Buscar

avaliação institucional aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Aluno: DENIZE MOREIRA PEREIRA
	Matrícula: 201101069261
	Disciplina: CEL0379 - AVAL INSTITUCIONAL 
	
		1.
		TODA INSTITUIÇÃO SUPERIOR POSSUI UM GRUPO REPRESENTATIVO QUE TEM A FUNÇAO PRINCIPAL DE GERENCIAR OS DADOS COLIDOS NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA, VERIFICAR AS REAIS NECESSIDADES, SENSIBILIZAR TODOS DO GRUPO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO, ETC.. Qual das opções abaixo representa este grupo?
	
	
	
	Comissão Própria de Avaliação - CPA
	
	
	Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB
	
	
	Plano Nacional de Avaliação da Educação - PNE
	
	
	Avaliação Própria Comparada - APC
	
	
	Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE
	
		2.
		Na sua origem a avaliação serviu como instrumento de poder e de ameaça (...), a avaliação foi e ainda é, na maioria das vezes, considerada como atividade final de processo e não como uma atividade a ser desenvolvida durante o processo. A avaliação voltada à aprendizagem
	
	
	
	examina o conhecimento aprendido pelo aluno para, dessa forma, prosseguir o processo de aprendizado ou encaminhar o aluno para recuperação paralela.
	
	
	verifica as dificuldades que os alunos apresentam, para planejar intervenções que promovam a aquisição dos conhecimentos durante o processo de ensino.
	
	
	premia o aluno que aprende o conhecimento ensinado para motivar aqueles que não apresentaram resultados desejados.
	
	
	possibilita verificar o conhecimento já aprendido pelo aluno para o professor poder verificar se cumpriu, com sucesso, seu planejamento do curso.
	
	
	classifica os alunos de acordo com o seu desempenho nas provas realizadas e estabelece uma meta a ser alcançada pela turma.
	
Explicação:
A avaliação voltada para a aprendizagem está preocupada em verificar as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem para promover intervenções que favireçam a superação dos obstáculos , garantindo a aprendizagem. 
	
		3.
		Dentre as funções da avaliação aquelas que permitem fazer um levantamento das condições concretas da oferecidas aos alunos para adotar medidas de reforço e melhoria do processo educativo institucional, essencialmente são as funções:
	
	
	
	diagnóstica e formativa
	
	
	somativa e classificatória
	
	
	formativa e somativa.
	
	
	diagnóstica e verificadora
	
	
	reguladora e normativa.
		4.
		De acordo com a Lei dos SINAES, três princípios filosóficos fundamentam a Avaliação Institucional: integração, articulação e participação. Do ponto de vista do primeiro princípio, a integração, a Avaliação Institucional é entendida como:
	
	
	
	Uma ponte que permite construir um projeto acadêmico baseado na gestão democrática e na autonomia, para fornecer resultados que ampliem o autoconhecimento institucional.
	
	
	Processamento dos dados, sistematização e cruzamento das informações, visando a análise das dimensões de avaliação e a elaboração dos juízos avaliativos.
	
	
	Orientações aos alunos para melhor desempenho no ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
	
	
	Um questionário burocrático que proporciona mudanças com base nas queixas dos estudantes do ensino superior sobre os professores.
	
	
	Uma possibilidade de integrar corpo docente e discente, a partir das respostas dos alunos sobre o desempenho dos professores, realizada semestralmente através de questionário eletrônico.
	
	
		
	
		5.
		Os pressupostos básicos para a realização de um projeto democrático e formativo de avaliação, de acordo com Janssen Felipe da Silva são:
	
	
	
	pesquisa, currículo flexível, compromisso social.
	
	
	elaborar o projeto político pedagógico, pedagogia diferenciada, compromisso social;
	
	
	currículo flexível, pedagogia diferenciada,compromisso social;
	
	
	pedagogia diferenciada, pesquisa, centralidade na aprendizagem, abertura às mudanças;
	
	
	escola como lócus de aprendizagem, pedagogia diferenciada, abertura às mudanças;
	
		6.
		Na escola de ensino fundamental, o princípio da globalidade se manifesta quando sua prática de avaliação institucional abrange:
	
	
	
	todas as suas atividades educativas.
	
	
	seu projeto de ensino.
	
	
	o rendimento de seus alunos.
	
	
	seus problemas e dificuldades.
	
	
	o trabalho de seus professores.
		7.
		Assinale com um X a resposta correta. Vários integrantes da escola devem participar da avaliação 
institucional da escola, são eles:
	
	
	
	As famílias e os/as estudantes
	
	
	Os/as professores/as e demais profissionais
	
	
	Apenas os/as professores/as
	
	
	O/A diretor/a e pedagogos/as
	
	
	Toda comunidade escolar (professores/as, diretor/a, pedagogos/as, demais profissionais, as famílias e os/as estudantes
		8.
		Leia o fragmento a seguir para responder a questão: "[...] a avaliação institucional é um processo intencional, resultado de vontade e opção políticas, um conjunto coerente de conceitos e práticas deliberada e socialmente organizados, estruturados e implementados. Entretanto, em que pese a racionalidade desse processo, não se deve esquecer também as suas tramas nutridas de contradições e dissensos, como costuma ser todo processo social" (DIAS SOBRINHO, José. Avaliação da Educação Superior. Petrópolis; Vozes, 2000, p. 115). Sendo a Avaliação Institucional um processo social que se desenvolve no âmbito da Educação Superior e que passa pelas necessárias etapas evolutivas visando superar de algum modo contradições e dissensos, marque a alternativa que demonstra a sequência dos processos de Avaliação da Educação Superior no Brasil.
	
	
	
	Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão; Comissão Nacional para Reformulação da Educação Superior; Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU); Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
	
	
	Comissão Nacional Para Reformulação da Educação Superior; Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão.
	
	
	Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU); Comissão Nacional para Reformulação da Educação Superior; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
	
	
	Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão; Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU); Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
	
	
	Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU); Comissão Nacional para Reformulação da Educação Superior; Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).