Buscar

Avaliando calculo 3 estacio

Prévia do material em texto

LIDERANÇA DE SUCESSO: SERVIR PARA LIDERAR
Aline Kelly Jesus Brandão de Oliveira¹ 
Rosival Sanches²
RESUMO
O presente artigo tem por finalidade analisar a liderança servidora como um modelo de liderança onde a empatia, isto é, a capacidade de compreender um indivíduo, suas ações e emoções, pode ser percebida como um fator chave para uma gestão de sucesso. É importante salientar que o estudo da liderança através de sua história e teorias permitiu desencadear a evolução do líder nos últimos tempos. Estudos foram realizados com o objetivo de buscar traços para o perfil do líder ideal, contudo, o propósito dessa pesquisa é apontar que a verdadeira liderança é uma habilidade adquirida com o tempo, dedicação e sacrifício. Características de personalidade como o caráter, o poder da confiança e o poder da influência positiva sobre as pessoas são extremamente necessárias a um líder que possui intenção de servir e motivar a sua equipe ao alcance do objetivo comum. Nesse contexto, serão apresentados exemplos de líderes que atingiram seus objetivos no âmbito organizacional utilizando o modelo de liderança servidora. Espera-se que este trabalho possa servir como suporte para um melhor entendimento sobre a importância de servir para liderar, de modo que nos dias atuais, o perfil almejado para um líder é aquele que sabe utilizar os recursos mais valiosos, ou seja, pessoas como prioridade. 
Palavras-chave: Liderança; Liderança Servidora; Empatia; Confiança; Caráter.
Abstract
The purpose of this article is to analyze servant leadership as a model of leadership where empathy, that is, the ability to understand an individual, their actions and emotions, can be perceived as a key factor for a successful management. It is important to emphasize that the study of leadership through its history and theories has allowed to unleash the evolution of the leader in recent times. Studies have been carried out to find traits for the profile of the ideal leader, however, the purpose of this research is to point out that true leadership is a skill acquired over time, dedication and sacrifice. Personality characteristics such as character, the power of trust and the power of positive influence over people are extremely necessary for a leader who has the intention to serve and motivate his team within reach of the common goal. In this context, we will present examples of leaders who have achieved their organizational goals using the servant leadership model. It is hoped that this work can serve as a support for a better understanding of the importance of serving to lead, so that today the desired profile for a leader is one who knows how to use the most valuable resources, that is, people like priority.
Keywords: Leadership; Servant Leadership; Empathy; Confidence; Character.
INTRODUÇÃO
Devido à sua relevância para as organizações empresariais e para a sociedade, o exercício da liderança, suas teorias e evoluções têm sido foco de estudo de diversos pesquisadores ao longo dos anos. Observou-se, através de pesquisas, que as atividades comportamentais dos indivíduos influenciavam no processo de liderança e que o líder necessitava desenvolver habilidades e estilos de liderança que o distinguisse positivamente dos demais.
A busca pelo perfil do líder ideal é um caminho em construção. Entretanto, em tempos de mudanças, visando melhorar os relacionamentos interpessoais, a procura por um indivíduo com visões humanistas para liderar tornou-se ainda mais frequente. Em delimitação a esta temática, a presente pesquisa apresenta como tema o modelo de liderança servidora. Tem por objetivo destacar as características e o papel de um líder servidor, bem como demonstrar a influência que este perfil de liderança exerce sobre a vida das pessoas, quer seja no âmbito organizacional quanto pessoal.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do artigo é do tipo bibliográfica e como fontes foram utilizados: livros, dissertações e artigos sobre o tema. O processo de escolha do tema em questão se deu, inicialmente, por razão de leituras de autores como James Hunter, em suas obras “O Monge e o Executivo” (2004) e “Como se tornar um líder servidor” (2006); bem como acesso à exposição dos princípios de liderança e comportamentos organizacionais por intermédio de obras de grandes mestres como Idalberto Chiavenato, Peter Drucker, Daniel Goleman, John Zenger e Joseph Folkman, dentre outros estudos realizados durante todo o curso de Administração.
Buscou-se compilar de maneira clara e concisa os princípios de liderança e suas aplicações, agregados à capacidade de compreender o comportamento do outro, identificando suas reais necessidades, na hipótese de serem fatores de extrema importância e diferenciais para uma liderança de sucesso. 
A abordagem visa desmistificar antigos paradigmas e métodos de comando de um líder autocrático e centralizador, demonstrando a possibilidade de um novo modelo de liderança voltado para a satisfação de necessidades, visando o bem comum.
ABORDAGEM À LIDERANÇA
Ao longo da história, o interesse do ser humano pela natureza e exercício da liderança sempre foi foco de discussão. Pesquisas demonstram que a liderança sempre esteve presente no dia a dia das pessoas, como forma de organizar e orientar suas ações, bem como garantir o poder daqueles que se sobressaíssem exercendo tal papel, mesmo sem ter conhecimento. 
Em diversas áreas, há figuras de líderes que souberam disseminar seus ideais e que possuem extrema importância para seus seguidores. Na bíblia, a figura de Jesus Cristo como o Senhor da salvação da humanidade para os cristãos; Na mitologia grega, Zeus como líder supremo; A figura espiritual de Buda para os budistas, que significa luz e transcendência para o seu povo. Há também os feitos históricos de Nelson Mandela, Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, e outros diversos líderes que marcaram a história da humanidade e deixaram legados a serem seguidos.
Comando, direção, posição, controle e autoridade, são algumas das palavras mais utilizadas em dicionários para definir liderança. Entretanto, existem conceitos estabelecidos por estudiosos ao longo dos anos, que descrevem a arte de liderar por diferentes ângulos e opiniões.
Segundo Chiavenato (2003, p. 122), as definições de liderança podem ser:
1. [...] influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos; 2. [...] processo contínuo de escolha que permite que a empresa caminhe em direção a sua meta, apesar de todas as perturbações internas e externas; 3. [...] processo de exercer influência sobre pessoas ou grupos nos esforços para realização de objetivos em uma determinada situação.
 
Entende-se, segundo conceitos de Chiavenato, que liderar significa influenciar, bem como incentivar um indivíduo ou um grupo, através da utilização de recursos comunicativos e motivacionais, para que trabalhem em prol dos mesmos objetivos. 
O estudo da liderança como um fenômeno de influência interpessoal possui relação com o modo --------------------------
Liderança é algo muito importante, mas não existem padrões ou características iguais para todos os líderes. Foi rotulada de maneira diferente do que deveria ser e tem pouco a ver com qualidade de liderança, menos ainda com carisma. Um líder para ser eficaz, não basta ter carisma ou características e qualidades específicas. Acredita-se que a base da liderança com eficácia está no desenvolvimento de metas. Um líder precisa compreender a missão da organização e elaborar planos de metas para que seus subordinados sigam os padrões estabelecidos. (DRUCKER, 2002).
Na concepção de Diniz (2007), “liderar envolve competências que viabilizam a inspiração, a motivação e as ações e atitudes de outras pessoas para alcance e superação de metas”.
Há muitos anos fala-se e escreve-se sobre liderança e valores aplicados à sua prática.Por muito tempo, buscou-se identificar as características que formam um líder através das teorias de liderança e pesquisas sobre aspectos como traços de personalidade. Entretanto, de acordo com Zenger e Folkman (2008) “infelizmente, o conceito de liderança continua sendo mal compreendido. Se experimentar pedir a 100 pessoas que definam liderança receberá 100 respostas diferentes”.
Assim como qualquer outra fonte de estudos, ao longo dos anos, o conceito de liderança fora aprimorado e novos entendimentos surgiram sobre o tema. Baseado na concepção de relação e valores, Hunter (2006, p. 18) define liderança como “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”.
Percebe-se que palavras como influência, trabalho, confiança e caráter traçam características de personalidade de uma pessoa que são percebidas por outra. Entende-se que liderar é “[...] conquistar as pessoas, envolvê-las de forma que coloquem seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo” (HUNTER, 2006, p. 20). Portanto, liderar é inspirar.
Um indivíduo pode assumir diferentes papéis de liderança ao longo da vida: pai, mãe, gerente, professor (a), treinador (a), padre, entre muitos outros. É importante perceber que liderança é uma tarefa extremamente responsável. É, na verdade, uma responsabilidade pessoal e intransferível. Um bom líder precisa ter capacidade de refletir sobre o impacto que essa interferência pode causar na vida de outras pessoas. 
Mas será que as pessoas já nascem líderes ou tornam-se líderes? Segundo o guru da administração moderna, Peter Drucker, “a liderança é uma coisa que deve ser adquirida” (1999 apud HUNTER, 2006, p. 24).
 Apesar de existirem indivíduos que já são líderes natos, a liderança pode ser adquirida por indivíduos comuns predispostos a aprenderem. Hunter (2006, p. 25), afirma categoricamente que “[...] a liderança é uma habilidade. Isto é, uma capacidade aprendida ou adquirida por meio da educação e da aplicação”. 
ESTILOS DE LIDERANÇA
LIDERANÇA SERVIDORA
Entende-se que liderar é sinônimo de influenciar. Entretanto, ainda nos dias de hoje, o verdadeiro conceito de liderança parece não estar presente na prática para a maioria das pessoas e organizações. Gerenciar não é liderar. “Você não gerencia pessoas. Você lidera pessoas” (HUNTER, 2006, p. 20).
Cargos de chefia não indicam que há um líder em posição. É importante destacar que qualquer pessoa pode tornar-se líder de um grupo, desde que se tenha vontade de ajudar, influenciando outras pessoas a batalharem por um objetivo, estimulando-as para se tornarem o melhor que podem ser.
Então, qual seria a proposta de uma liderança servidora? 
Esse tipo de liderança vai além de treinamentos intensivos sobre habilidades de gestão e supervisão. Isto é, a liderança servidora empenha-se em tornar um indivíduo capaz de influenciar alguém positivamente em suas atitudes, capaz de entender as necessidades das pessoas.
A priori, uma das características imprescindíveis que um líder servidor precisa ter é empatia. Empatia, segundo o dicionário, significa “capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo”. 
Segundo Goleman (2007, p. 118), “a empatia é alimentada pelo autoconhecimento; quanto mais consciente estivermos de nossas próprias emoções, mais facilmente poderemos entender o sentimento alheio”.
Percebe-se que, apesar de qualquer indivíduo possuir condições de desenvolver habilidades para liderar, existem aptidões que são, geralmente, intrínsecas; como a empatia. Estudos demonstram que o comportamento empático desenvolve-se naturalmente nas primeiras fases da vida, quando um bebê fica visivelmente perturbado ao ouvir o choro de outros bebês na maternidade, e isso o leva a chorar também. (GOLEMAN, 2007)
A gestão do líder servo empenha-se em encontrar o equilíbrio entre liderar e servir, sem imposições autoritárias. Conforme Hunter (2006), 
	
PODER E AUTORIDADE
Essa é a liderança natural, a liderança pela força de assinatura.
LÍDERES DE SUCESSO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Hoje, mais do que nunca, a base de uma liderança que integre é fundamental para o sucesso de uma organização, pois, além de motivar a equipe, reduz o desperdício de tempo e recurso dentro da empresa.
O administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar.
REFERÊNCIAS
DINIZ 2007
CHIAVENATO 2003
DRUCKER 2002
HUNTER 2006
ZENGER E FOLKMAN 2008
GOLEMAN 2007

Continue navegando