Buscar

Resumo_das_Unidades_lecionadas (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DE PESSOAS II – UNIDADE DUQUE DE CAXIAS.
Resumo das Unidades lecionadas no 1.º Bimestre de 2014 (2).
Tópicos que serão reapresentados em Sala de Aula – no dia 03/10/2014.
Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si. Exemplo: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa, etc. É uma reunião daquilo que contém aspectos, características ou tipos distintos, em que há ou demonstra oposição, e que não está em concordância. São divergentes.
Gestão da diversidade: Os resultados de algumas recentes pesquisas que se propuseram a verificar a coerência entre o discurso e as práticas em algumas empresas têm sido, entretanto, desanimadores: o fato de as empresas brasileiras contratarem indivíduos diferenciados não significa que os estejam tratando de forma igualitária. Essas pesquisas revelam discrepâncias entre o dito e o feito pelas organizações, entre a modernidade do discurso e o conservadorismo das práticas. 
Um dos aspectos que demonstra um clima negativo dentro da organização é a alta rotatividade de pessoal. Existem algumas variáveis que influenciam diretamente o Clima Organizacional. 
Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de Recursos Humanos, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.
A avaliação do clima compete aos gestores: todos têm o compromisso de monitorar o clima da sua unidade e intervir sempre que necessário. Avaliar o clima da organização é responsabilidade do RH. Compete a ele ouvir coletivamente os funcionários, já que sua missão é assegurar que a empresa tenha um bom ambiente de trabalho.
Há uma resistência natural nas pessoas ao pensar sobre o planejamento de suas vidas profissionais, principalmente pelo fato de encararem a trilha profissional como algo dado pela empresa e não terem sido estimulados anteriormente a pensar sobre o assunto.
Uma empresa que conta com a gestão de carreira bem definida consegue manter seus profissionais motivados e alinhados aos seus objetivos, retendo talentos que sabem que podem crescer naquele ambiente e que, por isso mesmo, naturalmente contribuirão para que a empresa seja diferenciada no mercado.
A Remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como: horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem entre outras. 
As Recompensas Organizacionais oferecidas pela organização influenciam a satisfação dos seus colaboradores, visto que estes estão dispostos a investir com os seus recursos individuais na medida em que obtém retornos e resultados dos seus investimentos. A forma de recompensar os funcionários depende de empresa para empresa, no entanto, todas devem estar cientes do duplo objetivo que a recompensa proporciona. 
Os Benefícios constituem o pagamento financeiro indireto oferecido aos funcionários. Os Benefícios agregam valor às organizações, pois os resultados desta prática são visíveis e mensuráveis. Atenção aos objetivos básicos.
É importante ao administrador ter conhecimento sobre como ocorre a motivação e o incentivo no indivíduo para que possa aplicar uma Política de Incentivos que realmente sensibilize seus funcionários, inclusive da sociedade como um todo. O incentivo, seja material ou emocional, é intensamente aplicado nas organizações para conseguirem de seus funcionários, maior empenho em suas tarefas e um consequente desempenho melhor em busca dos objetivos organizacionais. 
O novo padrão de trabalho prevê pouca estabilidade, quase nenhuma garantia de permanência do trabalhador na empresa e a necessidade de se qualificar o mais possível e continuamente. Flexibilização passa a ser a palavra de ordem para garantir um nível de empregabilidade seguro.
A forma de recompensar os funcionários depende de empresa para empresa, no entanto, todas devem estar cientes do duplo objetivo que a recompensa proporciona: ao mesmo tempo, trazer benefícios para os funcionários, que se sentem recompensado pelo trabalho realizado, e para a própria empresa que ao recompensar o empregado visa à obtenção de lucro. 
Os Benefícios são uma forma de remuneração indireta que visa facilitar a vida dos funcionários que se não sendo proporcionados pela organização teriam que ser pagos integralmente com o próprio salário. 
Vantagens dos Benefícios: Geralmente os objetivos básicos dos benefícios são: a melhoria da qualidade de vida, melhoria do clima organizacional, redução da rotação de pessoal e do absenteísmo, facilidade na atração e na manutenção de recursos humanos e aumento da produtividade em geral.

Outros materiais