praticas profissionais
26 pág.

praticas profissionais


DisciplinaPráticas Profissionais45 materiais206 seguidores
Pré-visualização9 páginas
1 - São os diferentes modelos de gestão:
Técnico-científica - Não existe preocupação com relações humanas que se dão nos espaços escolares; o diálogo é baseado no cumprimento das regras. 
Autogestionária - As decisões são tomadas em assembleias e reuniões, sempre tendo como indicativo a decisão da coletividade. 
Interpretativa - Enfatiza a interpretação das situações e ignora os aspectos objetivos, valorizando o aspecto humano e não a estrutura formal da escola. 
Democrático-participativa - A tomada de decisão acontece de maneira coletiva, sem deixar de enfatizar a responsabilidade individual de cara um para oi alcance dos objetivos propostos.
2 - Analise as proposições abaixo e, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( V  ) Em um contexto de dinamicidade.
( F ) No mesmo contexto de antigamente, da Era Medieval.
( F ) Em um contexto precário de informação.
( F  ) No mesmo contexto da educação na Ditadura Militar.
OBS: É um contexto de dinamicidade, a informação é mais rápida e acessível, a complexa realidade social, econômica e ambiental das comunidades nas quais as escolas estão inseridas e o uso das tecnologias faz a escola repensar seu papel. (p.08)
3 - (..) Não se pode confundir o papel dos pais na escola como meros arrecadares de verbas por ocasiões especiais, como as clássicas festas juninas e as de final de ano, ou como signatários burocratizados das APM\u2019s  que obrigam a sua participação.
Você acertou!: Segundo GROCHOSKA (2011, p. s 40 e 41), as características de promover a \u201cquebra do gelo\u201d na relação entre funcionários e a comunidade e mobilizar a comunidade para participar de um movimento pela melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dos seus alunos, conscientizando-a da importância efetiva de sua participação na escola diz respeito à relação escola comunidade. Já a promoção das atividades em que as mães atuam junto com alunos em sala de aula, para esclarecer questões sobre drogas, sexualidade, saúde, etc., diz respeito à participação das mães.
4 - sobre o início da educação no Brasil, qual é o problema que, até hoje, é responsável por interferir na compreensão de qual é a função da escola? 	\u201cNosso país não teve grandes avanços relacionados à educação, pois os resquícios dos períodos colonial e jesuítico e descomprometimento com a educação para as camadas populares deixaram um legado que até hoje interfere nos processos de compreensão da função da escola\u201d (livro-base, p. 20).
5 - E o problema apontado até hoje como responsável por interferir na compreensão das funções da escola? O descomprometimento com a educação das camadas mais populares e resquícios dos períodos colonial e jesuítico. Nosso país não teve grandes avanços relacionados à educação devido ao descomprometimento das camadas mais populares e resquícios dos períodos colonial e jesuítico, e descomprometimento com a educação para as camadas populares deixaram um legado que até hoje interfere nos processos de compreensão da função da escola (p.20)
6 - o que define a gestão interpretativa?
( F  ) Parte de metas de qualidade total, tendo como foco de trabalho a gestão empresarial.
( V ) O contexto escolar se constrói a partir das relações e dos acontecimentos diários, não sendo uma realidade dada, pronta e acabada.
( F  ) Desequilíbrio entre aspectos objetivos e os aspectos subjetivos que norteiam a escola.
( V ) Enfatiza a interpretação das situações e ignora os aspectos objetivos, valorizando o aspecto humano e não a estrutura formal da escola.
OBS: A gestão interpretativa define-se com a construção do contexto escolar a partir das relações e dos acontecimentos diários, e destaca a interpretação das situações ignorando os aspectos objetivos valorizando os aspectos humanos e não estrutural da escola (GROCHOSKA, 2012. p. 94).
7 - Em um contexto de negligência com a educação, em 1932, surge um dos principais escritos da educação brasileira que dá grande relevância à função social da escola. O documento é esse?
Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova relata concepções avançadas sobre a respeito da escola pública, gratuita e laica para todos. (p. 20 e 21)
8 - De acordo com Penin e Vieira (2000, citado por GROCHOSKA, 2012, p. 20), \u201cCom o movimento da Revolução Francesa e da Independência dos EUA, há cerca de 200 anos, passa a se perseguir o ideal de uma escola a qual tivessem acesso não apenas para os filhos das elites, como das massas trabalhadoras. Foi a partir desse momento que se iniciaram as discussões sobre a necessidade da escola para todos\u201d. Nesse contexto, um importante evento, mencionado por Grochoska (2012), marcou o início do ensino ministrado pela primeira vez em instituições específicas. Que evento foi esse? A criação da primeira universidade: A criação da primeira universidade marcou o início do ensino ministrado pela primeira vez em instituições específicas para esse fim. E como ainda acontece hoje, o acesso era apenas privilégio das classes mais abastadas. (2012, p.20)
9 - Morin (2000, citado por SILVA; POLENSE, 2002, p. 276) reforça as ideias de Delors sobre os quatro pilares da educação contemporânea afirmando que: Aprender a ser, a fazer, a viver juntos e a conhecer constituem aprendizagens indispensáveis que devem ser perseguidas de forma permanente pela política educacional de todos os países. Uma educação só pode ser viável se for uma educação integral do ser humano. Uma educação que se dirige à totalidade aberta do ser humano e não apenas a um de seus componentes. 
Quais proposições a seguir estão relacionadas corretamente com um dos pilares da educação \u2013 APRENDER A CONVIVER? 
I. Individualismo.
II. Respeito às diferenças culturais, sociais e religiosas. CERTA
III. Capacidade de dialogar. CERTA
IV. Espírito de autocrítica e humildade. CERTA
OBS: No pilar APRENDER A CONVIVER, deve-se estimular o trabalho em equipe, e não o individualismo. 
10 -  Para a construção do projeto político pedagógico devemos ter como princípio norteador que a escola é um local de trabalho onde a tarefa de educar exige organização da ação educativa, e que é imprescindível estabelecer um plano de ação para um período determinado, a partir da análise do que é fundamental para a melhoria dos serviços escolares.
 
OBS: De acordo com Libâneo citado por GROCHOSKA (2011, p. 55), o roteiro para a realização segue a seguinte ordem: Contextualização e caracterização da escola: Aspectos sociais, econômicos, culturais e geográficos. Concepção de educação e de práticas escolares: Princípios norteadores da ação pedagógico-didática. Diagnóstico da situação atual: Estratégias de ação, escolha de soluções. Objetivos gerais: O que se pretende com a concepção de educação proposta.
11 - A gestão escolar é uma prática eminentemente política e, como tal, envolve poder. Segundo a concepção de Marx Weber, ter poder é uma capacidade que um grupo tem de fazer prevalecer suas ideias frente aos demais grupos. Numa concepção mais humanista, a política é a capacidade humana de agir em conjunto para construir uma vontade comum. Na escola ambas concepções convivem e delimitam o fazer da gestão escolar, levando-a para um rumo autoritário ou democrático, ao mesmo tempo em que, a partir do conhecimento dessas concepções, podemos avaliar o caráter da gestão de determinada escola.
Nesse contexto, \u201ca autonomia não pode ser encarada como algo herdado ou adquirido, mas fundamentalmente como produto de processos inter-relacionados, capazes de propiciar a escolar a...
Concepção de uma identidade própria: A autonomia da escola é construída a partir do seu projeto pedagógico, o qual contribui para o exercício de democratização dos espaços públicos. É por meio da participação dos autores escolares como protagonistas na elaboração de suas diretrizes educacionais que a escola construirá progressivos graus de autonomia, fortalecendo assim sua identidade (p.98)
12 - A gestão do trabalho educativo assume diferentes conotações de acordo