Buscar

Apol Nota 100 Paradigmas Educacionais Contemporâneos ELETIVA 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Paradigmas Educacionais Contemporâneos - ELETIVA 
Considere o seguinte extrato de texto: “As teorias críticas surgem denunciando o poder da hegemonia dominante, cujos processos de convencimento, adaptação e de perpetuação de desigualdades são forçados pelas práticas escolares. Os principais fundamentos dessas teorias emergem de duas escolas: a escola de Frankfurt e a escola francesa”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Michelle Fernandes; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; PINHEIRO, Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 92,93. 
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre as teorias crítico-reprodutivistas, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir: 
1. Críticas 
2. Reprodutivistas 
( ) Concepções de educação que percebem ser impossível compreender a educação separada dos condicionantes sociais. 
( ) Reconhecem a relação entre educação e sociedade. 
( ) Chegaram à conclusão de que a função própria da educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere.
 Agora, marque a sequência correta: 
A 1 – 2 – 2 
B 2 – 2 – 1 
C 1 – 2 – 1 
D 2 – 1 – 2 
E 1 – 1 – 2
Questão 2/5 - Paradigmas Educacionais Contemporâneos - ELETIVA 
Atente para o seguinte fragmento de texto: “Em uma visão escolanovista, os conteúdos são organizados em projetos que permitem aos alunos uma adaptação na sociedade”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Michelle Fernandes; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; PINHEIRO, Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 160. 
De acordo com o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a concepção de avaliação para a escola nova na vertente não diretiva, é correto afirmar que: 
A A avaliação tinha por objetivo valorizar os aspectos cognitivos, com ênfase na memorização. Aquilo que havia sido transmitido pelo professor deveria ser repetido de maneira idêntica nas verificações.
 B Na escola nova na vertente não diretiva, era feita uma autoavaliação, uma forma privilegiada de acompanhamento do processo, pois o saber somente tem relevância com base no significado que tem para cada indivíduo. 
C A avaliação deveria permitir o controle dos resultados de maneira quantitativa. 
D Não há uma avaliação formalmente estabelecida na escola nova na vertente não diretiva. 
E A avaliação deve ser diagnóstica, com o objetivo de apontar ao professor e aos alunos o que já foi ou não assimilado.
Questão 3/5 - Paradigmas Educacionais Contemporâneos - ELETIVA 
Leia o extrato de texto a seguir: "Segundo Aranha [...], a escola nova caracteriza-se por 'desenvolver a individualidade, a autonomia, o que só seria possível em uma escola não autoritária que permitisse ao educando aprender por si mesmo e aprender fazendo' e teve na pedagogia de Dewey, entre 1920 e 1940, a divulgação dessas ideias". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 30. 
Considerando o extrato de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a escola nova na vertente diretiva, é correto afirmar que a concepção de aprendizagem nessa vertente: 
A parte da aplicação de descobertas da psicologia, principalmente do behaviorismo, que entendia a aprendizagem como modificação do desempenho. 
B é o interacionismo construtivista. 
C é construída com base na motivação pessoal de crescer dentro da vivência grupal. 
D apoia-se em uma concepção dialética. 
E é baseada no inatismo.
Questão 4/5 - Paradigmas Educacionais Contemporâneos - ELETIVA 
Atente para a seguinte citação: “A educação na escola nova não diretiva propõe que o estímulo para adquirir novos conhecimentos deve ser interno, ou seja, partir do aluno, o qual precisa ser motivado a alcançar seus próprios objetivos. Assim, em vez dos tradicionais exames escolares, teríamos uma autoavaliação”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014. p. 94. 
Considerando o extrato de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel dos conteúdos na concepção da escola nova na vertente não diretiva, é correto afirmar que: 
A A organização dos conteúdos segue a lógica do adulto, e não do desenvolvimento infantil, pois acredita-se que a criança assimila o saber do mesmo modo que o adulto. 
B A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos coletivamente pelos alunos. 
C Os conteúdos não possuem relevância; o importante é estabelecer condições, permitir que os alunos estudem por si próprios se assim desejarem. 
D Os conteúdos a serem ensinados devem ser baseados em informações, princípios e leis. 
E Os conteúdos são colocados à disposição do aluno, mas não são exigidos, pois se considera que o mais importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo.
Questão 5/5 - Paradigmas Educacionais Contemporâneos - ELETIVA 
Leia o fragmento de texto abaixo: “Embora a escola nova se articule aos interesses do capitalismo industrial, ela propôs uma inversão, defendendo que a adaptação dos sujeitos às necessidades da vida adulta se daria a partir do respeito e das necessidades imediatas de cada aluno”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 166. 
De acordo com o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel do professor na concepção da escola nova na vertente diretiva, analise as afirmativas a seguir:
O professor é o detentor do saber. 
O professor tem um papel secundário, deixa de ser o agente principal na sala de aula e passa a assessorar o grupo no seu trabalho de descoberta. 
O professor deve criar condições para que o aluno aprenda. 
Está(ão) correta(s) a(s): 
A afirmativas I e II apenas. 
B afirmativas II e III apenas. 
C afirmativas I e III apenas. 
D a afirmativa I apenas. 
E a afirmativa III apenas.

Outros materiais