A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
Av Parcial Pedagogia nas Instituições não escolares

Pré-visualização | Página 8 de 9

que reuniu todos os membros de uma empresa, visando à definição da missão, dos valores e da visão a serem adotados, a equipe dinamizadora, com a orientação do pedagogo, utilizou-se da metodologia do planejamento participativo, caracterizada, segundo Gandin (2001), como aquela participação que não é simplesmente aquela presença, aquele compromisso de fazer alguma coisa, aquela colaboração, aquele vestir a camisa da empresa nem, mesmo, a possibilidade de decidir alguns pontos esparsos e de menor importância; participação é aquela possibilidade de todos usufruírem dos bens, os naturais e os produzidos pela ação humana.
Sinalize o item em que mostra o objetivo dessa metodologia.
Resposta: (C) assume um caráter de projeto político para a instituição.
No paradigma fordista, o treinamento do ponto de vista de sua relação com as funções de Recursos Humanos (RH) insere-se como uma área, departamento e/ou unidade que se mantém responsável pelas iniciativas de ¿educação¿ dos funcionários de forma centralizada. Neste momento o treinamento tem como objetivos:
Resposta: O treinamento refere-se à atividade de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas pelo posto de trabalho, lançando mão da repetição.
Considere uma iniciativa corporativa que pretenda garantir ao funcionário uma estrutura de ensino permanente, na qual ele aprenda coisas que serão utilizadas no dia-a-dia da empresa. As aulas podem acontecer na modalidade presencial ou virtual e sempre estarão dentro do que a empresa necessita e os temas surgirão do modelo de gestão da empresa. A situação acima descreve o conceito de:
Resposta: Universidade Corporativa.
O conceito de treinamento como conformação do sujeito ao cargo e adestramento para a tarefa foi gradativamente alterando-se para acompanhar as transformações ocorridas no mundo do trabalho. Neste sentido, podemos afirmar que no paradigma fordista, o treinamento do ponto de vista de sua relação com as funções de RH, possui a seguinte característica:
Resposta: C - Seu foco está na aprendizagem por repetição, aprendizagem de conteúdos sequenciados linearmente, com base nas disciplinas tratadas de forma isolada.
O treinamento consiste em um ciclo composto por quatro etapas: 1. DIAGNÓSTICO, 2 PLANEJAMENTO OU DESENHO, 3 IMPLEMENTAÇÃO . 4 AVALIAÇÃO. Assinale a resposta que se refere e ao DIAGNÓSTICO:
Resposta: Consiste no levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Elas podem ser passadas, presentes ou futuras.
Com o objetivo de reter talentos nas organizações atuais altamente competitivas, os profissionais da Gestão de Pessoas terão, claramente, que:
Resposta: identificar, desenvolver, envolver e reconhecer funcionários-chave, com capacidade empreendedora.
O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que está dentro dela e, normalmente, tem implicação imediata e específica na administração da organização. A análise do ambiente interno tem por finalidade:
Resposta: evidenciar as deficiências e forças da empresa que está sendo analisada.
Para que a educação corporativa seja implementada em uma organização faz-se necessária a construção de um projeto que inclua várias etapas. Segundo Costa e Eboli (2012) o aspecto central da gestão da educação corporativa deve ter a concepção de que o objetivo maior do sistema de educação corporativa é apoiar a construção das competências críticas de uma organização e, complementam com a seguinte citação: "As fases do projeto de educação corporativa são uma forma didática de mostrar os pontos críticos que devem ser observados para que o resultado esperado em capacitação seja atingido". (COSTA e EBOLI, 2012, p. 275). Após a leitura que trouxe à lembrança dos nossos estudos verifique os itens abaixo e depois marque a alternativa correta. São fases de um projeto:
I. Alinhamento entre os aspectos estratégicos da organização e seu sistema de educação corporativa.
II. Mapeamento das competências da organização para que ela atinja seus objetivos estratégicos.
III. Validação estratégica do projeto de educação corporativa: missão, visão, os objetivos gerais e específicos, diretrizes, meios a serem utilizados e fatores críticos de sucesso para o novo sistema educacional.
IV. Criar a escola que é um conjunto de conteúdos agrupados para atender ao desenvolvimento de competências específicas destinadas a determinados públicos. 
São verdadeiros os seguintes itens:
Resposta: C. ( ) I,II,III e IV
A gestão de pessoas estrutura-se com base em alguns objetivos, tendo em vista a sua contribuição para a eficácia organizacional. Chiavenato (1999) apresenta o seguinte objetivo para a gestão de pessoas:
Resposta: B - Proporcionar competitividade à organização. Trata-se de organizar e gerir as pessoas de modo que haja o emprego eficaz das suas habilidades e capacidades.
Depois de quase vinte anos trabalhando na Empresa Crie e Ganhe Ltda., Renato viveu inúmeras situações de conflito na gestão. Indagado sobre a relevância do conflito, Renato afirmou corretamente que, numa organização que busca a inovação, o conflito:
Resposta: É desejável, não devendo ser evitado, na medida em que possibilita identificar e solucionar problemas, além de minimizar atritos.
Você é o gestor de uma grande Magazine e tem recebido reclamações quanto ao atendimento aos clientes de sua empresa e, por isto, elaborou um programa de desenvolvimento para mudança comportamental e atitudinal de seus atendentes. Para avaliar os resultados deste programa você buscou identificar:
Resposta: Como o programa trouxe mudança de comportamento aos treinandos.
EXPLICAÇÃO:
A avaliação deve abranger a efetividade das atividades de aprendizagem, bem como a efetividade do processo em si de educação corporativa. Seu propósito é verificar o quanto as atividades de aprendizagem propiciaram o atendimento das necessidades individuais e organizacionais, a melhoria da eficácia global da organização, assim como a eficácia do próprio processo de planejamento dos programas.
Leia as frases a seguir:
I. O processo de educação dentro das organizações era considerado função do departamento de recursos humanos. À medida que cresce a consciência de que a educação é um processo contínuo e não um evento isolado (treinamento), a educação corporativa ganha força no cotidiano das organizações.
II.     O termo "treinamento" ainda é repetidamente empregado como sinônimo de educação corporativa.
III.    O treinamento é focalizado e guiado para questões pautadas no desempenho em curto prazo.
IV. A educação corporativa é dirigida à ampliação das habilidades e competências do funcionário, oferecendo-lhe uma visão macro da empresa, com vistas ao aumento do capital intelectual da organização.
Assinale a alternativa correta.
Resposta: Todas as assertivas estão corretas.
Segundo Dutra (2001), "a gestão de pessoas constitui-se em um modelo que visa gerir e não administrar comportamentos e atitudes. Para tanto, possui uma forma peculiar de ver os indivíduos que os produzem: como pessoas e não como recursos".
O autor ressalta que esta disseminada visão sobre os trabalhadores não questiona até que ponto realmente o humano é vivenciado nas organizações. Se por um lado, nunca se precisou tanto daquilo que há de mais humano no indivíduo "sua criatividade e seu conhecimento; por outro lado, também não se tinha um ambiente tão competitivo entre as pessoas, uma vez que se intensificou ainda mais o ritmo de trabalho e se determinaram os vínculos entre desempenho e resultados".
Pelo exposto, podemos comentar sobre a nova visão de trabalhador que: 
I. A visão do trabalhador, como pessoa, decorre uma alteração no seu perfil.
II. O perfil obediente e disciplinado é substituído.
III. Surge o perfil autônomo e empreendedor.
IV. Cumpre ao RH a construção de uma cultura organizacional.
V. A criatividade e a busca autônoma de resultados para o negócio da empresa deixam de ser privilegiadas.
Está (ão) errada (as): 
Resposta: V.
EXPLICAÇÃO:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.