Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Na análise de Domingues, Toschi e Oliveira (2000), alguns aspectos problemáticos, que podem comprometer o seu êxito, devem ser considerados na reforma do Ensino Médio: os princípios curriculares (interdisciplinaridade e contextualização) e a divisão curricular referem-se a:
Escolha uma:
a. Matriz curricular.
b. Base nacional comum e parte diversificada.
c. Critérios Nacionais de Avaliação.
d. Disciplinas da área humanas.
e. Disciplinas da área exatas.

Segundo Kuenzer (1999), o compromisso do Estado com a educação pública obrigatória e gratuita mantém-se no limite do Ensino Fundamental. A partir desse nível, o Estado mantém financiamento restrito apenas para atender às demandas de formação de quadros e de produção de ciência e tecnologia, nos limites do papel que ocupa na divisão internacional do trabalho. Portanto, fundamentada nessa diretiva, a reforma educacional acompanha as diretrizes básicas do Banco Mundial, que estabelecem ser a educação básica prioridade estratégica de investimento:
Escolha uma:
a. Privado.
b. Público.
c. Social.
d. Econômico.
e. Político.

A educação escolarizada é fator de extrema importância na formação do ser humano. Isso nos leva a pensar em diferentes elementos que interferem nesse processo, ou seja, a escola, os estudantes e os professores, que possuem uma relação recíproca e são determinantes para a qualidade do ensino. No Brasil, a busca pela qualidade da educação não é recente. No entanto, cada momento histórico caracteriza uma concepção que faz com que o termo qualidade esteja relacionado a diferentes sentidos e contextos. Segundo os autores Oliveira e Araújo (2005) existem três momentos que caracterizam esta contextualidade.
Acerca desses três momentos históricos, assinale a alternativa correta:
a. O primeiro, de 1920 a 1970, no qual se prioriza a expansão do ensino; o segundo, na década de 70 do século XX, caracterizado pela ampliação qualitativa da educação; o terceiro, de 1990 até a atualidade, em que se destacam os resultados da aprendizagem.
b. O primeiro, de 1915 a 196,5 no qual se prioriza a expansão do ensino; o segundo, na década de 70 do século XX, caracterizado pela ampliação quantitativa e qualitativa da educação; o terceiro, de 1980, em que se destacam os resultados da aprendizagem.
c. O primeiro, de 1930 a 1970, no qual se prioriza a expansão do ensino; o segundo, na década de 80 do século XX, caracterizado pela ampliação quantitativa e qualitativa da educação; o terceiro, de 1990, em que se destacam os resultados da aprendizagem.
d. O primeiro, de 1930 a 1970, no qual se prioriza a expansão do ensino; o segundo, na década de 80 do século XX, caracterizado pela ampliação quantitativa da educação; o terceiro, de 1990 até a atualidade, em que se destacam os resultados da aprendizagem.
e. O primeiro, de 1920 a 1980, no qual se prioriza a expansão do ensino; o segundo, na década de 90 do século XX, caracterizado pela ampliação quantitativa da educação; o terceiro, de 1990, em que se destacam os resultados da aprendizagem.

De acordo com Mello (1999), as Diretrizes Curriculares Nacionais são normas obrigatórias que orientarão o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino, são fixadas pelo Conselho Nacional de Educação, por meio da Câmara de Educação Básica. O ponto de partida para a formulação das diretrizes para o Ensino Médio foi o primeiro artigo da Lei 9.394/96, o qual afirma que a educação escolar deverá estar vinculada ao trabalho e à:
Escolha uma:
a. Prática social.
b. Vida escolar.
c. Experiências vivenciadas.
d. Trajetória profissional.
e. Visão de mundo.

Em 19 de dezembro de 2006, mediante a Emenda Constitucional n. 53, foi instituído o FUNDEB, regulamentado pela Medida Provisória n. 339, posteriormente convertida na Lei n. 11.494/2007. Sua implementação foi iniciada em 1º de janeiro de 2007, de forma gradual, com previsão de ser concluída em 2009. Os recursos do fundo destinam-se a financiar a educação básica nas suas etapas: creche, pré-escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio; e modalidades: educação de jovens e adultos, educação especial, educação indígena e educação profissional. A vigência do FUNDEB está prevista até 2020. Ao todo são constituídos 27 fundos, um para cada estado da federação, incluindo o Distrito Federal. No fundo ficam retidos os recursos da vinculação obrigatória dos seguintes impostos em cada estado; o fundo é composto por percentuais receitas elencadas.
A respeito de tais receitas, avalie as alternativas a seguir:
I. Fundo de Participação dos Estados – FPE; Fundo de Participação dos Municípios – FPM e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS.
II. Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às exportações IPIexp e Desoneração das Exportações (LC n. 87/96).
III. Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações ITCMD.
IV. Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores , IPVA e Cota parte de 50% do Imposto Territorial Rural – ITR, devida aos municípios.
a. I e IV.
b. I, III e IV.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. II e IV.
e. I, II e III.

A LDB no artigo 70 aponta que: Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:
Escolha uma:
a. Remuneração e aperfeiçoamento do estudante e demais profissionais da educação.
b. Remuneração e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais profissionais da educação.
c. Formação e aperfeiçoamento da comunidade escolar e agentes educacionais.
d. Remuneração e recrutamento do pessoal, docentes e demais profissionais da educação.
e. Formação e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais profissionais da educação.

O Exame Nacional do ensino médio é realizado anualmente pelos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio. O IDEB é um índice que cruza dados de repetência e evasão com resultados de exames de desempenho. Sua fórmula pode ser resumida assim:
Escolha uma:
a. Quanto menos tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa escola.
b. Quanto menos tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais baixas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa escola.
c. Quanto mais tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa escola.
d. Quanto menos tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, pior será o IDEB dessa escola.
e. Quanto mais tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, pior será o IDEB dessa escola.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006. Além dos recursos originários dos entes estaduais e municipais, verbas federais também integram a composição do Fundeb, a título de complementação financeira, com o objetivo de assegurar o:
Escolha uma:
a. Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
b. Valor máximo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
c. Valor máximo municipal por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
d. Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios Estados.
e. Valor mínimo municipal por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.

Discussão acerca da função social da escola no Brasil apresenta formas diferenciadas, referente as influências no campo teórico, filosófico e político. Assim, a prática docente na educação brasileira enfrenta diversos desafios para os educadores na busca da articulação dos conteúdos escolares com os problemas da prática social dos estudantes. Exige assim, educadores com:
Escolha uma:
a. Despreparados frente à tomada de decisões no cotidiano escolar.
b. Competência; compromisso e responsabilidade frente à tomada de decisões no cotidiano escolar.
c. Competências em avaliar o aluno somente com provas e testes e não é necessário a responsabilidade de tomadas de decisões pelo educador.
d. Incompetência frente aos problemas do cotidiano escolar.
e. Desqualificados das práticas pedagógicas.

No século XX, a partir de 1905, a educação geral foi dividida no primeiro e no segundo ciclo, organizando o curso denominado complementar em duas vias de ensino:
A resposta correta é:
A de letras e a de ciências.
a. E a de ciências e a de história.
b. A de matemática e a de ciências.
c. A de história e a de matemática.
d. A de letras e a de ciências.
e. A de sociologia e a de pedagogia.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na análise de Domingues, Toschi e Oliveira (2000), alguns aspectos problemáticos, que podem comprometer o seu êxito, devem ser considerados na reforma do Ensino Médio: os princípios curriculares (interdisciplinaridade e contextualização) e a divisão curricular referem-se a:
Escolha uma:
a. Matriz curricular.
b. Base nacional comum e parte diversificada.
c. Critérios Nacionais de Avaliação.
d. Disciplinas da área humanas.
e. Disciplinas da área exatas.

Segundo Kuenzer (1999), o compromisso do Estado com a educação pública obrigatória e gratuita mantém-se no limite do Ensino Fundamental. A partir desse nível, o Estado mantém financiamento restrito apenas para atender às demandas de formação de quadros e de produção de ciência e tecnologia, nos limites do papel que ocupa na divisão internacional do trabalho. Portanto, fundamentada nessa diretiva, a reforma educacional acompanha as diretrizes básicas do Banco Mundial, que estabelecem ser a educação básica prioridade estratégica de investimento:
Escolha uma:
a. Privado.
b. Público.
c. Social.
d. Econômico.
e. Político.

A educação escolarizada é fator de extrema importância na formação do ser humano. Isso nos leva a pensar em diferentes elementos que interferem nesse processo, ou seja, a escola, os estudantes e os professores, que possuem uma relação recíproca e são determinantes para a qualidade do ensino. No Brasil, a busca pela qualidade da educação não é recente. No entanto, cada momento histórico caracteriza uma concepção que faz com que o termo qualidade esteja relacionado a diferentes sentidos e contextos. Segundo os autores Oliveira e Araújo (2005) existem três momentos que caracterizam esta contextualidade.
Acerca desses três momentos históricos, assinale a alternativa correta:
a. O primeiro, de 1920 a 1970, no qual se prioriza a expansão do ensino; o segundo, na década de 70 do século XX, caracterizado pela ampliação qualitativa da educação; o terceiro, de 1990 até a atualidade, em que se destacam os resultados da aprendizagem.
b. O primeiro, de 1915 a 196,5 no qual se prioriza a expansão do ensino; o segundo, na década de 70 do século XX, caracterizado pela ampliação quantitativa e qualitativa da educação; o terceiro, de 1980, em que se destacam os resultados da aprendizagem.
c. O primeiro, de 1930 a 1970, no qual se prioriza a expansão do ensino; o segundo, na década de 80 do século XX, caracterizado pela ampliação quantitativa e qualitativa da educação; o terceiro, de 1990, em que se destacam os resultados da aprendizagem.
d. O primeiro, de 1930 a 1970, no qual se prioriza a expansão do ensino; o segundo, na década de 80 do século XX, caracterizado pela ampliação quantitativa da educação; o terceiro, de 1990 até a atualidade, em que se destacam os resultados da aprendizagem.
e. O primeiro, de 1920 a 1980, no qual se prioriza a expansão do ensino; o segundo, na década de 90 do século XX, caracterizado pela ampliação quantitativa da educação; o terceiro, de 1990, em que se destacam os resultados da aprendizagem.

De acordo com Mello (1999), as Diretrizes Curriculares Nacionais são normas obrigatórias que orientarão o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino, são fixadas pelo Conselho Nacional de Educação, por meio da Câmara de Educação Básica. O ponto de partida para a formulação das diretrizes para o Ensino Médio foi o primeiro artigo da Lei 9.394/96, o qual afirma que a educação escolar deverá estar vinculada ao trabalho e à:
Escolha uma:
a. Prática social.
b. Vida escolar.
c. Experiências vivenciadas.
d. Trajetória profissional.
e. Visão de mundo.

Em 19 de dezembro de 2006, mediante a Emenda Constitucional n. 53, foi instituído o FUNDEB, regulamentado pela Medida Provisória n. 339, posteriormente convertida na Lei n. 11.494/2007. Sua implementação foi iniciada em 1º de janeiro de 2007, de forma gradual, com previsão de ser concluída em 2009. Os recursos do fundo destinam-se a financiar a educação básica nas suas etapas: creche, pré-escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio; e modalidades: educação de jovens e adultos, educação especial, educação indígena e educação profissional. A vigência do FUNDEB está prevista até 2020. Ao todo são constituídos 27 fundos, um para cada estado da federação, incluindo o Distrito Federal. No fundo ficam retidos os recursos da vinculação obrigatória dos seguintes impostos em cada estado; o fundo é composto por percentuais receitas elencadas.
A respeito de tais receitas, avalie as alternativas a seguir:
I. Fundo de Participação dos Estados – FPE; Fundo de Participação dos Municípios – FPM e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS.
II. Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às exportações IPIexp e Desoneração das Exportações (LC n. 87/96).
III. Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações ITCMD.
IV. Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores , IPVA e Cota parte de 50% do Imposto Territorial Rural – ITR, devida aos municípios.
a. I e IV.
b. I, III e IV.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. II e IV.
e. I, II e III.

A LDB no artigo 70 aponta que: Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:
Escolha uma:
a. Remuneração e aperfeiçoamento do estudante e demais profissionais da educação.
b. Remuneração e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais profissionais da educação.
c. Formação e aperfeiçoamento da comunidade escolar e agentes educacionais.
d. Remuneração e recrutamento do pessoal, docentes e demais profissionais da educação.
e. Formação e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais profissionais da educação.

O Exame Nacional do ensino médio é realizado anualmente pelos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio. O IDEB é um índice que cruza dados de repetência e evasão com resultados de exames de desempenho. Sua fórmula pode ser resumida assim:
Escolha uma:
a. Quanto menos tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa escola.
b. Quanto menos tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais baixas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa escola.
c. Quanto mais tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa escola.
d. Quanto menos tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, pior será o IDEB dessa escola.
e. Quanto mais tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, pior será o IDEB dessa escola.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006. Além dos recursos originários dos entes estaduais e municipais, verbas federais também integram a composição do Fundeb, a título de complementação financeira, com o objetivo de assegurar o:
Escolha uma:
a. Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
b. Valor máximo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
c. Valor máximo municipal por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
d. Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios Estados.
e. Valor mínimo municipal por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.

Discussão acerca da função social da escola no Brasil apresenta formas diferenciadas, referente as influências no campo teórico, filosófico e político. Assim, a prática docente na educação brasileira enfrenta diversos desafios para os educadores na busca da articulação dos conteúdos escolares com os problemas da prática social dos estudantes. Exige assim, educadores com:
Escolha uma:
a. Despreparados frente à tomada de decisões no cotidiano escolar.
b. Competência; compromisso e responsabilidade frente à tomada de decisões no cotidiano escolar.
c. Competências em avaliar o aluno somente com provas e testes e não é necessário a responsabilidade de tomadas de decisões pelo educador.
d. Incompetência frente aos problemas do cotidiano escolar.
e. Desqualificados das práticas pedagógicas.

No século XX, a partir de 1905, a educação geral foi dividida no primeiro e no segundo ciclo, organizando o curso denominado complementar em duas vias de ensino:
A resposta correta é:
A de letras e a de ciências.
a. E a de ciências e a de história.
b. A de matemática e a de ciências.
c. A de história e a de matemática.
d. A de letras e a de ciências.
e. A de sociologia e a de pedagogia.

Prévia do material em texto

Painel / Minhas disciplinas / Gestão e Docência no Ensino Médio e Pro�ssionalizante
/ Exercício de Fixação 2 / Exercício de Fixação 2 (E2)
Gestão e Docência no Ensino Médio e Pro�ssionalizante
Atividade anterior Próxima atividade
Iniciado em quarta, 7 Nov 2018, 10:58
Estado Finalizada
Concluída em quarta, 7 Nov 2018, 11:19
Nota 10,00 de um máximo de 10,00(100%)



Questão 1
Correto
Na análise de Domingues, Toschi e Oliveira (2000), alguns aspectos
problemáticos, que podem comprometer o seu êxito, devem ser
considerados na reforma do Ensino Médio: os princípios curriculares
(interdisciplinaridade e contextualização) e a divisão curricular referem-
se a:
Escolha uma:
A resposta correta é: Base nacional comum e parte diversi�cada..
a. Disciplinas da área exatas.
b. Critérios Nacionais de Avaliação.
A divisão curricular (base nacional comum e parte diversi�cada) não é
nova na tradição de reformas curriculares no país; a cultura existente de
transmissão dos conhecimentos, derivada da escola tradicional, não
desenvolve a formação de atitudes, valores e competências mais amplas; a
formação de professores e a falta de professores para o Ensino Médio.
c. Base nacional comum e parte diversi�cada.

d. Disciplinas da área humanas.
e. Matriz curricular.



Questão 2
Correto
Segundo Kuenzer (1999), o compromisso do Estado com a educação
pública obrigatória e gratuita mantém-se no limite do Ensino
Fundamental. A partir desse nível, o Estado mantém �nanciamento
restrito apenas para atender às demandas de formação de quadros e
de produção de ciência e tecnologia, nos limites do papel que ocupa na
divisão internacional do trabalho. Portanto, fundamentada nessa
diretiva, a reforma educacional acompanha as diretrizes básicas do
Banco Mundial, que estabelecem ser a educação básica prioridade
estratégica de investimento:
Escolha uma:
A resposta correta é: Público..
a. Político.
b. Social.
A Banco Mundial que estabelecem ser a educação básica prioridade
estratégica de investimento público, para os países pobres, que tem
profundos e negativos impactos sobre a educação. Assim, regidas pela
racionalidade �nanceira, as políticas educacionais da década de 90 do século
XX repousam não mais no reconhecimento da universalização do direito à
educação em todos os níveis, gratuita nos estabelecimentos o�ciais, mas no
princípio da equidade, cujo signi�cado é o tratamento diferenciado, segundo
as demandas da economia
c. Público.

d. Econômico.
e. Privado.



Questão 3
Correto
A educação escolarizada é fator de extrema importância na formação
do ser humano. Isso nos leva a pensar em diferentes elementos que
interferem nesse processo, ou seja, a escola, os estudantes e os
professores, que possuem uma relação recíproca e são determinantes
para a qualidade do ensino. No Brasil, a busca pela qualidade da
educação não é recente. No entanto, cada momento histórico
caracteriza uma concepção que faz com que o termo qualidade esteja
relacionado a diferentes sentidos e contextos. Segundo os autores
Oliveira e Araújo (2005) existem três momentos que caracterizam esta
contextualidade. Acerca desses três momentos históricos, assinale a
alternativa correta:
Escolha uma:
a. O primeiro, de 1930 a 1970, no qual se prioriza a expansão do
ensino; o segundo, na década de 80 do século XX, caracterizado pela
ampliação quantitativa e qualitativa da educação; o terceiro, de 1990,
em que se destacam os resultados da aprendizagem. no qual se
prioriza a expansão do ensino.
Segundo os autores o primeiro momento tem início em 1930 até 1970,
no qual se prioriza a expansão do ensino; o segundo, na década de 80 do
século XX, caracterizado pela ampliação quantitativa da educação; o terceiro,
de 1990 até a atualidade, em que se destacam os resultados da
aprendizagem.
b. O primeiro, de 1930 a 1970, no qual se prioriza a expansão do
ensino; o segundo, na década de 80 do século XX, caracterizado pela
ampliação quantitativa da educação; o terceiro, de 1990 até a
atualidade, em que se destacam os resultados da aprendizagem.

c. O primeiro, de 1915 a 196,5 no qual se prioriza a expansão do
ensino; o segundo, na década de 70 do século XX, caracterizado pela
ampliação quantitativa e qualitativa da educação; o terceiro, de 1980,
em que se destacam os resultados da aprendizagem. no qual se
prioriza a expansão do ensino.
d. O primeiro, de 1920 a 1970, no qual se prioriza a expansão do
ensino; o segundo, na década de 70 do século XX, caracterizado pela



A resposta correta é: O primeiro, de 1930 a 1970, no qual se prioriza a
expansão do ensino; o segundo, na década de 80 do século XX,
caracterizado pela ampliação quantitativa da educação; o terceiro, de 1990
até a atualidade, em que se destacam os resultados da aprendizagem..
ampliação qualitativa da educação; o terceiro, de 1990 até a
atualidade, em que se destacam os resultados da aprendizagem.
e. O primeiro, de 1920 a 1980, no qual se prioriza a expansão do
ensino; o segundo, na década de 90 do século XX, caracterizado pela
ampliação quantitativa da educação; o terceiro, de 1990, em que se
destacam os resultados da aprendizagem.



Questão 4
Correto
De acordo com Mello (1999), as Diretrizes Curriculares Nacionais são
normas obrigatórias que orientarão o planejamento curricular das
escolas e sistemas de ensino, são �xadas pelo Conselho Nacional de
Educação, por meio da Câmara de Educação Básica. O ponto de partida
para a formulação das diretrizes para o Ensino Médio foi o primeiro
artigo da Lei 9.394/96, o qual a�rma que a educação escolar deverá
estar vinculada ao trabalho e à:
Escolha uma:
A resposta correta é: Prática social..
O Ensino Médio foi o primeiro artigo da Lei 9.394/96, o qual a�rma que a
educação escolar deverá estar vinculada ao trabalho e à prática social.
a. Prática social.

b. Vida escolar.
c. Experiências vivenciadas.
d. Trajetória pro�ssional.
e. Visão de mundo.



Questão 5
Correto
Em 19 de dezembro de 2006, mediante a Emenda Constitucional n. 53,
foi instituído o FUNDEB, regulamentado pela Medida Provisória n. 339,
posteriormente convertida na Lei n. 11.494/2007. Sua implementação
foi iniciada em 1º de janeiro de 2007, de forma gradual, com previsão
de ser concluída em 2009. Os recursos do fundo destinam-se a
�nanciar a educação básica nas suas etapas: creche, pré-escola, Ensino
Fundamental, Ensino Médio; e modalidades: educação de jovens e
adultos, educação especial, educação indígena e educação pro�ssional.
A vigência do FUNDEB está prevista até 2020. Ao todo são constituídos
27 fundos, um para cada estado da federação, incluindo o Distrito
Federal. No fundo �cam retidos os recursos da vinculação obrigatória
dos seguintes impostos em cada estado; o fundo é composto por
percentuais receitas elencadas. A respeito de tais receitas, avalie as
alternativas a seguir:
I. Fundo de Participação dos Estados – FPE; Fundo de Participação dos
Municípios – FPM e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
– ICMS.
II. Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às
exportações IPIexp e Desoneração das Exportações (LC n. 87/96).
III. Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações ITCMD.
IV. Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores , IPVA e Cota
parte de 50% do Imposto Territorial Rural – ITR, devida aos municípios.
É correto apenas o que se a�rma em:
Escolha uma:
a. I e IV.
b. I, III e IV.
Segundo o FUNDEB as receitas elencadas são: Fundo de Participação dos
Estados – FPE; Fundo de Participação dos Municípios – FPM e Imposto sobre
Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS; Imposto sobre Produtos
Industrializados, proporcional às exportações– IPIexp e Desoneração das
c. Todas as alternativasestão corretas.




A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Exportações (LC n. 87/96); Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e
Doações – ITCMD; Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores –
IPVA e Cota parte de 50% do Imposto Territorial Rural – ITR, devida aos
municípios.
d. II e IV.
e. I, II e III.



Questão 6
Correto
A LDB no artigo 70 aponta que: Considerar-se-ão como de manutenção
e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à
consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de
todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:
Escolha uma:
A resposta correta é: Remuneração e aperfeiçoamento do pessoal,
docentes e demais pro�ssionais da educação..
a. Remuneração e recrutamento do pessoal, docentes e demais
pro�ssionais da educação.
b. Remuneração e aperfeiçoamento do estudante e demais
pro�ssionais da educação.
O Artigo se refere aos gastos com manutenção e desenvolvimento do
ensino são abordados na LDB n. 9.394/96 que, em seu Artigo 70, de�ne o que
pode ser considerado como MDE e, no Artigo 71, o que não deve ser
considerado como tal. Essa de�nição evita gastos abusivos e aplicação de
recursos da educação em outras áreas (BRASIL, 1996a).
c. Remuneração e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais
pro�ssionais da educação.

d. Formação e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais
pro�ssionais da educação.
e. Formação e aperfeiçoamento da comunidade escolar e agentes
educacionais.



Questão 7
Correto
O Exame Nacional do ensino médio é realizado anualmente pelos
estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio.
O IDEB é um índice que cruza dados de repetência e evasão com
resultados de exames de desempenho. Sua fórmula pode ser resumida
assim:
Escolha uma:
A resposta correta é: Quanto menos tempoos alunos de uma escola levam
para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as
notasdeles na Prova Brasil,melhorserá o IDEB dessa escola..
a. Quanto menos tempoos alunos de uma escola levam para
completar determinada etapa do ensino, e quanto mais baixas são as
notasdeles na Prova Brasil, melhorserá o IDEB dessa escola.
b. Quanto mais tempoos alunos de uma escola levam para completar
determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notasdeles
na Prova Brasil, pior será o IDEB dessa escola
c. Quanto mais tempoos alunos de uma escola levam para completar
determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notasdeles
na Prova Brasil, melhorserá o IDEB dessa escola.
d. Quanto menos tempoos alunos de uma escola levam para
completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as
notasdeles na Prova Brasil, pior será o IDEB dessa escola.
Sua fórmula pode ser resumida assim: quanto menos tempo os alunos
de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto
mais altas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa
escola. A escala vai de zero a dez.
e. Quanto menos tempoos alunos de uma escola levam para
completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as
notasdeles na Prova Brasil,melhorserá o IDEB dessa escola.




Questão 8
Correto
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de
Valorização dos Pro�ssionais da Educação – Fundeb foi criado pela
Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº
11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo
de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de
Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006. Além
dos recursos originários dos entes estaduais e municipais, verbas
federais também integram a composição do Fundeb, a título de
complementação �nanceira, com o objetivo de assegurar o:
Escolha uma:
Seria o valor mínimo nacional por aluno/ano (R$ 1.414,85 em 2010) a
cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for
alcançado com recursos dos próprios governos. O aporte de recursos do
governo federal ao Fundeb, de R$ 2 bilhões em 2007, aumentou para R$ 3,2
bilhões em 2008, aproximadamente R$ 5,1 bilhões para 2009 e, a partir de
2010, será de 10% da contribuição total de estados e municípios.
a. Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito
Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos
dos próprios governos.

b. Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito
Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos
dos próprios Estados.
c. Valor mínimo municipal por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito
Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos
dos próprios governos.
d. Valor máximo municipal por aluno/ano a cada estado, ou ao
Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com
recursos dos próprios governos.
e. Valor máximo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito
Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos
dos próprios governos.



A resposta correta é: Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado,
ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com
recursos dos próprios governos..
Questão 9
Correto
Discussão acerca da função social da escola no Brasil apresenta formas
diferenciadas, referente as in�uências no campo teórico, �losó�co e
político. Assim, aprática docente na educação brasileira enfrenta
diversos desa�os para os educadores na busca da articulação dos
conte¬údos escolares com os problemas da prática social dos
estudantes. Exige assim, educadores com:
Escolha uma:
A resposta correta é: Competência; compromisso e responsabilidade frente
à tomada de decisões no cotidiano escolar..
a. Desquali�cados das práticas pedagógicas.
b. Incompetência frente aos problemas do cotidiano escolar.
Nesse sentido, tais problemáticas existentes vem sendo um desa�o para
os educadores na busca da articulação dos conte¬údos escolares com os
problemas da prática social dos estudantes. Cabe destacar, como perspectiva
de análise, que os saberes pro�ssionais dos educadores articulam-se com o
próprio processo de formação docente.
c. Competência; compromisso e responsabilidade frente à tomada de
decisões no cotidiano escolar.

d. Competências em avaliar o aluno somente com provas e testes e
não é necessário a responsabilidade de tomadas de decisões pelo
educador.
e. Despreparados frente à tomada de decisões no cotidiano escolar.



Questão 10
Correto
No século XX, a partir de 1905, a educação geral foi dividida no primeiro
e no segundo ciclo, organizando o curso denominado complementar
em duas vias de ensino:
Escolha uma:
A resposta correta é: A de letras e a de ciências..
a. E a de ciências e a de história.
b. A de matemática e a de ciências.
c. A de história e a de matemática.
Em paralelo ao ensino liceu, voltado a preparar os alunos que
freqüentariam o Ensino Superior, desenvolveu-se o ensino técnico de caráter
mais prático e vocacional.
d. A de letras e a de ciências.

e. A de sociologia e a de pedagogia.




Mais conteúdos dessa disciplina