Buscar

APOL 5 100%

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Psicologia e Comportamento Organizacional
Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Questão 1/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
A empresa BHEN com o intuito de melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores decidiu implantar um Programa desta natureza. Para tanto, elaborou um projeto e chamou a sua consultoria que é especialista na implantação de PQV e pediu a sua opinião o que deveria realizar na empresa para implantá-lo. Leia na sequencia, as etapas que foram propostas pela empresa e analise se as mesmas estão condizentes com a implantação de um PQV.
I – Desenvolver um diagnóstico de satisfação com todos os funcionários para verificar se a gama de benefícios propicia o bem-estar coletivo e ancora a prevenção de riscos para a saúde, segurança e conforto no trabalho.
II - Desenvolver uma política de comunicação interna que alavanque as ações da QVT.
III - Alinhar a gestão organizacional para que ela esteja voltada para a integração entre produtividade e entrega dos resultados no prazo.
IV - A gestão do trabalho deve se orientar pelo exercício responsável da autonomia, cooperação e flexibilidade, sempre e em todos os níveis.
V - O planejamento das tarefas, os critérios de produtividade e a avaliação de desempenho devem estar em sintonia com a política da qualidade de vida no trabalho.
 
Agora marque a alternativa abaixo, que apresenta corretamente as etapas que são condizentes com a implantação de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.
	
	A
	As etapas I, II e III estão Corretas.
	
	B
	As etapas I e III estão Corretas.
	
	C
	As etapas II e V estão Corretas.
	
	D
	As etapas I e V estão Incorretas.
	
	E
	Todas as etapas  estão Corretas.
Questão 2/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Considerando que todas as atividades da empresa são conduzidas por pessoas, observa-se que a ética deve ser a base da responsabilidade social, que se expressa através dos princípios e valores organizacionais adotados. O desenvolvimento social, em algumas empresas, engloba ações maiores, pois não consiste apenas em beneficiar seus colaboradores, mas sim toda a coletividade como, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente, através de projetos em diversas áreas. A responsabilidade social, portanto, é uma variável importante como estratégia competitiva que impacta em questões de desempenho econômico, social e ambiental.
Chiavenato (2004) coloca que a área de Recursos Humanos consegue prestar alguns serviços trazendo uma nova cultura organizacional e criando um clima de participação e de realização da missão e visão da organização para melhor servir ao cliente.
Uma empresa é direcionada e conduzida com base no seu negócio, valores e princípios estabelecidos pela Administração. O bom andamento de suas atividades e reconhecimento no mercado é o resultado da atitude, do conhecimento e do comportamento ético de seus colaboradores.
 
Disponível em: Fonte: http://fernandops2.blogspot.com.br/2010/05/gestao-de-pessoas-aspectos-conceituais.html - Adaptado
 
A ética na gestão de pessoas de acordo com o texto, é condizente com a seguinte afirmação:
	
	A
	A ética é um asunto de âmbito puramente pessoal, nada tendo a ver com as 
organizações.
	
	B
	O objetivo das organizações é zelar por seus funcionários e acionistas 
garantindo os lucros maiores possíveis.
	
	C
	Segundo Chiavenato, a área de Recursos Humanos nas empresas é para 
cuidar dos funcionários, não dos serviços aos clientes.
	
	D
	As empresas devem desenvolver suas atividades visando os benefícios de
 toda a coletividade e a defesa do meio ambiente.
	
	E
	O reconhecimento de uma empresa no mercado independe dos valores e 
comportamento dos seus colaboradores.
Questão 3/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Pense na seguinte situação:
Você trabalha em uma empresa Multinacional a qual está presente nas regiões Sul e Sudeste do País. Atualmente ocupa o cargo de Gestor de Pessoas, sendo o responsável pelas duas Regiões. A organização possui um contingente de 70% de profissionais brasileiros e os 30% restantes são oriundos de outros países como o Japão, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Alemanha neste grupo existem homens e mulheres. A organização verifica a necessidade de realizar uma política que contemple a diversidade de situações que se apresentam. Para isso, você terá que avaliar o que é essencial e fundamental que conste na mesma de modo que minimize as possíveis desigualdades que possam vir a surgir destas relações sociais no ambiente de trabalho.
Considerando a teoria estudada na cartilha sobre Ferramentas de gestão para a igualdade, de gênero e raça, analise as assertivas abaixo verificando aquelas ações que melhor se aplicam para a elaboração da política solicitada.
I – Ações afirmativas voltadas para mulheres, negros e portadores de necessidades especiais.
II – Estabelecimento de procedimento de recrutamento e Seleção inclusivos.
III – Ascensão funcional de acordo com a cultura instituída pela empresa e não pela democratização da diversidade.
IV – Relações de trabalho livres de preconceito.
V – Democratização do poder e da cultura institucional.
Marque a alternativa abaixo, que apresenta a resposta para a elaboração de uma política calcada em uma gestão estratégica de equidade.
	
	A
	As assertivas I, II e III estão Corretas.
	
	B
	As assertivas I e III estão Incorretas.
	
	C
	As assertivas I, II e IV estão Corretas.
	
	D
	As assertivas I e V estão Incorretas.
	
	E
	Todas as assertivas  estão Corretas.
Questão 4/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
As competências humanas têm um valor social inequívoco. Justifica-se, assim, o interesse dos gestores do trabalho por elas. Querem saber como nascem e se desenvolvem, como podem ser estimuladas e administradas tendo em vista o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de processos e produtos.
A gestão do desenvolvimento e uso das competências dentro de um contexto de valorização do trabalho humano, numa perspectiva de qualidade social, visando o interesse coletivo, constitui uma questão estratégica para a construção de uma sociedade superior em generosidade, participação e distribuição social. Trata-se, da afirmação da subjetividade ativa, criadora e crítica dos indivíduos, condição imprescindível para o desenvolvimento livre de seus potenciais e a realização do sentido da vida.
Para o desabrochamento das competências humanas e o pleno cumprimento de suas funções de emancipação é preciso, no entanto, que a sociedade favoreça a distribuição social, que as pessoas tenham acesso a recursos (cognitivos, relacionais, instrumentais, etc.) para que possam articulá-los e mobilizá-los. Além do acesso às informações, aos meios de trabalho adequados, é também fundamental que haja liberdade no processo de trabalho, para que o exercício da autonomia seja de fato, o julgamento possa ser realmente crítico e a criatividade não seja regulada.
 
Disponível em: http://www.mestradoemgsedl.com.br/wp content/uploads/2010/06/USOS-SOCIAIS-DO-TRABALHO-E-DA NO%C3%87%C3%83O-DE-COMPET%C3%8ANCIA.pdf
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações  a seguir.
I. O desenvolvimento das competências depende do acesso aos bens intelectuais e tecnológicos da sociedade.
II. Os gestores empresariais se preocupam com as competências dos funcionários em função de uma maior produtividade e qualidade dos produtos.
III. O aprimoramento das competências pessoais contribui para a formação de uma sociedade mais avançada e justa.
IV. A liberdade e autonomia dos funcionários no ambiente de trabalho prejudicam o desenvolvimento das competências.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e IV.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II, III e IV.
Questão 5/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
A forma de administrar as pessoas nas organizações, a situação de trabalho,as relações com os funcionários e as exigências do entorno tem variado nos últimos anos.
 
                Uma ferramenta indispensável para enfrentar os novos desafios das empresas hoje,  é a Gestão por Competências. Esta ferramenta profundiza no desenvolvimento e comprometimento das pessoas, ajudando a elevar a um grau de excelência as competências de cada um dos indivíduos envolvidos nos processos da empresa. Trata-se de dispor de competências adequadas e no momento certo, para responder aos  compromisos e desafios adquiridos pela organização.
Disponível em: http://www.fundibeq.org/opencms/export/sites/default/PWF/downloads/gallery/methodology/tools/gestion_de_competencias.pdf
Com base nessas informações quais seriam as atividades, passos, para a implantação de um modelo de Gestão por Competências?
I. delinear um modelo básico de competências genéricas com base principalmente no planejamento estratégico.
II. definir as competências requeridas com base nos processos da organização.
III. Identificar e avaliar as competências existentes entre os funcionários e na organização como um todo.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.

Continue navegando