Buscar

pol 2 Processo e OSM

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Sandra está com visita em casa e decide ir até a panificadora próxima da sua casa para comprar pães e doces fresquinhos para o café do final da tarde. Chegando à padaria, Sandra se depara com uma fila, comum nos dias de semana, mas não em domingos à tarde. Pensando que o atendimento seria rápido, Sandra permaneceu na fila por 12min, o que ela considerou inaceitável, mas ao ser atendida, tempo de 1min, foi informada que teria que esperar mais 3min para o pão ficar pronto. Ainda assim aguardou pensando no pão quentinho que levaria, o que não foi tão verdeiro assim, porque ficou mais 5min na fila do caixa. 
A partir da situação hipotética descrita, conclui-se que do tempo total da operação realizada por Sandra:
	
	A
	1min representou espera e 20min representaram atendimento.
	
	B
	19min representaram espera e 1min representou atendimento.
	
	C
	20min representaram espera e 1min representou atendimento.
	
	D
	17min representaram espera e 3min representaram atendimento.
	
	E
	12min representaram espera e 7min representaram atendimento.
Questão 2/5 - OSM e o Design Organizacional
Formalização é determinar a forma como as tarefas e atividades serão executadas dentro da organização. É criar regras para evitar que as pessoas desenvolvam seus trabalhos da maneira que quiserem.  
Assinale a alternativa que apresenta aspectos relacionados à empresa formal:
	
	A
	Quanto mais formal a organização maior o controle de seus processos e maior o poder hierárquico. Nesse tipo de organização a comunicação é quase desnecessária, pois cada funcionário sabe sua responsabilidade e autoridade.
	
	B
	A estrutura formal é representada pelo fluxograma enquanto a informal é formada pelo relacionamento interpessoal e gera o aparecimento dos grupos que não são identificados na estrutura formal.
	
	C
	Quanto mais formal a organização menor o controle de seus processos devido ao alto poder hierárquico. Nesse tipo de organização o fluxo de comunicação é bem conhecido.
	
	D
	A organização tende a se formalizar por uma exigência do mercado e para garantir que seus concorrentes não tenham acesso aos seus processos, atividades e funcionalidade geral.
	
	E
	Quanto mais formal a organização, mais rígida ela se torna, o que acarreta dificuldades para lidar com os clientes e outras variáveis do ambiente, pois as pessoas tornam-se incapazes de agir de acordo com sua própria iniciativa.
Questão 3/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
A Cadeia de Valor de Porter tem sido largamente utilizada pelos gestores para visualizar  rapidamente as atividades que efetivamente criam valor para o cliente. Essa estrutura criada por Porter divide as atividades empresariais em duas grandes áreas (primárias e secundárias) e  pode ser adaptada para qualquer tipo de negócio. A seguir, o modelo conceitual da Cadeia de Valor de Porter.
Fonte: Adaptado de Porter, 1996.
A partir da Cadeia de Valor de Porter apresentada, é possível afirmar que:
	
	A
	Investimento em prédios, máquinas e equipamentos para produção é uma atividade primária na empresa.
	
	B
	Comprar matérias primas e materiais indiretos para a fábrica é uma atividade primária para manter a operação.
	
	C
	A contratação de colaboradores é uma atividade primária porque sem os mesmos, não tem como produzir bens ou atender os serviços.
	
	D
	Para uma indústria investir em ações marketing para ampliar as vendas é uma atividade secundária, uma vez que o foco é a produção.
	
	E
	A logística de saída é uma atividade primária empresas porque é responsável por entregar produtos e serviços aos clientes da organização.
Questão 4/5 - OSM e o Design Organizacional
A análise dos ambientes internos e externos, confrontando as potencialidades e fraquezas da organização com as ameaças e oportunidades do ambiente em que atua colabora na determinação de metas; já o envolvimento e a motivação dos funcionários são influenciados pela coordenação e orientação recebidas para que trabalhem harmonicamente rumo ao êxito das metas estipuladas.
O texto descreve duas das funções administrativas apresentadas por Fayol. Assinale a alternativa que apresenta ambas, respectivamente:
	
	A
	Planejar e Organizar;
	
	B
	Organizar e Liderar;
	
	C
	Liderar e Controlar;
	
	D
	Planejar e Liderar;
	
	E
	Controlar e Organizar.
Questão 5/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
“Na década de 1980, pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) vinculados ao International Motor Vehicle Program (IMVP) realizaram um criterioso e profundo trabalho de investigação nas organizações do setor automobilístico localizadas nos Estados Unidos, na Europa, no Japão e na Coréia do Sul. Essa pesquisa foi publicada em 1990 por James Womack, Daniel Jones e Daniel Roos no livro The Machine That Changed the World (A máquina que mudou o mundo). (...) A Toyota foi a organização que demonstrou possuir técnicas e modelos de gestão e de produção mais eficazes, e a sistematização dessas práticas com foco integrado nos ciclos da produção e do consumo, tendo o produto como elo, foi denominado Lean Manufacturing – Produção enxuta”. Os princípios que suportam a Produção Enxuta (Lean Manufacturing) são: valor, cadeia de valor, produção puxada, fluxo de valor enxuto e perfeição.
 
Fonte: RODRIGUES, Marcus Vinícius. Entendendo, aprendendo e desenvolvendo sistemas de produção Lean Manufacturing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, pp.10-11.
A partir da contextualização apresentada, analise as sentenças a seguir que explicam o significado do princípio “valor” na produção enxuta: 
	
	A
	Na produção enxuta, valor significa o montante entregue pelo cliente para obter determinado produto ou serviço.
	
	B
	Os valores gastos nas etapas de criação, produção, transporte, entrega e descarte de um bem determina seu valor.
	
	C
	Valor é a somatória dos fatores envolvidos na produção de um bem como matéria prima, mão de obra e tecnologia.
	
	D
	Quando a empresa utiliza os princípios da produção enxuta, o valor de um produto ou serviço é determinado pelo cliente.
	
	E
	Valor no Sistema Toyota de Produção significa a complexidade que o processo de produção exige para finalizar um produto.

Continue navegando