Buscar

AV REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0528_AV_201301615821 » REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301615821 - JOAO PAULO EYER CABRAL
	Professor:
	JOSE ANTONIO DE BARROS
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2014 17:01:26
	
	 1a Questão (Ref.: 201301932310)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O tema remuneração estratégica vem sendo apresentado como algo importante para o realinhamento da organização e, principalmente, das estratégias associadas à gestão do capital humano. De acordo com a aula 1, seis são os seus programas ou conceitos fundamentais da chamada remuneração estratégica. Cite, pelo menos, 3 desses programas ou conceitos:
		
	
Resposta: Remuneração Funcional; por habilidades; por competências;
	
Gabarito: O aluno pode apresentar como exemplo a remuneração funcional, salário indireto, remuneração por competências, remuneração por habilidades, remuneração variável e alternativas criativas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301912060)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Muitos são os programas, abordagens ou alternativas de remuneração. Entre eles, o Programa de Participação Acionária (PPA) em suas diferentes modalidades. Considerando-se os aspectos técnicos apresentados sobre o tema, qual o impacto do declínio do valor das ações de uma empresa para os executivos contemplados com stock options ou compra subsidiada de ações da própria organização?
		
	
Resposta: o Programa de Participação Acionária é um incentivo que para que os profissionais se sintam comprometidos a obter cada vez melhores resultados de desempenho e é ao mesmo tempo um investimento de risco de longo prazo. Haverá desmotivação e perdas, uma vez que esses profissionais possuem uma porcentagem capital na empresa.
	
Gabarito: Os chamados PPA´s, para Picarelli Filho e Wood Jr, são vinculados ao valor das ações da organização empregadora. Assim, o declínio no valor das ações, no mercado, representa queda no valor potencial do pacote de remuneração dos executivos e de outros profissionais que possuem ações ou opções de ações como elementos ou componentes da remuneração.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301811359)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Pensar estrategicamente a remuneração é pensar em diferentes componentes de um pacote de remuneração para diferentes públicos (empregados individuais, equipes de trabalho ou o conjunto dos colaboradores) e de forma alinhada aos interesses dos negócios de uma organização. Pacotes de remuneração podem ser formados por diferentes componentes, tenham eles natureza direta ou indireta. De uma forma geral podemos afirmar que um pacote de remuneração - no contexto da nossa disciplina - deve conter, de forma estruturada:
		
	
	Incentivos financeiros de curto prazo, benefícios indiretos e salário por competência;
	
	Benefícios indiretos, salário por habilidade e incentivos financeiros de longo prazo;
	
	Salário funcional, por habilidade e por competência, conforme o perfil do cargo;
	
	Incentivos financeiros, salário funcional e assistência médico-hospitalar;
	 
	Salário, benefícios e incentivos financeiros na forma de recompensa e de reconhecimento;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302245244)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma das críticas ao sistema de remuneração funcional é que ele não encoraja o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. Isso seria uma desvantagem, principalmente, para que tipo de empresa?
		
	
	Empresas que atuam num mercado em declínio.
	 
	Empresas que atuam num mercado de inovação permanente.
	
	Empresas que atuam num mercado de alta competição, mas com produtos padronizados e não diversificados.
	
	Empresas que atuam num mercado em expansão para o exterior.
	
	Empresas que atuam num mercado de baixa tecnologia.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301811363)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Planos de cargos e salários (PCS) ¿ explorados com mais detalhes na disciplina de Administração de Cargos e Salários - são normalmente representados por um conjunto de instrumentos essenciais para a gestão dos recursos humanos de uma organização. Tais instrumentos estão normalmente presentes nas organizações que possuem um PCS formalmente implantado. Estão entre tais instrumentos:
		
	
	Tabelas salariais, pesquisas salariais, levantamento de funções e programa de participação nos lucros;
	
	Levantamento de funções (entrevista, questionário e observação local) e benefícios sociais, recreativos ou supletivos;
	
	Estruturas funcionais e salariais; entrevistas, questionário e observação local;
	
	Participação nos lucros ou resultados, programa de bônus para executivos e estruturas salariais;
	 
	Descrição e especificação dos cargos; tabela ou estrutura salarial;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301812523)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa ALFA está implantando um Plano de Classificação de Cargos e Salários (PCS) para as atividades operacionais da área industrial. Você, que atua como gestor de RH da referida empresa, ficou encarregado de entender e registrar as críticas envolvendo a chamada remuneração funcional. Em seu relatório final à diretoria, você teria destacado que:
		
	 
	A chamada remuneração funcional - expressão adotada por alguns autores - não considera, na forma de progressão dos cargos e dos salários, as habilidades individuais dos trabalhadores, não estimulando o contínuo aprendizado técnico profissional;
	
	As críticas não seriam registradas, na medida em que nenhum autor ou profissional de RH considera a remuneração funcional inadequada ao contexto organizacional;
	
	A remuneração funcional, proveniente da adoção de um PCS na forma tradicional, considera um cargo como um conjunto de funções de mesma natureza e de equivalentes níveis de responsabilidade e complexidade;
	
	A remuneração por habilidade está direcionada para cargos cujas funções sejam, predominantemente, padronizadas e repetitivas. A "reprodutibilidade" é uma característica importante das funções inseridas no contexto de tais programas;
	
	A chamada remuneração por competência é uma alternativa importante, nesse caso, à remuneração funcional, na medida em que estimula os empregados a buscarem novas habilidades e competências, tanto operacionais, como de liderança;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302250401)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual é a forma de concessão em que o empregado pode escolher qualquer benefício oferecido pelo mercado que melhor atenda as suas necessidades, dentro de determinado valor definido pela empresa?
		
	
	Tradicional
	
	Menu de opções
	 
	Escolha livre
	
	Flexibilização parcial
	 
	Modular
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301744754)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os programas de benefícios integram o pacote de remuneração de diversas Organizações. Encontram-se entre os programas de benefícios:
		
	 
	Assistência médico-hospitalar, assistência odontológica, auxílio alimentação, auxílio transporte, seguro de vida e previdência privada.
	
	Comissões, gratificações, programas de bonificações, assistência odontológica, vale transporte, seguro de vida em grupo e auxílio educação.
	
	Auxílio alimentação, auxílio refeição, auxílio transporte, assistência médica e participação nos lucros ou resultados.
	
	Previdência privada, comissões, gratificações, programas de bonificações, assistência odontológica e auxílio alimentação.
	 
	Seguro de vida em grupo, previdência privada, comissões, gratificações, programas de bonificações e assistência odontológica.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301847384)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É apresentada como uma ferramenta gerencial poderosa para estimular o comprometimento com a busca de resultados organizacionais, na medida em que estabelece uma relação de troca entre os empregados e a organização.A empresa define metas que, uma vez alcançadas, geram ganhos adicionais aos empregados. Tal afirmativa está relacionada:
		
	
	Aos benefícios flexíveis;
	
	À remuneração por habilidade, onde metas de qualificação são definidas e premiadas;
	
	À remuneração por competências, onde os empregados com maiores níveis de competências recebem uma participação especial em projetos;
	 
	À participação dos trabalhos nos lucros e/ou resultados das empresas;
	
	Ao programa de bônus gerencial, normalmente aplicado a todos os empregados;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301847389)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em função da falência do sistema de Previdência Social (INSS), gerido pelo governo, os planos de Previdência Privada surgiram como uma forma especial de complementar a aposentadoria do empregado, o que pode caracterizar tais planos como formas de remuneração variável, conforme salientam Picarelli Filho e Wood Jr (aula 7). Qual das opções a seguir melhor identifica tais planos?
		
	
	São considerados formas de remuneração variável de longo prazo, na medida em que um recurso financeiro é acumulado anualmente, mesmo após a aposentadoria dos empregados. Somente a empresa pode participar da formação do fundo de previdência;
	 
	São considerados formas de remuneração variável de longo prazo, na medida em que um recurso financeiro é acumulado ao longo de determinado período de tempo. A empresa e o empregado podem participar da formação do fundo, conforme desenho que vier a ser adotado;
	
	São considerados formas de remuneração variável de curto prazo, na medida em que um recurso financeiro é acumulado mensalmente. Somente a empresa pode participar da formação do fundo;
	
	São considerados formas de remuneração direta e variável de curtíssimo prazo, na medida em que um recurso financeiro é acumulado anualmente. Os empregados são os responsáveis pelos depósitos, que podem ser retirados a qualquer momento;
	
	São considerados formas indiretas de aumento salarial, na medida em que um recurso financeiro é disponibilizado pela empresa, mensalmente, juntamente com os créditos do contracheque;

Outros materiais