Buscar

Questões sobre Legislação e Políticas Públicas na Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A respeito da A lei 5540/68, é correto afirmar que:
	
	o governo ditatorial afirmava sua proibição ao ensino livre e passava a controlar à ação da iniciativa privada
	
	o Poder Executivo Federal desconcentrava poderes, além de ser eleito de forma direta pelo Congresso Nacional.
	
	autorizava mais vagas nas universidades públicas, com ênfase na liberdade de expressão
	 
	determinou que as disciplinas nas Universidades passassem a ser agrupadas por departamentos, deixando de se organizar por cursos, reforçando o caráter da fragmentação
	
	foram anos marcados por uma intensa atividade educativa que visavam a mobilização e organização dos estudantes
A reforma do ensino superior instituiu o sistema de créditos que obrigava os alunos a realizarem a matrícula por disciplinas, o que impedia a formação de grupos nas mesmas turmas, como no tradicional curso seriado, dificultando a organização de grupos de pressão. Sua finalidade era:
	 
	Desmobilização dos estudantes universitários
	
	Desmobilização dos operários
	
	Desmobilização dos metalúrgicos
	
	Desmobilização dos alunos do ensino básico
	
	Desmobilização dos pais dos alunos
Esta legislação é frequentemente chamada de lei de diretrizes e bases de forma errônea. Contudo, ela não pode ser confundida, pois se refere exclusivamente a dois segmentos da educação, que correspondem ao que nos dias atuais chamamos de educação básica. A lei 5692, conforme ficou conhecida, não tratava, também, dos objetivos gerais e finalidades da educação para o país. Ela era específica para dois segmentos do ensino. Sobre essa Lei podemos afirmar que: I. foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici II. tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 III. O ensino profissionalizante tinha o objetivo de atender à formação de mão-de-obra IV. foi a primeira legislação educacional que criou um capítulo para tratar do ensino supletivo V. Criou a estrutura de ensino que se organizou em 1º e 2º graus.
	
	Somente I, II são corretas
	
	Somente I é correta
	 
	Todas são corretas
	
	Somente II, III, IV são corretas
	
	Somente V é correta
As políticas públicas são as ações desencadeadas pelo Estado que visam ao bem coletivo, ou seja, o bem de todas as pessoas e da sociedade em geral. Assim considere as afirmativas a seguir: I- Projetos sociais de distribuição de renda para suprir as necessidades básicas das camadas mais pobres da população; II- Ampliação do acesso ao ensino superior através de bolsas de estudo, financiamentos estudantis e cotas raciais; III- Aumento dos salários dos deputados como forma de incentivo para que realizem seu trabalho cada vez melhor. Assinale a alternativa abaixo que indica a(s) afirmativa(s) que apresenta(m) política(s) pública(s) que de fato visa(m) ao bem comum.
	 
	Afirmativas I e II.
	
	Afirmativa I.
	
	Afirmativas I, II e III.
	
	Afirmativa II.
	
	Afirmativas II e III.
A lei 5692/71 - Esta legislação é frequentemente chamada de lei de diretrizes e bases de forma errônea. Contudo, ela não pode ser confundida, pois se refere exclusivamente a dois segmentos da educação, que correspondem ao que nos dias atuais chamamos de educação básica. A lei 5692 não tratava, também, dos objetivos gerais e finalidades da educação para o país. A referida lei foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente:
	
	Costa e Silva
	
	Castelo Branco
	 
	Emílio Garrastazu Médici
	
	Ernesto Geisel
	
	João Figueiredo
Na lei 5540/68, a reforma do ensino superior tinha por finalidade a desmobilização?
	
	Dos Centros Acadêmicos;
	 
	Dos Estudantes Universitários;
	
	Dos Funcionários das Universidade;
	
	Dos Professores;
	
	Dos Sindicatos;
Meta 20: ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no quinto ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB até o final do decênio. Qual é o documento de Educação que o texto acima faz referência?
	
	E) Constituição Federal de 1988.
	
	C) Referenciais Curriculares.
	
	D) Diretrizes Curriculares.
	
	A) Parâmetros Curriculares.
	 
	B) Plano Nacional de Educação.
Das afirmativas abaixo, marque a que apresenta uma informação VERDADEIRA com relação á Lei 5692/71:
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pela abertura democrática e às necessidades sociais e econômicas que o governo democrático se empenhava em garantir.
	
	Foi criado um comitê de educadores progressistas instituído pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso para instaurar práticas pedagógicas reflexivas e transformadoras de realidades sociais
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pela liberdade democrática e às necessidades sociais e econômicas que o governo popular se empenhava em garantir.
	 
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir.
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Getúlio Vargas, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Estado Novo e às necessidades sociais e econômicas que o governo se empenhava em garantir
Explicação: Em 1969, por determinação do Ministro Jarbas Passarinho, é criado o primeiro Grupo de Trabalho com o objetivo de propor a reforma do ensino primário e médio no Brasil. Através do Decreto nº 65.189, de 18-9-69 esse Grupo de Trabalho teria sessenta dias para concluir os estudos e projetos, constituindo uma matéria de relevante prioridade. Prevalece, entretanto, a visão autoritária nas ações de governo sobre a educação brasileira, reconhecidas inclusive pelo próprio Jarbas Passarinho, marcada pela imposição de leis e reformas, contrariando qualquer iniciativa democrática, como sinalizavam os discursos que fundamentavam a reforma em questão. O projeto, demarcava ainda mais o centralismo nas ações governamentais e na condução da questão educacional, típicas desse momento.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está prevista na legislação nacional. Neste contexto, assinale o que NÃO está previsto no artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/96).
	
	São consideradas as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
	 
	Os sistemas de ensino mantêm parcialmente a gratuidade aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, assim como oportunidades educacionais apropriadas.
	
	A EJA é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
	
	A educação de jovens e adultos deve articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma de regulamento.
	
	O Poder Público viabiliza e estimula o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
	
	
Na lei 5692/71, esta legislação é frequentemente chamada de lei de diretrizes e bases de forma errônea. Contudo, ela não pode ser confundida, pois se refere exclusivamente a dois segmentos da educação, que correspondem ao que nos dias atuais chamamos de.
	
	Ensino Médio;
	 
	Ensino Fundamental;
	
	Educação Tecnológica;
	 
	Educação Básica;
	
	Educação Superior;
A Reforma Universitária de 1968 (Lei 5.540/1968) trouxe uma série de alterações para o ensino superior brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas dessas alterações:
	
	Extinção da pós-graduação, estabelecimentodo vestibular, sistema de créditos.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	Estabelecimento da pós-graduação, extinção do vestibular, extinção das cátedras.
	
	Sistema de créditos, extinção dos departamentos, estabelecimento das cátedras.
	 
	Vestibular unificado, sistema de créditos, extinção das cátedras.
Explicação: A reforma do Ensino Superior, Lei 5540/68  teve dois princípios norteadores, o controle político das universidades públicas brasileiras e a formação de mão de obra para economia. A Reforma possibilitou o aumento das matrículas em instituições de ensino superior. A Reforma cria a unificação das unidades acadêmicas; surge a figura do Departamento; a anulação dos movimentos estudantis; maior interação ensino-pesquisa, a criação da monitoria, o aumento de programas de extensão, atividades desportivas, culturais e cívicas. A Lei a) unificou o vestibular por região e ingresso por classificação; b) beterminou limite no número de vagas por curso; c) Concepção do curso básico o qual agrupava disciplinas afins no mesmo departamento; d) Diminuição dos custos referentes aos cursos, os quais eram ofertados em um mesmo espaço acarretando redução no gasto com material e aproveitamento dos professores já constantes do quadro sem aumentá-lo; e) Instituição de matrícula por disciplina.  Ao lado de tais objetivos e medidas foi instituído o sistema de créditos, a extinção dos centros acadêmicos, a instituição de diretórios sem autonomia
Sobre a Lei 5.692/1971 que estabeleceu o ensino de 1º e 2º graus, não é correto afirmar:
	
	Imprimiu caráter tecnicista à educação.
	
	Incluiu Educação Moral e Cívica como matéria obrigatória do currículo escolar.
	 
	Foi amplamente debatida pela sociedade.
	
	Aglutinou os cursos primário e ginasial ampliando a obrigatoriedade de ensino para oito anos.
	
	Obrigou a aquisição de uma profissão pelo estudante de 2º grau, sendo a tônica deste nível de ensino a preparação para o trabalho.
Explicação: Em 1971, o governo militar instituiu a Reforma do Ensino de 1º e 2º Graus, depois de tramitação sumária no Congresso.
Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.(ENADE 2011).A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois:
	
	abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
	
	tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais.
	
	articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
	
	busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
	 
	propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.

Continue navegando