Buscar

AV PSICOLOGIA DESEN E APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0241_AV_ » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM Data: 10/11/2014
	1a Questão (Ref.: 201402102852)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante a adolescência, período que vai aproximadamente dos 11 aos 20 anos de idade, os seres humanos de toda parte atravessam a grande divisa entre a infância e a idade adulta. Ninguém pode dizer que esse processo seja fácil. A adolescência não se caracteriza por ser uma época de problemas, mas muitos adolescentes passam por momentos de dificuldade, confusão, irritação e depressão. Pensando nessas questões está INCORRETO afirmar que:
		
	
	os pais têm uma importante influência sobre os adolescentes. Os filhos tendem a não se afastar muito das crenças e dos ideais dos pais e estes devem ter especial interesse em saber resolver quaisquer conflitos que apareçam.
	
	pais e professores podem representar verdadeiros modelos para as crianças, sendo fundamental a coerência entre o que se fala e se faz para garantir credibilidade naqueles que estão submetidos aos seus cuidados.
	 
	o vício em drogas, lícitas e ilícitas, nesse período é um risco que pode ser subestimado pela sociedade e pelos próprios adolescentes, pois eles são imunes a esses estímulos.
	
	às vezes a pressão para resolver a crise de identidade é muito grande, e em vez de explorar papéis alternativos os jovens antecipam suas opções, adotando indiscriminadamente os valores de alguém: dos pais, de um culto, de um herói, entre outros.
	
	a sequência de eventos da puberdade é a mesma para os jovens de ambos os sexo e de todas as culturas, mas o ritmo do desenvolvimento da puberdade varia consideravelmente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402145210)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira no que se refere à Teoria de Desenvolvimento Psicossexual, elaborada por Freud.
(1) Fase oral (2) Fase anal (3) Fase fálica (4) Latência (5) Fase genital
(__) Ler, estudar, calcular e usar toda a sua libido para conhecer o mundo utilizando diferentes formas de inteligência.
(__) Prontos para o amor, já podem experimentar a sensação de prazer provocado pelo encontro com o outro.
(__) Felipe sempre que acorda coloca a mão sobre o short para se certificar que seu pênis existe. Perguntou para a professora se o perderia seu "piu-piu" como as meninas perderam.
(__) É no encontro de mucosas que Felipe descobre o mundo. Prazer, satisfação de pulsão e eliminação de angústia que vem da falta de alimento: o leite materno.
(__) Use o banheiro e tire suas fraldas de uma vez por todas, pois você precisa aprender a ter higiene.
A ordem correta é:
		
	
	3 5 4 1 2
	
	2 5 4 3 1
	 
	4 5 3 1 2
	
	4 3 2 1 5
	
	3 5 1 2 4
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402099870)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao entrar na educação infantil com 4 anos de idade e fazer um pequeno teste para avaliar seus conhecimentos e habilidades construídas, Pedro não apresentou um bom desempenho num jogo de blocos lógicos que tinha como objetivo testar a capacidade de identificação das formas, nomear as cores, diferenciar tamanhos e encaixar nos devidos lugares correspondes. Quando ingressou no terceiro ano do Ensino Fundamental, Pedro com 8 anos de idade não conseguia nomear o valor do dinheiro, dizer a hora e realizar operações matemáticas como soma e subtração. Foi encaminhado para uma psicopedagoga para avaliação de um quadro de transtorno de aprendizagem. Qual área de conhecimento Pedro apresenta como deficitária e de qual transtorno estamos falando?
		
	 
	Habilidade Matemática/Discalculia
	
	Raciocínio Lógico/Dislexia
	
	Habilidades Sociais/Discalculia
	
	Habilidades numéricas/Dislexia
	
	Raciocínio Lógico/Afasia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402311913)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A genética sempre foi considerada um importante elemento na compreensão sobre a capacidade de aprendizagem e do desenvolvimento da inteligência. Como essa relação pode ser explicada pela concepção sócio-interacionista do desenvolvimento?
		
	
	a genética é mais importante que as experiências sócio-culturais.
	 
	a genética é tão importante quanto os fatores relacionados ao meio ambiente já que eles se inter-relacionam o tempo todo.
	
	a genética não é tão importante para essa concepção, pois trabalham com a modelização dos comportamentos aprendidos através da ação de reforços.
	
	os fatores ambientais são mais importantes que os genéticos porque o homem não apresenta instintos nem qualquer característica comportamental prevista geneticamente.
	
	a genética é muito importante porque os mecanismos de herança genéticas permitem transmitir apenas as características mais evoluídas dos seres humanos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402313631)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sabemos que ao longo do processo de desenvolvimento ontogenético do ser humano, a linguagem representa um importante elemento na aquisição de habilidades comunicativas e na construção de funções psicológicas superiores. Marque quais das duas funções abaixo são desenvolvidas na vida de uma criança a partir do surgimento da linguagem.
		
	 
	percepção e coordenação motora ampla
	
	percepção e marcha
	
	memória e afetividade
	
	memória e sonhos
	 
	memória e imaginação
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402103162)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em um debate entre pedagogos, cada um expressou seu ponto de vista a respeito das razões que levam o indivíduo a aprender, embasando-se em diferentes teorias de aprendizagem. Os pontos de vista foram expostos a seguir:
Paula: "Acredito que os fatores que concorrem para a aprendizagem estariam basicamente prontos desde o nascimento do indivíduo, cabendo à educação trazer à tona o que já existe em sua natureza".
Luiz: "Penso que a aprendizagem decorre da ação do meio sobre a pessoa, para configurar sua conduta às exigências da sociedade".
Maria: "Entendo que o ser humano se desenvolve tanto biológica quanto psiquicamente, numa inter-relação constante entre fatores internos e externos".
Associe a "fala" de cada pedagogo à teoria de aprendizagem correspondente:
		
	
	Paula-Naturalista                   Luiz-Gestaltista                 Maria-Construtivista
	
	Paula-Behaviorista                 Luiz-Culturalista                Maria-Pragmatista
	 
	Paula-Inatista                      Luiz-Ambientalista             Maria-Interacionista
	
	Paula-Funcionalista                Luiz-Experimentalista        Maria-Construtivista
	
	Paula-Conexionista               Luiz-Espiritualista              Maria-Associacionista
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402102843)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	À medida que a criança cresce, o corpo fica mais forte e ela adquire maior controle e coordenação. A criança entre 2 e 6 anos de idade movimenta-se com maior velocidade e torna-se mais capaz de dirigir e aperfeiçoar suas próprias atividades. Com relação às habilidades motoras está INCORRETO afirmar que:
		
	 
	coisas como despejar o suco de uma jarra no copo, cortar a comida com garfo e faca costumam ser fáceis para crianças de 2 a 6 anos que frequentam creches desde bebê, pois são treinadas para isso.
	
	o principal motivo de as crianças terem dificuldades com as habilidades motoras finas é que elas simplesmente ainda não desenvolveram o controle muscular, a paciência e o discernimento necessários.
	
	enquanto uma criança tem a oportunidade de brincar em um espaço adequado e tem os colegas e estruturas apropriadas, as habilidades motoras grossas desenvolvem-se rapidamente.
	
	pais e professores podem estimular hábitos de higiene como usar o guardanapo e lavar as mãos após as refeições.
	
	de um modo geral, as crianças aprendem as habilidades motoras básicas ensinando a si mesmas e aprendendo com outras crianças.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402243577)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia sempre pesquisousobre a inteligência humana e apresentou uma riqueza de discussões e materiais de apoio para a educação. Como protagonista de uma nova concepção de inteligência, temos Gardner que categorizou a inteligência em tipos diferentes. Relacione os tipos abaixo com as suas características: (1) Lógico-Matemática (2) Inteligências Espacial (3) Corporal-Cinestésica (4) Interpessoal ( ) capacidade de compreender outras pessoas e ter habilidade social ( ) capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo ( ) capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo ( ) capacidade de usar a lógica e matemática A ordem correta é
		
	 
	4 3 2 1
	
	1 3 2 4
	
	4 2 3 1
	
	1 3 4 2
	
	3 4 2 1
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402314659)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	QUAIS FATORES INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR?
		
	
Resposta: Os fatores que interferem no desenvolvimento da linguagem, são os estímulos visuais, os sons, a relação com os pais e o mundo que cercam os bebês, através do toque, do paladar, do cheiro. Nesse período se comunicam pelo olhar, pelas reações de choro que podem traduzir um desconforto , pelo sorriso para revelar uma satisfação.
	
Gabarito:
A APRENDIZAGEM DE UMA LINGUAGEM DEPENDE DE VÁRIOS FATORES TAIS COMO: TEMPERAMENTO DA CRIANÇA, SENSIBILIDADE E O ESTÍMULO DOS CUIDADORES, CULTURA EM QUE A CRIANÇA ESTÁ INSERIDA.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402121914)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	João tem 4 anos de idade e está na educação infantil. A mãe de João não compreende por que a professora utiliza boa parte do tempo com brincadeiras e procurou-a para esclarecimentos. Considerando o conteúdo da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, explique o que a professora de João poderia dizer à mãe dele acerca dos aspectos de desenvolvimento que o brincar possibilita nesta faixa etária.
		
	
Resposta: Como João tem 4 anos, através das brincadeiras, são desenvolvidas as habilidades motoras básicas, quando ele interage com as outras crianças, são desenvolvidas as capacidade de identificar as formas, de nomear as cores e diferenciar tamanhos por exemplo, através de jogos e brincadeiras. A aprendizagem dessa forma,se torna agradável, já que é promovida através de uma linguagem que é facilmente assimilada por ele . Através das brincadeiras ,João também pode aprender sobre limites,regras e respeito ao coleguinha. São os primeiros passos para uma relação social.
	
Gabarito: Nesta faixa etária, a criança apresenta um desenvolvimento do simbolismo e da coordenação motora e sendo assim, as brincadeiras livres e dirigidas trazem excelentes referenciais para o desenvolvimento: elas ajudam a criança a imitar e por conseguinte, compreender a realidade que vivem, trazem possibilidades de estimular o pensamento, planejamento e por fim, resolução de conflitos e habilidades sociais de forma lúdica

Outros materiais