A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
115 pág.
Avaliando aula de 6 a 10

Pré-visualização | Página 9 de 31

as relações interpessoais entre os alunos afirma-se:
(I) Bullying é a denominação atribuída a um comportamento de intimidação de um aluno ou grupo a outro aluno. Caracteriza-se por atitudes agressivas e repetidas contra um aluno (vítima), sem que tenha havido motivação aparente.
(II) Dentre as características do 'bullying' podemos destacar: humilhação, colocação de apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física e roubo de pertences.
(III) As brincadeiras e os apelidos são atitudes comuns no universo escolar. O bullying é um tipo de brincadeira e nem sempre tem a intenção de intimidar.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	I, II e III
	
	II e III
	 
	I e II
	 
	I e III
	
	Apenas a I
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I e II. Bullying é a denominação atribuída a um comportamento de intimidação de um aluno ou grupo a outro aluno. Caracteriza-se por atitudes agressivas e repetidas contra um aluno (vítima), sem que tenha havido motivação aparente. Dentre as características do 'bullying' podemos destacar: humilhação, colocação de apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física e roubo de pertences. O bullying sempre tem a intenção de intimidar.
	
	 
	Ref.: 201408237127
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A relação entre professor e aluno pode influenciar:
I- Na construção do autoconceito do aluno.
II- Na construção da auto-estima do aluno.
III- Na construção da cidadania do aluno.
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS:
		
	
	I e II
	
	I e III
	
	II e III
	 
	I, II e III
	
	Somente a alternativa III
	
Explicação:
As três afirmativas estão corretas. A relação entre professor e aluno pode influenciar diferentes aspectos entre eles a construção do acutoconceito e auto-estima porque o que o professor pensa acerca do aluno pode influenciar na sua constituição enquanto sujeito. E influencia também na construção da cidadania.
	
	 
	Ref.: 201408237183
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre as relações interpessoais e sua contribuição para a construção do sujeito e sua aprendizagem afirma-se:
(I) Os sentidos construídos pela família para o aprender e para a escola não influenciam o aprendizado escolar de crianças e adolescentes.
(II) A relação professor-aluno influencia a aprendizagem sob diferentes aspectos, a exemplo da construção da visão de mundo, já que o ensino é perpassado por ideologias.
(III) A relação professor-aluno influencia a aprendizagem sob diferentes aspectos, a exemplo da construção do autoconceito e da auto-estima, referentes à capacidade de aprender e à motivação para a aprendizagem.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	II e III
	 
	I, II e III
	
	Apenas I
	
	I e III
	
	I e II
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas II e III. A relação professor-aluno influencia a aprendizagem sob diferentes aspectos, a exemplo da construção da visão de mundo, já que o ensino é perpassado por ideologias. Essa relação também influencia a aprendizagem sob diferentes aspectos, a exemplo da construção do autoconceito e da auto-estima, referentes à capacidade de aprender e à motivação para a aprendizagem.  Além da relação entre professor e aluno também influenciam a aprendizagem e o desenvolvimento a relação entre os alunos e  os sentidos construídos pela família para o aprender e para a escola.
 
	
	 
	Ref.: 201408237173
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre as relações interpessoais e sua contribuição para a construção do sujeito e sua aprendizagem afirma-se:
(I) O processo educativo é realizado tanto pela escola quanto pela família.
(II) O processo educativo ocorre através das relações interpessoais que são estabelecidas, a exemplo da relação professor-aluno e entre alunos.
(III) As relações interpessoais estabelecidas no processo educativo influenciam a construção do sujeito e também os aspectos relacionados à aprendizagem.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	Apenas I
	 
	I, II e III
	
	Apenas II e III
	
	Apenas I e III
	
	Apenas I e II
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I, II e III. O processo educativo é realizado tanto pela escola quanto pela família. Na escola, as relações interpessoais estabelecidas no processo educativo influenciam a construção do sujeito e também os aspectos relacionados à aprendizagem, a exemplo da relação professor-aluno e entre alunos.
 
	
	 
	Ref.: 201408237014
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No processo educacional que ocorre na escola os alunos aprendem não só com o professor, mas também com os colegas. Essa aprendizagem envolve diversos aspectos: cognitivo, emocional e social. Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	No aspecto cognitivo a relação entre os alunos pode funcionar de tal modo que os alunos que já adquiriram determinadas capacidades auxiliem os que ainda estão em processo de desenvolvimento.
	
	No aspecto social interações positivas com os pares possibilitam o desenvolvimento de habilidades sociais.
	 
	No aspecto social a relação entre os alunos proporciona aprendizagem de socialização, em que aprendem, na relação com os pares, formas de comunicação, cooperação, competição e defesa.
	
	No aspecto social interações com os demais colegas possibilitam o desenvolvimento de habilidades sociais.
	 
	No aspecto emocional a interação negativa com os colegas não interfere no desenvolvimento do autoconceito do aluno.
	
Explicação:
Está INCORRETA A afirmativa b. No aspecto emocional a interação negativa com os colegas interfere no desenvolvimento do autoconceito do aluno. No aspecto cognitivo a relação entre os alunos pode funcionar de tal modo que os alunos que já adquiriram determinadas capacidades auxiliem os que ainda estão em processo de desenvolvimento. No aspecto social a relação entre os alunos proporciona aprendizagem de socialização, em que aprendem, na relação com os pares, formas de comunicação, cooperação, competição e defesa. Essa interação possibilita o desenvolvimento de habilidades sociais.
	
	 
	Ref.: 201408237141
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A relação entre o aluno e o professor possui aspectos relevantes. Acerca dessa idéia, podemos afirmar que:
		
	
	O conceito que o professor expressa sobre o aluno não influencia a construção da subjetividade dele (aluno).
	 
	A relação com o professor influencia na motivação para aprendizagem, mas não pode influenciar a auto-estima do aluno.
	
	O professor quando trabalha o conteúdo com o aluno, o faz de forma neutra.
	 
	A relação entre professor e aluno pode influenciar na motivação do aluno para aprendizagem.
	
	O conceito que o professor expressa sobre o aluno é o único fator que influencia na construção da subjetividade dele (aluno).
	
Explicação:
Está correta a afirmativa a.  A relação entre professor e aluno influencia a construção da subjetividade do aluno, embora não seja o único fator que influencia nessa construção. A relação professor e aluno também influencia a motivação para aprendizagem, a auto-estima e a percepção de mundo do aluno porque o ensino não é neutro e sim perpassado por uma ideologia.
	
	 
	Ref.: 201408237230
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O bullying é uma situação que ocorre no ambiente escolar e que vem sendo investigada nos últimos dez anos. Sobre este comportamento é incorreto afirmar que:
I. Caracteriza-se por atitudes positivas repetidas de apoio a um aluno que não possui boa base educacional e que acabou de ingressar na escola.
II. Dentre as conseqüências do bullying está o aumento da auto-estima do aluno alvo.
III. Dentre as conseqüências do bullying está a melhoria das interações pessoais do aluno alvo,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.