Buscar

História da Educação no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0242_AV_201401313531 » HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  ÉRIKA 
	Professor:
	LELIA FERREIRA BRANTH DE ARRUDA
	Turma: 9014/AC
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 17/11/2014 14:18:32
	
	 1a Questão (Ref.: 201401581446)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Fuvest, 2010) Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia, permanecendo até sua expulsão, pelo governo de Portugal, em 1759. Sobre as ações dos jesuítas nesse período, é correto afirmar que
		
	 
	foram responsáveis pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios secundários e escolas de 'ler e escrever'.
	
	criaram escolas de arte que foram responsáveis pelo desenvolvimento do barroco mineiro.
	
	defenderam os princípios humanistas e lutaram pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos.
	
	formularam acordos políticos e diplomáticos que garantiram a incorporação da região amazônica ao domínio português.
	
	causaram constantes atritos com os colonos por defenderem, esses religiosos, a preservação das culturas indígenas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401586362)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas primeiras duas décadas do século XX, na educação brasileira, várias ideias pedagógicas estavam presentes. Identifique nas opções abaixo, aquela que apresenta o seu significado corretamente.
		
	
	PEDAGOGIA LIBERTÁRIA- implantada com as ideias republicanas, acreditava que o conhecimento não se reconstrói, não se transforma apenas se transmite.
	
	PEDAGOGIA CRISTÃ-PROTESTANTE - liderada pelos intelectuais da igreja sendo tradicional em nossas terras desde os jesuítas.
	
	PEDAGOGIA TRADICIONAL - apresentada pelos religiosos católicos seguidores da Reforma , propunha que instrução e o trabalho caminhassem juntos.
	
	PEDAGOGIA POSITIVISTA - representada pelos movimentos sociais populares, teve Ferrer como o oideólogo que desenvolveu o método racional, enfatizando as ciências naturais.
	 
	PEDAGOGIA NOVA - visão filosófica baseada na atividade, foi assumida pela burguesia e alimentada pelo ¿otimismo pedagógico¿, tendo maior força a partir dos anos vinte.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401920929)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual a causa principal da Reforma Protestante do século XVI?
		
	
	O crescimento da burguesia desde o século XIV.
	
	As doenças que geraram a união das Igrejas.
	 
	Uma crise na Igreja Católica desde a Idade Média.
	
	Fortalecimento das religiões.
	
	As discussões constantes entre o poder e a igreja.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401362594)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As origens das instituições escolares no Brasil podem ser localizadas no século XVI com a chegada dos:
		
	
	Carmelitas
	
	Beneditinos
	
	Invasores franceses
	
	Missionários presbiterianos
	 
	Jesuítas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401362605)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	 Leia o texto a seguir:
 
A situação da educação na colônia começou a mudar com a vinda forçada de Dom João VI para o Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão que haviam invadido Portugal por esta época. Dom João sabia que sua estadia forçada em terras brasileiras não seria curta e, portanto, além de abrir os portos do Brasil às nações amigas, resolveu permitir a imprensa, facilitar a entrada de livros e fundar cerca de uma dezena de instituições de ensino técnico ou superior em nosso território, no Rio de Janeiro e na Bahia. Estas instituições visavam apenas a formação de profissionais de nível superior nas áreas de Engenharia, Medicina, Química e Agricultura. Dom João VI não fundou nenhuma escola de Direito no Brasil, não tomou iniciativa alguma quanto à organização do ensino primário nem do secundário, que continuaram existindo sob a forma das aulas régias instituídas pelo Marquês de Pombal. Tampouco fundou institutos de pesquisa ou de ensino de disciplinas de interesse, nem tentou organizar uma Universidade no Brasil, embora estas instituições fossem já comuns na Europa e mesmo nas demais colônias da América Espanhola.
 
(http://www.cristianismo.org.br/his-br01.htm - adaptado)
 
 
Marque a alternativa que melhor interpreta o texto acima:
 
 
 
		
	
	D. João contribuiu sobretudo com o desenvolvimento da pesquisa, sobretudo nas áreas de engenharia, medicina, química e agricultura.
	
	O ensino primário e o ensino secundário foram prioridade após a abertura dos portos às nações amigas.
	
	O Brasil, assim como as colônias espanholas foi um dos pioneiros a estabelecer o sistema de aulas régias após a transferência da família Real. A criação dessas aulas tinha como objetivo adaptar a educação aos moldes do sistema educacional europeu.
	 
	Dom João quis resolver apenas um problema mais imediato:a falta de um certo número de engenheiros, médicos e agrônomos no Brasil, e não o problema da educação de forma geral do povo brasileiro.
	
	D. João VI sancionou a primeira lei que garantia que a instrução primária seria gratuita a todos os cidadãos o que atenderia a carência de mão de obra deixada pelo período jesuítico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401587261)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	PARA SE COMPREENDER A EDUCAÇÃO BRASILEIRA É PRECISO TER CLARO O TEOR DE ALGUMAS LEIS QUE VIGORARAM E AINDA VIGORAM DENTRO DO CENÁRIO EDUCACIONAL. ELAS ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADAS AO MOMENTO POLÍTICO EM QUE FORAM CRIADAS. SOBRE ESSA QUESTÃO IDENTIFIQUE A OPÇÃO CORRETA:
		
	
	A LEI 4.024/61- PERÍODO DESENVOLVIMENTISTA TRAMITOU NO CONGRESSO POR TREZE ANOS E MOSTROU CONSENSO ENTRE OS DEFENSORES DO ENSINO PÚBLICO E OS PARTIDÁRIOS DAS ESCOLAS PRIVADAS.
	
	A LEI 5540/68- PERÍODO DA DITADURA MILITAR FOI RESPONSÁVEL POR AGLUTINAR O ENSINO PRIMÁRIO COM O GINASIAL PASSANDO DE 4 PARA 8 ANOS OBRIGATÓRIOS.
	
	A LEI 5692/72- PERÍODO DA DITADURA MILITAR FOI RESPONSÁVEL PELA JUNÇÃO DAS FACULDADES EM UNIVERSIDADES E PELA MATRÍCULA POR DISCIPLINA.
	
	A LEI 7044/82- PERÍODO DA ABERTURA POLÍTICA FOI RESPONSÁVEL PELO RETORNO DO ENSINO DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA NO 2º GRAU.
	 
	A LEI 9394/96- PERÍODO DO BRASIL DEMOCRÁTICO FOI RESPONSÁVEL POR ESTRUTURAR A EDUCAÇÃO EM 2 NÍVEIS: EDUCAÇÃO BÁSICA (EDUCAÇÃO INFANTIL- CRECHE E PRÉ-ESCOLA; ENSINO FUNDAMENTAL- 1º ANO AO 9º ANO; ENSINO MÉDIO -1º ANO AO 3º/4º ANO) E EDUCAÇÃO SUPERIOR.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401581856)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(ENEM, 2007) Após a Independência, integramo-nos como exportadores de produtos primários à divisão internacional do trabalho, estruturada ao redor da Grã-Bretanha. O Brasil especializou-se na produção, com braço escravo importado da África, de plantas tropicais para a Europa e a América do Norte. Isso atrasou o desenvolvimento de nossa economia por pelo menos uns oitenta anos. Éramos um país essencialmente agrícola e tecnicamente atrasado por depender de produtores cativos. Não se poderia confiar a trabalhadores forçados outros instrumentos de produção que os mais toscos e baratos. O atraso econômico forçou o Brasil a se voltar para fora. Era do exterior que vinham os bens de consumo que fundamentavam um padrão de vida 'civilizado', marca que distinguia as classes cultas e "naturalmente" dominantes do povaréu primitivo e miserável. (...) E de fora vinham também os capitais que permitiam iniciar a construção de uma infraestrutura de serviços urbanos, de energia, transportes e comunicações. (Paul Singer. Evolução da economia e vinculação internacional. In: I. Sachs; J. Willheim; P. S. Pinheiro (Orgs.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Cia. das Letras, 2001, p. 80.) Levando-se em consideração as afirmações acima, relativas à estrutura econômica do Brasil por ocasião da independência política (1822), é correto afirmar que o país:
		
	
	se industrializou rapidamentedevido ao desenvolvimento alcançado no período colonial.
	
	teve sua industrialização estimulada pela Grã-Bretanha, que investiu capitais em vários setores produtivos.
	
	extinguiu a produção colonial baseada na escravidão e fundamentou a produção no trabalho livre.
	
	se tornou dependente do capital estrangeiro, que foi introduzido no país sem trazer ganhos para a infraestrutura de serviços urbanos.
	 
	se tornou dependente da economia europeia por realizar tardiamente sua industrialização em relação a outros países.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401362402)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando a chegada da família real no Brasil e sua instalação na cidade do Rio de Janeiro, considerando as ações executadas na área de educação realizadas antes e durante sua estadia, podemos afirmar que Dom João VI:
		
	
	Uniu índios, negros e brancos na educação formal.
	
	Manteve uma educação para indígenas e negros na educação formal à época.
	
	Incluiu apenas negros, excluindo os índios da educação formal à época.
	
	Incluiu apenas índios, excluindo os negros da educação formal à época.
	 
	Manteve uma educação excludente de índios e negros.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401441440)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A relação entre os historiadores e as fontes documentais, mais especificamente as que se encontram em arquivos, não foi sempre a mesma, como nos mostram importantes e divulgados trabalhos de historiografia. Dos que viam nos documentos fontes de verdade, testemunhos neutros do passado, aos que analisam seus discursos, reconhecem seus vieses, desconstroem seu conteúdo, contextualizam suas visões, muito se passou. Carlos Bacellar. Uso e mau uso dos arquivos. 
In: Carla Bassanezi Pinsky (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005, p. 25 (com adaptações). 
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as transformações ocorridas na produção historiográfica do século XIX, discuta como o historiador pode falar das transformações da educação no Brasil entre os séculos XVI e XIX.
		
	
Resposta: A educação no Brasil passou por várias transformações desde o seu descobrimento. A princípio, os padres Jesuítas e sua Companhia de Jesus, acreditavam que estavam trazendo grande benefício para os nativos retirando-os das trevas culturais onde se encontravam, desvalorizando suas caracteristicas culturais e impondo uma educação forçada para alcançar seus objetivos de catequisação. Cada período histórico evolui conforme sua necessidade de adaptação ao meio atual. A escola e a educação foi se modificando progressivamente, mudando para as aulas régias, onde cada professor, pago pelo Estado, ensinava sua disciplina isoladamente, transitando pelos modelos Liberais de Ensino, a escola Tradicional, impõe conteúdos programáticos aos alunos, a Escola Nova percebe que cada aluno é um sujeito único e valoriza o seu próprio tempo e modo de aprendizagem. Depois, a necessidade do Capitalismo resulta no modelo Tecnicista de Educação, visando a formação de mão de obra rápida para o trabalho nas indústrias e assim, cada momento histórico propõe as modificações que se fazem necessárias.
	
Gabarito: é apresentar as principais formas de conhecer a história da educação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401444003)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"O Regime Militar espelhou na educação o caráter anti-democrático de sua proposta ideológica de governo: professores foram presos e demitidos; universidades foram invadidas; estudantes foram presos e feridos, nos confrontos com a polícia, e alguns foram mortos; os estudantes foram calados e a União Nacional dos Estudantes proibida de funcionar; o Decreto-Lei 477 calou a boca de alunos e professores." (José Luiz Paiva Bello)
Analise a afirmativa acima.
		
	
Resposta: Durante o período da Ditadura Militar, as escolas e universidades, assim como outros locais de reuniões de intelectuais, se mostravam um perigo, por contestar o regime vigente. Os militares lutavam com todas as armas para manter a população quieta e silenciosa, sem contestações contra o regime e preferivelmente, sem manifestar nenhum tipo de produção que fosse contrária à ditadura. As escolas eram duramente fiscalizadas e as manifestações rapidamente desarticuladas com o uso da força, tortura e exílio para quem ousasse se manifestar. Foi um período de grande repressão e sofrimento.
	
Gabarito: Deve-se sinalizar a fragilidade do modelo abrangente, tornando-se segmentado, direcionado.

Outros materiais