Buscar

APLO 2 a Recrutamento e Seleção e Treinamento e Desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APLO 2 a
Questão 1/5 - Recrutamento e Seleção
José, recém-formado como tecnólogo em gestão de recursos humanos, foi contratado para trabalhar em uma grande empresa de recrutamento e seleção de recursos humanos. Hoje, no período da tarde, ele entrevistará candidatos para uma vaga de operador de caldeira.
Pelo fato de não ter familiaridade com esse tipo de vaga, para ficar mais seguro durante a condução da entrevista, José redigiu um roteiro com todas as perguntas que considera pertinentes para inquerir aos candidatos.
Qual tipo de entrevista de seleção usada por José?
	
	A
	Entrevista estruturada. 
Você acertou!
A resposta correta é A: entrevista estruturada ou fechada, pois José redigiu um roteiro com perguntas pré-estabelecidas para conduzir a entrevista.
As demais alternativas são incorretas porque as entrevistas semiestruturada e abertas implicam em algum grau de liberdade do entrevistador, o que não foi apresentado no caso de José.
A partir do caso de José não é possível saber se a entrevista será de triagem ou comportamental baseada em competências.
(Aula 03, temas 3 e 4)
	
	B
	Entrevista semiestruturada
	
	C
	Entrevista aberta
	
	D
	Entrevista comportamental
	
	E
	Entrevista de triagem
Questão 2/5 - Treinamento e Desenvolvimento
Para a realização dos projetos de treinamentos é necessário estabelecer uma logística que garanta o seu desenvolvimento e realização. No que se refere aos 10 passos para a logística de produção e realização de treinamento, marque V para as afirmativas verdadeiras, F para as afirmativas falsas e depois assinale a alternativa correta.   
 
(   ) É preciso definir todos os detalhes, como: qual será o conteúdo do treinamento, a metodologia, a forma de avaliação, o cronograma, a data, o local e etc.
(   ) As pessoas que irão participar devem ser convocadas com antecedência de forma que se sintam motivadas a participar.
(   ) É necessário organizar as questões de apoio, como alimentação, transporte, pessoal para recepção e entrega de material.
	
	A
	V – F – V
	
	B
	F – V – V
	
	C
	V – V – V
Você acertou!
Quarto Passo - Etapa de produção do projeto, reunião de briefing (definição do conteúdo, metodologia, tipo de avaliação, definição de cronograma, acompanhamento e validação de algumas etapas de produção.
Quinto Passo - É o momento de determinar a data do treinamento, o local, os recursos de apoio, o transporte dos alunos.
Sexto Passo - Convocação dos alunos (Divulgar, Motivar, Envolver)
Sétimo Passo - Apoio e alimentação (Coffe break, Almoço, Pessoal de recepção, suporte para entrega de material, crachá, técnico de TI).
(Slides Aula 3)
	
	D
	V – V – F
Questão 3/5 - Treinamento e Desenvolvimento
Durante a SIPAT (Semana Interna de Proteção de Acidentes de Trabalho) da empresa Alfa, foi ministrado um treinamento sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual-EPI, pois foi identificado que 80% dos funcionários não faziam uso dos equipamentos. Após dois meses identificou-se que todos os colaboradores passaram a usar os EPIs, houve diminuição índice de afastamentos, redução de seguros e licenças médicas decorrentes dos acidentes de trabalho.
 
Sobre o caso apresentado, avalie as assertivas:
 
I – Houve mudança de comportamento dos colaboradores, pois estes passaram a utilizar os EPIs.
II – A diminuição do índice de afastamentos faz parte da avaliação do resultado do treinamento.
III – A redução dos seguros pagos em decorrência dos acidentes de trabalho faz parte da avaliação da reação do treinamento.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas. 
Você acertou!
I – Houve mudança de comportamento dos colaboradores, pois estes passaram a utilizar os EPIs. Correto, conforme estudado no livro base da disciplina, a avaliação do comportamento permite avaliar quais foram as mudanças ocorridas durante o processo, nesse caso o uso dos EPIs é uma mudança de comportamento.
II – A diminuição do índice de afastamentos faz parte da avaliação do resultado do treinamento. Correto, pois esse é um dos impactos do treinamento no resultado organizacional.
III – A redução dos seguros pagos em decorrência dos acidentes de trabalho faz parte da avaliação da reação do treinamento. Incorreto, pois se trata de avaliação do resultado de treinamento, tal como a assertiva II.
Fonte: Freire (2014, capítulo 4).
	
	E
	I e III, apenas.
Questão 4/5 - Recrutamento e Seleção
A seleção de pessoal é eminentemente um processo de comparação: de um lado o cargo e os requisitos e de outro o candidato, com o perfil e as qualificações. A seleção de pessoal busca identificar dentre os candidatos, aquele que apresente a maior compatibilidade com o cargo.
A partir do que foi estudado na aula 03 de Recrutamento e Seleção, assinale a alternativa correta que apresenta a ação inicial da seleção:
	
	A
	Anúncio da vaga.
	
	B
	Definição dos critérios de seleção com base nas informações do cargo. Você acertou!
A alternativa correta é B.
A ação inicial do processo seletivo é a definição dos critérios de seleção, esta se fundamenta nas informações do cargo a ser preenchido, que o selecionador encontra na descrição de cargos, que oferece ao selecionador o detalhamento das tarefas do cargo, dos métodos para a execução e da periodicidade. Os critérios da seleção serão indicados pelas especificações do cargo, que estabelece os requisitos, as responsabilidades e as qualificações exigidas para o seu preenchimento. A clareza de critérios é a chave para elevar a precisão e a eficácia do processo seletivo (Aula 3, tema 01).
As demais alternativas são incorretas:
Anúncio da vaga se refere ao processo de recrutamento.
A aplicação de testes e entrevistas é posterior à definição dos critérios de seleção, bem como o exame médico (admissional) e a integração.
	
	C
	Aplicação de testes, dinâmicas e entrevista.
	
	D
	Exame médico.
	
	E
	Processo de integração do novo colaborador.
Questão 5/5 - Treinamento e Desenvolvimento
A etapa final do programa de treinamento é a definição da avaliação da aprendizagem com o objetivo de verificar sua eficácia, isto é, para ver se o treinamento realmente atendeu as necessidades da organização, das pessoas e dos clientes  (DUTRA, 2006).
 
Analise as asserções abaixo, e, em seguida, avalie a relação proposta entre elas:
 
A avaliação de reação aplicada ao final de um programa de treinamento não avalia a eficácia desse programa
 
PORQUE
 
a eficácia de um programa de treinamento é avaliada a partir dos objetivos alcançados face aos pretendidos.
	
	A
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. Você acertou!
A avaliação de reação aplicada ao final de um programa de treinamento não avalia a eficácia desse programa é correto, pois a avaliação da reação avalia como os treinandos reagem, formando opiniões e atitudes sobre o instrutor, o método de apresentação, a utilidade e o interesse do tema, envolvimento, etc. Assim avalia apenas as condições inerentes ao treinamento e não aos resultados obtidos.
 
A eficácia de um programa de treinamento é avaliada a partir dos objetivos alcançados face aos pretendidos. Correto, essa asserção tem como foco o resultado, assim a etapa final do programa de treinamento é a definição da avaliação da aprendizagem com o objetivo de verificar sua eficácia, isto é, para ver se o treinamento realmente atendeu as necessidades da organização, das pessoas e dos clientes  (DUTRA, 2006).
Fonte: Freire (2014, capítulo 4).
	
	B
	a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	C
	a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	D
	as duas são falsas.

Outros materiais