Buscar

Supervisão e Orientação Pedagógica aula 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Supervisão e Orientação Pedagógica - aula 7
	1a Questão
	No início das reuniões de formação continuada é comum o silêncio como resposta, muitas vezes o medo da exposição prevalece. As pessoas precisam estar seguras para expressarem seus entendimentos sobre determinado assunto. O medo vai sendo superado com a construção de vínculos e com a própria compreensão do texto. Portanto, quando acontecer o silêncio o pedagogo deve:
	 
	Levar o grupo de volta ao texto e ir, aos poucos, explicitando as ideias, fazendo perguntas e estabelecendo relações com a prática.
	
	Observar o que está na pauta e dar continuidade ao próximo assunto, pois precisa cumprir exatamente o tempo que está dedicado ao encontro na pauta.
	
	Improvisar e preparar o grupo para mudar de atividade, para que alguma coisa seja desenvolvida, justificando o cumprimento do trabalho.
	
	Desconsiderar o registro das principais discussões e também a elaboração das sínteses, já que o debate não aconteceu, por que o grupo ficou em silêncio.
	
	Finalizar o encontro, por que o grupo permaneceu em silêncio demonstrando desinteresse em dar continuidade aos debates.
	Explicação: Os textos precisam estar adequados ao grupo, o pedagogo precisa se preparar para as discussões e debates sobre o tema,é preciso muito estudo, também é importante que os professores façam a leitura do texto escolhido antes da reunião. Se os professores não levantarem questões sobre o texto, o Pedagogo deverá fazê-lo.
	
	 2a Questão
	
	O Supervisor Pedagógico hoje é o responsável pelo acompanhamento da prática do professor, devendo oferecer orientação e assistência às dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar. Mas essa orientação e assistência só produzirão o efeito desejado quando:
	
	A mudança se materializar em novas propostas curriculares divulgadas pelos órgãos oficiais.
	
	Houver elevação do nível de crítica dos educandos.
	
	Os conteúdos se tornarem ultrapassados.
	 
	Estiver voltada para o desenvolvimento profissional do professor.
	
	Proporcionar a realização individual e social do educando.
	
	 3a Questão
	
	Em nossos estudos vimos que historicamente a educação em determinado período se reduziu ao aspecto exclusivamente técnico, desvirtuando-se da verdadeira ação educativa. Assim, passou-se a educar para o fazer, para o obedecer, para a execução de determinados papeis ou para ¿mão-de-obra¿ especializada. Esse modelo político foi caracterizado como autoritário. Considerando o contexto histórico marque a afirmativa correta:
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	O objetivo era qualificar profissionais técnicos para atender as necessidades do mercado e de aumento de produtividade.
	
	Coube a escola a maior responsabilidade na reprodução das relações capitalistas, mistificando a verdadeira tomada de consciências.
	
	Esse conceito teve sua origem na administração e passou para a educação com a função de controle do processo educacional.
	
	Coube à educação manter o papel regulador da Supervisão Pedagógica no período tecnicista.
	
Explicação: O Supervisor Pedagógico se tornou o responsável pelo acompanhamento da prática do professor, devendo oferecer orientação e assistência nas dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, mantendo sempre um relacionamento próximo, um ambiente de colaboração e respeito mútuo.
	 4a Questão
	
	Atualmente a atuação da Supervisão junto aos professores tem um novo dimensionamento. Marque a opção que traduz a proposta de atuação da Supervisão/Coordenação junto aos professores na atualidade.
	
	Organizador burocrático
	
	Inspeção controladora
	 
	Estimulador e sustentador do trabalho docente
	
	Normativa e prescritiva
	
	Organizador do currículo
	
Explicação: Atualmente forma o docente e é um estimulador e sustentador do trabalho docente.
	
	 5a Questão
	
	A figura do Supervisor Pedagógico tem despontado como elemento de intermediação na proposta de mudança. Porém, está claro que suas ações só produzirão o efeito desejado quando voltada para o desenvolvimento profissional do professor, assim como a construção da sua autonomia. Dessa forma o Supervisor Pedagógico se tornou o responsável, principalmente, pelo (a), marque a resposta certa:
	 
	Formação continuada dos professores.
	
	Desenvolvimento do Currículo.
	
	Motivação dos alunos.
	
	Construção do PPP na escola.
	
	Avaliação da escola.
	
Explicação: De acordo com a configuração atual da função do Supervisor pedagógico, sua atuação deve ter como foco a Formação continuada dos docentes na escola,
	
	 6a Questão
	
	Podemos observar que as formações propostas pelos sistemas de educação não têm alcançado os resultados esperados e os motivos podem ser, marque a resposta certa:
	
	Visão micro e macro das necessidades dos pais e famílias.
	 
	Os planos de formação acabam trabalhando com carências e urgências técnicas, buscando receitas, não dedicando o tempo necessário e não escolhendo formadores competentes.
	
	Necessidade de programas que favoreçam a necessidade da equipe de gestão.
	
	Elaboração de inúmeros planejamentos.
	
	Ausência de impacto nos resultados escolares, análise das causas, novos enfoques e impulso voluntário.
	
	 7a Questão
	
	Tardif (2000), buscando propiciar uma melhor análise do processo de formação docente, classifica os saberes docentes em categorias, estas contemplam o pluralismo dos saberes profissionais. São elas: I - saberes temporais. II - saberes plurais e heterogêneos. III - saberes personalizados e situados. IV - saberes que carregam as marcas do ser humano. Está correto o que se afirma em:
	
	Apenas II e IV
	 
	I, II, III e IV
	
	Apenas I
	
	Apenas I e III
	
	Apenas II, III e IV
	
	 8a Questão
	
	
	
	Quando afirmamos que a Supervisão Pedagógica deve deixar de ser um recurso meramente técnico, para se tornar político, estamos nos referindo:
		
	
	Ao cumprimento das demandas específicas da escola.
	
	A um fazer que envolva, principalmente, o sistema de ensino como um todo.
	
	Ao envolvimento do Supervisor pedagógico nos movimentos políticos do bairro.
	 
	À necessidade do Supervisor pedagógico ampliar seu campo de visão, trabalhando na melhoria das estratégias docentes com foco na melhoria da qualidade de vida dos alunos.
	
	À necessidade da equipe de gestão ter um olhar para a ação do Supervisor pedagógico.

Continue navegando