TRABALHO UNIDADE 1
8 pág.

TRABALHO UNIDADE 1


DisciplinaAdministração para Engenheiros183 materiais1.342 seguidores
Pré-visualização2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ
JÉSSICA SILVA DO NASCIMENTO RA: 1299149941
ENGENHARIA QUÍMICA 3°SEMESTRE
ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA PARA ENGENHARIA 
Unidade 1 \u2013 Ava
Santo André \u2013 São Paulo
Unidade 1 \u2013 Seção 1
Atividade Diagnóstica 
 1 - Os processos administrativos, para que existam, são ancorados nos princípios de planejar, organizar, direcionar e controlar. Por isso, podemos afirmar que no momento do planejamento:
Escolha uma:
d. São definidos, a missão, a visão, os valores, os objetivos e as metas.
2 - Quando tratamos de controle dentro das funções administrativas, fazemos referência ao andamento das ações e como são feitas as condições de aplicabilidade dos projetos, dentre algumas outras condições de estratégia. Por isso, é correto afirmar que são atividades principais do controle:
Escolha uma:
b. A medição, comparação e correção de desempenho.
3 - O planejamento pode ser dividido em: estratégico, tático e operacional. Com relação ao planejamento estratégico, podemos afirmar que ele:
c. É o nível em que ações de ampla atuação são pensadas.
Atividade de Aprendizagem
1 -O profissional da engenharia possui muitas competências que são valorizadas pelas organizações. Ultimamente, as empresas estão exigindo que os engenheiros também tenham habilidades administrativas. Dessa forma, tais profissionais devem ter a capacidade de entender o processo administrativo que é constituído de:
Escolha uma:
a. Planejamento, organização, direção e controle.
2 - Qual é a diferença entre os objetivos e as metas de uma empresa?
Escolha uma:
e. Enquanto objetivo é a descrição daquilo que a empresa pretende alcançar, meta é a definição de onde a empresa pode e quer chegar ao futuro.
3 - Nos processos administrativos, esta função deverá sempre usar influencia para motivar as pessoas. Nesta função administrativa, o engenheiro com viés administrativo fará com que seus colaboradores realmente executem o que foi planejado. Qual função administrativa é essa?
Escolha uma:
d. Direção.
Seção 2 
Atividade Diagnóstica
1 - Analise, na figura a seguir, as relações e dependências que acontecem em uma empresa que trabalha num sistema aberto:
De acordo com a sua análise, é correto afirmar que:
Escolha uma:
d. Ambiente é o meio no qual um sistema está inserido
2 - Em uma organização, de acordo com a Teoria de Sistemas, existirão trocas constantes e mútuas entre os ambientes, tornando a empresa adaptável aos momentos fora do seu ambiente organizacional. Este conceito se reforça:
Escolha uma:
c. Quando tratamos de sistema aberto. 
3 - Uma organização pode ser entendida como uma instituição ou associação com objetivos predefinidos. Qual é um dos primeiros conceitos que devem ser assimilados para que alguém entenda como uma organização empresarial funciona?
Escolha uma:
e. Entender como a organização é concebida e dividida em sistemas. 
Atividade de Aprendizagem 
1 - Podemos entender que a organização é a consideração do todo. Com essa colocação:
Escolha uma:
e. A organização é uma unidade social, de interação entre grupos sociais, que fortalece o sentido da sociedade empresarial. 
2 - Em um modelo de gestão de sistemas abertos, a ação de retroação relaciona-se com:
Escolha uma:
c. A obtenção de respostas negativas ou positivas sobre os resultados das saídas. 
3 - Existem sistemas que não recebem qualquer tipo de influência do ambiente externo. Quais são esses sistemas?
Escolha uma:
e. Sistemas fechados. 
Seção 3 
Atividade Diagnóstica
1 - Essa teoria está ligada às consequências da Revolução Industrial, que trouxe um crescimento acelerado, mas desorganizado das empresas. Ela prega que o estudo do operário deve ser baseado por abordagens econômicas, ou seja, que o homem deveria ser motivado pelo dinheiro e pelo medo de ficar desempregado. Sobre qual teoria administrativa estamos falando?
Escolha uma:
a. Administração Científica. 
2 - No caso de um subordinado responder apenas a uma voz de comando, temos uma organização linear no relacionamento chefe-subordinado. Esse tipo de relacionamento hierárquico foi estudado por qual Teoria administrativa?
Escolha uma:
e. Teoria Clássica da Administração. 
3 - A teoria administrativa que é caracterizada por relações impessoais, com regras formalmente definidas, deixa as pessoas em segundo plano e dá ênfase aos processos produtivos, é a/o:
Escolha uma:
e. Teoria da Burocracia. 
Atividade de Aprendizagem
1 - A Teoria da Burocracia foi uma teoria que se estabeleceu como evolução ou complemento da evolução do pensamento administrativo. O pensador que tratou esta teoria foi:
Escolha uma:
a. Max Weber. 
2 - O planejamento, organização, direção e controle implementados nas empresas são o resultado de diversas mudanças, adaptações, formas e situações que evoluíram com o tempo. Quem foi o pesquisador que primeiro estudou esses assuntos?
Escolha uma:
a. Fayol. 
3 - Uma das mais importantes teorias da administração trouxe às empresas a organização formal das atividades operacionais e gerenciais, dentro de padrões de racionalidade e eficiência, fortalecida por normas escritas. Qual teoria é essa?
Escolha uma:
a. Teoria da Burocracia. 
Seção 4 
Atividade Diagnóstica
1 - Nesta teoria, o destaque foi a mudança de foco das condições essencialmente técnicas para o estudo de aspectos sociais do trabalho (homo socialis). Que teoria é essa?
Escolha uma:
b. Teoria das relações humanas. 
2 - Na administração, há uma teoria que se preocupa muito mais em alcançar o objetivo, do que na forma que aconteceu esse alcance. Ela aproveita conceitos desenvolvidos em outras teorias administrativas, trazendo uma diferenciação entre eficiência e eficácia.
De qual teoria se está falando?
Escolha uma:
d. Teoria Neoclássica. 
3 - Nessa teoria, foram criadas a Teoria da Hierarquia das Necessidades (Maslow) e a Teoria dos 2 Fatores (Herzberg), onde foram apresentados vários fatores que conseguem motivar as pessoas e os funcionários. Qual teoria é essa?
Escolha uma:
a. Teoria comportamental. 
Atividade de Aprendizagem
1 - A teria contingencial tem como principal característica:
Escolha uma:
d. Ênfase na não padronização de ações para a resolução de um problema. 
2 - A teoria estruturalista da administração se fundamenta em:
Escolha uma:
a. Resolver conflitos. 
3 - Um dos focos da teoria comportamental é o estudo da(o)s:
Escolha uma:
e. Estilos de Liderança.
 
Avaliação da Unidade
1 -O termo \u201csistema\u201d é bastante utilizado na administração. No sentido de sistema total, todas os componentes de um processo vão formando subsistemas que precisam trabalhar de forma sinergética. A hierarquia dos sistemas e o número de subsistemas sempre dependerão da complexidade do processo produtivo de cada empresa.
Na administração, podemos dividir os sistemas em:
Escolha uma:
d. Abertos (são influenciados e influenciam o ambiente externo) ou fechados (não são influenciados pelo ambiente externo).
2 - Existiram mudanças significativas nos processos de gestão, de tal forma que ao invés do foco permanecer nos aspectos mecânicos da produção (homo economicus), ele foi migrando para a importância da sociabilização dos trabalhadores no ambiente de trabalho e na preocupação com os anseios pessoais dos funcionários (homo socialis).
O estudo do homem como homo socialis é uma característica da:
Escolha uma:
c. Teoria das relações humanas. 
3 - Como nada é estático no mundo dos negócios, esta teoria surgiu dizendo que não há princípios universais na administração (não há uma melhor maneira de planejar, não há uma melhor maneira de organizar, não há uma melhor maneira de liderar), ou seja, sob circunstâncias diferentes, um mesmo problema pode ser solucionado de maneira totalmente diferente.
Qual teoria é essa?
Escolha uma:
b. Teoria da contingência. 
4 - Este pensador tinha ideias que seguiam princípios bem definidos: racionalização da mão de obra; distribuição do trabalho em células e em rotinas;