Buscar

Estimulação de Bebês: Aprendizagem e Desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

10,00
Curso: Pedagogia Turma: 2020/1 Semestre: 4º 
Disciplina: Estimulação de Bebês
Professora: Georgia Borges
Polo 
Acadêmico: RGM: 
ATIVIDADES
Será um único portfólio de atividades com 4 questões. Vejam a seguir.
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, NÃO copie textos da internet. (Exercite a síntese em suas respostas)
1)Qual é influência da afetividade no processo de aprendizagem da criança? Por que as primeiras experiências do bebê se tornam tão importantes para a aprendizagem? Relacione sua resposta com o vídeo Conceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eSAHbDptGh4 (valor:2,0)
A afetividade ela é influenciada, pelo meio de uma evolução com seus pais, e que contribui para o processo do ensino e da aprendizagem da criança, através da compreensão, do respeito, da motivação e segurança, essa afetividade, torna-se primordial nesta área, porque quando o bebê começa a andar, essa afetividade impulsiona os aspectos cognitivos e motores dele(a). já a criança com seus dois anos de idade ela começa a se relacionar com outras pessoas, com outras crianças e através disso ela começa a ter uma mudança social, que já diferencia os objetos. 
2) Diante do que você leu sobre a teoria do apego, qual é a importância do desenvolvimento do Apego Seguro para o processo de desenvolvimento saudável do bebê. Relacione sua resposta com o vídeo: Conceitos Fundamentais: 3 - O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dZazltqAti0 (valor:2,0)
O apego esta relacionado a segurança , esse principio esta unido a primeira relação do apego, ou seja, que foi definido na infância, e isso afeta varias áreas do individuo ao longo da sua vida, o apego seguro, faz com que o bebê fique esperto, atento nas brincadeiras, e quando ele é brevemente afastado da sua mãe, ele busca rapidamente o contato com ela se sentindo confortado com facilidade.
3) A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na pedagogia, e nas psicologias cognitivas e evolutiva; é implementada através de programas construídos com a finalidade de. Discorra sobre a finalidade da estimulação precoce. (valor:3,0)
Com a finalidade de estimular e proporcionar o desenvolvimento integral da criança, a estimulação precoce é destinada a criança com 0 anos de idade ate os seus 3 anos, o desenvolvimento precoce proporciona habilidades básicas como: atividades, exercícios e técnicas para crianças que tem desenvolvimento atrasado, essa estimulação junta a capacidade do cérebro com a aprendizagem para que o bebê venha amadurecer saudável e venha ter potencial, para se adaptar em ambientes e situações diferentes.
4) Escolha um enfoque de programa de estimulação descrito na aula 4 e crie um exemplo de atividade, usando: (valor:3,0)
	Nome da atividade
	Contagem de historia 
	Objetivo da atividade 
	Levar a acriança a um novo mundo de conhecimento.
	Enfoque de estimulação
	Fazer com a criança venha a pensar
	Área de estimulação pretendida e Benefícios para a criança
	Gestos, pensamentos e memorias, com a ajuda de fantoches.
	Desenvolvimento da atividade
	
Colocar as crianças sentadas em um tapete fazendo uma roda, e estimulá-las dizendo que vou contar uma linda história, e com a ajuda dos fantoches, falar um pouco dos personagens do livro, fazendo com que as crianças falem e participem da contagem da história.

Outros materiais