Buscar

supervisão e orientação pedagógica Aula 1

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0365 - SUPERV E ORIENT PEDA 
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
Aula 1
		1.
		Dentro do contexto histórico, a supervisão escolar era definida como um serviço técnico, independente de qualquer opção política e ideológica, seu serviço era visto como neutro. A essa concepção da supervisão, podemos dizer que diz respeito a:
	
	
	
	 
	Visão tecnoburocrática do ensino
		2.
		Temos tido diversos modos de identificar a ação supervisora, podemos citar: supervisão, supervisão educacional, supervisão escolar, supervisão pedagógica, coordenação, coordenação pedagógica, coordenação de turno, coordenação de área ou de disciplinas, orientação pedagógica, entre outras. Observando alguns desses termos, podemos concluir que:
	 
	supervisão educacional ¿ o termo propõe que as atividades extrapolem as atividades da escola, alcançando os aspectos estruturais e sistêmicos da educação.
		3.
		O termo Supervisão Pedagógica supõe supervisão dos processos pedagógicos na escola, remetendo a uma perspectiva de movimento. No cotidiano escolar esse movimento pode ser observado pela:
	
 
	Ação do Supervisor pedagógico conjugando observação, acompanhamento e parceria junto à equipe docente.
		4.
		O uso do termo Supervisão Pedagógica refere-se à abrangência da função, cujo ¿olhar sobre¿ o pedagógico oferecendo condições de coordenação e orientação no processo. Então, esse olhar sobre se refere:
	 
	Acompanhar as ações docentes sem deixar de perceber o entorno que envolve a prática docente.
		5.
		Observe a afirmativa e assinale a opção que melhor justifique seu conteúdo. A ação da Supervisão Pedagógica pode se configurar como uma prática social:
	 
	Além de cuidar da mediação técnico-pedagógica tem o compromisso com um projeto educativo que esteja sintonizado com o diálogo com e entre os diferentes, se traduzindo em consideração pelos sujeitos envolvidos e sua história.
		6.
		Analisando a epistemologia do nome supervisão, o prefixo -super- unindo-se à -visão- designa o ato de ver o geral, ou seja, marque com x a resposta certa:
	
 
	Olhar o conjunto dos elementos e seus elos articuladores nas ações específicas da escola
		7.
		Na prática, podemos observar a ação da Supervisão Pedagógica se configurando como uma prática social através da (o):
	
 
	Mediação técnico-pedagógica, com o compromisso de observação da historicidade dos envolvidos e também do diálogo com e entre os diferentes atores na escola.
		8.
		O que não podemos esquecer quando tratamos das especificidades do fazer da Supervisão pedagógica, é que a escola também é um espaço de pesquisa e que devemos aproveitar seus objetos para reconstruí-los à luz dos fundamentos teóricos. Dessa forma, podemos dizer que a Supervisão pedagógica também incorpora:
	
 
	A coordenação de pesquisa através do estudo dos problemas do cotidiano.
		1.
		Quando afirmamos que objeto específico da supervisão pedagógica na escola é o processo ensino e aprendizagem, então estamos dizendo que este serviço inclui:
	 
	Currículo, programas, planejamento, métodos de ensino, avaliação e recuperação.
		2.
		O objeto específico da supervisão escolar na escola é o processo ensino aprendizagem e, desta forma podemos dizer que inclui:
	 
	Atuação no desenvolvimento de currículo e programas, incluindo um planejamento que tenha relação com a realidade vivida, assim como estratégias que vão contribuir para melhor aprendizagem, provocando a assunção de critérios mais fidedignos no momento de avaliação.
		3.
		O uso do termo Supervisão pedagógica refere-se à abrangência da função, cujo ¿olhar sobre¿ o pedagógico oferece condições de coordenação e orientação e, desta forma pressupõe:
	 
	Um olhar que transita entre os diferentes cenários e espaços, que vão além da escola, encontrando projetos diversos, construindo caminhos de aproximação, negociação, diálogo e troca, trabalhando o grupo como pares legítimos e participantes do projeto político pedagógico na escola.
		4.
		Podemos afirmar que o objetivo específico da ação supervisora na escola é:
	 
	Estabelecer parceria com a equipe docente para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
		5.
		A Supervisão e Orientação Pedagógica é o lugar, também, do sujeito que se forma ao participar da formação de outros sujeitos, portanto, a premissa básica do trabalho da supervisão pedagógica é:
	 
	Trabalhar na formação continuada dos professores e equipe, como atores do processo ensino e aprendizagem.
		.
		A ação supervisora tem recebido diversas denominações, dentre elas podemos citar:
	 
	Orientação pedagógica, coordenação pedagógica e supervisão escolar.
		7.
		Através da pesquisa o Supervisor pedagógico pode motivar, mobilizar e aproximar os professores, assim como, outros setores da escola, no sentido de buscar análise conjunta, crítica e sistemática dos casos e experiências do cotidiano. Nesse caso sua ação tem o caráter de estabelecer a relação:
	 
	Prática - teoria - prática.
		8.
		Identifique ações que são específicas do fazer da Supervisão Pedagógica: I - Lidera o grupo nas decisões técnico-pedagógicas. II ¿ Desenvolve o grupo a partir da formação continuada. III ¿ Estabelece relação entre os problemas cotidianos e a pesquisa. IV ¿ Organiza ações para melhor investimento financeiro. Estão corretas:
	
 
	I, II e III

Continue navegando