Buscar

supervisao escolar

Prévia do material em texto

SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CEL0365_A1_201709024313_V1
	
	
	
	
		Aluno: CIBELE DA NOBREGA SANTIAGO
	Matr.: 201709024313
	Disc.: SUPERV E ORIENT PEDA 
	2020.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Segundo Batista (2001), a Supervisão/Orientação Pedagógica se configura como uma prática social caracterizada pela mediação técnico pedagógica. Desta forma podemos dizer que é específico do fazer da Supervisão e Orientação Pedagógica:
	
	
	
	A gestão dos processos da escola, buscando interação com a comunidade;
	
	
	Assegurar a eficiência e eficácia do processo ensino aprendizagem, oferecendo condições e facilitando a relação professor, aluno e ensino;
	
	
	A formação continuada dos Orientadores Educacionais;
	
	
	Processo de acompanhamento e assistência a ação docente, discente e orientadores educacionais;
	
	
	O acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos;
	
Explicação:
Para que o supervisor escolar consiga atingir seus objetivos ele deve traçar o perfil da escola dentro do projeto político pedagógico sempre orientando, ajudando os professores, alunos e pais. Estes sim devem fazem com que o trabalho escolar seja um modelo de busca e aprendizado em seu dia a dia. O supervisor escolar nunca deve esquecer que sempre deve haver uma comunicação dialógica entre ele e os demais membros da comunidade escolar, pois o diálogo é fundamental. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Temos tido diversos modos de identificar a ação supervisora, podemos citar: supervisão, supervisão educacional, supervisão escolar, supervisão pedagógica, coordenação, coordenação pedagógica, coordenação de turno, coordenação de área ou de disciplinas, orientação pedagógica, entre outras. Observando alguns desses termos, podemos concluir que:
	
	
	
	Supervisão educacional - o termo propõe que as atividades inerentes a escola, principalmente referente a alunos, sejam analisadas.
	
	
	supervisão educacional ¿ o termo propõe que as atividades extrapolem as atividades da escola, alcançando os aspectos estruturais e sistêmicos da educação.
	
	
	supervisão escolar - supõe supervisão somente dos serviços administrativos.
	
	
	Supervisão Pedagógica - supõe a supervisão dos processos pedagógicos apenas fora na escola, no ambito da legislação educacional.
	
	
	Coordenação - não é uma das condutas supervisoras, pois significa trabalhar para que os elementos funcionem de modo articulado
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Dentro do contexto histórico, a supervisão escolar era definida como um serviço técnico, independente de qualquer opção política e ideológica, seu serviço era visto como neutro. A essa concepção da supervisão, podemos dizer que diz respeito a:
	
	
	
	Participação e cooperação na escola;
	
	
	Visão global da educação
	
	
	Contextualização pedagógica
	
	
	Visão democrática e participativa
	
	
	Visão tecnoburocrática do ensino
	
Explicação:
O papel so Supervisor vai muito além das questões burocráticas. Evidente que não é possível descartar a importancia de sua atuação na organização de dados burocráticos que facilitam a visualização da situação de aprendizagem do aluno, mas para que o supervisor escolar consiga atingir seus objetivos ele deve traçar o perfil da escola dentro do projeto político pedagógico sempre orientando, ajudando os professores, alunos e pais. Estes sim devem fazem com que o trabalho escolar seja um modelo de busca e aprendizado em seu dia a dia. O supervisor escolar nunca deve esquecer que sempre deve haver uma comunicação dialógica entre ele e os demais membros da comunidade escolar, pois o diálogo é fundamental. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O objeto específico da supervisão escolar na escola é o processo ensino aprendizagem e, desta forma podemos dizer que inclui:
	
	
	
	Atuação no desenvolvimento de currículo e programas, incluindo um planejamento que tenha relação com a realidade vivida, assim como estratégias que vão contribuir para melhor aprendizagem, provocando a assunção de critérios mais fidedignos no momento de avaliação.
	
	
	A cooperação e troca de saberes e experiências que contemple de forma radical as diretrizes curriculares.
	
	
	Procedimentos de supervisão que busque o cumprimento do currículo, tal e qual foi planejado.
	
	
	A avaliação dos processos separando alguns grupos e integrando e orientando outros, através de estudos.
	
	
	O compromisso com um projeto educativo que esteja sintonizado com cada grupo em particular, analisando cada um e fazendo educação que contemple a maioria.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O uso do termo Supervisão Pedagógica refere-se à abrangência da função, cujo ¿olhar sobre¿ o pedagógico oferecendo condições de coordenação e orientação no processo. Então, esse olhar sobre se refere:
	
	
	
	Levar a equipe de gestão a ver a realidade local. .
	
	
	Acompanhar o processo didático obedecendo os critérios das secretarias.
	
	
	Buscar um número maior de oportunidades de leitura do professorado.
	
	
	Acompanhar as ações docentes sem deixar de perceber o entorno que envolve a prática docente.
	
	
	Observar as políticas e o seu cumprimento.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Analisando a epistemologia do nome supervisão, o prefixo -super- unindo-se à -visão- designa o ato de ver o geral, ou seja, marque com x a resposta certa:
	
	
	
	Elementos que funcionam de modo articulado, dentro de uma totalidade ordenada.
	
	
	Funcionamento de modo articulado.
	
	
	Orientação ou inspeção em plano superior.
	
	
	Junção dos significados.
	
	
	Olhar o conjunto dos elementos e seus elos articuladores nas ações específicas da escola.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Na prática, podemos observar a ação da Supervisão Pedagógica se configurando como uma prática social através da (o):
	
	
	
	Contato com a equipe de gestão, oferecendo subsídios para enfrentamento e solução dos problemas de indisciplina, evasão e repetência.
	
	
	Observação e enfrentamento que envolve as hierarquias do ambiente escolar.
	
	
	Comprovação da aplicação política do que foi projetado no PPP, excluindo as ações que envolvem os familiares.
	
	
	Capacidade de atuar situando os conflitos sociais fora do ambiente escolar.
	
	
	Mediação técnico-pedagógica, com o compromisso de observação da historicidade dos envolvidos e também do diálogo com e entre os diferentes atores na escola.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Analise a frase: ¿A Supervisão e Orientação Pedagógica é o lugar, também, do sujeito que se forma ao participar da formação de outros sujeitos.¿ Dessa forma, observando o contexto escolar, estamos nos referindo:
	
	
	
	Ao movimento de aprendizagem frente ao trabalho que realiza na formação continuada dos professores e equipe, como atores do processo ensino e aprendizagem.
	
	
	Ao professor no desenvolvimento processo de ensino e aprendizagem.
	
	
	Ao sucesso da formação inicial de cada docente frente às novas tecnologias.
	
	
	Ao desenvolvimento do planejamento, sempre com o foco nas observações da direção da escola.
	
	
	A formação inicial de todos os envolvidos no processo de ensino.

Continue navegando