Buscar

SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICa 1

Prévia do material em texto

SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL0365_EX_A5_201603357963_V1 
	19/09/2018 10:17:27 (Finalizada)
	Aluno(a): GLEISIANE IRANI MOURA
	2018.3 EAD
	Disciplina: CEL0365 - SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 
	201603357963
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O coordenador pedagógico como um dos agentes de mudança para a superação dos determinantes geradores de exclusão deve garantir ações que:
 I_ Gerem expectativas e estratégias em relação ao efetivo trabalho coletivo em torno do projeto político-pedagógico da escola.
 II_ Atribui um sentido ao seu trabalho (dimensão ética) e destina-lhe uma finalidade (dimensão política) e, nesse processo de planejamento, explicita seus valores, organiza seus saberes para realizar suas intenções político-educacionais.
III_ Auxilie o professor na visão das dimensões de sua ação, para que ele perceba quais os relevos atribuídos a cada uma delas e a postura daí decorrente.
IV_ Viabilize a interdisciplinaridade no âmbito do conhecimento. Em coerência com o texto, assinale apenas a afirmativa verdadeira:
		
	
	I, II e III.
	
	II, III e IV.
	 
	I, II, III e IV.
	
	I e II
	
	I, II e IV.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para Rangel (2000) o objeto específico da ação do Supervisor Pedagógico na escola é o processo de ensino e aprendizagem. A abrangência desse processo inclui:
		
	 
	Supervisão do currículo, dos programas, na escolha do livro didático, do planejamento de ensino, dos métodos de ensino, da avaliação, da recuperação, do projeto pedagógico e da pesquisa.
	
	Desenvolvimento de programas estritamente ligados às políticas públicas.
	
	Supervisão dos projetos, observação das aulas, organização do currículo e das salas de aula.
	
	Orientação à equipe de gestão.
	
	Supervisão das ações docentes e discentes, das ações da equipe de gestão e pedagógica.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Camila é aluna do CEFET Química e faz o 1º período do Curso Técnico de Farmácia integrado ao Ensino Médio. Ela tem apresentado algumas propostas de atividades comunitárias. O CEFET Química, como instituição de educação profissional, parte da premissa de ser fundamental uma articulação entre a escola e a comunidade. Assim, o Supervisor Escolar desta instituição deve:
		
	
	conversar com a aluna Camila sobre a importância do vínculo escola¿comunidade e conscientizá-la para realizar um trabalho comunitário, como iniciativa exclusiva dos alunos.
	
	atuar de forma assistencialista promovendo a adoção de estratégias que assegurem a manutenção do projeto através de bolsas e benefícios.
	
	dar continuidade ao seu trabalho, sem qualquer reformulação, pois a articulação com a comunidade pouco ajuda no crescimento do seu desempenho profissional.
	 
	elaborar um projeto coletivo, viabilizando uma participação efetiva da comunidade e dividindo as tarefas com os demais integrantes da equipe técnico-pedagógica, para que haja mobilização consciente
	
	entender que, no contexto atual, os pais dos alunos necessitam despender um tempo restrito com iniciativas de contato regulares com a instituição de ensino, pois necessitam trabalhar para o sustento da família.
	
Explicação:
A educação é um processo contínuo e permanente que exige cada vez mais dos profissionais da educação um compromisso que atenda as exigências de uma sociedade que está evoluindo rapidamente em todos os setores. Isso representa a necessidade da implementação de uma postura renovada envolvendo todos que compõem a estrutura organizacional de um sistema educacional. O Supervisor precisa ter uma visão de conjunto que congregue todas as iniciativas que possam ampliar as possibilidades de construção significativa do conhecimento.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a ação que é pertinente ao fazer do supervisor escolar comprometido com os pressupostos da escola transformadora?
		
	 
	Favorecer momentos de reflexão explicitando contradições e conflitos, de modo a determinar as prioridades do trabalho pedagógico na escola
	
	Fiscalizar e controlar a prática do professor
	
	Hierarquizar e classificar as disciplinas escolares
	
	Privilegiar a teoria em detrimento da prática
	
	Desenvolver e aplicar técnicas administrativas
	
Explicação:
A partir da promulgação da atual LDB, o Supervisor Escolar recebeu o grande compromisso de coordenar a elaboração e acompanhar a execução da proposta pedagógica, com a participação da comunidade escolar. É imprescindível que as atribuições do supervisor sejam planejadas em parceria com o Orientador Educacional, principalmente no aspecto de articulação com a comunidade escolar. A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem. O papel do supervisor escolar é essencial junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar; não apenas um solucionador de problemas, mas também que o mesmo desenvolva trabalhos relacionados à prevenção da indisciplina na escola. A vida escolar não se limita às horas passadas no cotidiano da sala de aula, mas está relacionada à família, situações sociais, comunidade, entre outro, inclusive à condição afetiva. Cabe ao supervisor possibilitar métodos que auxiliem na ação/reflexão das práticas pedagógicas que possam transformar todas essas vivências em possibilidades de desenvolvimento de aprendizagem significativa.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Na reunião para traçar as diretrizes do trabalho do supervisor educacional do Município de Nova Iguaçu foram discutidas várias propostas que deveriam ser incentivadas no trabalho junto aos educadores de cada escola. Foram elas: 
I- a circulação de diferentes conhecimentos e culturas para uma formação plena e cidadã.
II- os conhecimentos específicos de cada professor para cada um aprofundar em sua área de domínio de forma organizada e separada.
III- a preparação para o mercado de trabalho com assunção da competitividade como sendo um importante elemento formador na atualidade.
IV- a adoção de práticas contextualizadas para promover maior diálogo entre a escola e a cultura.
V- valorização dos saberes cotidianos dos educandos como experiências importantes no momento da construção do conhecimento.
Marque apenas a questão que apresenta os itens condizentes com uma escola que ao mesmo tempo garanta a igualdade de oportunidades e respeite as diferenças e a cultura do aluno como elemento importante em sua formação.
		
	
	I, II e IV
	 
	I, IV e V
	
	I, III e IV
	
	I, III e V
	
	II, III e V
	
Explicação:
O supervisor educacional deve buscar mecanismo de intervenções, promovendo estratégias de trabalho, transformando idéias em ações concretas por meio de formação continuada, para transformar reflexão e ação. Cada vez mais o Supervisor Escolar tem um papel de fundamental importância dentro da escola, seu trabalho influência diretamente o dia-a-dia de professores e alunos. É papel do Supervisor articular o projeto político pedagógico, organizar a reflexão, onde o núcleo de articulação e definição deve ser sempre o pedagógico. 
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A prática do supervisor escolar é fundamentada e constituída democraticamente através...
		
	 
	de sua participação no processo de tomadas de decisões técnicas, administrativas e pedagógicas.
	
	de reunião diretiva que garanta as decisões unilaterais, advinda da instituição mantenedora
	
	da autoridade centrada na sua função de selecionar os melhores professores para o quadro docente
	
	de reunião com diretores escolares determinando a hierarquização e direcionando o corpo docente
	
	de participação de pais e mestres informando unicamente sobrenotas e boletins de alunos problemas
	
Explicação:
O Supervisor é um mediador das relações de ensino-aprendizagem. Para que o supervisor escolar consiga atingir seus objetivos ele deve traçar o perfil da escola dentro do projeto político pedagógico sempre orientando, ajudando os professores, alunos e pais. Estes sim devem fazem com que o trabalho escolar seja um modelo de busca e aprendizado em seu dia a dia. O supervisor escolar nunca deve esquecer que sempre deve haver uma comunicação dialógica entre ele e os demais membros da comunidade escolar, pois o diálogo é fundamental. 
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quando Orsolon (2009) aponta diferentes ações ou atitudes do Supervisor pedagógico que considera desencadeadoras de mudanças na escola, inclui o estabelecer parceria com o aluno: incluí-lo no processo de planejamento do trabalho docente. Desta forma está se referindo:
		
	 
	À participação dos alunos com opiniões, sugestões e avaliações no processo de planejamento do trabalho docente, buscando instigar o professor a refletir e avaliar, com frequência, seu plano de trabalho e redirecioná-lo, também do professor produzir conhecimento sobre os alunos.
	
	A uma proposta de trabalho nova, desencadeando um trabalho de acompanhamento da ação docente.
	
	Ao atendimento dos desejos e anseios do professor.
	
	A adequação do perfil profissional do professor ao ambiente da escola sendo essa um espaço para compartilhar experiências, seja a que se refere ao homem, cidadão ou profissional.
	
	À visualização de novas perspectivas, movimentar o cotidiano do professor, desencadeando movimento de busca pelo conhecimento a partir de outros repertórios de ação.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Ao longo da formação do supervisor escolar, muitas mudanças ocorreram quanto a sua função na escola. Assinale abaixo o que  NÃO corresponde a tal função:
		
	
	Participar de reuniões e planejamentos com os professores
	
	Dinamizar os parâmetros que favoreçam o processo ensino-aprendizagem
	 
	Fazer a inspeção e fiscalização dos aspectos burocráticos da escola
	
	Buscar a efetivação do trabalho coletivo na escola;
	
	Conduzir a elaboração do Projeto Político-Pedagógico;
	
Explicação:
O supervisor não é um observador, assim como não é um fiscalizador. Ele é parte do todo. É papel do Supervisor articular o projeto político pedagógico, organizar a reflexão, onde o núcleo de articulação e definição deve ser sempre o pedagógico. O papel do supervisor escolar é essencial junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar. A vida escolar não se limita às horas passadas no cotidiano da sala de aula, mas está relacionada à família, situações sociais, comunidade, entre outro, inclusive à condição afetiva. Cabe ao supervisor possibilitar métodos que auxiliem na ação/reflexão das práticas pedagógicas que possam transformar todas essas vivências em possibilidades de desenvolvimento de aprendizagem significativa.

Continue navegando