Buscar

GESTÃO DE DESEMPENHO E MÉTRICA exercício

Prévia do material em texto

1.
		Quais são os problemas relativos às características de cada cultura organizacional?
	
	
	
	Democrática, as avaliações podem ser contaminadas pelas características pessoais do gestor, que pode ser muito rigoroso ou benevolente com sua equipe ou ser influenciado por suas preferências pessoais; Liberal, as avaliações podem ser distorcidas conforme o nível de auto-critica do profissional. Pessoas com baixa auto-estima tenderão a ser mais críticos consigo mesmo, enquanto que pessoas com elevada auto-estima tenderão a ser benevolentes; Autocrática, as considerações feitas nas demais culturas são válidas para esta cultura, uma vez que se trata de questões inerentes ao ser humano. contudo, a distorção tende a ser compensada/diluída devido ao maior número de envolvidos
	
	
	Autocrática, as avaliações podem ser contaminadas pelas características pessoais do gestor, que pode ser muito rigoroso ou benevolente com sua equipe ou ser influenciado por suas preferências pessoais; Liberal, as avaliações podem ser distorcidas conforme o nível de auto-critica do profissional. Pessoas com baixa auto-estima tenderão a ser mais críticos consigo mesmo, enquanto que pessoas com elevada auto-estima tenderão a ser benevolentes; Democrática, as considerações feitas nas demais culturas são válidas para esta cultura, uma vez que se trata de questões inerentes ao ser humano. contudo, a distorção tende a ser compensada/diluída devido ao maior número de envolvidos.
	
	
	Democrática, as avaliações podem ser contaminadas pelas características pessoais do gestor, que pode ser muito rigoroso ou benevolente com sua equipe ou ser influenciado por suas preferências pessoais; Autocrática, as avaliações podem ser distorcidas conforme o nível de auto-critica do profissional. Pessoas com baixa auto-estima tenderão a ser mais críticos consigo mesmo, enquanto que pessoas com elevada auto-estima tenderão a ser benevolentes; Liberal, as considerações feitas nas demais culturas são válidas para esta cultura, uma vez que se trata de questões inerentes ao ser humano. contudo, a distorção tende a ser compensada/diluída devido ao maior número de envolvidos.
	
	
	Autocrática, as avaliações podem ser contaminadas pelas características pessoais do gestor, que pode ser muito rigoroso ou benevolente com sua equipe ou ser influenciado por suas preferências pessoais; Democrática, as avaliações podem ser distorcidas conforme o nível de auto-critica do profissional. Pessoas com baixa auto-estima tenderão a ser mais críticos consigo mesmo, enquanto que pessoas com elevada auto-estima tenderão a ser benevolentes; Liberal, as considerações feitas nas demais culturas são válidas para esta cultura, uma vez que se trata de questões inerentes ao ser humano. contudo, a distorção tende a ser compensada/diluída devido ao maior número de envolvidos
	
	
	Liberal, as avaliações podem ser contaminadas pelas características pessoais do gestor, que pode ser muito rigoroso ou benevolente com sua equipe ou ser influenciado por suas preferências pessoais; Autocrática, as avaliações podem ser distorcidas conforme o nível de auto-critica do profissional. Pessoas com baixa auto-estima tenderão a ser mais críticos consigo mesmo, enquanto que pessoas com elevada auto-estima tenderão a ser benevolentes; Democrática - as considerações feitas nas demais culturas são válidas para esta cultura, uma vez que se trata de questões inerentes ao ser humano. contudo, a distorção tende a ser compensada/diluída devido ao maior número de envolvidos.
	
Explicação:
Na gestão Autocrática, uma pesquisa de clima pode ser contaminada com as influências pessoais de um gestor.
Na gestão Liberal, uma avaliação pode ser distorcida por uma possível benevolência ou auto-crítica em relação à si mesmo.
 
 
	
	
	
	
		
	
		2.
		Quais são os pressupostos relativos às características de cada cultura organizacional?
	
	
	
	Liberal, os gestores são as pessoas mais indicadas para avaliar sua equipe, por sua proximidade e por ser ele o responsável formal pelas atividades e resultados da sua área; Autocrática, as pessoas são responsáveis e maduras para identificar suas virtudes e fraquezas e, a partir desta análise, buscar seu aprimoramento profissional, contribuindo para os resultados da sua área; Democrática, todas as pessoas que são afetadas pelo desempenho de um profissional, independente da sua lotação funcional, devem poder manifestar o seu nível de satisfação, contribuindo para os resultados da área e para os resultados globais da organização.
	
	
	Nenhuma das respostas representa corretamente os pressupostos relativos a cada cultura organizacional.
	
	
	Liberal, os gestores são as pessoas mais indicadas para avaliar sua equipe, por sua proximidade e por ser ele o responsável formal pelas atividades e resultados da sua área; Democrática, as pessoas são responsáveis e maduras para identificar suas virtudes e fraquezas e, a partir desta análise, buscar seu aprimoramento profissional, contribuindo para os resultados da sua área; Autocrática, todas as pessoas que são afetadas pelo desempenho de um profissional, independente da sua lotação funcional, devem poder manifestar o seu nível de satisfação, contribuindo para os resultados da área e para os resultados globais da organização.
	
	
	Autocrática, os gestores são as pessoas mais indicadas para avaliar sua equipe, por sua proximidade e por ser ele o responsável formal pelas atividades e resultados da sua área; Liberal, as pessoas são responsáveis e maduras para identificar suas virtudes e fraquezas e, a partir desta análise, buscar seu aprimoramento profissional, contribuindo para os resultados da sua área; Democrática, todas as pessoas que são afetadas pelo desempenho de um profissional, independente da sua lotação funcional, devem poder manifestar o seu nível de satisfação, contribuindo para os resultados da área e para os resultados globais da organização.
	
	
	Democrática, os gestores são as pessoas mais indicadas para avaliar sua equipe, por sua proximidade e por ser ele o responsável formal pelas atividades e resultados da sua área; Autocrática, as pessoas são responsáveis e maduras para identificar suas virtudes e fraquezas e, a partir desta análise, buscar seu aprimoramento profissional, contribuindo para os resultados da sua área; Liberal, todas as pessoas que são afetadas pelo desempenho de um profissional, independente da sua lotação funcional, devem poder manifestar o seu nível de satisfação, contribuindo para os resultados da área e para os resultados globais da organização.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Um modelo de avaliação de múltiplas fontes, em que pessoas que podem contribuir para avaliar a performance do funcionário são convocadas a participar do processo e manifestar suas percepções é classificado como um modelo...?
	
	
	
	Autocrático
	
	
	Liberal
	
	
	Liberal conservador
	
	
	Democrático
	
	
	Liberal democrático
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Qual deve ser a periodicidade da avaliação de desempenho nas empresas?
	
	
	
	A periodicidade da avaliação varia de empresa para empresa. O ideal é que o ciclo de avaliação seja compatível com as características do negócio
	
	
	A periodicidade deve ser mensal, permitindo o constante ajuste das metas e direcionamento das ações
	
	
	A periodicidade deve ser semestral, permitindo uma revisão e redirecionamento das metas no meio do exercício
	
	
	A periodicidade deve ser anual de forma a completar um exercício
	
	
	A periodicidade deve ser trimestral, de forma a se ter 4 períodos de revisão e melhoria de desempenho
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Escolha entre as opções apresentadas a resposta que melhor representa as vantagensde se usar um modelo de avaliação de múltiplas fontes.
	
	
	
	Maior credibilidade, uma vez que a avaliação deixa de se referenciar em uma só pessoa e passa a integrar a percepção de pares, clientes e fornecedores (internos e/ou externos) e subordinados, além do gestor. Melhora no clima organizacional, devido à sensação de que os processos de gestão de pessoas (treinamento, desenvolvimento, sucessão e carreira, reconhecimento e recompensa) são alimentados por informações mais fidedignas, que por sua vez passam a definir ações mais assertivas. Motivação para mudar comportamentos e buscar o aprimoramento profissional, devido à pressão que os resultados da avaliação causam nos avaliados.
	
	
	Melhora no clima organizacional, uma vez que a avaliação deixa de se referenciar em uma só pessoa e passa a integrar a percepção de pares, clientes e fornecedores (internos e/ou externos) e subordinados, além do gestor. Maior credibilidade, devido à sensação de que os processos de gestão de pessoas (treinamento, desenvolvimento, sucessão e carreira, reconhecimento e recompensa) são alimentados por informações mais fidedignas, que por sua vez passam a definir ações mais assertivas. Motivação para manter comportamentos e buscar o aprimoramento profissional
	
	
	Pouca credibilidade, uma vez que a avaliação deixa de se referenciar em uma só pessoa e passa a integrar a percepção de pares, clientes e fornecedores (internos e/ou externos) e subordinados, além do gestor. Manutenção do clima organizacional, devido à sensação de que os processos de gestão de pessoas (treinamento, desenvolvimento, sucessão e carreira, reconhecimento e recompensa) não são alimentados por informações mais fidedignas e não passam a definir ações mais assertivas. Motivação para mudar comportamentos e buscar o aprimoramento profissional, devido à pressão que os resultados da avaliação causam nos avaliados.
	
	
	Menor credibilidade, uma vez que a avaliação deixa de se referenciar em uma só pessoa e passa a integrar a percepção de pares, clientes e fornecedores (internos e/ou externos) e subordinados, além do gestor. Piora no clima organizacional, devido à sensação de que os processos de gestão de pessoas (treinamento, desenvolvimento, sucessão e carreira, reconhecimento e recompensa) são alimentados por informações mais fidedignas, que por sua vez passam a definir ações mais assertivas. Desmotivação para mudar comportamentos e buscar o aprimoramento profissional, devido à pressão que os resultados da avaliação causam nos avaliados.
	
	
	Motivação, uma vez que a avaliação deixa de se referenciar em uma só pessoa e passa a integrar a percepção de pares, clientes e fornecedores (internos e/ou externos) e subordinados, além do gestor. Melhora no clima organizacional, devido à sensação de que os processos de gestão de pessoas (treinamento, desenvolvimento, sucessão e carreira, reconhecimento e recompensa) são alimentados por informações mais fidedignas, que por sua vez passam a definir ações mais assertivas. Maior credibilidade para mudar comportamentos e buscar o aprimoramento profissional, devido à pressão que os resultados da avaliação causam nos avaliados.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Escolha entre as opções apresentadas a resposta que melhor explica o modelo de avaliação múltiplas fontes de 360 graus.
	
	
	
	Todos que interagem profissionalmente com o avaliado podem participar do processo de avaliação
	
	
	Chefes avaliam os subordinados e estes avaliam os seus chefes
	
	
	O chefe avalia o subordinado e esse se auto-avalia
	
	
	Os pares avaliam juntamente com os chefes
	
	
	Todo mundo avalia todo mundo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Uma empresa de telemarketing que possui um ciclo de negócios curto e é afetadas por mudanças rápidas nos produtos que divulga/vende, deve adotar que periodicidade nas suas avaliações de desempenho?
	
	
	
	A cada dois anos
	
	
	Semestral
	
	
	Anual
	
	
	Mensal
	
	
	A cada três anos
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		A empresa Gerdau possui 24.486 funcionários no Brasil e apareceu sete vezes no ranking das melhores empresas para trabalhar entre 1997 e 2012. Entre os destaques da sua política de recursos humanos estão o plano de carreira e o sistema de avaliação de desempenho. A Gerdau é única siderúrgica citada na edição de 2012 do Guia das Melhores Empresas que realiza um processo de Avaliação 360 graus para todos os níveis hierárquicos. A avaliação 360 graus é um método
	
	
	
	que consiste na participação do líder, dos colegas de função, do próprio avaliado e de outras pessoas diretamente ligadas ao se trabalho para avaliar o desempenho de um colaborador.
	
	
	que se baseia em uma tabela com itens como produtividade, qualidade do trabalho, iniciativa, pontualidade, que é preenchida pela liderança previamente, apresentada ao avaliado para obter sua ciência do seu desempenho.
	
	
	que enfatiza o potencial e as características do avaliado que são necessárias para o bom desempenho na função atual.
	
	
	que se baseia no fato de que, no comportamento humano, existem certas características extremas capazes de levar a resultados positivos (sucesso) ou negativos (fracasso).
	
	
	que consiste em metas previamente estabelecidas entre líder e subordinado, utilizando-se como parâmetro as metas da área e da empresa.
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando