Buscar

AVALIANDO NEURO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201601840773)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A Espasticidade é um dos distúrbios motores mais frequentes e incapacitantes que ocorrem em pacientes com lesões no sistema nervoso central, podendo comprometer a funcionalidade dos membros afetados, por dificultar o posicionamento confortável, prejudicar a realização das tarefas da vida diária como: alimentação, locomoção, transferência e os cuidados de higiene, e quando não tratada, pode causar contraturas, luxações, dor e deformidades. 
Aponte a alternativa que apresenta os sinais positivos e negativos que compõem a espasticidade: 
		
	
	Déficit de força muscular, hiperreflexia e sinal de Babinski
	
	Déficit de força muscular, hiporreflexia e hipotonia muscular
	
	Déficit de força muscular, hiperreflexia e hipertonia elástica
	
	Déficit de força muscular, hiperreflexia e hipertonia plástica
	
	Hipertonia Elástica, Hiperreflexia e clônus
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601354152)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Sr. José Carlos, 42 anos, pedreiro, é encaminhado para o setor de Fisioterapia, com quadro de dores lombares, após esforço físico (transferência de sacos de cimento), há uma semana. O fisioterapeuta ao avaliá-lo, realiza a seguinte manobra: Paciente em decúbito dorsal, o fisioterapeuta eleva MIE da maca (flexão coxo-femural). Realiza a mesma manobra com o MID. Pode-se afirmar que o fisioterapeuta está pesquisando a manobra de ___________, com o objetivo de evidenciar _____________: 
		
	
	Bragard, irritação meníngea. 
	
	Lasegue, comprometimento do nervo femural. 
	
	Brudzinsk, estiramento do nervo isquiático. 
	
	Lasegue, comprometimento do nervo isquiático. 
	
	Kernig, estiramento ou compressão nervosa 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602399862)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	2) Analise as afirmações abaixo sobre a avaliação do paciente neurológico e marque a alternativa correta: I ¿ O teste do espelhamento é utilizado para verificar se o paciente tem algum tipo de agnosia; II ¿ O equilíbrio do paciente pode ser testado através do teste calcanhar-joelho; III ¿ O bom funcionamento do cerebelo pode ser testado através dos testes index-nariz e prova do rechaço, dentre outros. 
		
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	São verdadeiras as afirmativas I e III
	
	São verdadeiras as afirmativas II e III;
	
	São verdadeiras as afirmativas I e II
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602313813)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O teste index-nariz é especialmente útil para detectar a presença de: 
		
	
	Ecolalia 
	
	Disdiadococinesia
	
	Dismetria
	
	Apraxia
	
	Prosopagnosia
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602352525)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	O tônus muscular é avaliado por meio da reação de alongamento. Durante a avaliação, pode-se observar a diferenciação entre hipertonia elástica e plástica da seguinte maneira:
		
	
	a resistência à reação de alongamento presente na hipertonia elástica varia com a velocidade, enquanto que na hipertonia plástica não.
	
	a resistência à reação de alongamento presente na hipertonia elástica e na hipertonia plástica não varia com a velocidade.
	
	a resistência à reação de alongamento presente na hipertonia elástica não varia com a velocidade, enquanto que na hipertonia plástica varia.
	
	não se observa resistência à reação de alongamento durante a avaliação do tônus, pois isto ocorre apenas na avaliação de elasticidade muscular.
	
	a resistência à reação de alongamento é encontrada apenas nos casos de hipotonia.
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201601967702)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A Doença Encefálica Vascular é uma das principais causas de lesões permanentes em adultos. A doença é descrita como um déficit neurológico que pode ser causado por interrupção do fluxo sanguíneo a uma determinada região encefálica (DEV ¿ I) ou por um rompimento de aneurisma ou má formação vascular (DEV ¿ H), com duração dos sintomas maior que 24 hs e/ou presença de lesão cerebral pelos exames de imagem. Tanto nas DEV hemorrágicas quanto isquemicas, o quadro clínico vai depender da localização e extensão da lesão cerebral. Baseado nessas informações analise as afirmações abaixo: I ¿ As afasias e agnosias, juntamente com hemiplegias desproporcionadas, são alterações encontradas em pacientes pós DEV quando o comprometimento se dá na região cortical; II ¿ Caso haja alteração vesical, será encontrada nesses pacientes a bexiga neurogênica arreflexa. Não vamos encontrar bexiga neurogênica reflexa em pacientes com DEV; III ¿ Estando o paciente com DEV em unidade de terapia intensiva, com medidas de proteção cerebral, não devemos manipular esse paciente precocemente devido a ele ainda estar na ventilação mecânica; IV ¿ A hipertonia encontrada nesses pacientes é do tipo espasticidade e predomina na musculatura antigravitária do hemicorpo comprometido; V ¿ O tremor de repouso e o opistótono são sinais frequentemente encontrado nesses pacientes. Estão corretas, apenas, as a firmações: 
		
	
	IV e V
	
	I e III
	
	I e II
	
	II e V
	
	I e IV
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602064380)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Um paciente foi diagnosticado com paralisia facial, com história que foi dormir bem e acordou com a paralisia. No momento o paciente está apresentando todos os sintomas decorrentes da lesão do nervo facial (VII par craniano) à direita. Considerando o exposto, é esperado que o paciente apresente I ¿ Paralisia de toda a hemiface esquerda com desvio da comissura labial para a direita e perda da audição ipsilateral à lesão; II ¿ Paralisia da hemiface ipsilateral à lesão acompanhada de perda da gustação nos 2/3 anteriores da língua; III ¿ Dificuldade em abrir o olho, com a pupila dilatada contralateral à lesão; IV ¿ Sinal de Bell, sinal do cachimbo e dificuldade em elevar a sobrancelha; V ¿ Comprometimento da musculatura mastigatória associada à redução da secreção lacrimal. Com base no exposto, são verdadeiras as afirmações:
		
	
	II e III
	
	II e IV
	
	I, II e III
	
	III e V
	
	I, III e V
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601999932)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Na avaliação do paciente neurológico o fisioterapeuta deve ser criterioso no exame de alterações que possam interferir no movimento normal. Quando se trata de doenças neurológicas o profissional precisa ter conhecimento dos sintomas e sinais que podem ser gerados decorrentes dessas lesões Um dos mais comuns no paciente que tem lesão cerebral é a espasticidade. É uma hipertonia que possui características próprias. Analise as afirmativas abaixo a respeito da espasticidade e marque a opção correta: A espasticidade é um tipo de hipertonia que é velocidade dependente e que pode piorar com diversos fatores PORQUE É uma hipertonia plástica e nela encontramos o sinal da roda denteada. 
		
	
	As duas alternativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira;
	
	A primeira alternativa é falsa e a segunda é verdadeira
	
	As duas alternativas são falsas
	
	As duas alternativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira;
	
	A primeira alternativa é verdadeira e a segunda é falsa;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601833109)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	São princípios básicos do método Kabat:
		
	
	Inibição de padrões motores anormais, estímulo de pontos motores e estímulo auditivo.
	
	Reflexo de estiramento, movimentos em rotação (espiral) e em diagonal e estímulo visual.
	
	Facilitação de contrações através de padrões posturais primitivos.
	
	Uso de pontos-chave para estimular padrões motores.
	
	Crioestimulação cutânea, reflexos de estiramento e exercícios posturais.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602015428)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O local defundamental importância para o aprendizado motor em que são feitas as correções quando os movimentos resultantes falham em relação as expectativas é o: 
		
	
	Núcleos de base
	
	Cerebelo
	
	Bulbo
	
	Tálamo
	
	Córtex motor primário
	
	São nervos cranianos puramente sensoriais:
		
	
	olfativo, vestibulococlear e hipoglosso
	
	nenhuma alternativa está correta.
	
	óptico, vestibulococlear e trigêmeo
	
	olfativo, óptico e vestibulococlear.
	
	óptico, olfativo e trigêmeo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602061293)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Dentre as diversas funções de um ou mais dos 12 pares de nervos cranianos, podemos citar, exceto:
		
	
	Transmitir informações somatossensoriais da pele e dos músculos da face e da articulação temporomandibular. 
	
	Suprir a inervação motora voluntária dos músculos do esqueleto apendicular e transmitir informações somatossensoriais do tronco, membros superiores e inferiores. 
	
	Proporcionar a regulação parassimpática do tamanho da pupila, da curvatura do cristalino do olho, da frequência cardíaca, da pressão arterial, da respiração e da digestão. 
	
	Transmitir informações sensoriais especiais relacionadas com sensações visuais, auditivas, vestibulares, gustativas, olfativas e viscerais.
	
	Suprir a inervação motora dos músculos da face, dos olhos, da língua, do maxilar e dois músculos cervicais (esternocleidomastóideo e trapézio).
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601827708)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A manobra calcanhar-joelho, quando realizada com o paciente deitado, é um teste usado no exame físico do paciente neurológico para avaliar:
		
	
	Coordenação motora (taxia)
	
	O arco de movimento do quadril
	
	O equilíbrio
	
	O grau de força dos membros inferiores 
	
	tônus muscular
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601904790)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Paciente TCE, 32 anos, apresentou a 5 dias a hemiface direita paralisada, com desvio da boca e déficit para fechamento do olho (D), além disso vem apresentando epífora e sinal de Bell. Diante do exposto, qual o Par Craniano que foi lesionado? 
		
	
	Nervo Facial
	
	Nervo Oculomotor
	
	Nervo Olfatório
	
	Nervo Hipoglosso
	
	Nervo Abducente
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602314503)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Paciente S.A.S., sexo masculino, 29 anos, procurou Serviço de Fisioterapia devido a acidente com motocicleta e subsequente intervenção cirúrgica em plexo braquial à direita (6 meses atrás). Durante avaliação fisioterapêutica, constatou-se lesão do tronco superior do plexo braquial. A partir da topografia da lesão, assinale os músculos primariamente comprometidos nesse tipo de lesão: 
		
	
	Extensor longo do polegar e flexor ulnar do carpo 
	
	Flexor profundo dos dedos e lumbricais
	
	Supra-espinhal e deltóide 
	
	Extensor do indicador e extensor curto do polegar 
	
	Peitoral maior e grande dorsal 
	
	
	1a Questão (Ref.:201602327218)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O Sinal de Bell é característico da paralisia facial periférica. Qual o músculo que encontra-se acometido quando este sinal é positivo?
		
	
	Músculo elevador da pálpebra 
	
	Músculo bucinador
	
	Músculo platisma
	
	Músculo prócero
	
	Músculo orbicular dos olhos
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601356682)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A hipertonia elástica caracteriza-se por
		
	
	Sinal de canivete
	
	Sinal de Holmes.
	
	Acometimento de musculatura flexora e extensora, indistintamente;
	
	Roda denteada;
	
	Lesão extrapiramidal
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602368381)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Polineuropatias podem ser definidas como:
		
	
	Distúrbio da sensibilidade, devido a um único e específico processo patológico dos nervos periféricos. 
	
	Grupo de distúrbios motores, sensoriais e ou autonômicos, devido a um ou mais processos patológicos dos nervos periféricos.
	
	Grupo de distúrbios motores, sensoriais e ou autonômicos, devido a um ou mais processos patológicos dos nervos periféricos e cranianos. 
	
	Grupo de distúrbios autonômicos, devido a um processo patológico que acomete os nervos periféricos e cranianos. 
	
	Distúrbio sensitivo-motor, devido a um ou vários processos patológicos dos nervos cranianos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601999920)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Os nervos cranianos desempenham funções importantes em relação a nossa cabeça, tórax e abdome. Ao exame físico do paciente, caso encontre alteração na motricidade da musculatura mastigatória, pensa-se em lesão do nervo:
		
	
	Abducente;
	
	Facial;
	
	Vago;
	
	Trigêmeo.
	
	Hipoglosso;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602393378)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Qual o tipo de paralisia cerebral, caracterizada por diminuição da tonicidade muscular, incoordenação dos movimentos e equilíbrio deficiente, devidos a lesão ou anomalia no cerebelo ou das vias cerebelosas? 
		
	
	Ataxia.
	
	Espástico.
	
	Diplegia. e Anencefalia. 
	
	Disquinésia.
	
	Flácido

Continue navegando