Buscar

av2 rh

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0350_AV2_201402152582 » ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201402152582 - CAROLINA DE SOUZA ALVES
	Professor:
	NELSON ROQUE SCHNEIDER
	Turma: 9001/A
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 29/11/2014 10:59:31
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201402411095)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Você é gerente de recursos humanos de um banco de investimentos que exige um perfil de um funcionário competitivo, agressivo e dinâmico. Para a seleção de um trainee, após uma seleção baseada em análise de currículos, você considera mais vantajoso convidar os funcionários para um (a) :
	
	
	Entrevista rápida, de 5 minutos, para que se confirmem os dados escritos no currículo, oferecendo uma oportunidade para maiores discernimentos quanto às diferenças entre os candidatos
	 
	Entrevista estruturada, que permite que se criem perguntas subjetivas à medida que a entrevista prossegue, gerando uma conversação amistosa
	 
	Entrevista de stress com perguntas argumentativas e provocativas, e que permite verificar como o candidato reagirá sob pressão
	
	Teste eminentemente objetivo, que confirme as habilidades técnicas e emocionais do candidato e permita a identificação da sua capacidade para resolver problemas
	
	Entrevista padronizada para facilitar a confiabilidade de informações e enquadramento do candidato
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201402209925)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O modelo de gestão é um fator que influencia os empregados e os resultados organizacionais. Assim, compreender a qualidade da gestão, suas características, suas necessidades, suas aspirações, bem como o impacto que os gestores exercem sobre os membros de suas equipes é indispensável ao profissional de Recursos Humanos. Por quê?
	
	
	O profissional de RH é quem toma todas as decisões realmente importantes nas organizações.
	
	Na realidade, o modelo de gestão de RH não é importante, devemos nos concentrar nos gestores de cada área.
	
	O profissional de RH precisa ficar sabendo de tudo o que acontece na organização o tempo todo.
	 
	O profissional de RH atua como consultor interno junto aos demais gestores da organização.
	
	Dentro das organizações, somente os profissionais de RH entendem dos assuntos relacionados às pessoas.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201402742917)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É a associação dos trabalhadores, com vistas às suas conquistas sociais, políticas e econômicas, frente à classe patronal. Podemos afirmar que esse texto representa o conceito de:
	
	
	Tribunal Regional do Trabalho
	
	Conselho Regional
	
	Governo
	 
	Sindicalismo
	
	Associação dos trabalhadores
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201402294356)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA DUAS BARREIRAS À COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS DE ACORDO COM LEONARD R. SAYLES E GEORGE STRAUSS, APUD STONER(1985, P.341):
	
	
	MECANISMOS; PROCESSOS.
	 
	RUÍDO; EFEITOS DAS EMOÇÕES.
	
	MODELOS; CÁLCULOS.
	
	MOBILIÁRIO; TRANSPORTES.
	
	FINANÇAS; LOGÍSTICA.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201402398296)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com Chiavenato (1981), pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando melhor efetividade organizacional. A partir da afirmativa anterior sobre os objetivos da administração de Recursos Humanos, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	Recomendar ou conduzir processos de mudança;
	
	Proporcionar competitividade à organização;
	
	Manter políticas que assegurem ética e comportamento socialmente responsável;
	
	Criar condições para os colaboradores se mantenham treinados e motivados.
	 
	Elaborar relatórios financeiros sobre a contabilidade da empresa;
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201402180031)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O ato inseguro e a condição insegura são consideradas as causas básicas dos acidentes de trabalho. Pode ocorrer de um colaborador apresentar um comportamneto contrário à observância das normas de segurança, colocando em risco a sua saúde/integridade física, ou a de terceiros. Enfim, o próprio colaborador é o responsável pelo acidente de trabalho. Assinale a alternativa que identifica esse tipo de situação:
	
	 
	Displicência
	 
	Ato inseguro
	
	Indisciplina
	
	Insubordinação
	
	Condição insegura
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201402179015)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Como Gestor de Recursos Humanos, uma de suas responsabilidades é reter os talentos na empresa, evitando a excessiva rotatividade de pessoal. Para isso, você deverá criar mecanismos como:
	
	
	Ter uma política de comunicação interna que mantenha os funcionários informados sobre aspectos importantes da empresa.
	 
	Propor uma política de remuneração atrativa e possibilidades de crescimento na carreira.
	
	A divulgação de vagas de forma ampla, utilizando-se do recrutamento interno e externo.
	 
	Aplicar constantes pesquisas de clima organizacional para identificar os funcionários insatisfeitos.
	
	Definir técnicas modernas de seleção, com a aplicação de testes e dinâmicas de grupo.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201402399896)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando a atual Gestão de Pessoas através de seus subsistemas, seus objetivos e contribuições para maior competitividade das organizações, podem ser consideradas atribuições do RH, com EXCEÇÃO:
	
	
	Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável - toda atividade de ARH deve ser aberta, confiável e ética; as pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos precisam estar garantidos.
	
	Proporcionar à organização funcionários bem treinados e bem motivados - reconhecimento e não apenas aumento de salário; as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem; recompensar os bons resultados e não recompensar as pessoas que não tenham um bom desempenho;
	 
	As pessoas, por serem portadoras de habilidades, capacidades, conhecimentos, motivação de trabalho, comunicabilidade, e também portadoras de características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, histórias particulares, devem ser controladas, vigiadas e punidas, assim darão maiores resultados para as empresas.
	
	Como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizado indispensáveis.
	
	Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho - os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados equitativamente.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201402741848)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Cada vez mais as empresas se preocupam com a segurança e a saúde do trabalhador. Ou seja, esse tema conquista cada dia maior espaço no cenário organizacional. Frente ao exposto - e baseado no que vimos em aula - discorra sobre o conceito de segurança do trabalho.
	
	
Resposta: É sabido que o tema Segurança do Trabalho é dado com muita ênfase nas organizaçõs,visto que as mesmas devem trabalhar para propiciar um ambiente de trabalho seguro,saudável e motivacional. A Administração de Recursos Humanos tem total relação no contexto quando estamos relacionando a qualidade de vida ao trabalhador,fazendo uma relação entre esse ramo e o setor de Segurança do trabalho podemos citar que estes devem trabalhar em conjunto fornecendo ao trabalhador mecanismos/meios que possam auxiliá-los nisso,como exemplo: - Palestra sobre SMS (saúde,segurança e meio ambiente); - Palestras sobre o uso correto de EPIs, as formas como se trabalham; - Sempre fazer o DDS - com participação de todos os funcionários,principalmente daqueles que vão estar expostos à risco no ambiente de trabalho; - A empresa deve fornecerEPIs de qualidade e mostrar como manuseá-los; - Exames periódicos sobre a saúde do trabalhador também é algo importante pois dá para mensurar e relacionar com seu risco de trabalho; - Os documentos,os planos de emergências (PPSA,PBA são exemplos) devem estar sempre atualizados de acordo com a necessidade/ramo da empresa. Visto alguns exemplos de como a Seguranças do Trabalho e ADH podem se relacionar e dar a qualidade de vida,saúde e segurança ao trabalhador,cabe a eles também ser claros quantos aos objetivos da organização para alinhar todas essas atividades em conjunto.
	
Gabarito: A Segurança do Trabalho e atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais. O aluno deve discorrer sobre o objetivo da Segurança no Trabalho, que é proteger a vida, promover a segurança e saúde do trabalhador.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201402409036)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A disciplina apresenta as pessoas que integram as organizações, ora como recursos (humanos) e ora como parceiros. O que caracteriza uma pessoa enquanto recurso?
	
	
Resposta: As pessoas como recursos elas não são vistas como potencializadores de recursos e sim como meios para a produção.Apenas cataliza a mensagem,não tem muita opinião no que podemos dizer à respeito das decisões. É como se fosse uma ''máquina de produção'' deixando de dar ênfase na total capacidade,habilidade e conhecimento que um funcionário pode ter. Visto isso é primordial comentar que na maioria das organizações atualmente trabalham as pessoas como parceiros dando maior credibilidade,motivação,treinamento e vendo as qualidades,habilidades e capacidades dos indivíduos não só produzir mas se relacionar e atingir seus objetivos pessoais além de ser potencializadoras de recursos.
	
Gabarito: O graduando pode explorar diversos aspectos, entre os quais: empregados isolados nos cargos, horário rigidamente estabelecido, preocupação com normas e regras, subordinação ao chefe, fidelidade à organização, dependência da chefia, alienação em relação à organização, ênfase na especialização, executoras de tarefas, ênfase nas destrezas manuais e condição de mão-de-obra.

Outros materiais