Buscar

Digestão e Absorção de Proteínas (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
	Antes de tudo, deve-se salientar que, as proteínas ingeridas não são as mesmas as quais são utilizadas no organismo. Imediatamente, elas fornecerem a matéria prima para que o corpo possa sintetizar suas proteínas legítimas. Para tal, a síntese é feita por meio de operários, as chamadas “enzimas”, as quais degradaram as proteínas em partículas menores, capazes de serem absorvidas pelas células. 
Digestão de Proteínas
Apesar de serem trituradas na boca, a digestão das proteínas tem início no estômago, onde ocorre a hidrólise proteica. No estômago, o ácido clorídrico desnatura as proteínas e ativa a proenzima da enzima pepsinogênio, transformando em pepsina. A pepsina quebra polipeptídeos grandes em menores e aminoácidos. 										No intestino delgado, na porção do duodeno, a enzima enteroquinase estimula a proenzima tripsinogênio, liberada pelo pâncreas. A tripsina, forma ativa do tripsinogênio, hidrolisa os polipeptídeos. A enzima peptidase quebra as ligações peptídicas e divide dipeptídeos e tripeptídeos em aminoácidos menores. No final do jejuno, 99% do restante das proteínas são absorvidas. 				Ademais, os aminoácidos são liberados na corrente sanguínea e destinados para a síntese proteica, de enzimas, de substâncias nitrogenadas e catabolismo. A utilização das proteínas depende de sua disponibilidade, visto que não há estocagem. 
Absorção de Proteínas
A absorção é um processo complexo podendo fazer-se na forma de aminoácidos, dipeptídeos, tripeptídeos ou mesmo de proteínas inteiras e ocorre nos enterócitos. 											Carregadores específicos transportam os aminoácidos para o interior das células intestinais, assim que depositados lá, são utilizados de forma energética ou síntese de outras substâncias. 							Os aminoácidos que entraram para os enterócitos ou foram aí libertados via hidrólise de peptídeos entram na corrente sanguínea através do sistema porta hepático. 
Conclusão 
Sempre lembrando que nada é mais eficiente para a síntese proteica, do que ingerir proteínas de boa qualidade em diferentes refeições durante o dia. Não podemos esquecer também, de priorizar determinados tipos de carboidratos ao longo do dia, ingerir “gorduras boas”, fibras, vitaminas e outros nutrientes e minerais, através dos vegetais, frutas e legumes.
Referências Bibliográficas
WHITNEY, Ellie; ROLFES, S. R. Nutrição: Entendendo os Nutrientes. Tradução da 10ed. Cengage Learning. 
Disponível em: <https://users.med.up.pt/~ruifonte/PDFs/PDFs_arquivados_anos_anteriores/PDFs_2013-2014/FCNAUP/Bioq3/01b-texto_digestao _e_absorcao_de_proteinas_vs01.pdf>.Acesso em: 13 nov. 2018
Disponível em: <https://www.sonutricao.com.br/conteudo/macronutrientes/p4.php>.Acesso em: 13 nov. 2018

Outros materiais