Buscar

Formação da Face embrio

Prévia do material em texto

11/06/2018
FORMAÇÃO DA FACE
A face começa a ser formada a partir da 5ª semana e por volta da 12ª já está completamente formada. Se forma a partir de 5 estruturas embrionárias que juntas vão se desenvolver para dar origem a face:
Proeminência Fronto Nasal (PFN)
Formará testa, dorso e ápice do nariz
Proeminências Maxilares (PMx) 
São estruturas pares, derivadas do aparelho faríngeo, formarão bochechas superiores, parte do lábio superior e parte do palato. 
(2) Proeminências Mandibulares (PMd)
Também são estruturas pares derivadas de aparelho faríngeo. Formarão mandíbula, queixo, lábio e bochechas inferiores. 
*As 5 proeminências na verdade são 3 estruturas, sendo que duas são pares. 
Esses 5 primórdios(proeminências) fazem os limites do estomodeu (boca primitiva). Cefalicamente os PFN, lateralmente PMx e caudalmente o PMd. 
O movimento que essas proeminências vão fazer para a formação da face são basicamente dois:
-As estruturas da proeminência Fronto nasal descem, das proeminências maxilares e mandibulares migram para a linha média. Tudo isso se fusiona em torno da boca em desenvolvimento. 
Então a gente tem que as proeminências, que darão origem a algumas estruturas, vão migrar para a linha media. Todas as estruturas que forem pares e laterais obrigatoriamente terão que migrar da região lateral para a linha média. Especificamente da saliência fronto nasal terá que descer, se fusionam e formam os limites da boca primitiva. 
Existe uma ordem para ocorrência dos fatos: 
A primeira estrutura a ser formada é a mandíbula, a partir da migração das proeminências mandibulares no plano mediano. 
Quando eu olho as proeminências mandibulares, são duas e são mais laterais(?), elas vão aumentar de tamanho, migrar em direção a linha média e se fusionar na linha media do embrião. 
Formação de duas estruturas na proeminência fronto nasal, os placóides- primórdios do epitélio nasal.
Conforme as proeminências mandibulares estão migrando para a linha média, na proeminência fronto nasal a gente vai observar dois espessamentos no ectoderma. Em dois determinados pontos dessa proeminência fronto nasal, as células do ectoderma vão aumentar de tamanho e a esse espessamento a gente dá o nome de placóides nasais (tem forma ovalar). Esses placóides mais tarde darão origem ao epitélio da cavidade nasal responsável pela olfação. 
Proeminências mandibulares vão se fusionar formando a mandíbula e o lábio inferior. 
Quando a gente aproxima as proeminências mandibulares a gente forma o lábio inferior e a bochecha inferior. Lá dentro vai ocorrer uma ossificação intramembranosa em torno da cartilagem de Meckel. O mesênquima em torno da cartilagem de Meckel dará origem a mandíbula. 
Aparecimento das vesículas ópticas na proeminência fronto nasal
Após essa fusão, vamos observar o aparecimento de duas estruturas laterais na proeminência fronto nasal que são as vesículas ópticas, que estão relacionadas com a formação dos olhos. Neste momento os olhos estarão na região da têmpora. 
Desenvolvimento das proeminências nasais mediais (PNM) e proeminências nasais laterais (PNL). 
Foi mostrado o espessamento que dá origem aos placóides nasais, que é uma estrutura ectodérmica. Só que embaixo do ectoderma a gente encontra mesoderma e como a gente está em um período um pouco mais a frente, já podemos chamar de mesênquima. Este mesênquima em torno do placóide se desenvolve, as células mesenquimais se proliferam e com isso surgem projeções em torno do placóide nasal. Neste momento, já não conseguimos mais observar o placóide nasal, pois ele fica interiorizado por causa das proeminências nasais. 
As proeminências nasais por sua vez, são divididas em duas: 
-Proeminências nasais laterais
-Proeminências nasais mediais 
*Lembrando do que a Fátima falou antes: sempre que estruturas forem pares e lateralizadas elas terão que migrar para a linha média e fusionar. 
 6.Formação das fossetas nasais
O placóide nasal ficou localizado em uma depressão. Essa depressão a gente chama de fossetas nasais (é um espaço que ficou entre as proeminências nasais e os placóides nasais que agora estão dentro da cavidade nasal). Essas fossetas nasais darão origem as futuras narinas e a cavidade nasal (conchas, seios nasais...)
 7.Fusão das proeminências nasais mediais resultando no segmento intermaxilar
As proeminências nasais vão migrar para a linha média se aproximando e vão se fusionar. Quando eu falo de linha média quem se aproxima e se fusiona primeiro são as proeminências nasais mediais. Como resultado da fusão dessas proeminências nasais mediais a gente tem a formação de uma estrutura chamada de segmento intermaxilar. 
-O segmento intermaxilar dará origem ao filtro do lábio, a pré-maxila e gengiva associada, ao palato primário e ao septo nasal. 
*Em erros de fenda facial, é mais fácil encontrar associadas a este último processo do que relacionadas a mandíbula, pois mandíbula forma primeiro, portanto há menos chances de ter erros. Esses erros podem ser ocasionados também por medicamento ou genética. 
Série de fusões para dar o aspecto liso da face 
Entre a 7ª e a 10ª semana, as proeminências nasais mediais fusionam-se uma com a outra, e com as proeminências maxilares e nasais laterais; estas fusões resultam na continuidade da maxila e do lábio superior. Proeminência nasal lateral dará origem a asa do nariz. A fusão de proeminência nasal lateral com maxilar dará continuidade da asa do nariz com lábio e com a bochecha inferior. O filtro do lábio com a maxilar dará origem a continuidade do lábio superior. Proeminência maxilar com proeminência mandibular tem que fusionar para dar o aspecto liso das bochechas. 
*Toda essa movimentação para formação de face faz com que os olhos que inicialmente eram lateralizados venham para a ventral. O que faz isso é a aproximação das proeminências nasais. 
Inicialmente todas as estruturas auditivas são formadas entre o primeiro arco e o segundo. As proeminências auriculares são formadas aqui. Quando os olhos são formados e a gente tem a aproximação para a linha média das proeminências nasais, as orelhas que foram formadas e estavam na região de pescoço sobem. 
Na 14ª semana já está tudo formadinho 
38:12 terminar 
FORMAÇÃO DO PALATO
O palato se forma a partir de dois primórdios (diferente da formação da face, que tem cinco primórdios), no início da 5ª semana e só termina na 12ª semana. 
Os primórdios são: 
Palato primário: originado do segmento intermaxilar
Palato secundário: originado dos processos palatinos (prateleiras palatinas). Essas estruturas são originadas das saliências maxilares. 
As saliências maxilares são as últimas se se desenvolver e migrar para a linha média. Conforme isso ocorre, no mesênquima da saliência maxilar a gente observa uma ossificação intramembranosa. Essa ossificação intramembranosa do mesênquima das saliências maxilares é que vai dar origem aos processos palatinos. 
Os processos palatinos se aproximam da linha média do embrião, se fusionando. Só que existe uma sequência na fusão. Primeiro se fusionam com o palato primário e depois eles continuam a se aproximar e se fusionam entre si, sempre da região anterior para a posterior (direção de incisivo para molar). 
Quando a gente fusiona os processos palatinos a gente resulta na formação do processo palatino secundário. 
Depois que fusionamos os processos palatinos, vamos observar que vai ter uma porção ossificada e uma porção não ossificada. A porção ossificada do palato secundário dará origem ao palato duro. A porção não ossificada e mais posterior dará origem ao véu palatino (palato mole) e a úvula. 
*úvula bífida: a úvula era para ser uma estrutura única, mas em alguns pacientes ela se encontra bipartida. É um efeito de formação final dos dois processos palatinos. A mesma coisa acontece com as covinhas do queixo. 
Isolamento da comunicação da cavidade nasal com a bucal
Precisamos agora fusionar os processos palatinos com o septo nasal. O septo nasal é originado do segmento intermaxilarassim como o palato primário. Então esse septo nasal vai ser formado de cima e desce. Desce, encontra com os dois processos palatinos e vai ter o ponto de fusão. Quando isso acontece, a gente isola cavidade nasal de cavidade oral, que antes havia comunicação. 
Há alguns pacientes com fenda palatina. Isso pode prejudicar a criança em vários pontos, um deles é a sucção do leite, ocorrendo uma bronco aspiração. Muitas vezes essas fendas podem estar associadas também com as fendas labiais. 
*A rafe do palato é o ponto de fusão dos processos palatinos.

Continue navegando