Buscar

atividades aula 8- POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	No texto aprovado da Lei 9394, em 1996, é correto afirmar:
		
	 
	que houve uma redução do dever do Estado com a universalização da educação básica ¿ ao responsabilizar o poder público somente pela oferta obrigatória e gratuita do ensino fundamental e ao diminuir o compromisso da União para com a educação pública.
	
	que havia a proposta de uma educação obrigatória em toda a educação básica.
	
	que a transferência de encargos para as esferas administrativas, apenas nível municipal, fez com que nova LDB rompesse com o conceito de obrigatoriedade da educação básica.
	
	que os recursos públicos seriam utilizados apenas para a educação pública.
	
	que coube à União uma ação pedagógica e suplementar no financiamento da educação.
	
	
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com base no Capítulo II (da Educação Básica), Seção II, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), a Educação Infantil possui alguns parâmetros, entre os quais podem ser citados: I. a educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica; II. a finalidade da educação infantil é o desenvolvimento integral da criança, englobando os aspectos físico, intelectual, social e psicológico III. a educação infantil articula-se com as famílias e a comunidade por meio de ações assistencialistas; IV. a educação infantil será oferecida em creches e pré-escolas; V. o processo de avaliação na educação infantil acontece por meio do acompanhamento e do registro do processo de desenvolvimento. Está correto o contido em:
		
	
	I, II e IV.
	 
	I, II, IV e V.
	
	II e III.
	
	I, III e IV.
	
	I, III e V.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Educação Infantil, foi finalmente reconhecida como etapa da educação básica nos termos da LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor, nesta legislação esta etapa ficou dividida em :
		
	
	creche e jardim de infância
	 
	creche e pré-escolar
	
	maternal e séries iniciais
	
	maternal e jardim de infância
	
	berçário e maternal
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Com a promulgação da Constituição de 1988, a LDB anterior (4024/61) foi considerada obsoleta, mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concluído. A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica. São pontos previstos na LDB 9394/96, EXCETO:
		
	 
	Carga horária mínima de setecentas horas distribuídas em 180 dias na educação básica (art. 24)
	
	Prevê a criação do Plano Nacional de Educação (art. 87)
	
	Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais (art. 26)
	 
	Gestão democrática do ensino público progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares (art. 3 e 15)
	
	A União deve gastar no mínimo 18% e os estados e municípios no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público (art. 69)
	
SÃO 800 HORAS
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a LDB, o Ensino Médio é de responsabilidade dos (as):
		
	
	Rede privada de ensino
	
	Governo Federal
	 
	Municípios
	 
	Estados
	
	Instituições privadas de ensino
	
Explicação:
Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:
1.organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino; 
2.definir, com os Municípios, formas de colaboração na oferta do ensino fundamental, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do Poder Público; 
3.elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios; 
4.autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino; 
5.baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;
6.assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.
	
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O ensino proposto pela LDB está em função do objetivo maior do ensino fundamental, que é o de propiciar a todos formação básica pra a cidadania, a partir da criação na escola, de condições de aprendizagem para:
I - O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo.
II - A compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III - O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
IV - A desvalorização dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Está (ão) correta (s):
		
	
	As opções I e IV
	
	As opções II,III e IV.
	
	Apenas a opção I
	
	As opções III e IV
	 
	As opções I, II e III
	
	
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O processo de elaboração da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN 9394/96, aconteceu no governo de Fernando Henrique Cardoso. O texto final da atual LDB deve ser compreendido no processo de disputa de projeto político pelo qual passa o país no período final de seu longo trajeto na Câmara e no Senado. Em qualquer processo de disputa política pelas implantações de mudanças, há divergências. Não foi diferente com a LDB 9394/96. Uma parcela da sociedade, incluindo a Academia, muito se levantou contra sua aprovação, pois é considerada uma Lei reducionista. Diz ZANETTI
"O que o MEC chama de controles formais e burocráticos, denominamos diretrizes, as quais são pressupostos básicos em uma lei de diretrizes e bases da educação; por outro lado a transferência da ênfase para a avaliação de resultados, significa, grosso modo, deslocar a questão educacional do pólo político-social para o pólo técnico-administrativo, ignorando as determinações externas à escola e reduzindo tanto a análise quanto as soluções dos problemas educacionais brasileiros à gestão interna da escola, ou como diz o mesmo documento "é na escola que estão os problemas e é na escola que está a solução". (Revista N.2 Ano 2, 1997, p.41-48, ADUEL, Londrina)
Entre as características reducionistas da LDB atual estão:
I. Redução do dever do Estado com a universalização da educação básica
II. responsabilizar o poder público somente pela oferta obrigatória e gratuita do ensino fundamental
III. diminuição do compromisso da União coma educação pública transferindo encargos para estado e município
IV. a emenda constitucional n° 14 lhe atribui à União a função meramente no financiamento da educação.
		
	
	Somente II é falsa
	 
	Todas são verdadeiras
	
	Somente I e II são falsas
	
	Somente I e III são verdadeiras
	
	Todas são falsas
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional é considerada a lei maior da educação no país, definindo de maneira geral a educação no país. Por ter um caráter abrangente, necessita de regulamentação, ou seja, de legislação específica para vários de seus dispositivos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 tem as seguintes características,EXCETO:
		
	
	conhecida como Lei Darcy Ribeiro por se ele o relator
	
	é subordinada à Constituição Federal
	
	o seu processo de elaboração aconteceu em um contexto de reestruturação do Estado
	 
	foi sancionada sem vetos pelo Presidente da República João Batista Figueredo
	
	é o resultado de oito anos de tramitação no Congresso Nacional e de mobilização social

Outros materiais