Buscar

teste de saude do idoso

Prévia do material em texto

1.
		O envelhecimento fisiológico do aparelho respiratório envolve as seguintes modificações anatomofuncionais como:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	aumento da elasticidade do parênquima pulmonar;
	
	
	aumento progressivo da pressão parcial de CO2;
	
	
	redução do volume residual pulmonar;
	
	
	diminuição da complacência da caixa torácica;
	
	
	redução do espaço morto pulmonar.
	
	
		2.
		Segundo a OMS população envelhecida, ou envelhecimento populacional, é quando a porcentagem da população acima de 60 anos atinge acima de 7%. Estamos, atualmente, no Brasil, com 13% da população nestas condições. Deixamos de ser um país de jovens.
 PORQUE
Dentre as razões para o envelhecimento populacional no Brasil podemos citar: redução da mortalidade e manutenção da fecundidade, e o aumento da expectativa de vida do brasileiro.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
		3.
		A queda pode ser considerada um evento sentinela na vida de uma pessoa idosa, um marcador potencial do início de um importante declínio da função ou um sintoma de uma patologia nova. Seu número aumenta progressivamente com a idade em ambos os sexos, em todos os grupos étnicos e raciais. Com relação a dados epidemiológicos sobre quedas em idoso, pode-se afirmar:
I. A freqüência de quedas em idosos é maior em mulheres do que em homens da mesma faixa etária.
II. Idosos de 75 a 84 anos que necessitam de ajuda nas atividades de vida diária têm uma probabilidade de cair 14 vezes maior que pessoas da mesma idade independentes.
III. 50% das quedas resultam em fraturas.
Estão corretas as afirmativas:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	somente a II
	
	
	I, II e III.
	
	
	somente a I.
	
	
	II e III.
	
	
	I e II.
	
	
		4.
		O envelhecimento traz mudanças significativas no organismo e principalmente na constituição corporal. Sobre estas mudanças pode-se afirmar que a:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	distribuição da gordura ocorre de forma aleatória
	
	
	massa óssea trabecular aumenta
	
	
	há formação de cartilagem com o aumento da idade.
	
	
	massa gordurosa aumenta
	
	
	água intracelular aumenta
	
	
		5.
		A Política Nacional do Idoso visa a estabelecer normas e diretrizes para a implementação de programas voltados para o bem-estar dos idosos. Neste sentido, é correto afirmar:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Os objetivos gerais desta política incluem a viabilização da permanência destes cidadãos na comunidade, integrados às suas famílias e mantendo maior nível de independência e de apoio nas atividades de vida diária.
	
	
	É objetivo da Política Nacional do Idoso estimular a institucionalização dos idosos dependentes ou semi-dependentes, criando para isto linha de crédito junto ao BNDES para a construção de novas e mais equipadas instituições.
	
	
	A Política Nacional do Idoso, afim de estimular a permanência do Idoso na comunidade e no seio familiar, proíbe a criação de novas Instituições de Longa Permanência para Idosos, e determina a extinção de todas as existentes, a partir de 2010.
	
	
	A Política Nacional do Idoso determina prazo para criação de setores geriátricos nos hospitais públicos, afim de que idosos com alto grau de dependência sejam internados nesses hospitais, evitando a proliferação de Instituições Asilares como tem-se observado no Brasil.
	
	
	A Política Nacional do Idoso proíbe a institucionalização de idosos, a não ser nos casos de dependência Grau III (avançada).
	
	
		6.
		A prótese total de quadril se caracteriza pela substituição ou troca da articulação coxofemural , e é indicada no caso de dor grave e contínua e incapacidade para as atividades sociais e de lazer. Além destas, existem outras indicações para esta cirurgia, com exceção de uma das opções abaixo, como:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	artrite reumatóide
	
	
	necrose vascular
	
	
	tumores ósseos benignos
	
	
	osteoartrose grave
	
	
	osteoporose
	
	
		7.
		Na avaliação de paciente com história de síncope, é importante a pesquisa de hipotensão ortostática. Recomenda-se medir a pressão arterial após 5 minutos na posição supina e 1 a 3 minutos após assumir a posição ortostática. Caracteriza hipotensão ortostática:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Redução de 20 mmHg na pressão sistólica e diastólica iniciais, na presença de sintomas.
	
	
	Presença de sintomas de tontura, independentemente de queda da pressão arterial.
	
	
	Redução da pressão sistólica abaixo de 80 mmHg.
	
	
	Redução superior a 20 mmHg na pressão sistólica inicial, independentemente de sintomas.
	
	
	Redução de 30 mmHg na pressão sistólica inicial e 10 mmHg na pressão diastólica inicial.
	
	
		8.
		Várias são as hipóteses formuladas para explicar o processo de envelhecimento, refletindo, muito provavelmente, a ausência de clareza na questão. Embora haja dificuldade em se estabelecer uma única razão para explicar esse processo, acredita-se que dois fatores principais devam influenciá-lo: o fator genético, e o fator ambiental. Qual das teorias listadas abaixo não faz parte do grupo de "Teorias do Envelhecimento Programado" (que se utiliza da genética como um modelo de relógio biológico, para explicar o envelhecimento):
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Teoria neuroendócrina.
	
	
	Teoria da morte programada (apoptose).
	
	
	Teoria dos efeitos deletérios dos radicais livres.
	
	
	Teoria do controle genético.
	
	
	Teoria telomérica da senescência.
	
	
		9.
		Desde 400 a.C. já era falado:
"A juventude de hoje está perdida. Não respeitam os mais velhos."
Conflitos intergeracionais devido ao choque de ideias e mentalidades ocorrem devido à formação em épocas distintas e com culturas diferentes. Como seria possível minimizar tais conflitos?
		Quest.: 9
	
	
	
	
	A compreensão com o idoso e a flexibilidade dos jovens são fundamentais para que o idoso não se sinta isolado.
	
	
	A compreensão por parte dos jovens poderia fazer com que o idoso perdesse o estímulo de expor suas ideias e brigar por elas.
	
	
	A compreensão mútua e flexibilidade de ambas as partes são fundamentais na resolução destes conflitos.
	
	
	A compreensão mútua é fundamental e o respeito às ideias do idoso devem sempre prevalecer.
	
	
	A compreensão mútua e flexibilidade de ambas as partes são fundamentais, porém as ideias jovens podem ser impostas aos idosos para que interajam com a modernidade.
	
	
		10.
		Segundo o IBGE, em ¿Indicadores Sociodemográficos ¿ Perspectivas para o Brasil 1991-2030¿, a esperança de vida ao nascer (ou expectativa de vida ao nascer) no Brasil em 2005 seria de 72,05 anos. Em relação a esses indicadores é correto afirmar:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Ainda sob esperança de vida ao nascer, em relação ao sexo masculino, Santa Catarina apresenta-se na 5ª posição entre os Estados Brasileiros.
	
	
	O Rio Grande do Sul, em 2005, apresentava a maior esperança da vida ao nascer entre os Estados brasileiros, exatamente 74,5 anos.
	
	
	Em 2005, em relação à esperança de vida ao nascer, o Brasil ocupava o primeiro lugar entre os países da América latina e Caribe, e a 10ª posição no mundo.
	
	
	Alagoas, apesar de IDH baixo, está entre os três Estados brasileiros com maior esperança de vida ao nascer.
	
	
	Santa Catarina apresentava em2005 uma esperança de vida ao nascer de 74,78 anos (considerando ambos os sexos), sendo o segundo estado brasileiro, atrás apenas do Distrito Federal, e a projeção é que ocupe a primeira posição a partir de 2015.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes