Buscar

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Prévia do material em texto

Avaliação:  LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	CARLA SENDON AMEIJEIRAS VELOSO
	Turma: 
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 24/11/2014 19:10:52
	
	 1a Questão (Ref.: 201401613157)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Previdência Social é organizada de que forma?
		
	
Resposta: Através das contribuições recolhidas do empregador e empregado, que garantirá a seguridade social dos contribuintes.
	
Gabarito: O artigo 201 da Constituição Federal estabelece que a Previdência Social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401644236)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em relação ao Direito Individual do Trabalho, pode-se afirmar
		
	 
	Tem como sujeitos o empregado e o concorrente
	 
	estuda o contrato coletivo do trabalho
	 
	É um ramo autônomo do Direito do Trabalho
	 
	Estuda as regras legais aplicáveis ao contrato de trabalho individual
	 
	Tem como sujeitos o empregado e o empregador
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401300812)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Tomando-se por base a hierarquia das normas, qual das normas abaixo é considerada a mais importante no ordenamento jurídico:
		
	
	Instrução Normativa.
	 
	Lei.
	
	Portaria.
	 
	Constituição Federal.
	
	Medida Provisória.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401057475)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A legislação preconiza que o contrato de experiência não poderá exceder de
		
	 
	90 (noventa) dias
	
	03 (três) meses
	
	02 (dois) anos
	
	02 (dois) meses
	
	60 (sessenta) dias
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401057517)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando se aborda o tema de adicional noturno, ele
		
	
	Será sempre de 20%
	
	Será de 25% para os urbanos e 20% para o rural
	
	Não tem acréscimo se for rural
	
	Varia conforme o serviço executado
	 
	Será de 20% para os urbanos e 25% para o rural
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401646114)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Suzy, Eliana e Raquel são amigas e empregadas da empresa Amor-Perfeito. Elas pretendem fazer uma viagem juntas de 20 dias pela Europa para comemorar o aniversário de 60 anos de Raquel. Considerando que Susy possui 49 anos e Eliana 51 anos, é certo que a empresa Amor-Perfeito:
		
	 
	não está obrigada a conceder férias para todas as empregadas ao mesmo tempo, tendo em vista que a época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador, vedado o fracionamento das férias de Eliana e Raquel.
	
	está obrigada a conceder férias para todas as empregadas ao mesmo tempo, tendo em vista que a época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregado, sendo permitido o fracionamento das férias em qualquer hipótese.
	
	não está obrigada a conceder férias para todas as empregadas ao mesmo tempo, tendo em vista que a época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador, vedado o fracionamento das férias de Suzy, somente.
	
	está obrigada a conceder férias para todas as empregadas ao mesmo tempo, tendo em vista que a época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregado, vedado o fracionamento apenas das férias de Raquel.
	
	está obrigada a conceder férias para todas as empregadas ao mesmo tempo, tendo em vista que a época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregado, sendo vedado o fracionamento das férias em qualquer hipótese.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401636199)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O intervalo intrajornada ocorre dentro do expediente e é incorreto afirma-se que:
		
	
	para jornadas de 4 a 6 horas, o intervalo de descanso será de 15 minutos.
	
	para jornadas de 6 a 8 horas, o intervalo será de 1 a 2 horas.
	 
	para jornadas inferiores a 4 horas, o intervalo será de 10 minutos.
	
	os intervalos intrajornada não serão computados na duração do trabalho.
	
	quando o intervalo não for concedido pelo empregador, este ficará obrigado a remunerar o período correspondente com um acréscimo de no mínimo 50% sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401225488)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	José Maria trabalhava na agricultura no cultivo e preparo do solo para a plantação. Na prestação dos serviços não tinha qualquer autonomia, já que era preciso entregar boa parte da produção para senhor feudal em troca da proteção militar e política. Não tinha liberdade, pois estava preso aos feudos tendo que trabalhar para o senhor feudal que era o dono da terra. Nessa época já havia normas de proteção ao trabalho?
		
	
Resposta: Na evolução de nossa história quanto a proteção ao trabalho, começa na escravidão passando no sistema feudal terminando na coorporações de oficio, onde começam a surgir as normas de proteção ao trabalho.
	
Gabarito: Não. As normas de proteção do trabalho só passaram a surgir com a Revolução Industrial.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401617793)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou atividades essenciais, é Verdadeira a afirmação:
		
	
	Não são considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros: assistência médica e hospitalar; funerário; controle de tráfego aéreo; compensação bancária.
	
	Não são necessidades inadiáveis da comunidade aquelas que, são atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população
	
	As entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, ficam obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 48 horas da paralisação.
	 
	Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
	
	Não são considerados serviços ou atividades essenciais; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais; somente o transporte coletivo e a captação e tratamento de esgoto e lixo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401312952)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou atividades essenciais, é INCORRETA a afirmação:
		
	
	Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
	
	São considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros, transporte coletivo; captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais.
	 
	As entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, ficam obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 48 horas da paralisação.
	
	São necessidades inadiáveis da comunidade aquelas que, não atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.
	
	São considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros: assistência médica e hospitalar; funerário; controle de tráfego aéreo; compensação bancária.

Continue navegando