Buscar

Estimulação de Bebês: Aprendizagem e Desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia Turma: 2018/2 Semestre: 4º
Disciplina: Estimulação de Bebês
Professora: Georgia Borges
Polo: Taió 
Acadêmico: Fabiana Cristina da Silva RGM: 053.10671
ATIVIDADES
Será um único portfólio de atividades com 4 questões. Vejam a seguir.
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, NÃO copie textos da internet. (Exercite a síntese em suas respostas)
1) Qual é influencia da afetividade no processo de aprendizagem da criança?Por que as primeiras experiências do bebê se tornam tão importantes para a aprendizagem?Relacione sua resposta com o vídeoConceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eSAHbDptGh4
R: A cordialidade auxilia no processo evolutivo, atravessando a etapa em que a base de desenvolvimento natural e seus motivos estão relacionados aos estados de bem estar ou mal estar, que se inicia no estágio de impulsividade quando ainda lactante. Através dos primeiros gestos, os recém-nascidos se expressam de forma a se comunicar com o mundo, uma vez que não possuem uma ação direta sobre o meio e a linguagem. A afetividade é muito importante, pois contribui para o processo de ensino aprendizagem através das interações sociais, podendo assim contribuir na criação da compreensão, confiança, respeito mútuo e motivação. A afetividade irá aparecer em predominância no primeiro ano de vida, usando para interagir e se expressar com as pessoas. Logo após a fase sensório-motora é projetiva e o que se predominará é a inteligência, considerada como um conjunto de reações psíquicas de um indivíduo cheio de sentimento, emoções e paixões.
2) Diante do que você leu sobre a teoria do apego, qual é a importância do desenvolvimento do Apego Seguro para o processo de desenvolvimento saudável do bebê. Relacione sua resposta com o vídeo: Conceitos Fundamentais: 3 - O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dZazltqAti0
R: O comportamento de apego se inicia através de laços afetivos do bebê com seus pais, os quais se estabelece um sentimento de segurança para explorar e conhecer o mundo a sua volta. Com o amadurecimento e a vida adulta, esse apego se torna comum com demais parceiros. O comportamento do apego é instintivo, cresce e evolui de acordo com o ciclo da vida. Na infância quando se tem um vínculo afetivo desenvolvido de forma positiva, a criança garante o desenvolvimento na aprendizagem, em sua emoção, física e intelectual e também na sua relação de segurança. Desenvolvendo assim, expectativas positivas em relação ao mundo.
 No entanto, o que irá determinar como o indivíduo verá o mundo e a si próprio, será o desenvolvimento seguro ou inseguro de um modelo de apego, no qual servirá como base para formação do modelo de funcionamento interno que é estabelecido no indivíduo a partir da sua primeira relação.
 
3)A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na
pedagogia, e nas psicologias cognitivas e evolutiva; é implementada através de programas
construídos com a finalidade de.... Discorra sobre a finalidade da estimulação precoce.
R: A estimulação precoce deve  propiciar o desenvolvimento de habilidades básicas da criança com atraso no desenvolvimento em seus primeiros anos de vida ou ainda bebês de alto risco, com intuito de prevenir ou minimizar déficit futuros. Os autores acreditam que a intervenções realizadas durante a etapa sensório – motora ( do nascimento ate 2 anos) são determinantes para o desenvolvimento posterior que capacitam a criança á aprendizagem futura
4) Escolha um enfoque de programa de estimulação descrito na aula 4 e crie um exemplo de atividade, usando:: 
	Nome da atividade
	Blocos de construção.
	Objetivo da atividade 
	Possibilitar que a criança construa de acordo com sua imaginação
.
	Enfoque de estimulação
	Trabalhar o desenvolvimento da criatividade e coordenação motora, noções de equilíbrio e peso.
	Área de estimulação pretendida e Benefícios para a criança
	Atividade de estimulação da criatividade, cooperação e coordenação motora, trabalhar os pequenos músculos das mão e pés
	Desenvolvimento da atividade
	Pode ser utilizado jogos de montar como quebra cabeça ou brinquedos de montar, acrescentado peças de vários tamanhos, dessa forma favorecerá o estímulo cognitivo e sensorial.

Outros materiais