Buscar

Quem são os neoconsumidores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Quem são os neoconsumidores?
São os aqueles que utilizam o smartphone para fazer comparação de preços, são aqueles que compram os produtos nas lojas físicas e na internet. Tiram dúvidas pelo telefone e perguntam aos amigos nas redes sociais. Ele é digital, multicanal e global. A cada dia que passa, são bombardeados de novas tecnologias que se propõe a facilitar a agilizar as atividades. 
1.1 Conheça o Neoconsumidor e Obtenha Vantagem Competitiva
O perfil dos consumidores mudou, os clientes estão mais informados e exigentes tornando o processo de fidelização e obtenção de vantagem competitiva ainda mais difícil. Para conseguir progresso neste sentido, é preciso conhecer o comportamento dos novos consumidores, também chamados de “neoconsumidores”.
Os neoconsumidores são menos fiéis aos tradicionais canais de vendas. É crescente o aumento do número de pessoas que utilizam os meios digitais – internet, celular e tv interativa – para conhecer produtos, analisar características, comparar qualidade, preço, designer, experiências de compras, etc. 
Pesquisas comprovam que:
- 73% dos internautas já utilizam a web para fazer comparação de preços. Isso gera um efeito econômico, reduzindo a rentabilidade das empresas.
- O marketing tradicional já começa a perder espaço para as novas mídias, obrigando as marcas a reverem suas estratégias de comunicação.
- 42% dos brasileiros gostariam de receber promoções e propagandas pelo celular, especialmente a clientela entre 25 e 44 anos, das classes C e D.
É chegada a hora de sua empresa mudar para atender aos anseios deste novo perfil de consumidores. A saída é criar diferenciais para alcançar a preferência de compra. Considerando o perfil dos neoconsumidores.
1.2 Dicas
- Cultive um relacionamento mais próximo de seus clientes, visando melhor conhecê-los. Cadastre seus clientes, compreenda o comportamento de consumo, fatores que realmente influenciam suas decisões de compras.
- Invista na melhoria do atendimento prestado a seus clientes. Pesquisas revelam que elevado número de consumidores deixam de comprar de determinada empresa porque não gostaram do tratamento ou não encontraram conforto desejado.
- Diversifique sua linha de produtos. Os novos consumidores possuem pouco tempo e desejam variedade para que possam encontrar o que desejam em um único local.
- Procure formas de criar conforto, comodidade e conveniência para seu cliente. Preocupe-se em estar próximo ao seu cliente. Crie canais de variados de vendas (telefone, msn, e-mail, etc.), se possível, realize entregas.
- Realize ações de pós-vendas. Ligue, mande e-mail, converse com seus clientes. Pesquise sua satisfação após as vendas.
- Invista no marketing digital. Desenvolva um blog de sua empresa, crie perfil no facebook e twitter. Interaja com seus clientes via msn, skype ou outras ferramentas de bate-papo. Seja profissional e criativo.
- Invista no marketing sustentável. Os neoconsumidores são mais informados, exigentes e preocupados com a construção de um mundo melhor. Desenvolva ações que reduzam impacto ao meio ambiente, normalmente são ações que contribuem para redução de custos e despesas em sua empresa. Adote estratégias visando o bem estar social da comunidade onde está inserida a sua empresa. Divulgue essas ações, isso irá refletir na melhoria da imagem de sua empresa e repercutir nos lucros.
O mundo está mudando, sua empresa também precisa para conquistar e fidelizar clientes e manter-se competitiva no mercado. Trace seus objetivos.
 Estabeleça estratégias de crescimento por meio de um plano de marketing e destaque-se no mercado.
A relação com as marcas não fica mais restrita somente a um canal. Interagem com todos.
1.3 Dados
O consumidor agora é multitelas: 67% têm notebook, 56% smartphone com plano de dados e 28% possuem um tablet. Porém, 75% nunca compraram via smartphone ou tablet; 68% possuem mais de um chip para o celular. Os consumidores atuais têm acesso aos meios de pagamento: 82% tem conta bancária, 64% um cartão de crédito e 13% cartão fidelidade (os 2 principais são da TAM e O Boticário);
 87% compram na Internet: 23% dos web-shoppers já fazem suas compras do local de trabalho, embora a grande maioria prefira o conforto do lar para consumir na web.
 A maioria compra online há menos de 5 anos e uma parte importante há menos de 3 anos. Isso significa que o consumo online ainda é um processo recente e direcionado pela melhoria constante da experiência.

Outros materiais