Buscar

Gabarito AD1 LP1 (Lingua portuguesa na educação 1) 2018.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA (AD 1)
LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO 1
2018.2
QUESTÃO 1 (3,0 pontos)
Nesta questão, o/a estudante deve selecionar duas das três relações citadas no enunciado (a - entre língua e poder; b - entre língua e ideologia; c - entre língua e cidadania) e produzir um único texto sobre elas, a partir do texto 01. Ao tratar de cada uma das relações escolhidas, o/a estudante deve:
definir apropriadamente os conceitos de língua e o outro conceito escolhido (poder, ideologia e/ou cidadania) - (0,25 ponto);
estabelecer, apropriadamente e de maneira aprofundada, relações entre os conceitos de língua e o outro conceito escolhido (poder, ideologia e/ou cidadania) (0,25 ponto);
estabelecer relações entre os dois conceitos escolhidos (0,2 ponto);
explicar, com argumentos consistentes, como o texto da lei e como a discussão sobre o uso do termo “tutor” explicita tais relações, por exemplo, relacionando os usos dos vocábulos “tutor” e “professor” a diferentes instâncias de poder, a diferentes perspectivas ideológicas sobre o trabalho docente ou a diferentes possibilidades de legitimação de direitos dentro de uma determinada concepção de cidadania (0,8 ponto). 
 QUESTÃO 2 (3,0 pontos - 1,0 ponto cada)
A) 
A partir de suas próprias experiências escolares, o estudante deve dizer se: como aluno, em atividades de leitura, de produção de texto ou de trabalho com a oralidade, ele sentia que seu conhecimento prévio era respeitado (0,2 ponto), dando exemplos concretos que justifiquem sua percepção (0,3 ponto). / Caso o aluno já seja professor ou professora, ele pode comentar se sua prática valoriza ou não os conhecimentos prévios dos alunos (0,2 ponto), dando exemplos concretos que justifiquem seu comentário (0,3 ponto).
Além disso, o aluno deve explicar teoricamente a importância da valorização do conhecimento prévio dos alunos em sala de aula, comentando os problemas que envolvem uma prática que não desenvolve essa valorização (0,5 ponto).
B) 
A partir de suas próprias experiências escolares, o estudante deve dizer se: como aluno, no trabalho com a escrita e/ou com a oralidade, ele sentia que seu falar e o falar de outros eram respeitados (0,2 ponto), dando exemplos concretos que justifiquem sua percepção (0,3 ponto). / Caso o aluno já seja professor ou professora, ele pode comentar se sua prática valoriza ou não a diversidade linguística (0,2 ponto), dando exemplos concretos que justifiquem seu comentário (0,3 ponto). 
Além disso, o aluno deve explicar teoricamente a importância da valorização dos diferentes falares em sala de aula, comentando os problemas que envolvem uma prática que não desenvolve essa valorização (0,5 ponto). 
C) 
A partir de suas próprias experiências escolares, o estudante deve dizer se: como aluno, em atividades de leitura, de produção de texto ou de trabalho com a oralidade, ele sentia que sua autoria era respeitada e se sua autonomia era desenvolvida – ou se, ao contrário, as atividades tendiam à reprodução passiva (0,2 ponto), dando exemplos concretos que justifiquem sua percepção (0,3 ponto). / Caso o aluno já seja professor ou professora, ele pode comentar se sua prática valoriza ou não a autoria dos alunos e busca o desenvolvimento de sua autonomia (0,2 ponto), dando exemplos concretos que justifiquem seu comentário (0,3 ponto). 
Além disso, o aluno deve explicar teoricamente a importância do desenvolvimento de atividades que não levem à reprodução passiva em sala de aula, comentando os problemas que envolvem uma prática que não rompa com essa lógica (0,5 ponto).

Continue navegando