Buscar

AVALIACAO DISCURSIVA ONLINE FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMATICA Copia

Prévia do material em texto

Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática
Questão A
De acordo com o Referencial Curricular Nacional, os conteúdos matemáticos para crianças com idade entre 4 e 5 anos estão organizados em três blocos: número e sistemas de numeração, grandezas e medidas e por último, formas e espaços. Diante do exposto, escolha um dos blocos acima citados e redija um texto entre 10 e 15 linhas, relatando como trabalhar tal conteúdo de forma prazerosa e eficaz.
 Questão B
Durante as aulas, um professor observa que seus alunos não estão conseguindo atingir o objetivo proposto em seu plano de aula, a disciplina é de Matemática e o conteúdo explorado são os números naturais que na proposta do professor estão sendo explorados pela resolução de problemas. Este professor procura o pedagogo da escola para que oriente quais procedimentos e medidas devem ser tomadas, para que seus educandos possam entender e aprender com eficiência determinado conteúdo. Agora você é pedagogo e deverá auxiliar este professor. Neste caso, redija um texto entre 10 e 15 linhas, expondo de que forma você o auxiliaria relatando sobre possíveis práticas para explorar determinado assunto.
 RESPOSTA QUESTÃO A
De acordo com o REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL trabalhar com espaço e forma possibilita que os alunos explorem e identifiquem objetos e figuras, tipos de contornos, identificação de ponto de referencia, etc. 
 Para trabalhar tal conteúdo de forma prazerosa e eficaz, o desenho é uma atividade rica nesses dois conceitos, pois as crianças podem representar a realidade no papel utilizando diferentes materiais (massa de modelar, areia, argila, etc).Outra atividade importante para esse desenvolvimento é a construção de maquetes.
As crianças exploram o espaço ao seu redor e, progressivamente, por meio da percepção e da maior coordenação de movimentos, descobrem profundidades, analisam objetos, formas, dimensões, organizam mentalmente seus deslocamentos. Aos poucos, também antecipam seus deslocamentos podendo representá-los por meio de desenhos, estabelecendo relações de contorno e vizinhança. Uma rica experiência nesse campo possibilita a construção de sistemas de referências mentais mais amplos que permitem às crianças estreitarem a relação entre o observado e representado.
É através da curiosidade que as crianças vão explorando o mundo e descobrindo cada vez mais sobre ele, criando conceitos através de jogos e atividades e relacionando-os com a realidade.
O professor deve estar ciente que considerar o que o aluno já sabe, e aprofundar seus conhecimentos é a maneira mais adequada de desenvolver e estimular o aluno a sempre querer saber mais.
Brincar é essencial para acriança, pois é deste modo que ela descobre o mundo à sua volta e aprende a interagir com ele. O lúdico está sempre presente, o que quer que a criança esteja fazendo.
É fundamental que o professor tenha a sensibilidade de enxergar seu aluno como realmente ele é: uma criança.
Portanto, é preciso se envolver no seu mundo, abusar da imaginação e fantasias e desenvolver atividades lúdicas tornando o aprendizado natural como o brincar.
RESPOSTA QUESTÃO B
Muitos educadores e escolas têm introduzido atividades lúdicas no ensino de diferentes disciplinas, em especial a matemática. Jogos e brincadeiras aplicados nessa disciplina ajudam os alunos a desenvolverem habilidades como imaginação, memorização, noção de espaço e atenção, absorvendo o conhecimento de forma descontraída e dinâmica. Além disso, o lúdico aliado ao processo de aprendizagem faz com que os alunos sintam prazer ao aprender, potencializando a compreensão dos conceitos matemáticos e suas aplicações, pensando nisso os procedimentos e medidas que eu adotaria sendo pedagoga e auxiliar do professor, para que seus educandos possam entender e aprender com eficiência o determinado conteúdo seria:
Prepar um novo plano de aula juntamente com a professora com atividades lúdicas para proporcionar um relacionamento mais estreito entre professor e alunos, além de favorecer a interação entre os estudantes e proporcionar uma sensação de bem-estar e prazer ao longo do processo. Jogos e brincadeiras também são uma importante ferramenta de auxílio e reforço a alunos com dificuldade de aprendizagem, despertando o interesse e facilitando a compreensão da disciplina.
Na Educação Infantil, por exemplo, os jogos permitem que a criança desenvolva iniciativa, autoconfiança e autonomia, ao poder brincar sem medo das consequências do erro ou de fracassar. Na busca pelas soluções, os jogos estimulam a troca de opiniões, fazendo com que os alunos sejam obrigados a se comunicarem com os outros e se fazerem entender, desenvolvendo a oralidade e capacidade de construção de um pensamento lógico e coerente. Nesse contexto, vale ressaltar que o jogo não se trata apenas de divertimento ou brincadeiras, mas de uma ferramenta que proporciona o desenvolvimento físico, cognitivo, social, afetivo e moral das crianças.
O ensino da matemática através de jogos e brincadeiras vem ganhando cada vez mais espaço, sendo utilizado da Educação Infantil ao Ensino Médio e servindo de contraponto ao aprendizado decorado e maçante de outrora. Para isso, é necessário que a instituição tenha diretrizes pedagógicas bem definidas e que permitam ao educador criar a realizar esse tipo de atividade com os seus alunos. É necessário que professor defina conceitos, objetivos e regras, planejando com antecedência o que se pretende alcançar com cada atividade e como chegar a esses resultados.

Continue navegando