Buscar

Estudo dirigido materno (gestante adolescente).docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestação na adolescência é considerada de risco? Quais os possíveis riscos de ordem biológica, psicológica e social?
Sim. O corpo da adolescente ainda está em desenvolvimento e amadurecimento, ainda não está preparado para uma gestação devido a imaturidade do sistema reprodutor. Na gestante pode causar deficiência de ferro e anemia profunda, hipertensão, a estrutura óssea é infantil e na hora do parto pode impossibilitar a passagem do bebê pelo canal vaginal sendo preciso fazer uma cesárea de emergência, pré- eclâmpsia e eclâmpsia, infecção urinária e vaginal. Na parte psicológica há aumento da probabilidade de depressão pós parto e rejeição do bebê, pois a maioria não estão preparadas para a ter a responsabilidade de cuidar de um bebê. Elas se sentem culpadas e a autoestima fica baixa, podem de sentir feia e indesejada. No aspecto social ela tem medo de ser rejeitada e ser excluída pelos amigos. Tem medo de ser rejeitada pela família. Se sentem criticada pelas pessoas acaba se isolando.
Gravidez na adolescência é por falta de informação? Quais as causas da gestação na adolescência?
Não. Atualmente o tema é abordado, inclusive nas escolas. Há várias causas para a gestação na adolescência, uma delas é a social, o meio em que a adolescente vive influência. Em ambientes de vulnerabilidade é comum engravidar na adolescência e muitas acabam engravidando para equiparar as amigas e “ser aceita” socialmente. A falta de uso de preservativo é outro fator, esse não é exclusivo de classes vulnerável economicamente. Muitos jovens não se preocupam em usar o preservativo para prevenir não só gravidez, mas doenças também porque acham que não serão afetados. Outra questão é o gênero, há homens que coibem a parceira se usar o preservativo, fazem pressão psicológica e colocam a confiança a prova. 
Qual a prevalência da gestação na adolescência? Quais as causas da gestação na adolescência?
No ranking o Brasil é o sétimo país da América Latina. Para casa mil adolescentes, 64 ficam grávidas, levando ao total de 84 milhões de gestações não intencionais. A região Norte e Nordeste são as que apresentam maiores taxas de gestação precoce, totalizando quase 1/3 das gestações do país. São Paulo apresentou a menor taxa 15%, mas ainda há bastante gestações precoce. O perfil socioeconômico contribui para esses dados, quanto mais vulnerável e periférica, é maior o número de mães jovens. O desemprego e evasão escolar é outro fator, a maioria das mães adolescentes não trabalham e nem estudam. Elas sabem da existência das pílulas anticoncepcionais mas tem vergonha ou falta de iniciativa de procurar o ginecologista para saber qual é a mais indicada para ela. Também deixam de fazer uso do anticoncepcional por medo de desenvolver problemas de saúde ou por estética. 
Qual a importância da assistência nutricional para a gestante adolescente?
Durante a gestação a mulher necessita de uma maior demanda energética e nutricional para a formação e desenvolvimento do feto, na gestante adolescente essa demanda é maior porque vai precisar de maior energia e nutrientes para o desenvolvimento do feto e crescimento dela, vai somar as necessidades energéticas e nutricionais da mãe e do feto. Pode haver uma competição entre eles pelos nutrientes e o feto nascer com baixo peso. Adolescentes tendem a ter hábitos alimentares ruins, comer bastante frituras, doces e refrigerantes, que são alimentos de calorias vazia sendo insuficiente para alcançar as necessidades de micronutrientes e energia necessária para o desenvolvimento do feto. A assistência nutricional ajuda na educação alimentar e a alcançar as necessidades nutricionais (micronutrientes e macronutrientes) e energética para desenvolvimento do feto e da mãe. 
5. Por quê mediu a altura em duas consultas?
Porque o adolescente ainda está em fase de crescimento (desenvolvimento). O crescimento é mínimo mas ainda cresce nesse período. 
A avaliação nutricional e de ganho de peso gestacional é igual das gestantes adultas?
Não. A análise do imc é diferente, utiliza-se a curva de percentil. O ganho de peso é diferente porque precisa acrescentar as necessidades energéticas e nutricionais para o desenvolvimento da gestante adolescente. 
A gestação na adolescência interfere no crescimento e desenvolvimento da mãe e do bebê? Qual o tempo mínimo pós-menarca em que o corpo está pronto para uma gestação?
Os bebês tendem a nascer com baixo peso, há risco de nascimento prematuro, pode haver atraso no desenvolvimento neuromotor e cognitivo e no primeiro ano de vida pode haver interferências clínicas. Para a mãe há risco dela ter anemia ferropriva, toxemia (pré-eclâmpsia e eclâmpsia), infecção urinária e baixo ganho de peso. As gestantes menores e 15 anos a probabilidade de morrer é maior. A menstruação não significa maturidade do organismo, a adolescente menstrua mas o organismo continua a desenvolver, aos 18 anos é quando o sistema reprodutor feminino está amadurecido. 
8. Há necessidade de adicional energético para o crescimento da mãe adolescente?
Sim. Deve acrescentar ao VET o valor de 1,01 que é correspondente ao crescimento da adolescente. Ela ainda está em desenvolvimento e precisa suprir as necessidades do organismo dela, além das necessidades do bebê.
9. A evolução de ganho de peso está adequada?
Não. Ela teve ganho de peso excessivo. No primeiro trimestre devia ter ganhado 1 Kg e ganhou 1,5 Kg, passado mais 7 semanas ela devia ganhar entre 1,6 – 2,3 Kg e ela ganhou 2,8 Kg, passado mais 5 semanas ela devia ter ganhado entre 1,1 – 1,6 Kg e ela ganhou 1,9 Kg. No total ela deveria ganhar entre 3,7 Kg e 4,9 Kg, ela ganhou o total de 6,2 Kg. Obs.: foi descontado o 1 Kg do edema. 
10. Qual a fisiopatologia da DHEG? Como é feito seu diagnóstico?
É aumento da pressão arterial durante a gestação em mulheres que nunca havia apresentado hipertensão antes de engravidar. Envolve cada órgão e sistema do organismo. A principal alteração é a vasoconstrição generalizada, na qual a filtração glomerular e o fluxo plasmático renal estão bem reduzidos, diminuindo o fluxo sanguíneo uterino. Também há grande aumento na resistência vascular periférica e hiperreatividade a vasoconstritores, impedindo a vasodilatação e a refratariedade própria da gravidez. O diagnóstico pode ser feito através dos sintomas e da aferição da pressão arterial, onde vai comparar com o nível tensional anterior. Exames bioquímicos (sangue e urina) podem ajudar no diagnóstico. 
11. Quais os fatores de risco para DHEG?
 Os fatores de risco para DHEG são: obesidade, história familiar de pré-eclâmpsia, gestação múltiplas, nuliparidade, diabetes gestacional, doença renal, idade menor de 20 anos e maior de 35 anos. Etnia, há alguns grupos étnicos que são mais acometidos, como as negras. Baixa escolaridade. 
12. Qual a classificação e os sintomas da DHEG ?
•    Hipertensão induzida pela gravidez (em primíparas): 
•    Pré-eclampsia - desenvolvimento da hipertensão depois da 20ª semana de gestação complicada por envolvimento renal levando a proteinúria e formação de edema. Tem como forte indício o edema generalizado (parede abdominal, face, região lombosacra e mãos) e o aumento de peso acima de 1kg por semana
•    Eclampsia: pré-eclâmpsia complicada por envolvimento do sistema nervoso central (SNC) levando à convulsões. O edema acentuado pode deformar as feições da mulher até torná-la irreconhecível. Sintomas como oligúria (diminuição da quantidade da urina), anúria e proteinúria (presença de proteína na urina) aparecem, a pressão arterial pode atingir valores acima de 180/110 mmHg. Podem ocorrer convulsões tônico-crônica que são precedidas por uma aura (sensação subjetiva e passageira que procede a uma crise).
13. Quais as possíveis consequências da DHEG para a mãe e para o bebê?
Na mãe pode ocasionar insuficiência renal e acidente vascular cerebral (AVC) e até morte. Para o bebê pode ocasionar prematuridade, afetar o crescimento (baixo peso), lesão neurológica, má formação e morte perinatal.
14. Como prevenir desfechos gestacionais desfavoráveis? Qual é o tratamento para DHEG?
A assistência pré natal adequada ajuda a prevenir os possíveis desfechos desfavoráveis. O tratamento é feito com restrição ou muito pouca ingestão de sal e muita ingestão de água e ácido fólico. Em situações onde a dieta não é suficiente para controlar a pressão arterial é preciso usar anti-hipertensivos. Recomenda-se o repouso. Em casos mais graves pode usar o suporte cardiorrespiratórios e uso de anticonvulsivos e até mesmo a antecipação do parto. 
15. Tem indicação para parto cirúrgico? Justifique
O parto cirúrgico só é indicado quando a pressão arterial ds gestante não estiver controlada ou tiver alguma alteração nos exames bioquímicos de rotina, fora isso é indicado o parto normal se a pressão estiver estabilizada e os exames bioquímicos de rotina estiver normal. Ele é mais saudável tanto para a gestante quanto para o bebê e a recuperação do pós parto é menos complicada. 
16. Existe recomendação de macro e micronutrientes específicos para esta gestante?
A dieta deve ser rica em ácido fólico (folato), hiperproteica (2g/kg/dia de proteína de alto valor biológico) . A quantidade de micronutrientes é norma, porém deve dar ênfase a vitamina A, C e E. 
17. A restrição de sódio é recomendada? Justifique.
Não. A dieta é normossódica, só é hipossódica se a gestante apresentar hipertensão crônica. Os efeitos dos níveis normais de albumina na DEHG são mais eficiente em diminuir o edema e diminuição da hipertensão do que a restrição do sódio (não traz benefício a toxímia). 
18. Como interpretar a classificação de edema? Qual a relação do edema com o peso atual? Qual peso utilizar para a avaliação nutricional e cálculo das necessidades nutricionais? Como tratar o edema?
Uma cruz significa que o edema atinge os membros inferiores até a tíbia, duas cruz o edema atinge também a coxa e membros superiores, três cruz o edema está presente no corpo todo exceto as cavidades serosas e quatro cruz significa o derrame generalizado ou anasarca. O edema interfere no peso (aumenta o peso) porque há o acúmulo de líquidos no meio extracelular intersticial ou cavidade corporal. Deve descontar o peso do edema ao peso total, por exemplo, uma cruz significa acúmulo de 1 Kg, esse valor é descontado do peso total da pessoa e esse peso será adotado para calcular as necessidades nutricionais. O tratamento é medicamentoso, usa-se diuréticos, venotônicos e medicamento específico para tratar a causa do edema (Ex.: anti-hipertensivos).
19. A atividade física acarreta risco para a gravidez com DHEG?
Não. A atividade física ajuda a controlar o ganho de peso excessivo. Ela controla o fluxo sanguíneo e consequentemente a pressão arterial. Diminui o estresse cardiovascular, melhorando a função cardíaca. Melhora a sensibilidade a insulina. Diminui os níveis de triglicerídeos e LDL. 
20. A infecção urinária tem relação com a proteinúria? Essa infecção traz algum risco para o feto?
Não. A proteinúria tem como sintoma urina espumosa e ardência ao urinar mas há relação com a infecção urinária. A infecção urinária é causada por agentes bacterianos e a proteinúria é causada por distúrbios do organismo (doenças como hipertensão, diabetes, problemas renal, etc). A infecção urinária é bastante comum na gravidez, ela normslmente não traz problema para o bebê, só trará se não for tratada, a infecção pode agravar e ocasionar parto prematuro ou aborto. 
De acordo com o neonatologista Sérgio Marba, da Unicamp, esses bebês também têm maior risco de prematuridade, baixo peso, mortalidade e complicações como má formação. "É uma mãe que não faz pré-natal direito, tem condição socioeconômica mais complicada e muitas vezes esconde a gravidez."
Segundo médicos, os chamados métodos contraceptivos de longa duração têm se mostrado uma opção eficaz para evitar o problema. Foi um dos recursos que ajudou os EUA a reduzir suas taxas.
Entre eles estão o DIU de cobre e o DIU hormonal (dispositivos inseridos por médicos dentro do útero que duram de cinco a dez anos) e o implante -um bastão de 4 cm que é colocado abaixo da pele, no braço, e dura três anos.
causas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando