Buscar

AV - Cont. Met. e Prática de Ensino de História e Geografia

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
 
Avaliação: AV CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE GEOG.
Tipo de Avaliação: AV
Professor:
CLAUDIO BASTOS MERON NEVES
Turma: 9001/AA
Nota da Prova: 5,8        Nota de Partic.: 0,5        Data: 18/11/2014
 1a Questão (Ref.: 201202554882) Pontos: 0,0  / 0,5
Sobre a construção da noção de tempo com a criança podemos afirmar que: 
 tem início somente quando ela entra na escola;
  fica mais fácil para a criança quando é iniciado pelo tempo histórico e social;
 exclui a análise das experiências e vivências das crianças;
 apoia-se no conjunto de informações advindas dos conteúdos da série.
  é um processo lento e gradual que requer uma ativação rica de estímulos; 
 2a Questão (Ref.: 201202496936) Pontos: 0,5  / 0,5 
O mundo em que vivemos hoje é dominado pela técnica. As máquinas estão presentes no cotidiano da vida do homem facilitando a sua sobrevivência. Mas nem sempre foi assim. Quando analisamos a história da humanidade constatamos que inicialmente o homem temia a natureza, mas a foi transformando pelo (a): 
 guerra entre os povos vizinhos;
 conhecimento teórico;
 mudança na forma da produção agrícola;
 domesticação de todos os animais que o cercava;
  trabalho de acordo com as suas necessidades; 
 3a Questão (Ref.: 201202493136) Pontos: 1,0  / 1,0
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, ao final do primeiro ciclo, os alunos, após vivenciarem inúmeras situações de aprendizagem, na disciplina História, passam a dominar alguns conteúdos e procedimentos. Com objetivo de avaliar esses domínios, esta proposta destaca os seguintes critérios:
I - Reconhecer algumas semelhanças e diferenças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais que pertencem ao seu próprio tempo e ao seu espaço.
II - Reconhecer a presença de alguns elementos do passado no presente, projetando a sua realidade numa dimensão histórica, identificando a participação de diferentes sujeitos, obras e acontecimentos, de outros tempos, na dinâmica da vida atual.
III - Buscar informações mediante observações, experimentações ou outras formas, e registrá-las, trabalhando em pequenos grupos, seguindo um roteiro preparado pelo professor, ou pelo professor em conjunto com a classe.
Está CORRETO o que se afirma em: 
 I, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
 I e II, apenas.
 4a Questão (Ref.: 201202613981) Pontos: 0,5  / 0,5
Uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental  realizou uma aula passeio.  Caminhou com os seus alunos pelas ruas principais do bairro da escola levando-os também a um ponto alto para que pudessem observar o espaço de cima.
Que objetivo  indicado pelos Parâmetros Curriculares (Geografia 1997) e apresentado nas opções,  ela atendeu  de modo mais completo, com essa atividade? 
 Refletir sobre as semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer;
  Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza, a apropriação e a transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
 Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação;
 Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
 Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos.
 5a Questão (Ref.: 201202487189) Pontos: 0,0  / 0,5 
Na tentativa de ligar a crise do Estado ao dilema do ensino, postulando o direito a aprender, cabe constatar ainda situações histórico-concretas, nas quais se situam essas questões. A extensão de certas relações à escala do planeta, com imposição de relações de troca no mercado mundial, produz essa mundialização que é, em grande medida, uma vitória do capitalismo como formação social, devido à sua prodigiosa adaptação. Mas sobra uma contradição. Que contradição é essa? Assinale a alternativa correta.
  A hierarquia entre os poderes municipal, estadual e federal, que não atuam na construção da paisagem.
 A oposição entre o capitalismo e o socialismo.
  A contradição entre o internacional e a globalização, por que ela não 
tem abrangência homogênea.
 A separação entre o nacional e o internacional, dimensões não percebidas pelo olhar local.
 A contradição entre o local e o mundial, porque as pessoas afirmam uma ligação forte com o local. 
 6a Questão (Ref.: 201202487201) Pontos: 0,5  / 0,5
Em uma Escola de Ensino Fundamental uma professora, de uma turma do terceiro ano, iniciará atividades para trabalhar o conceito de representação cartográfica. Considerando as situações que contribuem para a construção do conceito em foco, analise as atividades apresentadas a seguir.
I - Os alunos devem trazer de casa uma foto em uma determinada idade. Então, deverão ordená-las por tamanhos, formas e posições, analisando as diferenças e semelhanças entre elas.
II - A professora apresenta quatro fotos de uma casa em tamanhos diferentes e pede para que as reproduzam sob diferentes pontos de vista.
III - Os alunos desenham uma paisagem a partir de elementos comuns que a professora indica. Ao final, criam uma simbologia única para cada elemento.
IV - Os alunos elaboram conceitos sobre a paisagem e depois visitam o local para verificar a realidade, aproximando teoria e prática.
As atividades que a professora deve trabalhar estão descritas APENAS nos itens:  
  I, II e III
 III e IV.
 I, III e IV
 I, II e IV
 II, III e IV
 7a Questão (Ref.: 201202614221)
Pontos: 1,0  / 1,0
Erro de português
 
Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio.
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio teria despido
O português.
            (Oswald de Andrade, 1925)
 
Essa  poesia pemite o professor discutir o encontro de culturas ocorrido  a partir da chegada dos portugueses ao Brasil. Nessa análise é fundamental destacar a: 
 Receptividade do índio em aceitar pacificamente o padrão de roupa  imposto pelo português.
 Existência da  tropicalidade do território brasileiro no verso "debaixo duma bruta chuva".
   Relação de poder entre os povos dominante e  dominado no ato de " vestir e despir".
  Influência a cultura autóctone, os valores nativos incorporados pelo  português.  
 Referência ao "erro do português" pois ao colonizar o Brasil dizimou totalmente os indígenas.
 8a Questão (Ref.: 201202613958) Pontos: 0,5  / 0,5
A Geografia Crítica pode ser bem entendida pela afirmativa de Yves Lacoste: "É necessário pensar o espaço, para saber nele se organizar, para saber nele combater". Isso significa: 
 ter como metodologia de análise a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço, excluindo os que não atendam a esses itens .
  construir uma visão integrada do espaço, numa perspectiva popular, socializando esse saber , pelo seu valor estratégico nos embates políticos.
 apresentar o espaço como um conhecimento meramente informativo, exigindo a memorização para que se possa agir politicamente.
 inserir o estudo dos homens no espaço, pelos dados quantitativos de crescimento, distribuição e expectativa de vida visando o combate as injustiças.
 destacar do espaço o estudo das leis naturais, acoplando suas relações nos projetos de mudanças na sociedade.
 9a Questão (Ref.: 201202487389) Pontos: 0,8  / 1,5 
No que concerne à História, o PCN preconiza que, nos anos iniciais do ensino fundamental, o conteúdo se atenha à história local; à distinção de noções de tempo (passado, presente efuturo); a transformações e permanências sociais, econômicas e culturais em vivências cotidianas; à caracterização do modo de vida de uma comunidade indígena; à diferenciação da cultura indígena com relação à própria comunidade; o reconhecimento de documentos históricos e fontes de informação além de outros. Sendo assim, o que a disciplina busca transmitir? 
Resposta: Busca transmitir que ela não foi feita para decorar datas e/ou exaltar nomes, mas sim entendermos os desafios e acontecimentos que a sociedade atual e do passado viveram, buscando entender e relacionar as mudanças do tempo, compreendedo como o homem e a sociedade se relacionacom com esse tempo. 
Gabarito: O saber histórico voltado à realidade do aluno. A história individual é aprendida e investigada como parte importante de um conhecimento maior. Enxergando o aluno como um ser único e individual, possuidor também de uma história particular e subjetiva, onde tanto influencia como é influenciado, e perceber a importância disso para a sua percepção como agente da História, como alguém que, no seu dia-a-dia, executando as tarefas cotidianas, está fazendo história.
 10a Questão (Ref.: 201202497003)
Pontos: 1,0  / 1,5
 A professora Célia, do 4º ano, destacou a seguinte informação do jornal "O Globo" - 2011 para trabalhar com seus alunos . 
"Grande desafio: o homem ou a natureza como responsáveis pela tragédia das chuvas no estado do Rio de Janeiro? "
A tragédia que se abateu sobre  bairros e municípios deve servir de alerta à população, autoridades e principalmente estudiosos do tema, sobre a forma como o homem se insere na natureza.
Segundo a professora, o uso dessa informação em sala, tem vários objetivos. Um deles é desenvolver alguns conceitos de História e Geografia.
Identifique-os, explicando a sua importância para o aprendizado nessa fase  do Ensino Fundamental. 
Resposta: Isso mostra que a professora trabalha segundo a teoria construtivista, expondo seus alunos a acontecimentos reais, inclusive a matéria apresentada por ela pode ter sido vivida por seus alunos ou parentes. Uma das formas que enxergo o ensinamento da Geografia é que ela tem muitas alternativas para trabalhar o conceito de meio ambiente, por exemplo, a forma como o homem deve se comportar em relação a ele para preserva-lo e etc. E a História, é conversando reflexivamente, sobre acontecimentos comuns a esse no passado, procurando previnir coisas equivalentes no futuro, lançando a sua turma peruntas do tipo: Porque aconteceu em 2010? Nos preparamos para 2011? O que fazer para que não aconteça em 2012? E etc...
Gabarito:
Espaço, natureza, sociedade.
Espaço- A análise do espaço construído e organizado por grupos sociais deve ser iniciado na escola, para que a criança comece  a ler o espaço  além daquilo que ela vê fisicamente.
Natureza- As condições ambientais da localidade e o reconhecimento das ações do homem/sociedade encaminha ao hábito de um olhar crítico e que indica caminhos para a solução dos problemas.
Sociedade-  É importante que a criança estude as formas como os grupos sociais estabelecem as relações com o espaço em que vivem. Com isso poderá ser encaminhada uma reflexão sobre formas de uso  sustentável do espaço em que vive.
Período de não visualização da prova: desde 06/11/2014 até 25/11/2014.
Parte inferior do formulário

Continue navegando