A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNINASSAU
CURSO: NUTRIÇÃO- EAD
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL APLICADA
MA. GRAZIELE MOREIRA
MARÍLIA SILVA
VITÓRIA MELO TEIXEIRA
Paciente A. D. S., sexo masculino, 54 anos, solteiro, natural e procedente de uma pequena cidade no interior Pernambucano, foi admitido na Clínica Médica de um grande hospital estadual em Recife-PE, devido ao quadro de diarreia e vômitos diários há seis meses, acompanhado da queixa de fraqueza e falta de apetite. Refere perda ponderal de aproximadamente 25 kg neste período. No momento da admissão, encontrava-se orientado em tempo e espaço, acamado, com “olhar perdido’” pouca comunicação e com sinais de consumo do tecido adiposo e muscular (depleção de têmporas e masseter, exposição do arco zigomático, olhos encovados, depleção acentuada da Bola gordurosa de Bichart, dentição incompleta, ombros quadrados, escápulas proeminentes, abdome escavado, consumo do músculo quadríceps). Apresentava ainda ressecamento cutâneo importante, turgor diminuído, pele inelástica, mucosas e conjuntivas hipocoradas e desidratadas. Sem diagnóstico definido, os médicos trabalharam com a Hipótese diagnóstica de Síndrome Consumptiva a Esclarecer (emagrecimento sem causa ainda definida).
Dados antropométricos:
Peso habitual: 70kg
Peso atual: 45 kg
Altura: 1,60m
Dados bioquímicos:
Hemoglobina: 8,9g/dL
Hematócrito: 26,7%
VCM: 69fL
Albumina: 2,4g/dL
 
3.    Prezado estudante considerando os dados expostos, redija um texto com o limite máximo de 30 linhas, abordando os seguintes tópicos:
 
Avaliação da fácies do paciente.
Classificação do paciente segundo a Avaliação Subjetiva Global (ASG).
Interpretação da perda de peso.
Interpretação dos dados bioquímico.
Discussão sobre os sinais observados no exame físico.
 Opinião: você acrescentaria mais algum método para a avaliação do estado nutricional deste paciente?
 Paciente do Sexo masculino, 54 anos, solteiro, deu entrada no ambiente hospitalar consciente, com queixa de fraqueza e falta de apetite. Encontrava-se com o IMC abaixo do peso recomendado.
 Foi realizado o exame físico, o paciente demostrava um olhar perdido, pouca comunicação, sendo possível observar uma desnutrição crônica, encontrava-se ainda emagrecido, e sem apresentar massa muscular. Observou-se ainda o aparecimento da bola gordurosa de bichat, sendo um indicativo de restrição proteica prolongada. O paciente apresenta atrofia grave do músculo temporal superficial e masseter, apresentado pelo aparecimento do contorno ósseo dos olhos (olhos encavados), e a exposição do arco zigomático. 
 Na Cavidade oral, foi possível observar a dentição do paciente incompleta, que causa dificuldade de mastigar e deglutir, o que desencadeia maior perde de pesa em consequente desnutrição. A Mucosa apresentava-se hiporcoradas, com a presença de tugor, que está relacionada com a desidratação. Pode ser diagnosticada também uma perda de peso de 25kg nos últimos seis meses, sendo percentual de perda de peso grave.
 Juntamente com o exame físico, foi realizado exames bioquímicos. Foi realizado o hemograma, sendo um dos exames mais utilizados na pratica clínica para a investigação da anemia ferropriva. Os valores de referência para hemograma para homens é de (13,5 a 17,5) para hemoglobina, de (41 a 53) para hematócrito e de (80 a 100) para VCM. O valor encontrado no exame do paciente foi de (8,9) para hemoglobina e (26,7) para hematócrito e (69fl) de VCM, todos os resultados alterados. Sendo assim, o paciente pode ser diagnosticado como anemia. Foi realizado também exame de albumina sérica, sendo um importante indicador nutricional. Os valores de referencia para albumina é de > 3,5g/dl para pacientes normais, no exame do paciente foi encontrada 2,4g/dl, que se caracteriza por depleção grave. 
 Desta forma, pode-se concluir através dos exames físicos e bioquímicos realizados, que o paciente se encontra com desnutrição grave, anêmico, desidratado, e com perda de peso grave e significativa.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
PASSE DIRETO. Disponível em: < http://www.passedireto.com>
DORNELHAS. A. J. B Avaliação Nutricional Subjetiva: Revisão de suas adaptações e adaptações nas diversas especialidades clinicas. 2012. 11f. Universidade Federal de Pelotas, RS Brasil. 2012
RAMOS, Lilian. Avaliação Nutricional. Salvador, Edufba. 2012, 133f.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.