Buscar

AULA 9 A DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR

Prévia do material em texto

AULA 9 A DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR
		O campo da Dança é um subcomponente da área de conhecimento denominada Arte. Assinale a definição abaixo que melhor define essa linguagem artística:
	
	
	
	 
	A Dança instaura a experiência artística multissensorial de encontro com o outro em performance. Nessa experiência, o corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação dramática.
	
	 
	A Dança se constitui como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicados no movimento dançado.
	
	
	A Dança são os processos e produtos artísticos e culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão visual e gráfica como elemento de comunicação.
	
	
	A Dança envolve a expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura.
	
	
	A Dança se constitui como experiência literária e de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física.
	
	
	
		
	
		2.
		O ensino da Arte vem, cada vez mais, ganhando lugar de destaque no contexto educacional brasileiro. A partir dessa realidade, analise as afirmamativas abaixo:
A Dança deve fazer parte do trabalho de arte/educação em todas as escolas.
Porque
A Dança é uma linguagem do campo da Arte que desenvolve a expressão do corpo em movimento.
Considerando essas duas afirmativas apresentadas, em negrito, assinale a opção correta:
	
	
	
	 
	As duas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
 
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda afirmativa são proposições falsas.
	
	
	A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	
	A primeira afirmativa é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	 
	As duas afirmativas são proposição verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	
		
	
		3.
		Os PCN de artes apresentam blocos de conteúdos que podem ser trabalhados no primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental. Marque a opção que apresenta conteúdo direcionado especificamente à dança.
	
	
	
	
	Participação e desenvolvimento nos jogos de dramatização, atenção, observação, improvisação, etc.
	
	
	Explorar as características da escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas etc.
	
	 
	Experimentação na movimentação considerando as mudanças de velocidade, de tempo, de ritmo e o desenho do corpo no espaço. A exploração de danças folclóricas outras danças presentes no contexto cultural dos alunos.
	
	
	Produção e apreciação de desenho, pintura e colagem.
	
	
	Aprender a se expressar por meio dos sons e desenvolver habilidades como o canto, a execução instrumental, a audição e a improvisação sonora.
	
	
	
		
	
		4.
		Podemos AFIRMAR que em princípio, a dança é:
	
	
	
	
	uma arte que deve ser praticada apenas por um aluno.
	
	 
	uma arte de tradição oral, transmitida de geração em geração, através da observação e imitação, numa dinâmica onde o professor/adulto transmite no fazer ao aluno/criança os gestos, passos e movimentos.
	
	
	uma arte que deve utilizar o método clássico.
	
	
	uma arte que surgiu apenas em livros.
	
	
	uma arte apenas da tradição escrita.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		As aulas de dança e suas diversas formas de manifestação devem possibilitar que os alunos se expressem com o corpo. Marque a alternativa CORRETA que mostra os objetivos da dança na escola.
	
	
	
	
	Apenas a dança clássica deve ser estimulada.
	
	 
	O aluno deverá descobrir suas potencialidades expressivas, criando formas simbólicas representadas no tempo e no espaço, através do corpo em movimento.
	
	
	O aluno não precisa ter conhecimento do seu corpo.
	
	
	A aula de dança favorece a formação do dançarino.
	
	
	O aluno deverá apenas ser estimulado a sua individualidade.
	
	
	
		
	
		6.
		O professor de uma turma do ensino fundamental desenvolve uma proposta de ensino da Arte que explora, prioritariamente, a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicados no movimento dançado, a investigação sobre o que ocorre no e pelo corpo, a discussão sobre as relações entre corporeidade e  a produção estética. Assinale a opção abaixo que apresenta a linguagem trabalhada de forma mais específica por esse professor:
	
	
	
	
	Artesanato
	
	
	Teatro
	
	
	Artes Visuais
	
	
	Música
	
	 
	Dança
	
	
	
		
	
		7.
		No Espaço Brincar, em São Paulo, os professores de Educação Infantil Sílvia Lopes, Bruno Quintas e Yvan Dourado desenvolvem estratégias lúdicas para fazer as crianças se mexerem. Pesquisadora da cultura popular, Sílvia resolveu ensinar alguns passos de frevo à turminha. Antes, recorreu às brincadeiras infantis e à contação de histórias. "Não adianta trazer a coreografia pronta", alerta a professora. "Os alunos querem participar da criação e precisam descobrir, primeiro, que movimentos já sabem fazer." Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica A proposta feita pelos professores Sílvia, Bruno e Yvan evidencia prioridade em trabalhar qual linguagem da arte?
	
	
	
	 
	Dança
	
	
	Teatro
	
	
	Artes cênicas
	
	
	Artes visuais
	
	
	Dramatização
	
	
	
		
	
		8.
		O surgimento das primeiras formas de ensino da dança contou com a presença dos artistas trovadores, que tinham a intenção de divertir a Corte, e ensinar os nobres feudais a dançar. Identifique o período histórico em que essa manifestação da dança ocorreu.
	
	
	
	 
	Século XII, durante a Idade Média.
	
	
	Século XIX, marcado pela Revolução Industrial.
	
	
	Século III, que ainda sofria influências da Antiguidade Clássica.
	
	
	Século XVI, que corresponde ao período Barroco. 
	
	
	Século XXI, que corresponde ao período contemporâneo.

Continue navegando