Buscar

Caso Concreto 6 - Direito do Trabalho

Prévia do material em texto

Caso Concreto VI
1)
Anacleto, policial militar, trabalhou para a empresa Industria Mundo Novo Ltda. Como agente de segurança, nos horários em que não estava a serviço da corporação militar.
Na referida empresa, Anacleto cumpria expressamente as ordens emanadas direção, recebi um salário mensal, e trabalhava de forma continua e ininterrupta, todas as vezes que não estava escalado na corporação. Considerando a situação apresentada e a jurisprudência sumulada pelo TST, esclareça se é possível o reconhecimento de um contrato de emprego entre Anacleto e a Industria Mundo Novo Ltda.?
R: Não haverá o reconhecimento de um contrato de emprego lícito, pois Anacleto está realizando um Trabalho proibido (diferente de trabalho ilícito) onde se há um desacato em relação aos direitos fundamentais. O fato de Anacleto ser policial e trabalhar como segurança vai contra a Lei Complementar Estadual 207/1979, porém, tal “bico” não é uma atividade ilícita, o que o configura como trabalho proibido. 
2)
A respeito das formas de invalidade do contrato de emprego, a doutrina e a jurisprudência prevalentes estabelecem que:
R: C) Se convalidam os efeitos do contrato de trabalho que, considerado nulo por ausência de concurso público, quando celebrado originalmente com ente da Administração Pública indireta, continua a existir após sua privatização.

Continue navegando