Buscar

Desafioprofissional Projeto EJA Pedagogia

Prévia do material em texto

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE Pedagogia
desafio proFISSional
Projeto de intervenção
2017
Projeto de intervenção
Desafio profissional apresentado à Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento das disciplinas da 5ª série do Curso de Pedagogia.
Tutor a Distância: 
2017
SumÁrio
Introdução.............................................................................................................4
1 Projeto de intervenção................................................................................5
1.1	Tema do projeto: A educação e o mundo do trabalho	5
1.2	Nome da escola: Construindo o Futuro	5
1.3	Público alvo: Alunos da EJA	5
1.4	Nome da empresa parceira: Caminho Feliz Organizações	5
1.5	Nome do pedagogo responsável: Professora Sofia	5
1.6	Objetivos	5
1.8	Breve fundamentação teórica	6
1.9	Encaminhamento metodológico	6
2. DESCRIÇÃO DA PALESTRA	7
3. DESCRIÇÃO DA PRÁTICA VIENCIANDO PROFISSOÕES.	13
CONCLUSÃO	14
REFERÊNCIAS	16
INTRODUÇÃO
	
Este projeto de intervenção tem como objetivo desenvolver um Projeto de Intervenção com uma proposta diferente e inovadora em relação aos alunos da turma de EJA da escola Construindo o Futuro, essa proposta educacional visa a relação educação e o mundo do trabalho.
O objetivo é fazer com que os alunos vejam a escola, não apenas com o objetivo de ensiná-lo a ler e escrever, mas oferecer uma oportunidade de aprendizagem nova e de qualidade, visando o caminho para o desenvolvimento, pessoal, profissional e social. 
Proporcionando aos alunos atividades diferenciadas e criando condições que aumentem as expectativas em relação ao mundo de trabalho, é muito importante que o professor esteja preparado para orientar os alunos de forma inovadora e interdisciplinar, que desperte o interesse de cada aluno através das atividades propostas.
No passo 1 será elaborado o projeto de intervenção, nesse item temos a elaboração e o desenvolvimento do projeto.
No passo 2 A descrição da palestra – Nesse item será abordado todos os tópicos que serão apresentados na palestra.
No passo 3 Descrição da pratica Vivenciando Profissões – O tema será desenvolvido através da prática em sala de aula e fora de sala de aula.
No passo 4 temos a conclusão de todo o trabalho.
1 Projeto de intervenção
 Tema do projeto: O tema do projeto será: A educação e o mundo do trabalho
Nome da escola: Construindo o Futuro
Público alvo: Alunos da EJA
Nome da empresa parceira: Caminho Feliz Organizações
Nome do pedagogo responsável: Professora Sofia
Objetivos 
Despertar no aluno o interesse e a motivação em estabelecer metas e objetivos, melhorando a perspectiva de vida.
Envolver os alunos em atividades diferenciadas e atraentes, diminuindo o desinteresse pelas aulas e a evasão escolar.
Ampliar o conhecimento dos alunos em relação ao mercado de trabalho e as profissões, despertando a curiosidade dos mesmos, estimulando os alunos a traçarem metas e objetivos para o futuro.
Levar os alunos a conhecer novas profissões e vivenciar a pratica das profissões.
 
Relevância do desenvolvimento do projeto 
É de extrema importância trabalhar o tema a educação e o mundo do trabalho de forma diferenciada, que chame a atenção do aluno para si mesmo, que leve o aluno a refletir se realmente esta fazendo o que quer alguns desses alunos já estão inseridos no mercado de trabalho, porém não fazem exatamente o que queriam fazer, mas fazem por necessidade ou por não terem oportunidade, cabe ao professor mostrar ao aluno que ele é capaz de fazer o que deseja que existe a possibilidade de uma nova oportunidade.
É importante que o professor conheça a realidade de seus alunos para fazer intervenções, projetos e metodologia que auxilie seus alunos em relação às principais dificuldades que eles encontram e assim atender suas necessidades em relação ao mundo do trabalho.
Um grande marco da história na educação de jovens e adultos foi Paulo Freire, que com um ato revolucionário, trazendo uma pedagogia diferenciada, no inicio da década de 1960, propôs um método novo de alfabetização de jovens e adultos, que tinha como base a realidade e experiência de vida do aluno. 
O método de Paulo Freire alcançou excelentes resultados, com um projeto educacional democrático e libertador que trouxe grandes mudanças no cenário da educação.
“Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Paulo Freire – Pedagogia do Oprimido
Cada integrante nesse campo educativo traz seus conhecimentos e juntos compartilham e descobrem novos conhecimentos.
É muito importante que aconteça essa interação e essa troca de conhecimentos, onde o professor e o aluno devem estar abertos ao dialogo.
Encaminhamento metodológico
Apresentar o Projeto para os alunos.
Fazer um debate sobre o tema na sala de aula.
Dividir os alunos em grupos para realizarem as pesquisas sobre as profissões.
Escolher a Profissão mais votada, que será a profissão vivenciada.
Desenvolver o conteúdo que será apresentado na palestra.
Realização da Palestra.
Visitar a Empresa Caminho Feliz Organizações.
Fazer um debate sobre tudo o que foi feito e chegar as conclusões finais
2. descrição da palestra
3. DESCRIÇÃO DA PRÁTICA VIENCIANDO PROFISSÕES.
A professora apresentará o tema que irão trabalhar, fazendo um bate papo com os alunos sobre a maior dificuldade que encontram no mercado de trabalho, sobre o que cada um faz o que gosta de fazer e o que gostariam de fazer. 
Cada aluno fala sobre a profissão que gostaria de ter.
Trabalhar as expectativas que eles têm com relação à profissão que gostariam, levar os alunos a pensar que não estão no EJA simplesmente para concluírem o curso e conseguirem um diploma, mas despertar em cada um o desejo de traçar objetivos e metas para alcançarem.
Convidar pessoas conhecidas na comunidade para falar de suas profissões e seu grau de instrução, se a pessoa estudou para aquela profissão, e sobre o que faria se pudesse estudar, se tivessem oportunidades, 
Pesquisar no laboratório de Informática sobre profissões, para essa pesquisa os alunos serão divididos em grupos de três, cada aluno irá pesquisar sobre uma profissão que gostaria de atuar.
Áreas de atuação do profissional, qual a formação necessária.
Cada grupo escolhe uma profissão, após listar as profissões, os alunos votaram em 5 profissões, e das 5 profissões será feita uma nova votação onde apenas uma profissão permanecerá.
No dia da visita a empresa, os alunos terão a oportunidade de sanar suas dúvidas relacionadas à área escolhida e terem um contato mais de perto com a profissão desejada.
Esse momento de visita à empresa serve justamente pra reforçar tudo que já foi anteriormente dito, para que passe confiança aos nossos alunos ao ingressarem numa nova carreira.
CONCLUSÃO
Ao concluir esse trabalho é possível notar a diferença entre as expectativas dos alunos antes e depois do Projeto de Intervenção.
Os alunos que estavam desanimados e desmotivados adotaram uma nova visão sobre sua perspectiva de vida e em relação ao mercado de trabalho, sobre seus objetivos e metas.
Todos os alunos demonstraram um grande interesse e entusiasmo no decorrer das atividades realizadas e percebe-se que houve uma diminuição de ausências dos alunos nas aulas. 
Foi de extrema importância à realização desse projeto, pois através dele os alunos conheceram mais sobre o mercado de trabalho e as profissões.
Através das atividades realizadas com a participação dos alunos e da professora juntos, foi possível notar que essa parte de troca de conhecimento e experiências compartilhadas contribui de forma excepcional para que todo o trabalho evolua.
É muito importante que o professor esteja sempre buscando novos métodos de ensino, que esteja aberto aodialogo, a novas ideias, que desenvolva um trabalho interdisciplinar e que conheça seus alunos, de forma que todos sejam participativos no processo de aprendizagem.
REFERÊNCIAS
PIO, Camila Aparecida. Desafio Profissional de pedagogia: didática da língua portuguesa, educação de jovens e adultos, políticas educacionais, fundamentos da gestão em educação, pedagogia empresarial. Valinhos: Anhanguera Educacional. 10 p. Disponível em: www.anhanguera.edu.br/cead Acesso em: 10 Agosto 2017
	
FREIRE, Paulo Freire. Pedagogia do Oprimido, Campinas: Paz e Terra, 2017.
ROMEU, Danilo Romeu. STRECK. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302009000200012&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 10 setembro 2017.
COSTA, Claudia Borges Costa. Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o mundo do trabalho: http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/viewFile/2403/1448 Acesso em: 15 setembro 2017.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/92442
Educação e o Mundo do Trabalho
Educação e o Mundo do Trabalho
 
 A educação por si só não nos transforma em profissionais, mas é a base para um começo promissor em qualquer área!
Educação e trabalho caminham de mãos dadas,
Vamos juntos, descobrir como fazer da educação, sua melhor aliada na hora de escolher sua carreira!
VOCÊ PODE IR ALÉM!!!
Quem é você?
Você é o que gostaria de ser?
Onde você quer chegar?
Porque é importante você estar aqui hoje?
Conhecendo algumas profissões
ENFERMAGEM 
 
O que é?
O enfermeiro é o profissional da área da saúde que acompanha e cuida de pacientes prestando todo tipo de assistência e garantindo a aplicação correta do tratamento médico.
Onde atuar ?
 O profissional da área de enfermagem ainda poderá trabalhar além de hospitais em lugares como: clínicas médicas, assistência domiciliar, enfermagem de resgate, enfermagem do trabalho, pesquisa clinica, educacional, entre outras esferas.
Qualificação necessária?
A carreira em Enfermagem é regulamentada no Brasil, e o profissional deve obter um registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) para exercer a profissão.
“Escolhi ser enfermeira, após ter tido uma grave infecção, precisei ficar internada e no período que estive no Hospital recebi muita assistência , as enfermeiras sempre me tratavam de forma muito gentil e me apaixonei por essa profissão, e por esse trabalho lindo de cuidado ao próximo, desde então decidi que queria ser assim quando crescesse.”
Enfermeira Olinda - Hospital Sagrado coração de Jesus
Niterói- RJ
ADMINISTRAÇÃO
O que é?
O profissional formado em Administração de Empresas tem como principal função planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos pessoais e financeiros de uma organização.
Onde atua ?
 Devido à formação generalista, este profissional pode atuar em diferentes setores de uma organização, como por exemplo:Financeiro, Marketing, Logística,Recursos Humanos, Produção, Vendas.
Qualificação necessária?
 A graduação em Administração é um curso da área de Ciências Humanas e possui uma formação multidisciplinar, com ênfase nas áreas de:Teoria Organizacional, Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Produção.
“Eu já executava trabalhos em administração, então fui me especializar, fazendo uma graduação. Nessa graduação juntei toda minha prática com as teorias. Esse foi o melhor casamento que já vi, poder dar nomes a determinadas etapas do meu trabalho, poder buscar experiências vividas por outros que já passaram pelo que estava passando era muito divertido.”
Rosana Santos- Administradora na empresa Bosch 
 
CHEF DE COZINHA
O que é?
O chef de cozinha é o profissional responsável por criar e executar cardápios em restaurantes, bares, hotéis, cruzeiros,  bufês, indústrias e hospitais, além de gerenciar equipes. Ele deve ter conhecimento sobre as propriedades dos alimentos, suas combinações e métodos de preparo.
Onde atuar ?
 O profissional da área de gastronomia pode atuar em áreas diversas, dentre elas:padarias, confeitarias, restaurantes, hotéis, food trucks, cantinas, empresas, etc.
Qualificação necessária?
O mercado para os gastrólogos (formados em Gastronomia) ainda não é regulamentado. Isso significa que não há exigência para que o chef de cozinha tenha um diploma na área. No entanto, a alta competitividade tem obrigado as empresas a optarem por profissionais com ensino superior, aptos também a atuar no controle de qualidade e gestão de pessoas e equipamentos.
 
“Escolhi Gastronomia há uns quatro anos atrás, antes nunca tinha passado por minha cabeça. Numa tarde assistindo televisão, vi uma matéria falando sobre essa profissão e logo me interessei. Três coisas me chamaram a atenção que era necessária nesse ramo: o espírito de liderança, determinação e claro gostar de cozinhar.”
Jorge Efraim- Chef do restaurante Vitória Hotel
Cabeleireiro (a)
Cabeleireiro
O que é?
O cabeleireiro é o profissional responsável pelo cuidado, beleza e vitalidade dos cabelos de seus clientes.Este profissional cuida para que os cabelos estejam no tamanho e estética ideais para cada tipo de pessoa, primando sempre pelo melhor resultado que agrade o cliente
Onde atuar ?
Em muitos casos, o cabeleireiro atua como autônomo, muitas vezes trabalhando em um espaço específico em suas próprias casas, ou mesmo atendendo os clientes à domicílio. Mas a grande parte desses profissionais atua em salões de beleza, seja abrindo seu próprio salão, ou trabalhando no salão de outros profissionais. 
Qualificação necessária?
Esta profissão não exige um curso de formação para que o profissional atue na área. Entretanto, isso não diminui a necessidade deste profissional estar se atualizando constantemente, tanto para oferecer serviços diferenciados para os seus clientes, como também para trabalhar em determinados salões, que só admitem profissionais que possuam algum curso profissionalizante.
“Escolhi essa área por tendência, influência de família, todos são cabeleireiros: minha mãe e minhas tias.
Gosto muito do mercado da beleza, me satisfaz, trabalhar com isso é uma coisa que me faz bem.”
Thais Moura- Hair Style no salão coffeour
Fotografia
FOTOGRAFIA
O que é?
O fotógrafo profissional se distingue do amador por dominar máquinas, lentes e filmes, bem como técnicas de iluminação e enquadramento, de modo a captar a melhor imagem do que vai ser fotografado, seja uma pessoa, um objeto ou uma paisagem.
Onde atuar ?
 Hoje o fotógrafo trabalha na maior parte do tempo por conta própria. Organizadoras de eventos costumam chamá-lo para registrar cerimônias particulares, como casamentos, ou corporativas, como congressos. Esse é o segmento que mais demanda fotógrafos.
Qualificação necessária?
Esta profissão não exige um curso de formação para que o profissional atue na área.
“Eu comecei na fotografia sem querer. Fui trabalhar com edição de imagens num estúdio de fotografia e acabei me interessando pelo assunto lá. Quando mostrei interesse, minha chefe me ajudou ensinando tudo o que podia e me levando para alguns eventos (primeiro para carregar a luz, depois como terceira ou segunda fotógrafa). Fui aprendendo com a experiência, com leituras e com a internet.”
Hugo Ricthon- Fotografo da revista Metropóle
Por onde devo começar?
Agora que você conhece algumas profissões seria interessante que você procurasse mais informações sobre a profissão que mais se identificou.
Primeiro é importante saber o que mais gosta de fazer, o que pretende fazer, e como irá fazer.
Estabelecer metas e alcançar os objetivos são essenciais para vencer em todas as áreas da sua vida.
Procure estabelecer estratégias para chegar aos seus objetivos.
Você é capaz de chegar onde você quiser!
Cursos Profissionalizantes gratuitos oferecidos pela empresa futuro brilhante
Informática
Auxiliar Administrativo
Portaria
Recepção eatendimento 
Cabeleireiro
Corte e Costura
Manicure
Técnico em Enfermagem
Aux de escritório 
Promotor de eventos
Promotor de Vendas
Cuidador de Idosos
Cuidador Infantil
Elétrica 
Auxiliar de cozinha
Maquiagem Profissional
Design de sobrancelhas 
Telefonista
 
Convite 
Todos os alunos estão convidados para a feira de profissões que acontecerá no dia 20 de outubro de 2017 ás 19:00 horas na Empresa Jornada Feliz
Sairá um ônibus da escola.
Realização: Empresa Jornada Feliz em parceria com a Empresa Futuro Brilhante.

Continue navegando