
	
	
	A diferença varia conforme o tipo de projeto.
	
	
	Projetos são atividades temporárias e únicas, enquanto operações são atividades repetitivas e contínuas.
	
	
	Não há qualquer diferença entre projetos e operações.
	
	
	Projetos são atividades repetitivas e contínuas, enquanto operações são atividades temporárias e únicas.
	
Explicação:
Por definição, um projeto é um esforço temporário que produz um produto, serviço ou resultado exclusivo. Ao contrário de uma operação, que se caracteriza por term um prazo de execução  indeterminado e o resultado é repetivivo. Essas características não se alteram seja com relação ao tipo de projeto ou com a natureza da operação.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O que é o PMBOK?
	
	
	
	Um esforço temporário com o objetivo de atingir um objetivo exclusivo
	
	
	Um conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos
	
	
	Um conjunto de projetos relacionados entre si
	
	
	Uma estrutura organizacional
	
	
	Uma organização com a finalidade de difundir as melhores práticas em gerenciamento de projetos
	
	
	
	 
		
	
		7.
		(CESGRANRIO - 2012 - Petrobrás) A preparação de uma equipe brasileira para as Olimpíadas no Brasil em 2016:
	
	
	
	configura um projeto, pois envolve um investimento significativo de tempo e dinheiro, buscando um retorno sobre o investimento
	
	
	não configura um projeto, pois é possível que, depois das Olimpíadas, as equipes sejam desmobilizadas e os estádios sejam utilizados para outros fins.
	
	
	configura um projeto, pois o país está investindo continuamente em um aumento do número de medalhas conquistadas
	
	
	não configura um projeto, pois há muitas pessoas com interesses diversos envolvidos (comerciais, esportivos, turísticos).
	
	
	configura um projeto, pois é um esforço temporário, com um resultado único, uma vez que esta equipe não será igual à de outra Olimpíada
	
Explicação:
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, é temporário, por ter uma data prevista para iniciar e uma data prevista para terminar. O projeto gera entregas exclusivas que podem ser serviços ou produtos ou resultados específicos.
Por exemplo, a reforma de uma casa tem uma data prevista para iniciar e também uma prevista de término, também tem entregas exclusivas, como pintura dos cômodos, reforma da parte hidráulica...
Segundo o Guia PMBOK, o sucesso de um projeto é medido pela qualidade do produto e do projeto, pela pontualidade, pelo cumprimento do orçamento e pelo grau de satisfação do cliente.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Existem três métodos de análise de viabilidade econômica de um projeto. Relacione as colunas corretamente e assinale a resposta correta.
(a) Payback
(b) Valor Presente
(c) Taxa Interna de Retorno
(1) Demonstra em quanto tempo a empresa terá o retorno do investimento.
(2) Calcula a taxa de juros que torna igual ou nula a soma de todos os valores no momento da implantação do projeto.
(3) Transporta todas as receitas e custos para data zero. Este transporte é feito baseado na taxa mínima de atratividade.
	
	
	
	a -3) (b-3) (c-1)
	
	
	(a-3) (b-1) (c-2) (
	
	
	(a-1) (b-2) (c-3)
	
	
	a-2) (b-1) (c-2)
	
	
	(a-1) (b-3) (c-2)
	
Explicação:
O método Payback demonstra em quanto tempo a organização terá o retorno do seu investimento.
A taxa de juros que torna igual ou nula a soma de todos os valores das despesas (saídas) e receitas (entradas) previstas no fluxo de caixa do empreendimento na data zero do empreendimento é denominada TIR (taxa interna de retorno).
O VPL (valor presente líquido) transporta todas as receitas e custos previstos no fluxo de caixa do empreendimento para data zero. Este transporte é feito baseado na taxa mínima de atratividade. O VPL representa o quanto de riqueza econômica o empreendimento está agregando à organização.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 25/08/2020 12:21:14.
		
	
	
	 
		
		
	GERENCIAMENTO DE PROJETOS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1701_A1_201804166103_V9
	
	
	
	
		Aluno: ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	Matr.: 201804166103
	Disc.: GEREN.DE PROJ. 
	2020.2 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Hoje na empresa "Mundi Alimentos" houve uma reunião onde o tema era o projeto "Bife de soja". Os assuntos discutidos na reunião foram a viabilidade do projeto, estabelecimento de uma equipe de projeto e definição de orçamento. Qual é a fase atual do projeto Bife de Soja:
	
	
	
	Iniciação
	
	
	Monitoramento e controle
	
	
	Execução
	
	
	Encerramento
	
	
	Planejamento
	
Explicação:
As quatro fases do ciclo de vida de um projeto podem ser conhecidas como: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle. A definição das fases do ciclo de vida de um projeto está diretamente ligada ao tipo de produto a ser gerado. Embora muitos ciclos de vida de projetos possuam fase com nomes similares e requeira "deliverables" similares, poucos ciclos são idênticos.
1. Iniciação ¿ Reconhecer um projeto ou fase inicial, com comprometimento a sua execução preliminar. Estudar a viabilidade de realiza, determinar o objetivo a ser alcançado; juntamente com as expectativas dos usuários, clientes, direção e outros. Definindo o escopo geral do projeto, selecionando os integrantes e formalizando a constituição do projeto.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Existem cinco processos de gerenciamento de projetos que permite que os projetos avancem do inicio à conclusão. Qual dos itens a seguir não é um dos grupos de processos de gerenciamento de projetos.
	
	
	
	execução
	
	
	comunicação
	
	
	encerramento
	
	
	inicio
	
	
	planejamento
	
Explicação:
As quatro fases do ciclo de vida de um projeto são: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle. A definição das fases do ciclo de vida de um projeto está diretamente ligada ao tipo de produto a ser gerado. Embora muitos ciclos de vida de projetos possuam fase com nomes similares e requeira "deliverables" similares, poucos ciclos são idênticos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os processos de gerenciamento de projetos são agrupados em categorias conhecidas como grupos de processos de gerenciamento de projetos ou grupos de processos. Com relação ao grupo de processos Monitoramento e Controle, podemos afirmar que contém:
	
	
	
	Os processos necessários para definir o escopo do projeto.
	
	
	Os processos executados para definir um novo projeto.
	
	
	Os processos realizados para executar o trabalho definido.
	
	
	Os processos executados para finalizar todas as atividades de
todos os grupos de processos.
	
	
	Os processos exigidos para identificar as áreas onde serão necessárias mudanças no plano e iniciar essas mudanças.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		É uma entidade ou corpo organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. Possui responsabilidades que podem variar desde o fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos até a responsabilidade real pelo gerenciamento direto de um projeto. Se tiver responsabilidade direta ou indireta pelo resultado do projeto, pode ser considerada uma parte interessada. Pode oferecer serviços de suporte administrativo, como políticas, metodologias e modelos; treinamento, aconselhamento e orientação de gerentes de projetos; suporte, orientação e treinamento em relação a como gerenciar projetos e usar as ferramentas etc.
	
	
	
	Gerência de Tecnologia da Informação.
	
	
	Gerência de portfólio de projetos.
	
	
	Fábrica de projetos.
	
	
	Escritório de projetos.
	
	
	Incubadora de projetos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Algumas áreas de conhecimento são comuns à gestão de projetos e à gestão de processos. Entretanto existem diferenças significativas entre as características de um Projeto e um Processo (Operações). Entre essas diferenças podemos apontar:
	
	
	
	Processo é um esforço temporário e único. Projeto é um esforço contínuo e repetitivo.
	
	
	Processo termina quando o objetivo é alcançado. O Projeto não.
	
	
	Projeto se desenvolve para alcançar múltiplos objetivos. Processo possui um único objetivo.
	
	
	Projeto é um esforço temporário e único. Processo é um esforço contínuo e repetitivo.
	
	
	Pode-se afirmar que projeto e processo são conceitos semelhantes.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Assinale abaixo a alternativa que corretamente expressa ordenadamente as etapas de um projeto técnico.
	
	
	
	Concepção; execução e controle; estruturação e encerramento.
	
	
	Concepção; estruturação; execução e controle e encerramento.
	
	
	Execução e controle; coleta de dados; estruturação e encerramento.
	
	
	Análise; coleta de dados; encerramento e revisão bibliométrica.
	
	
	Estruturação; reestruturação; concepção e encerramento
	
Explicação:
O PMBOK  organiza em 5 grandes grupos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.
 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre o relacionamento entre projetos, programas e portfólios, é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	Um programa pode conter portfólios e projetos.
	
	
	um programa pode conter vários portfólios.
	
	
	um projeto pode conter um ou mais programas.
	
	
	um projeto nunca faz parte de um portfólio.
	
	
	um programa pode conter vários projetos.
	
Explicação:
Um projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Um programa é um grupo de projetos relacionados entre si, coordenados de forma a obter os benefícios que não estariam disponíveis se fossem administrados isoladamente.
Um portfólio é um conjunto de programas ou projetos que tem por finalidade atingir objetivos estratégicos do negócio. Os projetos não precisam estar relacionados diretamente entre si.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		São elementos fundamentais para avaliação financeira em projetos :
	
	
	
	Payback, juros pagos, VPL
	
	
	Payback, TIR, VPL
	
	
	Payback, TIR, TAM
	
	
	Payback, TIR, Fluxo de caixa
	
	
	tipos de amortizações, TIR, VPL
	
Explicação: Payback, TIR, VPL
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 25/08/2020 12:52:20.
		
	
	
	 
		
		
	GERENCIAMENTO DE PROJETOS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1701_A1_201804166103_V10
	
	
	
	
		Aluno: ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	Matr.: 201804166103
	Disc.: GEREN.DE PROJ. 
	2020.2 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Um projeto é tecnicamente composto pelas seguintes fases, EXCETO:
	
	
	
	Encerramento.
	
	
	Reuniões.
	
	
	Iniciação.
	
	
	Planejamento.
	
	
	Execução.
	
Explicação:
As fases do ciclo de vida genérico do projeto são: iniciação, planejamento, execução e encerramento. O trabalho de monitoramento e controle do projeto, que contempla a realização de reuniões, ocorre durante todo o ciclo de vida do projeto.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		É o resultado obtido ao se "projetar" no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: quais são os objetivos, que meios serão buscados para atingi-los, quais recursos serão necessários, onde serão obtidos e como serão avaliados os resultados. Estamos falando:
	
	
	
	Do documento chamado planejamento do projeto
	
	
	Do documento chamado autorização
	
	
	Do documento chamado projeto
	
	
	Do documento chamado análise do projeto
	
	
	Do documento chamado planejamento inicial
	
Explicação:
Resposta: Do documento chamado projeto
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os diversos produtos e serviços ofertados à sociedade são concretizados a partir de atividade e projetos, que são realizados e desenvolvidos nas organizações, sejam elas públicas ou privadas. Os projetos, para alcançarem seus objetivos, precisam de um gerenciamento adequado, de determinados aspectos como: prazo, custo, tempo, qualidade, escopo, etc. A alternativa que está relacionada a projeto é:
	
	
	
	Matrícula de alunos.
	
	
	Criação de um novo campus da UFS
	
	
	Recebimento e despacho de processos.
	
	
	Prazo indeterminado.
	
	
	Orçamento ilimitado.
	
Explicação:
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, é temporário, por ter uma data prevista para iniciar e uma data prevista para terminar. O projeto gera entregas exclusivas que podem ser serviços ou produtos ou resultados específicos.
Por exemplo, além da criação de um novo campus da UFS a reforma de uma casa também é um porojeto, por os dois  tem uma data prevista para iniciar e também uma prevista de término, também tem entregas exclusivas, como pintura dos cômodos e salas, reforma da parte hidráulica e outros serviços...
Segundo o Guia PMBOK, o sucesso de um projeto é medido pela qualidade do produto e do projeto, pela pontualidade, pelo cumprimento do orçamento e pelo grau de satisfação do cliente.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Com relação aos conceitos de gerenciamento de projetos, avalie as afirmações seguintes. I. Uma área de conhecimento representa um conjunto completo de conceitos, termos e atividades. II. Os processos de gerenciamento de projetos se sobrepõem e interagem. III. Os grupos de processos de gerenciamento de projetos estão vinculados pelas saídas que produzem. IV. Os processos de gerenciamento de projetos são agrupados em seis categorias conhecidas como grupos de processos. V. O Guia PMBOK descreve somente os processos de gerenciamento de projetos. Está correto o que consta APENAS em
	
	
	
	I, II e III
	
	
	I, II e IV
	
	
	II, III e IV
	
	
	I e IV
	
	
	I, II, III e V
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O Método do Valor Presente Liquido (VPL) é utilizado para fazer a análise de viabilidade econômica de projetos. Ao se descontar o fluxo financeiro de entradas e saídas do projeto, o VPL indicará se o projeto é viável se ele:
	
	
	
	for inferior à Taxa Interna de Retorno (TIR)
	
	
	for superior ao Payback do projeto
	
	
	for maior do que a taxa mínima
de atratividade (TMA)
	
	
	for maior do que zero
	
	
	for menor do que zero
	
Explicação:
O método Valor Presente Líquido - VPL mostra a quantidade de riqueza monetário que o empreendimento está agregando para a organização. Assim, se o VPL for maior for positivo, o empreendimento está criando riqueza. Se o VPL for negativo, o empreendimento indica que destruirá riqueza da organização. Se o VPL for zero, do ponto de vista econômico, fazer ou não o empreendimento é indiferente.
O VPL não indica o prazo de retorno do investimento realizado no projeto, que é informado especificamente pelo método Payback.
Já o método TIR- taxa interna de retorno - indica a taxa de juros que iguala os custos com as receitas do empreendimeto. 
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas das atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos denomina-se:
	
	
	
	Gestão do Conhecimento.
	
	
	Gerenciamento de Projetos.
	
	
	Gerenciamento Contábil Financeiro.
	
	
	Gestão de Requisitos.
	
	
	Gestão de Risco.
	
Explicação:
A gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Gerar um projeto é contribuir para a solução, transformando idéias em ações. Ao se ¿projetar no papel¿ o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas, estamos fazendo um projeto. Desta forma, após a aceitação da proposta inicial, deve ser elaborado o:
	
	
	
	Crononograma de trabalho
	
	
	Estudo de viabilidade
	
	
	Estudo de riscos
	
	
	Documento descritivo
	
	
	Escopo
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Identifique nos exemplos abaixo os projetos e as ações de operação, assinalando a alternativa que possui a resposta correta :
 
I. Venda de lata de refrigerante - Desenvolvimento de campanha promocional para lata de coca cola
II. Criar um website - Atendimento às mensagens recebidas no website
III. Produção seriada de ovos de páscoa - Instalação de uma nova fábrica de ovos de páscoa
	
	
	
	I. operação -operação / II. projeto - operação / III. projeto- operação
	
	
	I. projeto -operação / II. operação - projeto / III. operação - projeto
	
	
	I. projeto -operação / II. projeto - operação / III. projeto- operação
	
	
	I. operação - projeto/ II. projeto - operação / III. operação ¿ projeto
	
	
	I. operação - projeto/ II. operação - projeto / III. projeto-projeto
	
Explicação:
Um projeto é um esforço temporário, tal como  desenvolvimento de campanha promocional para lata de coca cola, criação um website e instalação de uma nova fábrica de ovos de páscoa. Todas esses exemplos tem um resultado exclusivo e único.
Uma operação é um esforço repetitivo, tal como a venda de latas de refrigerante, atendimento às mensagens recebidas no website e a produção seriada de ovos de páscoa. Todos esses exemplos tem um resulto repetitivo.
 
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 25/08/2020 12:59:07.
		
	
	
	 
	
		
		 
	GERENCIAMENTO DE PROJETOS
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: GST1701_EX_A1_201804166103_V11 
	03/09/2020
	Aluno(a): ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	2020.2 - F
	Disciplina: GST1701 - GERENCIAMENTO DE PROJETOS 
	201804166103
	
	 
		1
        Questão
	
	
	A origem dos projetos está na necessidade em atender objetivos estratégicos das organizações tais como:
		
	 
	Todas são verdadeiras
	
	Necessidade de natureza social e ambiental
	
	Demanda de mercado e oportunidade de negócios
	
	Solicitação de clientes e avaço tecnológico
	
	Requisito legal e outros
	Respondido em 03/09/2020 20:41:49
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	De acordo com o PMBOK quais as principais características de um projeto?
		
	
	um processo executado por meio de gerentes de projeto certificados pelo PMI que realizam atividades de coordenação de pessoal para alcance de objetivos estratégicos.
	
	o desenho de um conjunto de soluções definidas pelo gerente e pela equipe de projetos, as quais são postas em prática a partir de processos e atividades operacionais, repetitivas e sequenciadas.
	
	coordenação de um conjunto de pessoas destinadas a realizar atividades funcionais (repetitivas) e disciplinadas a partir do uso de um conjunto de documentos.
	
	um conjunto de atividades previsíveis sem prazo determinado, porém com escopo definido e as atividades são realizadas de maneira sequencial.
	 
	um esforço coordenado para se alcançar objetivos e entregar produtos ou serviços exclusivos dentro de determinado período de tempo.
	Respondido em 03/09/2020 20:41:56
	
Explicação:
Comentários: A resposta correta é: um esforço coordenado para se alcançar objetivos e entregar produtos ou serviços exclusivos dentro de determinado período de tempo. Esta alternativa apresentou corretamente as duas principais características no tocante aos projetos: a temporalidade e a exclusividade do resultado final. Vejamos a definição para projetos, segundo o guia oficial PMBOK 5ª edição: Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Um portfólio é formado por um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos, agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atingir os objetivos de negócios estratégicos. Assim, assinale a opção CORRETA.
		
	 
	O gerenciamento de portfólio garante que os projetos e programas sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos;
	
	O PMO(Escritório de Projetos), muitas vezes assume o papel do Gestor de Portifólio, o que segundo PMBOK e inaceitável.
	
	O gerenciamento de portfólio está intrinsecamente ligado à análise estratégica e gerenciamento financeiro apenas do nível estratégico da empresa;
	
	O objetivo do gerenciamento de portifólios é ter visão estratégica dos projetos e contribuir para a minimização dos resultados com base nos recursos escassos;
	
	As estratégias e prioridades organizacionais não estão vinculadas entre os portfólios e programas;
	Respondido em 03/09/2020 20:42:02
	
Explicação: Um portfólio refere-se a projetos, programas, subportfólios e operações gerenciados como um grupo para atingir objetivos estratégicos. Os projetos ou programas do portfólio podem não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Um grupo de projetos relacionados entre si, coordenados de forma a obter benefícios que não estariam disponíveis se fossem administrados isoladamente, é denominado de:
		
	
	Portfólio.
	 
	Programa.
	
	Projeto.
	
	Plano estratégico
	
	Subprojeto
	Respondido em 03/09/2020 20:42:09
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Você está explicando para um administrador-júnior a diferença entre um projeto e operações.
Qual dos itens a seguir é verdadeiro somente com relação às operações.
		
	 
	São contínuas.
	 
	São planejadas, executadas e controladas.
	
	Visam atingir um objetivo.
	
	São executadas por pessoas.
	
	Estão restritas a recursos limitados.
	Respondido em 03/09/2020 20:43:09
	
Explicação:
uma operação é continuo e repetitivo não atendendo os requisitos de um projeto.Exemplo que diferencia projeto e operação é a construção de um modelo automotivo, cada modelo pode ser considerado um projeto e cada carro produzido a partir desse modelo é uma operação continua.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Qual responsabilidade nas questões abaixo não compete ao Sponsor?
		
	
	Aprovar o escopo definido para o projeto
	
	Apresentar a caracterização do projeto para todos os participantes do programa
	
	Garantir foco e direcionamento do projeto
	 
	Alertar a alta administração, se achar que os objetivos técnicos, prazos e custos não serão atingidos
	
	Caracterizar

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais