Buscar

25 Questões Abertas de Provas Anteriores - Legislação Trab e Prev

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

25 Questões Abertas de Provas Anteriores – Com Gabarito
01.Em que situação pode haver alteração do contrato de trabalho?
Gabarito: Quando houver concordância do empregado, e essa alteração não lhe causar prejuízos diretos e indiretos
02. Discorra sobre a evolução histórica dos direitos trabalhista e previdenciário.
Resposta: O trabalho era considerado pelos nobres, senhores feudais e vencedores como algo doloroso, por esse motivo não trabalhavam e, para que tivessem suas necessidades satisfeitas, escravizavam ou impunham o trabalho aos pobres, aldeões, pessoas humildes. A definição de trabalho em muito evoluiu e, hoje, é toda energia de caráter não só físico, mas também intelectual despendida a realização de uma tarefa para o alcance de um objetivo. Para o Direito do Trabalho interessa o trabalho dedicado a terceiros. O Direito do Trabalho teve suas raízes durante a Revolução Industrial no século XIX, quando a exploração do trabalho era desumana. Os trabalhadores (operários) não tinham direitos, eram mal remunerados, sem garantias. Todos que tivessem capacidade, saúde trabalhavam: inclusive as crianças, sem limite de jornada de trabalho. A Previdência surgiu, em verdade, no seio da família, eis que os mais capacitados assistiam aos idosos e incapacitados, tentando manter o rendimento da família. Ao mesmo tempo, os trabalhadores por livre e espontânea vontade, criaram as caixas de socorro mútuo, em que por meio de cotas, reservavam parte de seu salário para socorrer aqueles que necessitassem. O Direito Previdenciário surgiu para organizar esse sistema, garantindo a todos os trabalhadores, indistintamente, o direito à previdência e assistência sempre que necessitarem
Gabarito: abordar os conceitos de trabalho e previdência. Descrever a escravidão e a servidão, falando das corporações de oficio e o espirito de solidariedade que, pela convivência, surge entre seus membros, originando as caixas de socorro mútuo, e o direito previdenciário. Abordar a revolução industrial descrevendo os fatos sociais, jurídicos, econômicos, tecnológicos e políticos que deram origem ao direito do trabalho.
03. Ficará caracterizada a relação de emprego, caso um trabalhador eventual substitua um empregado regular? Justifique sua resposta.
Gabarito: Sim. A jurisprudência considera que a prestação de serviços por trabalhador individual, em lugar de um trabalhador regular, caracteriza relação de emprego.
04. Jaqueline trabalhou em uma empresa por tempo determinado e foi dispensada, pois alegaram que já havia cumprido a duração máxima para este tipo de contrato de trabalho. Responda a Jaqueline qual a duração máxima do contrato de trabalho por tempo determinado?
Gabarito: O contrato de trabalho por tempo determinado não pode exceder o período de 2 anos
05. Um empregador celebra contrato de trabalho por prazo de 12 meses. Expirado esse prazo, e após 3 meses, celebra outro contrato, por prazo de 6 meses, com o mesmo empregado, para a execução de idêntico serviço. Será válido o prazo do contrato?
Gabarito: Não. Como maneira de desestimular o uso dos contratos de trabalho por tempo determinado, destinados a impedir a continuação no emprego, a legislação considera contrato celebrado dentro de 6 meses do término do anterior como contrato por tempo indeterminado;
06. Qual a finalidade da CIPA?  
Gabarito: A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, como o próprio nome diz, objetiva a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, identificando os riscos do processo do trabalho e buscando soluções que possam prevenir a ocorrência de danos à saúde do trabalhador.
07. Como o Direito Previdenciário, justifica o Princípio da Solidariedade?
Gabarito: Sua justificativa está nas pequenas contribuições de todos que geram cobertura para todos. (Art.3º CF 88).
08. Quais são os tipos de prestações beneficiárias garantidas aos segurados?
Gabarito: Seguro acidente, Auxílio doença, Aposentadoria, Licença gestante.
*Auxílio-doença devido ao segurado que, após a carência de 12 (doze) contribuições, em caso de doença comum e isento, quando for originária de um acidente, ficar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias, num valor correspondente a 91% do salário benefício, desde que não seja inferior ao salário-mínimo. 
*Aposentadoria por invalidez - devida ao segurado que, após cumprida a carência - 12 contribuições em caso de doença comum, e isento quando a incapacidade for originária de um acidente de qualquer natureza e causa - ficar incapacitado para o trabalho por mais de 15 (quinze) dias. O segurado receberá, então, um valor correspondente a 100% do salário benefício que não poderá ser inferior a um salário-mínimo.
09. Marcelo trabalha por tarefa e seu empregador Pablo reduziu seu salário de forma que o afetou sensivelmente. Pergunta-se: Qual o caminho jurídico que Marcelo deverá tomar?
Gabarito: Ingressar judicialmente com uma reclamação trabalhista por rescisão indireta do contrato de trabalho.
10. O empregado que se afastar por motivo de doença, tem o direito de correção salarial igual àquela obtida por outros empregados, após seu retorno ao trabalho? Justifique a resposta
Gabarito: A legislação determina que o empregado afastado por motivo de doença tem direito à correção salarial que, em sua ausência, tenha sido concedida à categoria a que pertença.
11. O que é Convenção Coletiva de Trabalho?
Gabarito: Convenção Coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos da categoria econômica e profissional estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho
12. Qual o significado da sigla GRRF?
Gabarito: Guia de recolhimento rescisão do fundo de garantia por tempo de serviço.
13. O empregado cipeiro (membro da CIPA) tem direito à estabilidade? Justifique a resposta:
Gabarito: A Constituição Federal, ao garantir a estabilidade aos cipeiros, o fez somente em relação àqueles que sejam eleitos. Assim, tendo-se em vista que a eleição é peculiar aos representantes dos empregados, pois os representantes do empregador são por ele designados, a estabilidade somente é conferida ao cipeiro representante dos empregados. Portanto, o empregado designado como responsável pelo cumprimento da NR-05 nos Condomínios com menos de 51 empregados, por ser indicado pelo empregador, não fará jus à estabilidade provisória do cipeiro.
14. O que é Auxílio- Reclusão? E a quem é devido?
Gabarito: É o auxílio destinado ao segurado que se encontra recolhido preso e desde que este não receba valores salariais ou benefícios previdenciários e é devido aos seus dependentes.
15. O que é aposentadoria por invalidez motivada por acidente de trabalho?
Gabarito: É aquela devida quando a perícia médica concluir que o segurado, em consequência do acidente de trabalho, é incapaz total ou parcialmente para o exercício de qualquer atividade que garanta sua subsistência.
16. Quais as regras que justificam o Princípio da Proteção do Economicamente mais Fraco?
Gabarito: Indubio Pro-Operarium, aplicação da norma mais favorável e aplicação da condição mais benéfica.
17. O que é a Previdência Social?
Gabarito: É uma entidade pública destinada a amparar a população, por motivo de velhice, doença, acidente de trabalho, tempo de serviço, tendo como base um sistema de seguro obrigatório.
18. Como é mantida a PREVIDÊNCIA SOCIAL?  
Gabarito: Pelas contribuições dos empregados, empregadores e pelo próprio Governo.
19. Qual o propósito do aviso prévio?  
Gabarito: Tem o propósito de notificar antecipadamente, tanto o empregado quanto o empregador, do desejo de não dar continuidade ao contrato de trabalho.
20. É possível desistir após ter dado aviso prévio ao empregado? Justifique sua resposta
Gabarito: Existe tal possibilidade, pois a rescisão se torna efetiva somente depois de expirado o respectivo prazo. Mas se a parte notificante reconsiderar o ato antes de seu término, a outraparte pode aceitar ou não a reconsideração e, caso aceite, o contrato continuará vigorando como se não tivesse havido o aviso prévio. O aviso prévio é em princípio de 30 (trinta) dias corridos.
21. O que é contrato de trabalho individual?
Gabarito: Contrato de trabalho individual é o acordo, tácito ou expresso, firmado entre empregador e empregado, para a prestação de serviço pessoal, contendo os elementos que caracterizam uma relação de emprego.
22. A jornada de trabalho é o período em que o empregado irá executar o serviço contratado, de acordo com as ordens e diretrizes traçadas pelo empregador. Conceitualmente, jornada de trabalho é o período em que o empregado fica à disposição do empregador, cumprindo ou aguardando suas ordens. Ela deverá ser registrada no contrato de trabalho, não podendo, todavia, ultrapassar os limites estabelecidos na legislação pertinente. Diante do texto acima responda as seguintes perguntas: 
1) Qual a duração máxima normal da Jornada semanal de trabalho? 
2) Após 8 horas diárias normais de trabalho, quantas horas a legislação permite que sejam prorrogadas? 
3) Em que consiste a compensação de horário de trabalho?
Gabarito:	1)44 horas semanais. 
2)2 horas diárias. 
3) Aumento da jornada diária e redução em outro dia da semana.
23. João Carlos Alberto exercia a atividade de vigilante patrimonial noturno na indústria Amônia S/A. No ano de 2012, durante revista a um veículo, foi baleado no braço ficando incapacitado para o exercício de sua atividade profissional. Em ato seguinte foi readaptado profissionalmente para a atividade de telefonista, exercendo sua atividade com sua colega Fernanda Souza, que inicialmente o recepcionou muito bem em sua nova atividade. Diante da readaptação profissional João continuou a receber seu antigo salário de R$ 2.000,00 o que gerou insatisfação em Fernanda que recebia R$ 800,00 realizado a mesma atividade, fazendo com que a mesma ajuizasse reclamação trabalhista com pleito de equiparação salarial. Diante do exposto questiona-se: Fernanda terá êxito em seu pleito? Justifique a resposta:
Gabarito: Não, pois o empregado readaptado profissionalmente não pode ser utilizado com paradigma em sede de pedido de equiparação salarial, conforme artigo 461, §4º da C LT.
24. José foi contrato em dia 12 / 04 / 2009, pela empresa Americana Ltda., no contrato de trabalho individual indeterminado, exercendo à sua função de balconista, no horário de 8.00 as 17.00, de 2ª a 6ª feira, com intervalo de uma hora para refeição de descanso. Tendo uma excelente conduta profissional. Ocorre, que há aproximadamente um ano, José, vem apresentado conduta imprópria na empresa, como: faltas habituais, atrasados habituais e falta de desinteresse na função exercida. O empregador já utilizou de todas as medidas próprias, tais como, advertência verbal e escrita, suspensão, porém nada parece modificar a conduta de José que permanece ausentando-se injustificadamente. Pergunta-se: O empregador não deseja mais continuar com o vínculo de emprego. Analisando as hipóteses de terminação do contrato de trabalho, explique qual a forma de extinção contratual que a empresa pode utilizar para demitir o funcionário José?
Gabarito: Demissão por justa causa (artigo 482, C LT).
25. João Paulo trabalhava como vendedor e recebia salário de R$ 2.000,00 mensais. Viajava constantemente para outros Estados, em média três vezes por mês. Em razão dessas viagens recebia mensalmente o equivalente a R$ 1.500,00, a título de diárias de viagem. A empresa não exigia que João Paulo comprovasse as despesas realizadas. Diante do caso apresentando, responda justificadamente: Essas diárias de viagem integram o salário de João Paulo? Justifique? 
Gabarito: Sim, pois de acordo com o art. 457, §2º da CLT as diárias de viagem superiores a 50% do salário do empregado integram o salário, até porque não havia exigência de prestação de contas, para que comprovasse que as diárias eram realmente para as despesas.

Continue navegando