Buscar

Alimentos que contém glúten

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alimentos que contém glúten
Tatiana Zanin
Nutricionista
Outubro 2018
O consumo de alimentos que contém glúten, como a farinha de trigo, a cevada e centeio, podem provocar inchaço abdominal em algumas pessoas, mas eles são particularmente perigosos para aquelas que são intolerantes ao glúten podendo causar diarreia, dor e inchaço frequente na barriga.
Nos indivíduos intolerantes ao glúten estes sintomas aparecem porque seu organismo não consegue digerir esta proteína corretamente, devido a uma alteração genética, e por isso esta é uma condição permanente. Veja mais sobre as causas, os sintomas e o tratamento da intolerância ao glúten.
Lista de alimentos que contém glúten
Aqui está uma lista com alguns exemplos de alimentos com glúten, que não podem ser consumidos em caso de intolerância ao glúten:
Pão, torrada, bolacha, biscoito, massas, bolos,
Cerveja, pizza, salgadinhos, cachorro quente, hambúrguer;
Gérmen de trigo, triguilho, sêmola de trigo;
Queijos, ketchup, maionese, shoyo;
Salsicha, temperos industrializados;
Cereais, barrinha de cereais, xaropes e alguns remédios.
Hóstia distribuída na igreja católica;
Molhos branco;
sopas desidratadas ou temperos prontos;
O consumo de alimentos com glúten provocam inchaço abdominal e a sensação de barriga estufada ou outros sintomas relacionados à intolerância ao glúten, que podem variar muito entre pacientes. Veja 7 sinais que você pode ter intolerância ao glúten.
Como seguir uma dieta sem glúten
A dieta sem glúten é indicada para todas as pessoas que tem intolerância ao glúten, mas todos podem se beneficiar com a diminuição da ingestão de alimentos que contém glúten.
Na dieta sem glúten são eliminados todos os alimentos que contém glúten, o que não é fácil porque este cereal é utilizado na preparação de muitas refeições e por isso para seguir uma dieta sem glúten é importante consultar um nutricionista que ajudará a encontrar alternativas alimentares e fornecer algumas receitas. Saiba quais são os alimentos sem glúten.
Assista nosso vídeo para saber como retirar o glúten da sua dieta:
Farinha integral: farinha de arroz integral, farinha de coco, farinha de sorgo, farinha de trigo sarraceno,farinha de chia, farinha de linhaça, farinha de milho e farinha de aveia (sem glúten). Amidos: polvilhos doce e azedo, amido de milho, fécula de batata e araruta.
como usar a farinha sem glúten
A farinha de arroz é a mais utilizada para substituir a farinha de trigo, especialmente pela sua cor branca e sabor suave. Como o glúten é responsável por dar elasticidade e viscosidade à massa, é preciso combinar diversos ingredientes na massa sem glúten, que não tem a capacidade de reter o gás da fermentação, resultando um pão sem glúten com miolo borrachento e firme.
Não existe uma regra de substituição das farinhas de trigo pelas farinhas sem glúten, mas, de maneira geral, pode-se usar a seguinte proporção para 1 xicara de farinha de trigo: ½ xícara de farinha de arroz, 3 colheres de sopa de fécula de batata, 1 colher de sopa de polvilho doce e ½ colher de sopa de goma xantana.
A farinha de arroz, em especial a integral, é fonte de vitaminas, minerais e fibras. Possui textura levemente granulada e é mais pesada do que a farinha de arroz branca. A fécula de batata apresenta textura parecida com a do amido de milho e é indicada para proporcionar leveza à massa sem glúten. Já o polvilho doce ajuda a dar elasticidade ao pão, além de atuar como espessante em molhos.
Quer preparar um delicioso bolo com farinha de arroz? Que tal um bolo de banana com aveia e farinha de arroz? 
O que é o glúten:
O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e malte. Também pode estar presente em outros alimentos por contaminação cruzada, como é o caso da aveia. Pessoas com a doença celíaca, alergicas e com sensibilidade ao glúten devem procurar consumir alimentos isentos de glúten, pois como esta proteína é de difícil digestão, ela pode causar desconforto, dores e até problemas mais sérios de saúde.
Confira nesta sessão pães, biscoitos, massas, farinhas, mix de farinhas, torradas e muitos outros produtos livres do glúten.
Alternativas
Ultimamente, o mercado de produtos sem glúten tem crescido muito. No mercado nacional, por enquanto, ainda não temos muitas opções. Mas, é interessante sabermos quais alternativas de farinhas sem glúten.
Farinha de arroz branco –  De fácil e rápida digestão, é indicada para alimentos infantis e idosos. Pode substituir a farinha de trigo em quantidades iguais.
Recomendado por Lar Natural
Eu quero
Farinha de Arroz Integral – É uma farinha muito mais nutritiva que a farinha de arroz branco. Possui uma textura mais grossa que a farinha de arroz branco. Também pode substituir a farinha de trigo nas mesmas quantidades.
Farinha de Grão de bico – Esta farinha também é muito nutritiva e, tem uma particularidade: é rica em triptofano, que ajuda o corpo a fabricar a serotonina, que é o neurotransmissor responsável pelo bem-estar. É uma ótima substituição para a farinha de trigo.
Farinha de Amêndoas – Esta farinha, além de ser muito nutritiva, é metabolizada pelo organismo como vegetal e, não, como amido. Por isso, é o tipo de farinha ideal para quem precisa seguir uma dieta isenta de quaisquer farinhas e grãos. Para obtê-la é preciso moer as amêndoas em liquidificador ou em processadores de temperos. Excelente para pães, bolos, panquecas, etc.
Polvilhos – Existe o polvilho doce e o azedo. Ambos são feitos da mandioca e, são uma mão na roda na culinária sem glúten. Dá pra fazer muitas coisas com eles. O ideal é experimentarmos, testarmos para ganharmos intimidade com os maravilhosos polvilhos na prática.
Fécula de batata – É outro coringa da culinária sem glúten. É ótima para pães! Dá um sabor bem delicado às receitas.
 
O que existe no mercado internacional
Nos Estados Unidos, por exemplo, além de todas essas farinhas citadas acima, é mais comum encontrarmos a farinha de aveia sem glúten, farinha de amêndoa e, a farinha de sorgo que, além de deliciosa, traz muito bem-estar pela composição que há no grão de quê é feita, o sorgo.
Se vocês descobrirem alguma dessas preciosidades por aqui, por favor avisem pra gente! Em se tratando de farinhas sem glúten, é sempre bom ampliarmos as nossas opções.

Outros materiais