Buscar

BIOQUÍMICA UNI03 AOL05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOQUÍMICA: UNIDADE 04 – ATIVIDADE 05
PERGUNTA 01: O ciclo da ureia foi descoberta por Hans Krebs e Kurt Henseleit em 1932 sendo caracterizado por conjunto de reações catalisadas por enzimas, que tem por finalidade a biossíntese da ureia. A respeito desse ciclo e da eliminação de nitrogênio em nosso metabolismo, são feitas as seguintes afirmações:
I. Altas concentrações de amônia são tóxicas para as células, logo nos seres humanos a amônia é convertida predominantemente em ácido úrico, que é menos tóxico, além de ser altamente hidrossolúvel, o que favorece sua eliminação pelos rins. 
II. Parte das enzimas do ciclo da ureia está localizada na mitocôndria e parte no citosol, podendo ser produzida em todas as células do nosso organismo.
III. Os aminoácidos que não são incorporados à biossíntese proteica são catabolizados e os grupamentos α-amino são transformados em amônia, esta posteriormente será transformado em ureia.
Estão corretas:
Apenas I.
Apenas I e III.
Apenas I e II.
Apenas a II e III.
Apenas a III.
PERGUNTA 02: A alanina funciona como transportadora de amônia (tóxica) e do esqueleto de carbono do piruvato do músculo esquelético para o fígado. No fígado, o piruvato é produzido pela desaminação da alanina, é convertido em glicose através da gliconeogênese, disponibilizando a glicose novamente para o fígado. Essa via metabólica é conhecida como:
Ciclo de Krebs
Ciclo de Cori
Via das Pentoses Fosfato
Ciclo da ureia
Ciclo da Glicose-Alanina.
PERGUNTA 03: Duas horas após uma refeição, o nível de glicose no sangue está levemente diminuído, e os tecidos são alimentados energeticamente pela glicose oriunda do glicogênio hepático. Quatro horas após a refeição, a glicose sanguínea está bem menor, o que ocasiona a diminuição da secreção de insulina, enquanto ocorre o aumento da liberação de glucagon. Todas as alternativas são respostas bioquímicas ao jejum prolongado, EXCETO:
Formação de glicogênio no fígado e nos músculos.
Os aminoácidos não essenciais são transaminados e, pela desaminação, liberam grupos amino que são convertidos em ureia.
Os ácidos graxos no tecido hepático são oxidados a acetil-CoA, que é o intermediário para a formação dos corpos cetônicos, que são exportados para o cérebro para serem utilizados como fonte de energia.
Após o consumo das reservas de glicogênio, a gliconeogênese no fígado é o principal fornecedor de glicose para o cérebro.
Mobilização dos triacilgliceróis do tecido adiposo, que serão a principal fonte de energia tanto para o fígado quanto para o músculo.
PERGUNTA 04: A primeira etapa no catabolismo dos aminoácidos é segregar o grupo amino do arcabouço carbônico. Na maioria dos aminoácidos, o grupamento amino é transferido para o α-cetoglutarato formando o glutamato. Essa reação de transaminação é catalisada pelas aminotransferases (ou transaminases) e requer a coenzima piridoxal-fosfato. Caso não sejam reutilizados para a síntese de novos aminoácidos ou outros compostos nitrogenados, os grupos aminos são destinados para o:
Ciclo de Cori
β-Oxidação
Fosforilação Oxidativa
Ciclo de Krebs
Ciclo da Ureia
PERGUNTA 05: Os seres humanos conseguem extrair uma pequena fração de energia a partir do catabolismo dos aminoácidos tanto da degradação das proteínas da dieta quanto das proteínas celulares (turnover). Além disso, durante o jejum ou em pacientes com diabetes melito não controlado ocorrer também à degradação de proteínas teciduais no lugar de outros combustíveis. Em relação à degradação e absorção das proteínas identifique a alternativa CORRETA:
A chegada das proteínas da dieta no estômago estimula a mucosa gástrica a secretar o hormônio gastrina, que, por sua vez, estimula a secreção de ácido clorídrico (HCl). Porém, o HCl não tem participação na degradação das proteínas.
O início da degradação das proteínas oriundas da dieta se dá na cavidade oral pela ação da amilase salivar.
As endopeptidases hidrolisam as ligações peptídicas em porções terminais, de modo que permite a liberação dos aminoácidos.
As exopeptidases são enzimas que quebram as ligações peptídicas em regiões internas da cadeia peptídica.
A absorção das proteínas pode ocorrer na forma de aminoácidos ou de pequenos peptídeos (di e tripeptídeos). A absorção ocorre nos enterócitos, que são células do tecido do intestino delgado que apresentam microvilosidades.
PERGUNTA 06: As vias catabólicas dos 20 aminoácidos representam apenas 10 a 15% da produção de energia no organismo humano, sendo menos ativas que a glicólise e a β-oxidação. As 20 vias metabólicas convergem para formar apenas seis produtos principais que podem entrar no ciclo de Krebs. Dependendo do intermediário formado no catabolismo, os aminoácidos são classificados em:
Essenciais e não essenciais.
Cetogênicos, Glicogênicos e Glicocetogênicos.
Apenas Glicogênicos.
Essenciais, não essenciais e condicionalmente essenciais.
Exclusivamente Cetogênicos.
PERGUNTA 07: A triagem neonatal, também conhecida como o “Teste do Pezinho” foi incorporada ao SUS como uma legislação que determina a obrigatoriedade do teste em todos recém-nascidos vivos e inclui a avaliação para fenilcetonúria (PKU). Em relação à PKU todas as alternativas são verdadeiras, EXCETO:
Os portadores da doença são incapazes de converter fenilalanina oriunda da dieta em tirosina. Logo, o sangue dos pacientes tem altos níveis de fenilalanina.
Níveis elevados de fenilpiruvato serão observados na urina dos pacientes, pois como a fenilalanina não pode ser transformada em tirosina, ela será metabolizada à fenilpiruvato, que é prejudicial ao desenvolvimento do cérebro.
Uma deficiência associada à enzima fenilalanina hidroxilase.
Uma deficiência metabólica envolvendo a biossíntese de fenilalanina.
É um dos erros inatos do metabolismo dos aminoácidos mais comum, causada por uma mutação em uma enzima envolvida no catabolismo da fenilalanina.
PERGUNTA 08: O metabolismo energético é formado por um conjunto de reações bioquímicas, que tem por finalidade a produção da energia na forma de ATP a partir de substratos energéticos oriundos da nossa dieta como carboidratos, lipídeos e proteínas. Uma via metabólica fundamental no metabolismo energético é o ciclo de Krebs, o qual é formado por oito reações enzimáticas e suas enzimas estão localizadas na matriz mitocondrial. O primeiro metabólito formado no ciclo de Krebs é o citrato, que é formado pela reação do oxaloacetato e a molécula de ___________________:
Piruvato
Acetil-CoA
Malato
Frutose-1,6-bisfosfato
Lactato
PERGUNTA 09: Após uma refeição rica em calorias, a glicose, os ácidos graxos e os aminoácidos são direcionados para o fígado. Todas as alternativas abaixo são respostas bioquímicas ao estado alimentado, EXCETO:
A insulina, liberada em resposta à alta concentração de glicose no sangue, estimula a captação do carboidrato pelos tecidos.
No fígado, o excesso de glicose é oxidado a acetil-CoA, que é usada na síntese de ácidos graxos.
As gorduras da dieta são direcionadas como quilomícrons do intestino para o músculo e o tecido adiposo.
O excesso de aminoácidos é convertido em piruvato e acetil-CoA, que também pode ser empregados para a síntese de lipídeos.
A insulina, embora seja liberada em resposta a elevada quantidade de glicose no sangue, não tem impacto no metabolismo energético, visto que não faz mecanismo de regulação por retroalimentação.
PERGUNTA 10: Para manter os níveis de glicose sanguínea o mais próximo possível de 4,5 mM, são realizados ajustes constantes que envolvem as ações de alguns hormônios, principalmente, da insulina e do glucagon. Sobre a ação desses dois hormônios peptídicos marque a alternativa CORRETA:
A insulina sinaliza para os tecidos que a glicose sanguínea está alta, como resposta, as células descartam todo excesso de glicose do sangue através da urina.
Tanto a insulina quanto o glucagon sinaliza para os tecidos que a glicose sanguínea está muito elevada. Entretanto, o glucagon também indica níveis baixos de glicogênio e triacilglicerídeos.A insulina sinaliza para os tecidos que a glicose sanguínea está baixa, enquanto que o glucagon tem atuação contrária, sendo liberado quando o nível de glicose está elevado no sangue.
A insulina sinaliza para os tecidos que a glicose sanguínea está mais alta que o necessário, como resultado, as células captam o excesso de glicose do sangue e o convertem em glicogênio e triacilgliceróis.
O glucagon sinaliza que o nível de glicose está muito baixo, e os tecidos respondem armazenando a glicose na forma de glicogênio.

Continue navegando