Buscar

Supervisão e Orientação Pedagógica aula 6

Prévia do material em texto

Supervisão e Orientação Pedagógica – aula 6
	1a Questão
	
	
	Na sociedade atual, o Pedagogo, ao organizar e/ou mediar o planejamento das ações pedagógicas nas instituições de ensino, seja na gestão administrativa escolar, na coordenação, supervisão, orientação educacional ou na docência, deve promover ações que contemplem as discussões propostas pelos Temas Transversais, devido à sua relevância na vida social dos sujeitos. Esse papel do Pedagogo, no planejamento, justifica-se por
	
	estabelecer objetivos pedagógicos e orientações didáticas capazes de desenvolver atitudes e valores que transcendam o âmbito específico das disciplinas, com a finalidade de promover a formação crítica e reflexiva do cidadão.
	
	priorizar as peculiaridades regionais em detrimento de uma cultura nacional, elaborando e implementando projetos, cujos temas transversais foram previamente definidos pela Direção da escola.
	
	promover a cooperação institucional, por meio de parcerias e programas que apoiam propostas pedagógicas que atendem à realidade.
	
	 contribuir para a manutenção dos objetivos e conteúdos que compõem o currículo.
	
	utilizar estratégias pedagógicas centradas em um currículo disciplinar e homogeneizante, que desconsidera as relações entre as diversas áreas do conhecimento.
	
	 2a Questão
	
	
	A Supervisão pedagógica ao participar e acompanhar o planejamento dos professores do Ensino Fundamental identificou como sendo a maior queixa a "lentidão" dos alunos na escrita. Respaldando-se nos fundamentos e procedimentos sugeridos nos PCN, mostrou que um forte indicador das dificuldades dos alunos está relacionado com um sentimento de incapacidade para a aprendizagem que muitas vezes bloqueia o desenvolvimento do aluno no processo. Assim é tarefa do Supervisor pedagógico refletir, coletivamente, sobre os seguintes aspectos:
	
	estratégias importantes para fortalecer o descompasso entre a avaliação mediadora e os pressupostos teóricos previstos nos PCN.
	
	os meios para que os docentes possam tratar bem os alunos e estabeleça as relações com os alunos mais capazes.
	
	a operacionalização urgente do que vem sendo definido pelos docentes que são comprometidos com a escola.
	
	a omissão do serviço de supervisão pedagógica, pois todos os pedagogos da equipe são limitados no processo de alfabetização e devem desenvolver outros trabalhos.
	 
	encaminhamentos e intervenções que modifiquem qualitativamente as situações de aprendizagem oferecidas no cotidiano escolar, sendo favoráveis ao processo evolutivo do aluno.
	
	 3a Questão
	
	
	Com relação à profissão do Supervisor pedagógico, podemos afirmar que na década de 80 ocorreu:
	 
	Um crescente movimento de regulamentação da profissão do Supervisor Pedagógico.
	
	A regulamentação do curso de Pedagogia.
	
	O desaparecimento da figura do Supervisor pedagógico.
	
	Um esvaziamento da profissão.
	
	A desregulamentação da profissão do pedagogo.
	
	 4a Questão
	
	
	O planejamento, na escola, precisa ser compreendido como uma oportunidade de dar outro sentido as ações educativas e, portanto, de ressignificar o próprio trabalho docente. Ao pensar no Projeto Político Pedagógico, o supervisor pedagógico deve ter como tarefa:
	 
	Coordenar, juntamente com a equipe gestora, os encontros de trabalho e acompanhar o seu desenvolvimento na escola.
	
	Excluir a participação da comunidade escolar na construção do projeto.
	
	Elaborar o currículo dos níveis de ensino que a escola oferece.
	
	Elaborar o Regimento Escolar.
	
	Diagnosticar os principais problemas da escola e elaborar o roteiro com os itens do projeto,
	
	 5a Questão
	
	
	Leia cada uma destas afirmações. I.A organização curricular deve corresponder às necessidades dos educandos face ao contexto ecológico, econômico, demográfico, social e cultural em que vivem e às suas condições e perspectivas psicoemocionais. II. Cada um e todos os setores ou funções da escola devem ter a perspectiva global do processo educativo. III. Todos os setores ou funções da escola devem ter a perspectiva da posição de cada um no processo educativo, bem como compreender os seus papéis e suas inter-relações. A alternativa cujo(s) item(ns) contempla(m), plenamente, os aspectos abordados pela autora é:
	
	I - III
	
	I - II
	
	III
	 
	I - II - III
	
	II- III
	
	 6a Questão
	
	
	Na década de 70 houve certo aprofundamento dos estudos sobre a supervisão e o currículo. Neste período, o MEC elaborou um documento que orientava para:
	
	O cumprimento dos 200 dias letivos.
	
	A retirada do Supervisor pedagógico das escolas.
	
	A criação dos ginásios vocacionais.
	
	Que a Supervisão pedagógica cumprisse apenas a burocracia.
	 
	A necessária presença dos Supervisores pedagógicos em todas as unidades escolares.
	
	 7a Questão
	
	
	CEPERJ/2015: Para Libâneo, há uma ideia de senso comum, inclusive de muitos pedagogos, de que Pedagogia é o modo como se ensina, o modo de ensinar a matéria, o uso de técnicas de ensino. O pedagógico aí diz respeito ao metodológico, aos procedimentos, por isso, trata-se de uma ideia:
	 
	simplista e reducionista
	
	formal e tradicional
	
	capitalista e individualista
	
	contemporânea e simplista
	
	ideal e individual
	
	 8a Questão
	
	
	
	O supervisor escolar encontra em sua prática cotidiana muitos desafios ao se deparar com a realidade das escolas públicas. São desafios requentes:
		
	
	Evasão, adequação das escolas e trabalho integrado
	 
	Alto índice de reprovação, evasão e falta de materiais pedagógicos
	
	Alto Estímulo dos professores e trabalho coletivo
	
	Indisciplina e aprovação em massa com notas razoáveis
	
	Alto índice de aprovação e evasão escolar;
	
Explicação:
O supervisor escolar encontra em sua prática cotidiana muitos desafios ao se deparar com a realidade das escolas públicas: alto índice de reprovação, evasão e falta de materiais pedagógicos.

Continue navegando