Buscar

Fichamento caso Betapharm Fábio Henrique de Sousa Reis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Fábio Henrique de Sousa Reis
Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Aquisições,
 Tutor: CARLOS FERNANDO DA ROCHA SANTOS
Piquete/SP
2018
FICHAMENTO
TÍTULO: Gerenciamento de Custos 
CASO: Betapharm Corp. (A)
REFERÊNCIA: KULP, S. L.; RANDALL, T. Betapharm Corp. (A). Business School. Harvard, 108-P02, 25 de agosto de 2005.
	O artigo traz a discussão do caso das mudanças ocorridas na indústria farmacêutica, em especial, no que diz respeito ao baixo crescimento do setor previsto para os próximos anos. Várias situações como a alta concorrência, programas gerenciados pelo governo e a quebra de propriedade “patentes” de alguns medicamentos, fazem com que a indústria farmacêutica passe por momentos delicados e que requerem mudanças de posicionamento com relação ao mercado. Com uma fatia entre 5 e 10% do mercado mundial e produtos de grande saída mundial, porém, com patentes que expirariam em pouco mais de 2 anos com certeza fariam os consumidores partirem para o mercado de genéricos devido ao baixo custo.
	Com esta projeção do cenário mundial, a empresa buscou criar alternativas para se manter forte entre as empresas farmacêuticas apostando em gerir melhor os gastos em aquisição, pois os dados da empresa indicavam que a cada dólar ganho metade era gasto em despesas com a produção. A partir daí, foi estipulado uma meta de redução de 12,5 % no próximo ano.
	Apostando no método de leilão reversa com a implantação do sistema Emptoris ePass que auxilia no processo de compra e aquisição de produtos e serviços via processo eletrônico, mostrando-se eficaz na redução de custos que ficou na ordem de € 2,5 bilhões em 2003. Agora a empresa queria implantar este sistema nos contratos de hotelaria, onde os gastos eram de aproximadamente € 70 milhões em 2003. Fato curioso, era que os funcionários da empresa é que reservavam os quartos, escolhendo ao seu critério o que mais lhes eram convenientes ao invés de deixar para os agentes de viagem da empresa. Este fato, não gerava controle sobre os custos com hotéis da empresa.
	Outra ação importante com relação a aquisição de matérias primas, foi a questão de manter os fornecedores atuais e tentar encontrar outros com qualidade igual a preços inferiores. Por isso a empresa adotou a estratégia de realizar leilões anuais para tentar diminuir continuamente os gastos com aquisições.
	O processo de seleção de um fornecedor padrão que atenda todos os critérios não é uma tarefa fácil. A Betapharm realizava auditorias de qualidade nas empresas e seguia os critérios da U.S. Food and Drug Administration, que eram padrões de qualidade mundiais. Portanto, a empresa deveria atacar as duas frentes uma relacionado as reservas de hotel e a outra com relação a matéria prima “ácido málico”, utilizando a ferramenta de sourcing, ou seja, comércio eletrônico. Resta saber, a ferramenta conseguiria ter a mesma funcionalidade para aquisições tão diferentes entre si? Fica a pergunta. Porém, a empresa precisa tomar a decisão e a estratégia de melhorar as aquisições foi pensada e planejada para dar certo. 
	
LOCAL: Disponível na Biblioteca do curso de MBA em Gestão de Projetos. 
Endereço eletrônico:
http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Biblioteca.asp?CodCurso=609&CodTurma=50987