Buscar

Avaliacao parcial Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA
	 
	
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201704003783)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física, como perspectiva de estudo, busca, em suas proposições no Curso de Pedagogia:
	
	
	Desenvolver ações que contribuam para formar profissionais de saúde e educação.
	
	Formar profissionais para dar aula de educação física escolar.
	
	Ratificar o conceito de que o papel da escola é o desenvolvimento cognitivo.
	
	Estabelecer conceitos que comprovem que o corpo não é um lugar de aprendizagem.
	 
	Fortalecer a compreensão sobre a relação corpo e mente no ambiente escolar.
	
Gabarito Coment.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703393992)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A inclusão da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física na estrutura curricular do curso afirma a sua relevância no fazer pedagógico como conhecimento de múltiplas confluências conceituais. Neste sentido, podemos afirmar que do ponto de vista educativo-pedagógico, pode-se dizer que a base para uma aprendizagem significativa na área de educação física está marcada na qualidade:
	
	
	da prática de exercícios que estimulem a oralidade.
	
	do desenvolvimento de conteúdos que docilizem o homem.
	
	da programação visual que vai revelar a prática pedagógica.
	
	do uso da prática esportiva de rendimento.
	 
	da comunicação corporal que vai revelar o sujeito da história.
	
Gabarito Coment.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703878744)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Educação Física tem recebido contribuições de outras áreas do conhecimento como a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia gerando diferentes interpretações históricas sobre o corpo humano e suas práticas cotidianas. Em se tratando do uso do corpo é correto afirmar que:
	
	
	o uso do corpo não sofre influência social.
	 
	o uso do corpo é histórico e socialmente determinado.
	
	o uso do corpo é determinado unicamente pelo indivíduo.
	
	o uso do corpo não depende da relação com o outro.
	
	o uso do corpo é eminentemente biológico.
	
Gabarito Coment.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704023064)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O corpo é o fundamento da Educação Física e ratifica a relevância da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física para uma melhor integração de saberes adquiridos. Isto posto, a visão atual de corpo revela: I- Como estes saberes são inscritos na memória corporal e constituem sua participação social. II- Que a base para uma aprendizagem significativa está marcada na qualidade da comunicação corporal. III- Que cada sujeito tem um tempo, uma modalidade de ser, de aprender e de participar do mundo. IV- Que o corpo humano não é um lugar de aprendizagem. Dentre as afirmativas, as corretas são:
	
	
	I, II, IV
	
	II, III e IV.
	
	I, III e IV.
	 
	I, II e III.
	
	III e IV.
	
Gabarito Coment.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704041738)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em que época a Educação Física sofreu uma crise epistemológica, surgindo outras formas de pensar a prática e novas teorias de ensino dessa disciplina na escola?
	
	
	1960.
	
	2000.
	
	1970.
	
	1990.
	 
	1980.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703929138)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O corpo, com tantas atitudes equivocadas diante de tantas demandas nas práticas cotidianas impostas pela globalização, aumenta o risco de sua existência e se fragmenta num servir depreciado. Com isso, podemos afirmar que:
	
	
	a mídia é a única modeladora de corpos e interfere na produção da estética do cidadão.
	 
	motivada, principalmente pelos meios de comunicação, nossa história tem sido marcada pelos fazeres padronizados e pelos apelos de conservas culturais direcionados para os movimentos de repetições indesejáveis.
	
	apenas a mídia e não as relações interpessoais "moldam" os corpos.
	
	a sociedade organizada, por conta da realidade sociocultural, pouco a pouco, não produz contradições e numerosos descaminhos de alienação que violenta a humanidade.
	
	os meios de comunicação não interferem na padronização dos corpos, muito menos na imagem do sujeito.
	
Gabarito Coment.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703875609)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em 1900 os primeiros automóveis chegaram ao país. Instaura-se, assim, uma nova era para a sociedade brasileira, que vai deixando de ser um país prioritariamente agro-exportador para adentrar o mundo da industrialização, impulsionando o desenvolvimento do hábito do consumo. Sob as influências de um novo contexto do capitalismo mundial, o Brasil vai percebendo a necessidade de um trabalhador adequado, ou seja, que respondesse às suas demandas. Qual foi o grande movimento mundial, que abarcou desde uma nova visão urbanística e arquitetônica, até cuidados com a beleza e com a saúde?
	
	 
	Higienismo.
	
	Misticismo.
	
	Pedagogicismo.
	
	Tecnicismo.
	
	Saúde plena.
	
Gabarito Coment.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201704310810)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia o extrato de texto a seguir:
"Entendemos que a Educação Física na escola se relaciona diretamente com a corporalidade e o movimento humano, que implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, a ginastica, as lutas, a dança, entre outras".
De acordo com Betti (1991), autor citado no livro base, "A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação", são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo. Sobre o método francês, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta:
	
	
	O método francês foi o único a fugir um pouco aos parâmetros da competitividade e da busca da vitória.
	 
	O método francês caracterizava-se pelo comando e a formalidade do conteúdo.
	
	O método francês não chegou a se caracteriza como um método padronizado, mas ao eleger o esporte formal como conteúdo principal, acaba dando-lhe uma concepção de técnica esportiva bastante rígida.
	
	O método francês possibilitava alunos a iniciação nos diferentes Esportes, desenvolvendo o gosto pelo belo.
	
	O método francês leva a adquirir ótima performance física e técnica.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703882033)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano que objetiva estudar a educação da saúde do corpo integrado e suas implicações na formação básica do ser humano. É, também, um extenso campo de ações socioeducativas direcionadas às práticas humanas em relação ao movimento corpóreo, suas limitações e suas possibilidades. Portanto, pode-se afirmar que: Até algum tempo atrás, acreditávamos que a educação física deveria seguir o modelo das outras disciplinas escolares, isto é, um modelo de transmissão de conhecimento com avaliações quantitativas. Ainda bem que isso não ocorreu, pois, se a ideia tivesse sido posta em prática, os resultados relativos a essa disciplina seriam tão desastrosos quanto os de quase todas as outras. Porque, Atualmente, pensamos que a educação física deve, sim, estar na escola, mas não para repetir os equívocos das demais disciplinas. O objetivo de qualquer disciplina deve ser o de ensinar a viver em sociedade, pensando como sociedade, agindo como sociedade. Em nossa opinião, as oportunidades de agir individualmente não devem deixar de existir e de ser valorizadas, mas não podem ser exclusivas. (FREIRE, João Batista & SCAGLIA, Alcides José, 2003, p. 31-32). Marque a Afirmativa Correta:
	
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segundajustifica a primeira.
	
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201704316978)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Educação Física na escola passou a ter importância significativa ao avançar em suas concepções pedagógicas e, consequentemente, em suas ações no cotidiano. Tal avanço se deve, dentre outras questões, aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN,1998b) que apontavam a importância da disciplina em integrar os alunos na esfera da cultura corporal de movimento. Nesse sentido, o PCN indicou conteúdos que proporcionassem tais avanços que foram distribuídos em 3 blocos de conhecimentos: bloco 1 - esportes, jogos, lutas e ginásticas; bloco 2 - atividades rítmicas e expressivas; e bloco 3:
	
	
	atividades de cunho olímpico.
	
	compreensão do funcionamento do corpo de forma biomecânica.
	
	formação de alunos patrióticos.
	 
	Conhecimentos sobre o corpo.
	
	formação de atletas.

Continue navegando