Buscar

AP 1 Psicologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201802278779)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	De acordo com Piaget, quando uma criança modifica um esquema cognitivo previamente existente para que esse esquema possa ser compatível com os aspectos cognitivos de um novo estímulo, diz-se que a criança realizou uma
		
	
	adaptação
	 
	assimilação
	
	modificação
	
	conservação
	 
	acomodação
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201802144150)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Para Piaget, o juízo moral, assim como o desenvolvimento, é permeado por fases distintas e diretamente ligado ao modo pelo qual o sujeito relaciona-se com as outras pessoas. Na heteronomia, que vai dos 6 até 10/11 anos de idade, a criança internaliza as regras, toma consciência delas, pois já pode separar físico de psíquico. A isso, Piaget denomina realismo moral. Assinale a alternativa que apresenta exemplo de realismo moral.
		
	
	A reciprocidade, pois a noção de justiça supera a fase do estrito igualitarismo para basear-se na equidade. Os castigos convertem-se, assim, em algo motivado, não necessário e recíproco.
	
	A criança não segue regras coletivas. Quando se depara com crianças dessa idade, percebe-se o que se chama de monólogo coletivo, pois estas estão na fase de egocentrismo.
	
	A criança prefere brincadeiras individuais, analisa as regras de cunho universal e passa a segui-las, tomando decisões por si mesma, sem o referendo dos pais.
	 
	A consideração da responsabilidade centrando-se unicamente nas consequências materiais da ação, sem levar em conta a intenção que move a ação nem as circunstâncias que a rodeiam.
	 
	A criança passa a tomar decisões por si mesma, analisando e compreendendo as regras de cunho universal.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201802127221)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual aspecto do desenvolvimento permite à criança um controle mais fino de seus movimentos, possibilitando, por exemplo, segurar talheres com a ponta dos dedos?
		
	 
	Maturação Neurofisiológica
	
	Hereditariedade
	
	Crescimento Orgânico
	
	Meio Social
	
	Meio ambiente
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201802241514)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Na escola, Pedro e Mário estavam tirando sarro de Francisco porque ele ainda não sabia ler. João foi tentado a juntar-se aos dois para que ele pudesse se enturmar, mas quando ele pensou sobre o quão ruim Francisco se sentiria, ele sabia que não podia fazer aquilo. Tomando por base teoria psicanalítica, podemos pensar que o comportamento de João, delineado pela interiorização das regras morais, só é possível porque ele já tem constituído qual instância do aparelho psíquico?
		
	
	Inconsciência
	 
	Superego
	
	Ego
	 
	Consciência
	
	Id
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201801302797)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	David Ausubel estudou acerca da aprendizagem significativa. Em sua concepção são necessárias três condições para que ocorra a aprendizagem significativa. Analise as afirmativas abaixo considerando essas condições e marque a resposta correta.
		
	
	O conteúdo deve possuir conceitos e não precisa ser estruturado de forma lógica.
	
	O material instrucional não precisa conter, necessariamente, subsunçores, pois a relação entre eles e o novo conhecimento é totalmente arbitrária .
	
	O material de estudo deve ser apresentado ao aluno de forma lenta para que ele possa organizar os processos de auto-aprendizagem.
	
	O novo conteúdo deve ser apreendido de forma isolada para que não seja influenciado por aprendizagens realizadas anteriormente.
	 
	Para que a aprendizagem significativa ocorra é necessário que haja a vontade do aprendiz de relacionar o novo conhecimento com o conhecimento já existente.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201801162148)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A aprendizagem significativa depende de alguns pressupostos que envolvem a relação professor - aluno -conhecimento. Nesse sentido, NÃO é correto afirmar que:
		
	 
	O professor precisa elaborar muitas atividades, de modo que sobrecarregue o aluno com informações excessivamente detalhadas e pormenorizadas para facilitar a aprendizagem.
	
	A aprendizagem significativa depende de uma motivação intrínseca, isto é, o aluno precisa tomar para si a necessidade e a vontade de aprender.
	
	O professor precisa conhecer a estrutura cognitiva de seus alunos e propor desafios compatíveis com suas potencialidades.
	
	O professor necessita fazer uso de organizadores prévios que facilitem realmente a aprendizagem, principalmente quando o conteúdo não for familiar ao aluno.
	
	A disposição para a aprendizagem significativa não depende exclusivamente do aluno, demanda que a prática didática garanta condições para que essa atitude se manifeste e prevaleça.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201801859613)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que se refere à teoria defendida por Noam Chomsky nos anos 50, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Pressuposto que todas as crianças nascem com Mecanismos de aquisição da Línguagem.
	
	O conhecimento da gramática gerativa tem relação com o conhecimento que os pais têm sobre a língua e que é transmitido geneticamente.
	
	O estado inicial da faculdade de linguagem - Language Acquisition Device (LAD) é compartilhado apenas por pessoas estrangeiras em outros países diferentes do seu de origem.
	
	As crianças nascem com predisposição para aprenderem línguas estrangeiras, desde que aprendam sobre elas nos primeiros anos de vida.
	
	A língua não é especificidade dos humanos
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201801802313)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sabendo que a criança é dotada do Mecanismo de Aquisição de Linguagem, podemos afirmar:
 I. A criança exposta à língua que é falada ao seu redor, utiliza-se do Language Acquisition Device (LAD) para interpretar os dados linguísticos aos quais é exposta.
 II. Da interação entre o contexto e o LAD a criança deduz a gramática da língua particular da sua cultura (português, inglês, japonês etc.).
 III. A criança desenvolve a linguagem de forma aleatória, mesmo sem estar num ambiente que estimule a fala, poderá desenvolver plenamente a gramática da língua.
 Assinale a opção correta:
		
	
	Apenas a alternativa I é verdadeira.
	
	As alternativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
	 
	Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
	
	Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201802279507)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Prefeitura de Venda Nova do Imigrante/ES, 2016/adaptada). Logo que aprende a andar, dentro de um padrão de normalidade, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir
I. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.
II. A grande dependência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior indisponibilidade das mãos.
III. Ao mesmo tempo que a criança explora o ambiente, apresenta inadequação de movimentos e gestos às demandas da realidade.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
		
	 
	I, apenas.
	
	I, II e III.
	
	I e III, apenas.
	
	II, apenas.
	
	III apenas.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201802232576)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Um trem de brinquedo desaparece dentro de um túnel. Nesse momento, a criança passa a acreditar que o trem deixou de existir. Essa experiência cognitiva indica a ausência do princípio da ______________ que é característica doestágio _______________
		
	
	acomodação - pré-operacional
	 
	assimilação - sensório-motor
	 
	permanência do objeto - sensório-motor
	
	adaptação - pré-operacional
	
	permanência do objeto - pré-operacional

Outros materiais