Buscar

ATPS-Organização Metodologia da Educação Infantil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP PÓLO BARRA DO CORDA
Dalila da Silva Gomes RA: 445749
Cícera dos Reis pereira RA: 445729
Luciana Kellen Lima Sousa RA: 1299784378
Thais Rêgo do Nascimento RA: 447488
Sheila Lopes da Silva RA: 448022
Atividade Prática Supervisionada 
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA 
TRANSFORMAÇÃO AO LONGO DOS ANOS 
 Tutor a distancia: Maria Vanda de Araújo 
Barra do corda – MA
18 de setembro de 2014 
INTRODUÇÃO 
Hoje não mais podemos dizer que a educação mudou, pois ela não é estagnada, e sim esta em constante processo de desenvolvimento desde da sua introdução no Brasil.
Ao longo dos anos a educação passou por varias transformações não só curriculares mas também na forma de pensar do educando. No presente trabalho enfoca-se as mudanças ocorridas de 1950 a 1970 o qual percebe-se claramente através das imagens dos alunos e das entrevistas uma grande transformação na educação que hoje é mais embasada nas teorias de grandes pensadores que com seus estudos empíricos contribuem com elas fazendo com que o modo de avaliar o aluno hoje seja um modo afetivo e filosófico e não por um aprendizado decorado.
 
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS MUDANÇAS
Nessa foto podemos ver uma turma de 1957 com sua professora, composta por 43 alunos, sendo 22 meninos e 21 meninas. Todos usam uniforme, as meninas estão usando um vestido branco, meia e sapato preto. Os meninos usam calça preta com uma camisa branca e suspensório na cor da calça.
Organizados em filas, eles tem uma postura formal, e expressões e a maioria tem uma expressão séria.
Nessa outra imagem de 2014 observamos uma turma de 14 alunos e sua professora, sendo 10 meninas e 4 meninos. A maioria usa o uniforme completo e alguns não. Poucos estão em pé, uns ficaram sentados e outros sobre os joelhos para a foto. Na expressão demonstra descontração e alegria pela parte de quase todos.
Ao comparar as imagens obtidas, chegamos à conclusão que a educação infantil se modificou muito( e ainda se modifica com o passar dos anos), tanto no aspecto educativo quanto social. 
A primeira foto nos mostra uma classe onde a maioria se demonstra atento ao que for dito(nesse caso à foto tirada), todos uniformizados, isso dá-nos a impressão que nesse tempo as crianças eram bem disciplinadas e organizadas; e que tinham muito respeito tanto para com a professora quanto ao aprendizado.
Na outra foto, vemos outra realidade, nota-se a liberdade nessas crianças, visto que alguns vão a escola sem o uniforme completo, coisa que naquela primeira foto não se vê. Esses alunos para tirar a foto, ficam do jeito que mais lhes convém, não há um lugar predefinido pela professora; onde a mesma nessa imagem tem a livre vontade de sentar-se junto com seus alunos e se sentir ate um deles. 
Analisando as duas fotos, temos dois sentido de situações .vemos uma grande diferença de mudanças de épocas ,a primeira foto nos trás uma imagem de muita seriedade e formalidade tanto na parte dos alunos como do professor ,vemos o que o ensinar pedagógico foi mudando e aprimorando as idéias curriculares com as mudanças didáticas .
Essas mudanças contribuíram de formas muito significantes para o aprendizado na primeira etapa da vida escolar das crianças. 
 ENTREVISTAS
Feita a entrevista, podemos agora ter uma visão de como era a educação infantil nas décadas de 50 a 70. entrevistados, dois senhores que estudaram nessa época. 
ao entrevistar o sr: Jose dias da silva de 68 anos constatou-se os modos e as formas de ensinamento, as vestimentas, musicas etc. fomos informados sobre o uniforme que era usado, camiseta branca com calça azul e gravata, havia a forma para cantar o hino nacional, a forma de sanção era feita por meio da tabuada e palmatória. mas percebemos que ele guardou memórias positivas sobre aquele tempo onde havia professores bons, os desfiles eram organizados e foi citado o nome de seu professor: galeno. mencionou também os momentos divertidos em piqueniques com os professores.
a segunda entrevistada foi a sr: Maria de Jose da silva de 64 anos ela nos relatou que os livros eram pequenos com figuras de cavalinhos pretinhos enfileirados, mencionou também um verso que vinha claramente na memória, pois foi muito estudado sendo ele: “minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá”. citou também a forma de castigo: joelhos em cima do milho e palmatória. lembrou que não se usava uniforme, e que o nome de sua professora era Maria safira, as crianças era organizadas em bancos compridos e no momento da atividade eram chamadas a mesa da professora para fazer a tarefa. 
relatos encontrados por meio de entrevista para que tivéssemos uma abordagem sobre a educação infantil em décadas passadas, sendo assim os entrevistados deram o máximo de informações que se veio a memória. 
 
 
DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE ACORDO COM OS PRINCIPAIS TEORICOS
DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA VISÃO DE PIAGET
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Piaget abraça principalmente o desenvolvimento humano até a idade adolescente. Enfim Piaget interacionista e construtivista percebeu que através da ação na interação entre o ser humano e os objetos constroem formas de pensamentos, o qual ele dividiu em três fases: sensório-motora, pré-operacional e operatório formal psicológicas básicas em todos os aspectos perceptivo, motor, intelectual, afetivo e social
MOTRICIDADE
Período sensório motor (“0 a 24 meses”) nesta fase irá ocorrer organizações psicológicas básicas em todos os aspectos perceptivos, motor, intelectual, afetivo e social. 
LINGUAGEM E COGNIÇÃO
Período pré-operacional fase em que a criança estará desenvolvendo a linguagem que lhe permitirá além de utilizar a inteligência, capacidade de representar uma coisa por outra ou seja, formar esquemas simbólicos. O alcance do pensamento irá aumentar, porem lentamente e gradualmente, assim a criança continuará bastante egocêntrica e presa as ações.
Período das operações concretas, fase em que a criança terá um conhecimento real, correto, adequado de objeto e situações da realidade exterior.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA VISÃO DE VYGOSTKY
DESENVOLVIMENTO HUMANO:
Vigotsky enfatiza o processo histórico-social e papel da linguagem no desenvolvimento do individuo. Sua questão central é a inquisição de conhecimento pela interação do sujeito com o meio. Para o teórico , o sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e pessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação
MOTRICIDADE:
A aprendizagem tem o papel fundamental para o desenvolvimento do saber, do conhecimento. Todo e qualquer processo de aprendizagem é ensino-apredizagem, incluindo aquele que aprende e aquele que ensina e a relação entre eles.
LINGUAGEM E CONGNIÇÃO:
Vygotsky sugere que o desenvolvimento cognitivo depende muito mais das interações com as pessoas do mundo das criança e das ferramentas que a cultura proporciona para promover o pensamento. No que concerne à cognição, ele deu ênfase ao processo de internalização como mecanismo que intervém no desenvolvimento das funções psicológicas da aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA VISÃO DE
WALLON
DESENVOLVIMENTO HUMANO:
Wallon reconstruiu desenvolvimento humano, estudando-o a partir do desenvolvimento psíquico da criança. Assim, o desenvolvimento da criança aparece descontínuo , marcado por contradições e conflitos.
MOTRICIDADE:
Para Wallon, está ancorada no desenvolvimento neurológico, como condição e limite. No estágio sensório-motor, a criança realiza um extenso e diferenciado acordo entre as percepções e os movimentos, para ele o movimento é tudo que pode dá testemunho da vida psíquica e traduzi-la completamente, até o momento em que aparece a palavra.
LINGUAGEM E CONGNIÇÃO:
Wallon acreditava serem aptidões cultivadas, desenvolvidas em contato com a cultura, e não apenas inatas, embora dependam também das condições orgânicas. Quanto ao desenvolvimento cognitivo todos deveriam ter oportunidades iguais e respeito à singularidade
de cada pessoa.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA VISÃO DE
MONTESSORI
DESENVOLVIMENTO HUMANO:
Para Montessori a criança desenvolve um senso de responsabilidade pelo próprio aprendizado,e o ensino deve ser ativo. objetos para se obter a concentração individual. Assim, a atenção do aluno é desviada.
MOTRICIDADE
O professor passando a focar-se nas tarefas a serem cumpridas. Para a educadora a educação, particularmente a do estágio pré-escolar, deve privilegiar a busca direta e pessoal do aprendizado, por meio do manuseio dos objetos e de atividades práticas. Desta forma é possível desenvolver a esfera motora e as sensações
do aluno, não só em caráter individual, mas também coletivo movimento que estimula o desenvolvimento particular e o social .
LINGUAGUEM E CONGNIÇÃO
A linguagem é uma das maneiras que a criança tem de interagir com o meio.Ela surge, na infância, num processo natural e inconsciente pela necessidade de se expressar. A cognição e a aprendizagem, para ela, ocorrem por conta própria e, portanto, precisa-se ter vontade para aprender. Quando é motivada, a criança passa a ter interesse e autoconfiança.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA VISÃO DE
WALDORF
DESENVOLVIMENTO HUMANO:
Waldorf, dá importância à educação no primeiro selênio (0 a 7 anos de idade), por tratarse da fase da vida na qual é desenvolvida a organização do corpo físico. De acordo com as características de cada um e da sua faixa etária, buscando-se uma perfeita integração do corpo, da alma e do espírito, ou seja, entre o pensar, o sentir e querer.
MOTRICIDADE
corpo é educado por meio de atividades . Nos primeiros meses e até três anos, a criança sente visível necessidade de movimentar-se constantemente, mas com movimentos caóticos e desajeitados. Aos 4 ou 5 anos, a criança nessa fase continua com a necessidade de conquistar a consciência corporal, isto é, estimular a coordenação motora.
LINGUAGEM E CONGNIÇÃO:
Para Waldorf, tanto o aprimoramento cognitivo como o amadurecimento emocional e a capacidade volitiva recebem igual atenção no dia a dia da escola. Nessa concepção predomina o exercício e desenvolvimento de habilidades e não de mero acúmulo de informações, cultivando a ciência, a arte e os valores morais e espirituais necessárias ao ser humano
DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA VISÃO DE
FREINET
DESENVOLVIMENTO HUMANO:
Para esse teórico o aprendizado parte da vontade e interesses dos próprios alunos a fim de propiciar relações mais autônomas, críticas, democráticas e livres. Conhecendo a personalidade de seus alunos, ele foi percebendo que o interesse das crianças estava fora da sala de aula, questionou então que se o interesse esta fora da sala porque ficar dentro dessa sala, resolveu fazer as aulas-passeio, na volta dos passeios à atmosfera era outra. Não havia a tradicional separação entre professor e alunos, todos se comunicavam num tom familiar, discorrendo sobre os elementos de cultura adquiridos.
MOTRICIDADE
Para Freinet, o desenvolvimento da motricidade de cada ser humano deve respeitar a individualidade mas não ter problemas de integração social. Para ele, a vontade é a força motriz que faz com as pessoas se movimentem.
LINGUAGEM E CONGNIÇÃO:
Segundo Freinet, deve-se oferecer aos alunos leituras e atividades diversificadas, como jornais, revistas e outras, oportunizando o desenvolvimento da linguagem e promover a construção do conhecimento e a compreensão de estudos do meio e do universo que nos cerca.
OS TIPOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
1. OBSERVAÇÃO
O ato de observar é uma característica própria e é através dele que informamos sobre o contexto em que estamos, para nele nos situarmos de forma satisfatória de acordo com normas e valores dominantes.
Aspectos Negativos: É um instrumento de pouca utilização de registro e de falta de sistematização, os dados colhidos, muitas vezes, se perdem ou não são utilizados de forma produtiva para refletirem sobre a prática pedagógica e o desenvolvimento dos alunos.
Aspectos Positivos: Através da observação, os educadores podem conhecer melhor os alunos, analisar seu desempenho nas atividades em sala de aula e compreender seus avanços e dificuldades. Ao mesmo tempo, os alunos poderão tomar consciência dos processos vividos pelo grupo.
A observação exige do professor:
Eleger o objeto de investigação ( um aluno, uma dupla, um grupo etc);
Elaborar objetivos claros (descobrir dúvidas, avanços etc);
Identificar contextos e momentos específicos (durante a aula, no recreio etc);
Estabelecer formas de registros apropriados ( vídeos, anotações etc).
Indicações
Observações em atividades livres, no recreio, individuais, etc.
2. REGISTRO / FICHAS
Tem como função acompanhar o processo educativo vivido por alunos e professores, é através dele que se torna possível realizar uma análise crítica e reflexiva do processo de avaliação.
Aspectos Positivos:
Contribui para que os dados significativos da prática de trabalho não se percam. Alguns recursos podem ser utilizados, são eles:
1. Caderno de campo do professor: registro de aulas expositivas, anotações em sala de aula, projetos, relatos, debates, etc.
2. Caderno de Anotações para cada grupo de alunos: anotações periódicas sobre acontecimentos significativos do cotidiano escolar.
3. Diário do aluno: registro de caráter subjetivo ou objetivo que aluno e professores fazem espontaneamente.
4. Arquivo de atividades: coleta de exercícios e produções dos alunos, datadas e com algumas observações rápidas do professor. Esse arquivo serve como referência histórica do desenvolvimento do grupo.
Indicações:
Permite aos educadores perceberem e analisarem ações e acontecimentos, muitas vezes despercebidos no cotidiano escolar.
3. PORTFÓLIO
Volume que reúne todos os trabalhos produzidos pelo aluno durante o período letivo. Presta – se tanto para a avaliação final como para a avaliação do processo de aprendizagem do aluno.
Aspecto positivo:
Evidencia as qualidades do estudante, registra seus esforços, seus progressos, o nível de raciocínio lógico atingido e, portanto, seu desempenho na disciplina. Também ensina ao aluno a organização.
Tem finalidade de auxiliar o educando desenvolver a capacidade de refletir e avaliar seu próprio trabalho.
4. PROVA DISSERTATIVA
Caracteriza – se por apresentar uma série de perguntas (ou problemas, ou temas, no caso da redação), que exijam capacidade de estabelecer relações, de resumir, analisar e julgar.
Aspectos Positivos
Avalia a capacidade de analisar um problema central, abstrair fatos, formular idéias e redigi – las: permite que o aluno exponha seus pensamentos, mostrando habilidades organização, interpretação e expressão.
5. PROVA ORAL
Situação em que os alunos, expõem individualmente seus pontos de vista sobre pontos do conteúdo ou resolvem problemas em contato direto com o professor. Bastante útil para desenvolver a oralidade e a habilidade de argumentação.
CONSIDERAÇOES FINAIS
 
Conclui-se nesse trabalho um contraste na educação ( nesse caso a educação infantil) no período determinado, onde podemos observar a importância do aprendizado hoje, trabalhamos mais com as necessidade físicas e cognitivas construindo assim para o seu total desenvolvimento utilizando metodologias e instrumentos que nos ajudam a desenvolver esse importante trabalho com propriedade.
 
 
BIBLIOGRAFIA
SILVA, Andreia Corrêa Figueiredo da. Organização e Metodologia da Educação Infantil: História da Educação Infantil no Brasil. Caderno de Atividades.
Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014.
Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo/ Piletti Nelson; Rossato Solange Marques – 1. ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2013

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais